Não Olhe Para Trás

Não Olhe Para Trás Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Não Olhe Para Trás

Autora Nadja Moreno 10/06/2015

Muito bom mesmo!
Excelente. Esta foi a definição que encontrei para o livro Não Olhe para Trás. São mais de 400 páginas de pura adrenalina que gera uma ansiedade enorme no leitor, quase exigindo que leia mais rápido e instigando-o a dar uma espiada na última frase do capítulo quando termina logo ali, na próxima página, ao alcance do olhar. Tive de ter muito autocontrole.

Samantha é uma garota rica, extremamente patricinha e fútil. Ela e suas amigas sempre “causam” na escola e são conhecidas por todos. Elas fazem parte do seleto grupo dos populares na escola e na pequena cidade e o restante todo deseja ser amigo delas ou fica de fora de tudo que é interessante, descolado e ‘rico’.

Porém um dia ela aparece toma machucada, descalça, suja de sangue e desmemoriada. Não se lembra de absolutamente nada, nem mesmo seu nome, ou porque está ali, ou ainda o que houve antes que tivesse chegado naquela estrada.

A partir deste aparecimento de Samantha a história vai se desenrolando e mostrando novos elementos que preenchem as páginas, criando uma expectativa enorme no leitor. O que houve com Samantha? O que houve com Cassie, sua melhor amiga, desaparecida há quatro dias juntamente com Samantha? São lembranças ou alucinações as visões que Samantha tem? Por que algumas pessoas agem de forma estranha em alguns momentos? Quem anda deixando recados e tem vigiado Samantha, a ponto de ela ter sensação de estar sendo sempre observada?

A história alterna entre suspense e muitos enigmas a serem desvendados, e muito romance. Tudo muito bem dosado e na hora certa. A autora – Jennifer – não se deteve demais nem numa vertente nem em outra do livro, trazendo um equilíbrio gostoso de se ler. Além disso, alguns diálogos e comentários chegam a ser engraçados, trazendo um pouco de leveza ao tema originalmente tenso.

Comecei a sorrir ao ouvir aquilo, imaginando meu pai conquistando minha mãe com um zilhão de gestos românticos, mas aí pensei em como os dois eram atualmente. Havia mais romantismo entre mim e minha escova de cabelos do que entre aqueles dois.

O perfil fútil de diversos personagens me incomodou muito durante a leitura. Chegavam a me irritar as citações acerca do poder do dinheiro e o quanto aqueles que o detém podem ser frívolos. Porém mais para o final de tudo, entendi o porquê deste elemento tão marcante. A autora inseriu todos os elementos que perpassam as páginas de forma friamente calculada. Nada sobra ali. Nenhuma informação é desnecessária.

Desta forma, a trama foi extremamente bem elaborada, não sobraram fios soltos e tudo fez muito sentido. Os personagens se apresentaram de forma incrível, onde com poucas ações e cenas, já se podia definir o perfil de cada um e já gera no leitor sentimentos diversos sobre cada um e cada uma. A autora soube montá-los com sabedoria.

A edição é simples, porém bem feita. Há um detalhe nos números de páginas e de início de capítulos bem bacana, como se os números tivessem sido recortados e colados, bem a estilo sequestradores. Não encontrei erros de grafia ou concordância, embora um aspecto da tradução me tenha incomodado. Algumas expressões muito quotidianas foram inseridas e eu não achei que elas tenham casado com a linguagem de todo o livro, e o peso da trama. Um exemplo: o termo tantã, usado em uma fala da protagonista ao citar pessoas com desequilíbrio mental. Certamente no original a autora pode ter usado expressões bem regionais, forçando a tradutora a fazer o mesmo. Entretanto, no meu ver, poderiam ser usadas outras expressões que condissessem mais com todo o resto.

Em suma, recomendo a leitura! Comece a ler quando tiver tempo para pegar e não soltar mais, porque você corre o sério risco de perder algum compromisso, por não querer parar de ler!

site: http://www.escrevarte.com.br/2015/03/resenha-nao-olhe-para-tras-de-jennifer.html

Reddi 01/06/2015

Interessante
Vi tanta gnte falando bem desse livro que eu resolvi comprar.
Mas pra quem leu "Melhor não saber" "The lying game" e "Pretty little liars" seguidos não foi tão surpreendente. Na verdade foi bem previsível.
Mas a escrita é bem fácil, mesmo sendo mais de 430 páginas.
É narrado em primeira pessoa pela Samantha, que sofre de amnésia pós traumática.
Ela e a melhor amiga somem. Samantha é encontrada, perdida na estrada toda machucada e Cassie não.
Então Samantha trava uma luta com sua cabeça para tentar lembrar o que aconteceu "naquela noite" para ajudar a família de sua melhor amiga e ela mesma a encaixar as peças que faltam. Mas ela tem que tomar cuidado com quem ela fala e o que fala, pois quem ocasionou "o ocorrido" está muito perto dela.

Pra mim foi basicamente the Lying game de um livro só. Mas é muito bom, mas não quando se leu vários parecidos antes.
4 estrelas.

Mila F. @delivroemlivro_ 24/05/2015

Tudo na medida certa para agradar o leitor!
Don’t look back é um daqueles romances juvenis clichês, viciantes. Foi escrito por Jennifer L. Armentrout, escritora best-seller americana, também conhecida por publicar livros com o pseudônimo J. Lynn.
Não Olhe Para Trás nos conta a história de Samantha (Sammy) que perdeu completamente a memória e apareceu vagando, posteriormente foi encaminhada para sua família – que ela não lembra.
A melhor amiga de Sammy, a também adolescente Cassie está desaparecida e provavelmente morta, Sammy estava com ela, mas não lembra nada e todos que ela não conhece, mas que conhecia antes de perder a memória suspeitam de seu envolvimento com o possível crime.
Sammy quer entender o que aconteceu na noite em que desapareceu e quer ajudar a encontrar Cassie. Nesse meio tempo ela descobre que era uma pessoa horrível, não respeitava os amigos, humilhava as pessoas e tinha um namorado que todos acreditavam ser absolutamente perfeito para ela, mas ao perder a memória ela não consegue voltar a gostar de Del (particularmente Sammy faz com que o leitor odeie Del, rsrsrs) e se apaixona perdidamente por seu ex-melhor amigo gostoso, Carson.
O livro tem esse mistério, tem segredos e trata de temas sérios como bullying, relacionamentos familiares, ambição, escola, amizade, amor. Tudo que está direta ou indiretamente envolvido no mundo adolescente, no entanto o mistério gira em torno do desaparecimento de Cassie que se torna algo que Sammy quer descobrir: ela quer lembrar.
No geral Não Olhe Para Trás é um livro divertido e instigante, apesar de ser clichê. A narrativa é bem fluída e prende o leitor, mas devo confessar que tem algumas partes bem bobinhas e maçantes, mas não é sempre então dá para ‘engolir’ e o mistério relacionado ao desaparecimento de Cassie é bem solucionável.
Ao chegar ao final do livro vi minhas suspeitas se tornarem realidade e em momento algum fiquei na dúvida, ou seja, a confusão estava na cabeça de Sammy, o leitor descobre fácil em quem pode ou não pode confiar. O final total e completamente previsível, contudo a leitura agradável e os bons personagens salvou a trama clichê e tornou-a bem saborosa.

site: www.delivroemlivro.com.br/

Triz 29/04/2015

Não olhe para trás
Divulgando meu site de resenhas e assuntos variados, estamos no inicio, mas seria legal ter o apoio de vocês

site: https://brainmatesclub.wordpress.com/2015/04/17/introducao-ao-brainmates/

Nathalia Guerreiro 28/04/2015

Prende do começo ao fim
Gente, que livro delicioso de ler Vou confessar que a parte de “menina mais popular da escola” não me deixou muito animada. Mas me surpreendi, a leitura fluiu super bem e a história é contagiante e cheia de mistérios, não consegui parar de ler! E eu sou rigorosa com minhas leituras, totalmente aprovado Não Olhe Para Trás.

O livro começa com Samantha acordando toda machucada e ensanguentada em um lugar aparentemente desconhecido, sem se lembrar de absolutamente nada, nem do próprio nome. Um policial a encontra e ela é levada a um hospital. Seus pais a buscam e contam que ela está desaparecida à 4 dias, e que desapareceu junto com sua melhor amiga Cassie, porém Cassie não foi encontrada.

No decorrer da história percebemos que ela e Cassie não eram tão amigas assim, havia muita inveja entre elas. Cassie e Sam andavam em um grupinho de amigas que mandavam na escola. Imaginei que essa parte ia puxar mais pro lado “adolescente”, mas o bullying cometido por elas é realmente pesado e muitas vezes relacionados a sexo. O que pode ser um pouco surpreendente para algumas pessoas, mas serviu para ilustrar bem o tipo de pessoas que eles eram, digo a Sam e seu grupo de amigos.

Samantha que não era só a menina super popular como vocês devem imaginar, mas também era a mais rica do pedaço, que andava só com roupas maravilhosas, tinha um carro carérrimo, se embebedava e tudo mais…a tipica riquinha mimada que vemos nos filmes e é sempre chamada de abelha rainha. Pois bem, depois do acidente ela está COMPLETAMENTE diferente.
Não consegue gostar do namorado esnobe dela, nem das amigas metidas, passa a usar roupas mais simples e realmente se importar com os outros. Tudo é diferente, começanda por ela.

O livro é realmente interessante. Entre tentar ter a sua vida de volta ou criar outra, Sam começa a ter flashs. A graça dessa situação é o fato de não sabermos se são lembranças ou alucinações. Também temos um enorme dilema de em quem confiar, já que até mesmo quem você era não era digno de confiança. Como acreditar em alguém nessas circunstâncias? Bom, o ponto é ver Sam se encontrar entre quem ela era e quem ela é hoje.
Isso me deixou pensativa, digo, se eu perdesse a memória, seria a mesma pessoa que sou hoje? Vale refletir. Leia o livro e seja sugado pra história, vale a pena mesmo que em alguns momentos esse caminho seja sombrio.

site: www.euinsisto.com.br

Bruna 20/04/2015

Samanta é uma jovem de 17 anos que acabou de passar por uma traumática experiência. Encontrada no meio da estrada, suja e ferida, a jovem não tem ideia de onde está, e muito menos de quem é. Ao ser levada ao hospital, ela descobre que estava desaparecida há alguns dias, e que sua melhor amiga, Cassie, ainda não foi encontrada.

Sonhei que caía, caía sem parar, no escuro, repetidas vezes. Ouvi gritos, sons estridentes que deixaram meu corpo todo arrepiado; em seguida, nada, a não ser um som baixo e acalentador que achei reconfortante.
pág. 10

Sam retorna a sua casa, e descobre pertencer a uma das mais ricas famílias da região, e que era a garota mais popular da escola. Ela era a típica adolescente popular mimada, egoísta e cretina com todos, e ao lado de Cassie, praticamente aterrorizavam a escola. Sam era a garota "perfeita": linda, rica, com amigas leais (invejosas e imitonas) e um namorado perfeito, Del. Mas não consegue se conectar com nada disso, nem com ninguém de quem era próxima. As únicas pessoas com quem ela se sente a vontade são seu irmão gêmeo, Scott, e com Carson, o filho do empregado de sua casa, e seu melhor amigo de infância. O estranho (para os outros) da situação é que tanto Scott quanto Carson são pessoas a quem Sam tratava super mal.

A relação de Sam e Cassie pode ser definida como algo do tipo Amigas e Rivais. Elas estavam sempre juntas, se vestiam de forma parecida, uma influenciava muito o comportamento da outra, mas essa amizade não era tão perfeita assim. Conforme Sam vai descobrindo, ela tinha uma relação meio de amor e ódio com Cassie, amizade e inveja.

Enquanto tenta retomar sua vida, Sam se esforça para se recuperar a memória e assim, ajudar a encontrar Casssie. Ela começa a ter flashs, mas não sabe se são lembranças ou alucinações, e começa a encontrar bilhetes misteriosos, que parecem indicar, que talvez não goste tanto assim do que pode se lembrar. Enquanto luta para recuperar sua memória, ela mergulha no desespero de separar o real do imaginário, e nem os leitores conseguem identificar se realmente existe uma ameaça, ou se tudo não passa de delírios de uma mente perturbada.

A autora tem uma escrita dinâmica e envolvente, e com a narração em primeira pessoa, ela conseguiu me fazer sentir a agonia e desespero de Sam. Eu ficava me perguntando como seria estar nessa situação, de não se lembrar de nada, e ainda por cima descobrir que era uma pessoa detestável. Os personagens são bem construídos, em especial a protagonista. Foi super interessante acompanhar o conflito entre o que pensa e deseja a Nova Sam, com o que se esperava dela, de acordo com o comportamento da Antiga. Sua repulsa por esnobismo e grosseria a afasta das "amigas", sua atração por Carson fica cada vez forte, e há o estranho e misterioso comportamento de Del, que faz o possível e impossível para não permitir que o namoro com Sam acabe.

(...) nada estava bem, e nunca ficaria. Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samanta Jo Franco e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mais eu começava a detestá-la.
pag. 37

Várias perguntas são levantadas, e geram aquele ar de mistério: Onde está Cassie? O que aconteceu com as meninas, na noite em que desapareceram? O que há por trás dessa amizade torta? Sam está correndo algum perigo, do qual precisa se lembrar? Todas essas questões foram respondidas de forma convincente, e para algumas delas, era possível ir inferindo a resposta, com as pistas que a autora ia deixando. E toda a história foi sendo amarrada para um final foi realmente muito bom, não foi muito surpreendente para mim, mas perfeito e coerente. Entretanto, teve apenas uma coisa que achei mal explicada, porque em uma das lembranças de Sam dava a entender uma coisa que não foi bem explicado depois, mas não posso falar o que, pois seria spoiler. Porém não foi nada que comprometesse a compreensão e fechamento do livro.

A diagramação está muito bem feita, com papel amarelado e letra grande e confortável. Não vi erros de revisão, mas alguns termos da tradução me incomodaram, como usar a palavra Abrigo para Casaco. A Farol novamente arrasou na capa, que simula um dos bilhetes misteriosos que Sam recebia. Inclusive o título do livro é o início do primeiro bilhete.

Eu recomendo muito o livro, mesmo para quem não curte suspenses, pois não é pesado ou assustador, muito pelo contrário, é um livro juvenil com alguns mistérios a serem resolvidos, e uma trama dinâmica e fácil de acompanhar.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2015/04/resenha-nao-olhe-para-tras-j-lynn.html

Clã 19/04/2015

Clã dos Livros - Não Olhe para Trás
"- Qual é o seu nome?
Meu nome? Todo mundo sabia seu próprio nome, mas olhando para o policial, não consegui responder. O aperto no estômago começou a piorar.
- Eu não ... não sei meu nome."

Samantha e sua amiga Cassie ficaram desaparecidas por 4 dias, mas só Sam voltou. Com sangue nas roupas e toda machucada, a adolescente não se lembra de nada.

Voltar a rotina diária sem lembrar da própria família, dos amigos e de sua escola será um grande desafio, mas para lembrar ela precisa se cercar de pessoas e lugares familiares, certo?

O problema é que Samantha começou a descobrir muito sobre ela mesma que preferia não saber. A Sam de antes não era uma boa pessoa. Metida, arrogante, fútil, tratava à todos muito mal e não demonstrava arrependimento.

" Porque nada estava bem, e nunca ficaria. Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samantha Jo Franco, e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mais eu começava a detestá-la."

Também não se sentia atraida pelo namorado, que deveria amar, nem se sentia à vontade com as meninas que todos diziam ser suas amigas.

Além disso, ela estava recebendo bilhetes misteriosos que pareciam avisá-la sobre algo e era a principal suspeita de assassinato, já que tinha sido a última pessoa a estar com Cassie.

Será que ela seria capaz de matar sua melhor amiga?

As únicas pessoas que aprovavam a nova Sam eram seu irmão Scott e Carson, um amigo lindo ( GATOOO ) de infância dos dois, que sofreu nas mãos da antiga Samantha. :P

"Nós nos viramos e ... Uau, simplesmente uau. Meu queixo foi parar no edredom da cama. Havia um garoto alto na porta do meu quarto. ( ... ) A camisa de mangas compridas ficava toda esticada sobre os ombros largos e bíceps. (...)
Nossos olhares se encontraram, e senti meu peito se agitar. (...)
- Esse aí é o meu namorado? - murmurei esperançosa e ao mesmo tempo apavorada."

E agora, o que fazer? Talvez a verdade fosse pior do que o esquecimento.
O enredo de Não olhe para trás tem suspense, ação (ficamos tensos na maior parte do livro), traições, mentiras, ambição e também romance.
A capa representa um dos bilhetes recebidos misteriosamente por Sam. Linda!
Adorei e recomendo!

" - E se você não gostar da verdade, Sam? E se isso só piorar as coisas?
Era a pergunta que valia um milhão. A sensação de ter feito algo errado ressurgiu, envolvendo minhas entranhas, apertando-as (...)."

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2015/01/resenha-nao-olhe-para-tras-de-jennifer.html

Bia 05/04/2015

Resenha publicada no Blog ACEDLeitores
Ao dar de cara com esse livro na lista de lançamentos da Editora Farol Literário, fiquei completamente apaixonada pela capa. A sinopse me prendeu por completo, e claro que solicitei.
Demorei um tempão para iniciar a leitura, por causa da minha mudança e tudo mais, porém, quando enfim comecei, não olhei para trás e nem para os lados. O livro me prendeu por completo.
Um enredo cujo tempero principal é o suspense mas com uma pitada essencial de romance. Pra mim, o livro ideal.
Vamos conhecer um pouco da história?
Samantha é uma adolescente que desaparecera há alguns dias. Fora encontrada banhada em sangue e sem memória.
A garota não se lembra nem mesmo de seu nome e muito menos de Cassie, que tudo indicava que havia desaparecido no mesmo dia, e até então, não havia sido encontrada.
Sam volta para casa, para sua família que ela não reconhece, e todos a sua volta acreditam que em breve, ela se lembrará de tudo.
Logo no início já ficamos com a pulga atrás da orelha. Me perguntava: Como essas garotas sumiram? O que aconteceu a Sam? Quem é Cassie, e por que ela ainda não voltara?
E a minha vontade de folhear o livro para saber logo de tudo foi saciada por outros elementos que surgiram na história.
A garota descobre que era super popular. Que tinha o poder de conquistar tudo o que queria... que tinha um namorado lindo, rico e super cobiçado, e que, com ele, tinha uma relação perfeita. Aliás, quase todos diziam que ela tinha uma vida perfeita.
Mas, será que era mesmo perfeita?
A Sam de hoje começa a perceber e a apontar várias falhas nessas perfeições. Sua mãe, bebia o tempo todo e só se preocupava com o que os outros pensavam.
Suas amigas, umas víboras preconceituosas que faziam coisas horríveis ao próximo a troco de nada. E sabem o que era pior? A Sam de antes chegava a "comandar" essas atrocidades.

"Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samantha Jo Franco, e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mais eu começava a detestá-la."

Seu namorado, Del, aparentemente era um príncipe encantado mesmo, porém ela não sentia absolutamente nada por ele, e seu coração insistia em bater mais forte por Carson, filho de um empregado da família.
Enquanto Del demonstrava gostar realmente de Sam, Carson, por sua vez, demonstrava o oposto. Afinal, a Sam de antes fazia questão de humilhá-lo. Como conseguia ser tão maldosa com um cara lindo, gostoso, e tudo de bom como o Carson? Isso nem ela mesma conseguia entender.
E ainda tinha Cassie, a qual tinha uma relação "amiga e rival".

"... nossa amizade era um monstrinho triste, rancoroso e vingativo que se escondia sob camadas complexas de escombros."

Sam não conseguia entender sua vida de antes, e muitas coisas ela queria realmente deixar para trás. Mas uma pessoa que, por mais que não se lembrasse era sua amiga, estava desaparecida, e ela precisa se lembrar, pois está mais envolvida do que imagina nesse desaparecimento.
São muitos os motivos que nos levam a não querer largar o livro: a curiosidade em saber o que ocorrera a Cassie, o desejo de entender quem era Samantha e o apego, inesperado, aos personagens da trama. Um livro de suspense geralmente nos impede de criar esse apego, pois nem tudo é o que parece.
Mas a escrita da autora é surpreendente e gostosa. Ao mesmo tempo que você deseja que a leitura avance para montar todo o quebra-cabeça que vai se formando na trama, você não quer que o livro acabe para aproveitar mais os personagens. E sabe o que é interessante? Mesmo desaparecida, a Cassie se faz presente na história, e acabamos sentindo isso.
Emoções a mil durante a leitura a cada parágrafo. Em um, estamos relaxados, com os corações aquecidos. Sabe aquele friozinho na barriga de amor adolescente? Então sentimos isso... De repente, no parágrafo seguinte, já estamos roendo as unhas, apreensivos com o coração capotando no peito.
Amei cada personagem, mas o irmão da Sam, o Scott, se tornou o meu predileto. Ele é um fofo!!
O enredo, apesar de muito bem construído, é muito fácil de ser compreendido.
Amei, recomendo, se tornou favorito, e irei ficar atenta as novas publicações da autora.

site: http://www.aculpaedosleitores.com/2015/04/resenha-nao-olhe-para-tras-jennifer-l.html
Patrícia Roehrs 04/09/2015minha estante
O livro começa com Samantha acordando em uma estrada toda machuca assustada e sem memória. Encontrada por policiais e reconhecida por seus pais, Sam vai parar em uma mansão se descobrindo a própria Barbie dos sonhos, que por sinal tem o Ken Del, um namorado lindo e rico. O problema é que ela não se lembra de nada!
Sua família lhe é estranha, seus amigos insuportáveis, seu namorado um garotinho superficial e vazio. Apenas seu irmão e Carson, filho de um funcionário do seu pai, gato fofo carinho tudo de bom lhe parecem confiáveis. Imaginem a dificuldade de se acordar e descobrir que é uma das pessoas mais odiadas da cidade, uma garota malvada que humilha os menos afortunados, que pisa em tudo e em todos. Uma pessoa detestável e egocêntrica? Por sorte sua nova ??Sam?? abomina a antiga.

Leitor Sagaz 27/03/2015

Nem tudo é o que parece ser...
Resenha postada no blog Leitor Sagaz.

Recebi este livro em parceria com a editora Farol Literário, foi o nosso presente de boas vindas \0/

Nesta história conheceremos Samantha, vamos condicionar em chama-la por seu apelido Sam, ela é a típica patricinha de família rica e que esnoba todos os que não são da sua classe social. Mas todo esse glamour é desfeito quando ela desaparece juntamente com sua melhor amiga Cassie.

Sam é milagrosamente encontrada viva, vagando perdida e desorientada pela estrada, com as roupas rasgadas e sujas de sangue. O trauma foi enorme, ela é levada paro o hospital e sua família é avisada do ocorrido.

Ela não lembra onde esteve ou o que havia acontecido com ela, nem se lembra dos seus pais e de seu irmão Scoth, no hospital deram o diagnostico: amnésia. Disseram para ela não se preocupar que provavelmente sua memória iria voltar, apesar de que os médicos não poderiam afirmar quando isso iria ocorrer.

“- Só estou dizendo que... Ainda bem que não foi uma pessoa legal quem desapareceu. Como a Julie.
- Julie?
Scott Suspirou.
- Minha namorada... Vocês eram amigas, mas ela vestiu roxo no dia errado ou outra bobagem desse tipo.”

Ao voltar para casa ela acha tudo muito estranho, não conhece o lugar e nem ao menos se conhece, não sabe do que gosta ou não gosta. Era como se ela tivesse nascido de novo, nem ao menos lembra se gosta do seu namorado Del.

Até aqui tudo bem, não passa de um caso típico de amnésia, mas o fato é: ela foi encontrada vagando, ensanguentada e sua amiga não! Cassie continua desaparecida e a última pessoa que esteve com ela não se lembra de nada.

Sam tenta retomar sua vida normal, mas as amigas e o estilo delas, patricinhas mimadas, não são exatamente o que ela pensava ser. Nada mais se encaixa e ela não consegue acreditar que foi amiga daquelas garotas!

"Porque nada estava bem, e nunca ficaria. Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samantha Jo Franco, e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mais eu começava a detestá-la."

Com seu namorado ocorre o mesmo, ela não sente nada por ele e não entende porque namoram, não parece que a relação era forte e nem mesmo tinha amor. Mas Sam vai seguir tentando retomar sua vida.

A cada descoberta sobre sua vida, Sam percebe como era uma garota cruel, desdenhava das pessoas por sua classe social, fazia chacota sobre as roupas ou sobre aquela garota mais cheinha, realmente uma pessoa insuportável.

Agora que vocês entenderam o conceito da história, vamos a parte mais surreal da coisa: Sam começa a ter alguns apagões e flashes de memória, se vê na floresta caída e arrastando-se no chão. Um vulto masculino a persegue!

Isso começa a deixa-la amedrontada e mais perturbada ainda, mas o pior ainda estava por vir! Ela começa a ver Cassie nessas visões, uma mistura de lembranças do passado com algo que talvez possa ter ocorrido, para completar o quadro Sam começa a receber bilhetes anônimos lhe alertando para não olhar para trás, talvez ela não goste do que irá descobrir.

Agora vocês imaginem como a nossa protagonista deve estar perturbada, sua melhor amiga sumiu, ela não se lembra de nada, sua vida era uma droga e ela não quer retomar isso, visões assombram seus dias e bilhetes misteriosos vêm para completar o caos!

Toda a trama do livro é super instigante, a leitura é muito agradável e não encontrei erros de revisão, achei a capa muito bonita e bem condizente com o conteúdo do livro.

Se você gosta de suspense e investigação, esse é um livro para você. Não é uma leitura pesada, as doses de suspense são moderadas e isso tornou a leitura muito prazerosa e rápida.

"Fiquei sem ar e deixei cair o bilhete, refugiando-me novamente na cama. Com a pulsação acelerada. fechei os olhos, mas ainda podia ver as palavras. "Não olhe para trás. Não vai gostar do que encontrará."

A autora soube montar uma trama bem envolvente e sem pontas soltas, ao final conseguimos entender perfeitamente onde ela queria chegar. Devo dizer que eu já suspeitava do final, mas mesmo já tendo uma suspeita firme isso não abalou minha gana em querer ler o livro todo o quanto antes.

Abraço,
Diego de França

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/03/resenha-nao-olhe-para-tras.html

Nina 27/03/2015

Não Olhe Para Trás
Uma boa dose de problemas adolescentes juntos à um crime e horas de mistério em um clichê muito bem escrito - esta é a descrição perfeita para Não Olhe Para Trás, da aclamada Jennifer L. Armentrout e que recebi de presente da Farol Literário pelo início de nossa parceria. Confesso que já estava de olho nesse livro desde a Bienal de SP, essa mistura de triler com a realidade adolescente como popularidade, bullying, etc, e uma trama policial cercada de mistérios definitivamente me atrai muito.

Quando Sam é encontrada vagando sozinha e coberta de sangue, ela não consegue se lembrar de nada do que aconteceu, nem mesmo de seu próprio nome e não se reconhece nas descrições que as pessoas que dizem ser de sua família fazem dela: a de uma garota mimada e cruel. Na escola, ela e Cassie ridicularizavam a todos, espalhando ofensas e humilhações e por isso, muita gente se sentiu aliviada quando ambas desapareceram. Mas agora Sam está de volta, ninguém sabe onde Cassie está e sua estranha amnésia está dificultando as investigações.

Ao mesmo tempo, toda essa situação dá a Sam a chance de recomeçar. De se aproximar de seu irmão e sua mãe e reatar a amizade com Carson Ortiz, o filho do jardineiro da mansão que foi seu melhor amigo infância mas que nos últimos anos era sua principal vítima. Isso para a antiga Samantha, porque agora, ela não consegue parar de pensar no garoto.

Além disso, Sam quer entender sua estranha relação com Cassie. As duas eram melhores amigas, e as diversas fotos espalhadas em seu quarto provam isso. Mas as poucas lembranças que ela tem e os relatos de seu irmão, mostram que na verdade a relação era baseada na inveja e na competição. Cassie parecia desejar tudo o que ela tinha, principalmente seu namorado Del - do qual ela não se lembra e não sente a menor química. Mas enquanto ela tenta se lembrar para conseguir ajudar Cassie, algumas pessoas parecem achar melhor que ela se esqueça de uma vez, e estranhos bilhetes com ameaças e algumas aparições aterrorizantes começam a perseguir Sam.

Parece bastante clichê, e na verdade realmente é. Na metade do livro eu já tinha adivinhado quem era o culpado, mas isso não me fez desanimar do livro, pois a excelente narrativa, ágil e interessante, salva com louvor o livro. Eu simplesmente não conseguia lagar a leitura e, se não tivesse outras coisas para fazer, teria lido em uma sentada.

Mas senti que o clímax poderia ter sido um pouco mais trabalhado. Muitas questões poderiam ter sido melhor desenvolvidas e o desfecho acontece em poucas páginas, e isso me decepcionou muito. A trama tensa em torno do ocorrido, as lembranças confusas de Sam e as supostas aparições aterrorizantes mereciam um final mais elaborado.

Enfim, o livro como um todo é interessante, intrigante, de uma leitura rápida e não cansativa, mas que na minha opinião deixou a desejar. Gostei, mas não amei, e com certeza indicaria aos outros.

site: http://www.quemlesabeporque.com/2015/03/nao-olhe-para-tras-jennifer-l-armentrout.html#.VRVQ4fnF9qU

@cheiade9h 06/03/2015

Não Olhe Para Trás foi um presente da Farol Literário de boas vindas pela parceria com o blog. Eu já estava de olho nesse livro mas eu não tinha nenhuma expectativa e tive uma baita surpresa lendo!

Pense você numa amizade baseada em "vou te copiar, vou te ofuscar", baseada em "vamos zoar essas pessoas porque são de classe baixa". Essa era a amizade de Samantha e Cassie. Sam agora sem memória depois de um acidente, volta pra sua vida de família rica, de amigas ignorantes e com um namorado nada interessante.

Sam e Cassie sumiram juntas e só Sam voltou, com esse problema de memória. Que por um lado é bom, ela pode recomeçar, mas por outro, ela não sabe como ajudar a polícia a encontrar a Cassie ou o culpado do acidente... Se é que tinha uma terceira pessoa.

Por mais que a narrativa é em primeira pessoa, pela Sam, temos o vislumbre da vida dela antes do acidente. A garota era realmente uma vaca quando estava com a Cassie, a amizade delas era muito estranha e... e não era uma amizade de verdade, meu deuso. E agora tudo aquilo que ela viveu e construiu não fazia mais sentido a ela, não trazia nenhum sentimento bom.

Com Sam de volta e sem memoria ela depende de terceiros para lembrar ou guardar memórias antigas da sua vida. Podem ter mentiras e podem ter reais lembranças, Sam não sabe. Além de que ela começa a ver vultos e acaba recebendo bilhetes relacionado ao dia que ela e Cassie sumiram. Se ela não consegue confiar em outras pessoas, imagine nela mesma?

Esse livro foi pura tensão mas como é uma leitura juvenil a autora colocou uma dose de romance e bom humor. O romance fica por conta de Carson, filho de um funcionário da mansão de Sam, eles eram amigos na infância mas com o aparecimento de Cassie na vida de Sam, ela se afasta do Carson e se transforma na megera. Já o bom humor a autora deixou com o irmão de Sam, o Scott, ela também não tinha relação muito boa com o irmão antes do acidente e agora sendo uma "nova Sam" eles foram uma parceria bem legal de irmãos.

Durante todo o enredo de Não Olhe para Trás a única certeza que eu tinha era que: o livro iria acabar, mas não sabia quem era o culpado, o que aconteceu com Cassie e Sam e entre outras coisas do passado da Sam. Não dá pra confiar em ninguém, nem mesmo na Sam. Durante a leitura eu até pensei que ela estivesse fingindo muito bem e que sim ela era a culpado do sumiço da Cassie. A autora embaralhou muito bem minha mente.

A autora me convenceu MUITO bem com a finalização do livro, imaginei 1001 culpados mas o real culpado nem passou na minha mente por um minuto. Adorei a narrativa da Jennifer porque ela conseguiu mesclar uma narrativa teen com muita tensão e mistério.Já a capa de Não Olhe Para Trás retrata a história em si, gostei do trabalho da Farol.

site: http://www.livroterapias.com/2015/02/resenha-nao-olhe-para-tras.html

Jordana 25/02/2015

Incrível!
A resenha pode ser conferida no link:

site: http://addictionforbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-nao-olhe-para-tras-jennifer-l.html

Vanessa Vieira 15/02/2015

Não Olhe Para Trás_Jennifer L. Armentrout
O livro Não Olhe Para Trás, de Jennifer L. Armentrout, nos traz uma história eletrizante e intricada, norteada por um grande mistério que consegue prender a atenção do leitor do início ao fim. Com uma escrita abrangente e fluída e personagens multifacetados, o enredo foi magistralmente escrito, além de ter intercalado muito bem o suspense presente na trama.

Samantha é uma jovem rica e popular de 17 anos que, depois de passar quatro dias desaparecida e incomunicável, retorna ferida e desmemoriada para casa. A nova Samantha não se reconhece como a patricinha fútil e mimada que todos a sua volta a pintam e descobrirá, nas piores circunstâncias possíveis, que foi a última pessoa a ver Cassie, sua melhor amiga e que também desapareceu no mesmo dia em que ela sumiu.

O que aconteceu na noite que as duas desapareceram e porque ela foi a única a reaparecer são perguntas que não saem da cabeça de Samantha. E, a medida que ela passa a conhecer um pouco mais sobre sua antiga vida, se indaga se a amnésia na verdade é uma bênção ou uma maldição...

"A vida era dura, mas eu estava viva, e isso tinha de valer alguma coisa."

Não Olhe Para Trás nos traz uma história intrigante e envolvente, daquelas que não te fazem sossegar enquanto não termina a leitura do livro. O mistério foi acrescido a trama magistralmente e com uma riqueza esplêndida de detalhes. Até que se prove o contrário, todos são suspeitos em potencial e nada é o que realmente aparenta ser. Seus personagens foram muito bem construídos, tais como seus defeitos e qualidades, dando todo um toque de realismo para o enredo e aguçando a imaginação do leitor. Narrado em primeira pessoa por Samantha - mesclando tanto a angústia quanto a perseverança da protagonista -, o livro se mostrou um excelente suspense, além de nos agraciar com um belo romance que acontece de modo bem natural e sólido.

"Havia apenas um buraco enorme e vazio onde todas as minhas lembranças e emoções deveriam estar."

Acompanhar o desdobramento da história de Samantha, bem como os flashes de seu passado se tornou o ápice da história. Ao lado de Cassie, ela era uma garota mimada e malvada e tinha tudo o que qualquer menina de sua idade iria querer, desde uma família de grandes posses até um namorado digno de contos de fadas. Do lado da amiga, sua popularidade no colégio aumentava ainda mais e elas decidiam que estava in or out do círculo de amizades. De repente, surge este acidente misterioso e a personagem passa por todo um processo de desconstrução. Com tais mudanças, ela passa a dar mais importância para as pessoas presentes em sua vida e abandona sua rotina trivial de outrora.

Conforme a história vai avançando, a adrenalina passa a ser o ponto forte do enredo. Todos se tornam possíveis suspeitos dentro da trama e, em alguns momentos, pude sentir algumas nuances de Pretty Little Liars contextualmente, o que deixou o livro ainda mais eletrizante. Os personagens foram muito bem moldados ao núcleo da história e confesso que me afeiçoei bastante ao Carson, tanto pela sua postura adorável quanto por todo o suporte e carinho que ele oferece a Samantha.

Em síntese, Não Olhe Para Trás se mostrou um excelente livro, tanto por fazer uma abordagem sucinta a respeito da amnésia quanto por nos brindar com um suspense de primeira, no melhor estilo thriller policial. O desfecho final da história foi espetacular, além de ter me deixado de queixo caído. A capa retrata bem o mistério que cerca a trama e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de papel amassado no começo de cada capítulo. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2015/02/resenha-nao-olhe-para-tras-jennifer-l.html