Um Girassol na Janela

Um Girassol na Janela Ganymédes José

Resenhas - Um Girassol na Janela

Enrico 18/02/2020

girassol
O livro conta sobre uma menina chamada Vivinha e o nome verdadeiro dela era Viviane. Ela perdeu a avó e a mãe,e passou a morar no sitio com os vizinhos após a morte da mae e os considerava como tios,assim como as amigas Va e Ca como primas.
Vivinha escrevia uma historia de santarena em homenagem a sua avó que tinha esse mesmo nome como apelido e ela usava umas estrelinhas para ajudar as pessoas a serem felizes.
È uma historia interessante mostra a dificuldade de relacionamento entre pai e filha, de amor,amizade e recomeços. Recomendo a leitura
Lucao 18/02/2020minha estante
Legall

Gabriel 18/02/2020

Um Girassol na Janela
O livro conta a história de uma menina chamada Viviane, também conhecida como Vivinha. Sua mãe é falecida e sua avó também, a pessoa que ela mais gostava. Ela cria uma história de sua avó chamada Santarena, que ajuda a melhorar o mundo. Ela gostava muito de girassol por causa da história que inventou. O pai e mãe eram separados, más depois Vivinha vai morar com o seu pai e vive uma série de acontecimentos.
Eu gostei muito desse livro, pois eu aprendi muitas coisas com ele e recomento para todos que é um livro muito bom e muito gostoso de ler.
Lucao 18/02/2020minha estante
Q legal

Alannys 10/12/2019

Singelo, porém surpreendente
A obra é escrita pelo autor brasileiro Ganymédes José. O paulista, formado em direito - pela PUC de Campinas - e letras - pela São José do Rio Pardo -, contribuiu bastante para a literatura nacional infantil, deixando mais de 150 títulos publicados.

O livro conta a história de Vivinha, uma menina sonhadora e encantadora que vivia com a mãe, mas que após perdê-la fica sob a guarda dos tios.

Um dia Vivinha recebe a notícia de que pai dela, que morava fora do país, voltou para o Brasil para buscá-la e levá-la para morar na antiga casa que habitava a família antes da separação. Nesse gancho, o autor desenvolve uma jornada de reaproximação entre pai e filha.

Apesar de ter lidado com diversas situações tristes - como a morte da mãe e o abandono do pai -, a personalidade e a infantilidade da menina é construída de modo genuíno, retratando perfeitamente a inocência e a comportamento espoleto de uma criança.

A doçura da personagem é transmitida ao leitor de diversas formas, como exemplo as cenas em que Vivinha planta e cuida do girassol dela ou o ótimo desempenho que a menina tem para criar histórias.

O enredo é muito bem desenvolvido. A relação entre o pai e a filha é moldada de maneira branda e admirável, contando com a contribuição de alguns personagens coadjuvantes que compõem a história de modo crucial - tais personagens também são muito bem construídos.

Foi uma leitura leve e completa, que no final se mostrou repleta de reviravoltas emocionantes. Apesar de ser um infanto juvenil, esta bela história pode ser apreciada por todo tipo de público!

Kuro 01/10/2019

Ainda atual
Mesmo sendo uma obra infantil, esse livro mostra como Vivinha, uma garota feliz e de coração grande, acha que pode resolver os problemas do mundo com amor e com sua heroína inventada, Santarena. Os problemas continuam os mesmos, e talvez fosse preciso as ações de Santarena e Vivinha hoje em dia.

É uma obra leve e divertida.

Couto 08/09/2019

Um Girassol na janela
Muito surpreendente, é uma leitura que te prende, uma menininha de 11 anos que tem uma mente maravilhosa e gentil, uma menininha que consegue mudar as concepções das coisas e que não desiste fácil, é um livro com poucas páginas e letras grandes, mas se fosse um livro com muitas páginas e letras pequenas, certeza que eu iria acabar também em um dia, porquê é um livro que te prende demais e te ensina muitas coisas da vida. Agora o final achei bem interessante, só que faltou um pouco de ligação. As coisas aconteceram, e foi uma coisa em cima da outra, surpresa atrás de surpresa. O autor poderia sim ter elaborado mais a história com mais detalhes sobre a vida da menina. Mas eu adorei !!!!

Adriana.Maira 08/03/2019

um girassol na janela
achei um livro maravilhoso mas um pouco triste,esse livro tambem mostra como o amor transforma as pessoas e as deixam felizes e amadas , a principal personagem vivinha muito adoravel e feliz

Henrique SM Carvalho 24/02/2019

Um girassol na janela
Achei muito bem escrito mas a história é triste.Conta a história de Viviane, uma menina que tem que sair do campo e ir morar na cidade com o pai que era divorciado da mãe, tendo que se adaptar a nova vida, conhecer novas pessoas e superar a perda de sua mãe adotiva. Logo mais tarde, iria saber que uma das suas empregadas era sua mãe verdadeira.

Medrado 24/02/2019minha estante
Fala sobre os spoilers

Alessandra.Leila 23/02/2019

um girassol na janela
o livro conta a historia de uma menina chamada Viviane cujo o apelido é vivinha ela é humilde gentil e divertida . Os pais dela se separaram logo quando menor o pai foi para Europa, e depois a mae de vivinha acaba falecendo.a menina acaba morando com os vizinhos chamando de tios . certo dia ela soube que o pai volta para casa entao ela e tio chico foram para a cidade grande deixar a menina naquela casa toda triste e sem cor quandofoi dificil. ela e o pai dela nem se falavam direito entao para ela falar com alguem logo pensou em Santerena e Helianto ela plantou um girassol na janela. esse livro fala como foi o relacionamento entre ela e pai naquela casa

luz 23/02/2019

historia resenha
um girassol na janela mostra a vida de vivinha com seu pai ela vive varias aventuras como salvar um ladrao arrumar a festa de seu pai ajudar seus amigos e tambem ser assaltada.Gostei muito do livro muito mais do final que me emocionou com o capitulo a grande tragedia gostaria de ter o livro para aproveitar cada momento com vivinha e seus desafius recomendo vcs lerem pq e muito bom,por mim melhor livro que ja li. #love girassol na janela kkkk