Um Girassol na Janela

Um Girassol na Janela Ganymédes José

Resenhas - Um Girassol na Janela

mara sop 11/10/2016

Chuva de estrelinhas
Vivinha é uma garota orfã de mãe, com um pai que não conhece recém chegado da Europa. A vida dela está prestes a mudar completamente quando ela vai morar com ele na cidade grande, mas ao chegar na casa nova, ela se vê deslocada, com dificuldades de se aproximar do pai médico que mal para em casa, e uma nova rotina cheia de normas e etiqueta que ela não tem a menor intimidade, e para se sentir em casa, ela planta um girassol na floreira de sua janela.

Para Vivinha, o girassol é uma ponte a um mundo de fantasia criado em sua cabeça, que a ajudará a vencer a miséria do mundo. E com o conforto dado pelo seu amigo vegetal, ela passa a surpreender a todos que a rodeiam com um coração enorme e atitudes nobres e pouco comuns.

Reler esse livro, que li há pelo menos 25 anos, foi como abrir uma delícia carta com chuva de estrelinhas coloridas de Santarena! Eu me lembrava muito pouco da história, mas tinha aquela sensação gostosa e reconfortante de um livro que me foi muito querido quando criança. O livro é curtinho, otimista e realmente uma gracinha. Merece ser lido nem que seja a título de curiosidade mesmo, num detox literário qualquer.

site: https://goo.gl/3ZacK6

vsc bibliotecária 30/09/2016

Vivinha, fonte de inspiração
Eu tenho muito amor por Ganymédes José, um dos escritores de literatura infantojuvenil tão esquecido e tão genioso.
Quando terminei a leitura, me questionei pq faltam Vivinhas por aí, e aí percebi que cada um de nós podemos ser como ela. Bom, mas do que se trata o livro? Vivinha mora com sua tia após a morte da mãe, no entanto, ela tem um pai que se separou quando ela era bebê. A família entra em contato com o pai e fica decidido com Vivinha vai morar com ele. E é lá que a história se transforma, assim como o girassol na janela (título bem sugestivo ao livro).
Encantador, comovente, de se fazer emocionar com o final.
Recomendo aos professores, alunos e pais a indicação desse livro.

Milly 26/09/2015

Esse livro é muito bom!
Foi um livro para ler na escola e acabei me apegando a essa história que é muito fofa!!

Leh Borges 23/07/2015

Meu Primeiro Livro
Um livro perfeito que te dá aquele quero mais, foi o primeiro livro que eu li e ele despertou o meu gosto pela leitura , com certeza sempre estará em minha memória, li ele quando tinha 10 anos em fim de semana, e posso te qurantir que foi um final de semana de muita leitura e curiosidade para saber o que aconteceria no final. Recomento a todas faixas etárias, pois tenho certaza que irá adorar a experiência de lê-lo.

Juliana 17/06/2013

Um Girassol na Janela - Ganymedes Jose
Uma história simples e rica. Conta a história de uma menina que ao perder a mãe, vai morar com o seu pai, da qual não tinha nenhum contato. A partir daí,ela precisa se acostumar com o comportamento frio e distante do pai, que por sua vez, precisa se acostumar com ter uma criança em casa, haja vista que sempre foi uma pessoa solitária.
Nesse contexto, surge vários valores, como a amizade, a tolerância,o amor e a alegria, uma vez que, Vivinha transforma sua nova casa, em um verdadeiro lar.
A aproximação com o pai é lenta e difícil,mas ao conviver com uma menina, que é mais do que uma criança,é inteligente,criativa, divertida e espontânea, torna-se impossível não amá-la.
É um pouco parecido com o Pollyanna,a mesma ideia de uma menina sagaz que transforma os problemas em aprendizado, utilizando-se de sua criatividade, mas nem por isso torna-se um livro ruim ou um plágio.
Vale a pena ser lido,independente da idade que se tenha.

Lay 15/04/2013

Lindoo!!!
Eu ameeii d++ esse livro!! Ele conta uma história tão emocionante, linda, que você acaba se sentindo a própria personagem!! Eu chorei cm esse livro!! Adoreeii!!!

Larissa 30/12/2012

Vivinha perdeu a mãe e vai morar com o pai. A casa é triste, então a menina planta um girassol na janela. Grandes revelações acontecem que fazem com que a menininha caia de cama. Uma história de amor, amizade, descobertas e reconciliação.

Nina Cristy 07/09/2012

Em síntese, "Um girassol na janela" conta a história de Viviane, ou melhor, Vivinha, como ela gosta de ser chamada. Ela é uma garotinha de onze anos que perdeu a mãe e desde então ficou sob os cuidados dos vizinhos. Isso até que o pai de Vivinha, que se divorciara da mãe dela, retorna da Europa. Após a volta de seu pai, a mocinha vai morar com ele em um ambiente urbano ao qual ela não estava acostumada. Vivinha passa a ter a diligência de mudar não só aquele lugar "quadrado", mas também as pessoas que lá estão, principalmente o seu taciturno pai.
A história é singela, tanto que me lembra um pouco de um outro livro que eu li: "Poliana", de Eleanor H. Porter. Claro que Vivinha e Poliana não são exatamente iguais, mas têm a mesma esperança de transformar e alegrar as pessoas que estão ao seu redor. Na maioria das vezes, a mudança no ambiente ocorre como uma consequência da transformação pessoal, embora ocasionalmente seja necessário fazer o caminho inverso.
Restringindo-me agora à Vivinha, o que eu mais gostei quanto a ela foi a sua capacidade imaginativa. Essa aptidão para recriar a realidade em suas histórias sobre Santarena (a heroína dos contos escritos pela jovem) é importante para que não lhe falte entusiamo. A protagonista da história tem um girassol e essa flor amarela está relacionada aos seus contos de estilo épico; eis a razão do título.
Na minha opinião, "Um girassol na janela" é cativante e vale a pena ser lido.
Geane.Carvalho 03/07/2020minha estante
ja li poliana tb

Camila 01/06/2012

Lição de Vida Mesmo
Achei o livro excelente, a história realmente nos faz parar e refletir sobre a nossa vida e nossas filosofias, o modo como Vivinha vê e transforma o mundo a sua volta é realmente inspirador, apesar de ser uma criança, ela se mostra como é possível unir tudo e todos, basta tentar.

lice 02/12/2010

um girasol na jenela
e a historia de uma menina que prerdel a mae e foi mora con o pai e la na ganela dew sel quarto tinha um giraso e tudo o que ele falava tudo para o girassol

Mari 12/11/2010

Ja faz um tempo que o li, mas eu me lembro das melhores partes. Hoje você nao pode ter certeza de uma coisa (aí depende), e amanha voce pode, simplesmente mudar de opiniao, e a verdade ser totalmente ao contrario da sua opiniao... Eu me lembro que quando li o livro, quase o abandonei, mas infelizmente eu tinha que ler para fazer uma prova, mas cheguei numa parte do livro, que comecei a ler e nao queria mais parar, de tao bom que começou a ficar o livro e de tanta empolgação que fiquei...Quem ler o livro pode ficar ciente, voce vai adorar o livro e vai refletir sobre ele, pois tem muita coisa no livro, que pode aplicar na vida.

11/08/2010

O primeiro
Este foi o primeiro livro que li quando tinha apenas 7 anos.
Me lembro de ter visto na estante da casa da minha vó e pedi pra ler, ela disse que me DARIA ele.
A capa me fascinou e a história me deixou encantada. Eu queria ser igual a Vivinha, ela se tornou minha amiga. Toda vez que me sentia sozinha pegava o livro e relia as partes que mais gostava.
Aprendi a ter a força da personagem, que por causa de uma tragédia pessoal nao perdeu a doçura e o amor pela vida e principalmente nao deixou de acreditar nas pessoas que amava ou que aprendeu a amar.
Este livro é com toda a certeza o livro da minha vida.

Rafaela R. 14/07/2010

Muito bom !
Esse livro é demais ,
você se prende até o final , não quer mais parar de ler !
ele é muito mais muito emocionante :D