Um Girassol na Janela Ganymédes José

Resenhas - Um Girassol na Janela

Jv 22/02/2019

Um girassol na janela
Essa é a história de Vivinha que foi morar com seu pai e teve várias aventuras incríveis de Santarena e helianto.
Vivinha perde sua mãe e ficou com os vizinhos ,que chamava de tios .até seu pai voltar da Europa. Seus pais eram separados, ela não sabia o motivo.Ate que o tio levou Vivinha p São Paulo para morar com o pai.Era uma casa enorme ,e seu pai Dr Camargo era cheio de etiquetas e trabalhava muito,pouco tempo tinha para Vivinha. Então ela resolveu plantar um girassol na janela para alegrar a casa,este cada dia mais bonito ficava.
O Dr Camargo colocou Vivinha em uma escola de freiras ,onde ela fez várias amizades,inclusive com o menino que vendia balas perto da escola,até arrumou emprego p seu irmão. Vivinha preparou uma festa surpresa para seu pai no aniversário dele,chegou na hora ele ligou que tinha reunião e não veio para casa,a menina então pegou os doces e o bolo e levou para as crianças doentes no hospital .
Um dia Vivinha viu o cofre do pai aberto e leu uns papéis. Caiu doente por três dias.
Conheceu Ana Clara em uma padaria e lhe ofereceu emprego. A moça aceitou. As duas ficaram muito amigas,forama p praia os três. foram embora,o juiz e Vivinha contaram para eles que ela sabia da adoção Choraram muito,mas ficaram muito felizes.
Medrado 23/02/2019minha estante
Avisa sobre spoilers

Cadu 26/02/2019minha estante
Que fita durex em

Italo 22/02/2019

A menina do girassol
Eu achei bem interessante e muito legal da mãe verdadeira se casar com o seu pai que era adotivo..
Uma menina que se adapta com todo mundo e com todoo ambiente.

Ghabriel 21/02/2019

Um girassol na janela
A história é boa,conta a história de uma menina cujo o nome e Vivinha muito criativa e corajosa,que vive com a mãe já que seu pai se separou dela e foi morar na Europa. Ela é uma menina muito boa que ajuda e ensina os outros sempre que pode. Ela passa por muitas histórias umas boas,outras nem tanto. Se ela quisesse teria tudo o que quer,mas em vez disso,ela escolhe ter amigos,bom caráter e consertesa fama pela sua bondade. Um livro muito bom,eu me interessei e acho que muitos também vão se interessar

PH 21/02/2019

Um girassol na janela
O livro e bom, a vários capitulos.A história conta de uma menina que perde a mãe e vai morar com o pai na cidade grande que era médico.O livro chama um girassol na janela porque a menina vai morar na casa do pai e acha muito triste e escura a casa e planta um girassol na janela para alegrar a casa e se comunicar com Helianto e Santarena

Mari 20/02/2019

Um girassol na janela
Vivinha é uma menina humilde cujos pais se separaram e a mãe morreu pouco tempo depois Vivinha foi morar com pai e há muitas surpresas e amigos novos quando ela muda dessa vida humilde para a luxosa , acaba conhecendo Ana Clara que se torna muitissimo especial para ela e uma amiga incrivel. E para o amor se espalhar Vivinha planta um girassol na janela o Girassoleiro que traz muita alegria e amor para a casa.
Eu achei o livro muito legal ele ensina a esperar pois nada é no tempo que queremos sim no tempo certo que ele tem que ocorrer.
Se você quer um livro bom que fale sobre que tudo tem seu tempo esse é um livro otimo para você.

Elis 20/02/2019

Um girassol na janela
O livro conta a história de vivinha, no começo você vai achar a história um pouco confusa ,mas depois você vai ficar viciado no livro , e no final você vai ficar surpreso como eu
Mari 20/02/2019minha estante
Goste Eliz parabéns

Katarina 20/02/2019

Um girassol na janela
Vivinha morava com a mãe,seus tios(tias),vô e vó,elas não eram muito ricas, mas a mãe veio a falecer e vivinha ficou um pouco pensativa mas superou então o pai pegou a sua guarda, ao longo da história vivinha tenta se acostumar a viver com o pai que é rico,o pai não se abria muito com a garota mais eles se entenderam.
Um dia vivinha conheceu uma moça chamada Ana Clara, que vendia doces em uma padaria, vivinha pediu ao pai para empregala em sua casa e o pai deixou, com o passar do tempo o pai percebeu que estava se apaixonado por Ana Clara e ela sentia o mesmo por ele, então decidiram se casarem.
Vivinha achou o cofre aberto pela primeira vez, ao mexer no cofre encontrou um papel aonde revelava que sua mae era Ana Clara.
Após pesquisar junto um amigo do pai o Juiz, descobriu que realmente era adotada.
No final do casamento vivinha revelou que tinha descoberto que ela era adotada.
Ao conversa com seu seu pai, ficou surpreso na coincidência que sua mae biológica era Ana Clara.
Ana Clara ficou feliz em reencontrar sua filha.

Bia 20/02/2019

Um Girassol na Janela
Gostei muito do livro, achei uma estória um pouco triste pela perda da mãe e pelo pai que no início não dava atenção para a garota, mas no final com todo carisma da Vivinha o pai se tornou muito amigo dela.
Mari 20/02/2019minha estante
Nossa que legal que ficou

Medrado 19/02/2019

Resenha um girassol na janela
Adorei o livro com um ótimo desenvolvimento de personagens e uma ótima hostoria. Não sei as 5 estrelas porque achei que tiveram alguns capítulos que falavam a mesma coisa do anterior.
Prof. Angélica Zanin 08/03/2019minha estante
Ficou curtinha. Obrigada pela ajuda.

ANA B 17/02/2019

UM GIRASSOL NA JANELA
ESSE LIVRO MOSTRA COMO O AMOR TRANSFORMA AS PESSOAS E DEIXAM ELAS AMADAS E FELIZES .
ACHEI QUE ELE MOSTRA SER UM LIVRO MUITO BOM QUE QUER TRANSMITIR COISAS BOAS

Rose Gleize 13/11/2018

Livro: Um girassol na janela.
Finalmente, Um girassol na janela! Livro do qual eu falo tanto e muito indico!
Esse livro, foi o primeiro que eu li inteiro pela primeira vez e foi também o que me alçou para o mundo da leitura, que me fez gostar de ler e desejar encontrar no mundo outros livros tão legais e divertidos de ler quanto ele, de leitura fácil e rápida também, que fizessem das minhas próximas leituras um verdadeiro passatempo como ele fez. Assim como o autor que o escreveu é um dos meus escritores favoritos, Um girassol na janela também está entre os meus livros preferidos, na lista e na estante dos livros que gostei de ler!
Li Um girassol na janela quando eu tinha 13 anos, em 2006, e antes dele, em 2004 ou 05, eu já havia tentado ler um outro por completo, mas não consegui, era um espírita chamado O bairro dos estranhos, de Wilson Frungilo Jr., mas não foi porque ele tinha leitura chata, nem nada assim, foi eu mesma que não me senti motivada para ir à frente com a leitura, eu até me senti muito interessada, mas não foi daquela vez, e abandonei, ele tem uma leitura fluente até (eu li uma boa parte dele), que instiga, que nos deixa curiosos para saber os próximos passos, cenas e capítulos do livro e o final. Eu pretendo retomar a leitura dele um dia e espero, em breve, agora que já se passaram muitos anos e eu amadureci bastante, pois apesar de não ser espírita e não me identificar com essa crença, eu gosto muito de ler livros espíritas e não me pergunte por que, eu apenas gosto! O livro físico se perdeu na mudança de casa que fiz em 2007, eu cheguei a vê-lo depois que nos mudamos, eu e minha família, mas não o peguei para guardá-lo perto de mim e depois até agora, nunca mais vi, mas há algum tempo encontrei o livro completo em formato PDF, então se eu sentir que chegou o momento de eu continuar na leitura dele, eu tenho como prosseguir.
Voltando a falar sobre Um girassol na janela, de Ganymédes José, algumas pessoas têm esse livro como um plágio do livro Pollyanna, de Eleanor H. Porter, por acharem que tem um enredo idêntico, mas eu não vejo assim; primeiro porque li Um girassol antes de ter lido os dois livros de Pollyanna, os quais li em 2008, dois anos após ter lido Um girassol, e segundo porque eu prestigio muito a obra do Ganymédes José, gosto muito dele e o admiro tanto a ponto de destacá-lo como o meu escritor favorito entre os meus escritores favoritos, e não gosto que denigram a imagem dele de alguma forma, até porque ele não está mais aqui para se defender, só que também não afirmo e não poderia afirmar com certeza dizendo que ele não plagiou, mas temos que ter em mente que talvez nunca tenha chegado ao conhecimento dele o dueto Pollyanna, talvez ele nunca os tenha lido, apesar que quem traduziu para a língua portuguesa foi o Monteiro Lobato e o Monteiro Lobato, Ganymédes José conhecia e até o citava em suas autobiografias, e então por isso ele pode ter entrado em contato com os livros Pollyanna.
Queria ver o que ele teria a dizer a respeito se fosse vivo, mas... para mim, ele não plagiou. As histórias nem são parecidas assim, não vi nada de semelhante, e a única coisa que eu vi em comum é que as meninas protagonistas têm igualmente 11 anos, além disso, nada demais, e, qual criança aos 11 anos de idade não contagia a todos ao redor com seu jeito esperto, vívido, alegre, engraçado, empolgante, ingênuo e, entre outras qualidades, encantador, de ser?!
Um girassol na janela conta a história de Viviane, apelidada carinhosamente de ¨Vivinha¨, que ao perder a mãe, vai morar com os vizinhos a quem ela chama de tios. Logo que o pai chega da Europa, pois estava tratando de negócios lá, vai morar com ele em São Paulo e precisa acostumar-se com novas regras e valores da casa e do pai. Ela planta um girassol na jardineira da janela do seu quarto e dá a ele o nome de Helianto. Vivinha transforma tudo em amor e alegria, mudando a vida de todos à sua volta.
Foi publicado pela primeira vez em 1987.
Tem uma leitura fluente, agradável, divertida, de fácil compreensão, envolvente, cativante e rápida, do tipo que você lê e não percebe, nem acredita que já leu várias páginas, e depois quando termina, ele encantou tanto que a sensação que temos, é de voltar para ler de novo, deixa saudades e o sentimento de: "Ah... que pena que acabou!". É inspiração. Um girassol na janela, juntamente com Pollyanna, foram parte da minha inspiração e me auxiliaram muito na composição do primeiro romance que comecei a escrever em 2013 e que terminei em 2015, pois eu coloquei em prática na época, uma dica para novos escritores, que já falei em meu blog (link do blog ao final do texto), sobre ¨ler livros do gênero que estamos escrevendo e estudar os livros dos nossos escritores favoritos¨, estrutura e diagramação deles também, e isso deu muito certo para mim!
Ganymédes José conduziu a história misturando, como sempre em suas obras, amor, drama e humor; portanto é uma história descontraída, a qual eu indico sobretudo para incentivar adolescentes à leitura ou que estejam começando a ler ou começando a gostar de ler, e/mas principalmente: para fazê-los gostar de ler.

Uma menina que transforma
em amor tudo que a cerca.

Vivinha é a vida, Vivinha é a força,
Vivinha é a alegria, e o seu girassol reflete
essa satisfação de viver e sua fé no amor.
Você vai vibrar, vai chorar, vai se
emocionar quando Vivinha desmontar
a sisudez de uma mansão e
abrir as janelas para deixar entrar
o vento da alegria e do amor!

Alves 08/09/2018

Um Girassol Na Janela
O que falar deste livro tão bem escrito,com ilustrações ótimas e maravilhosas,adoro este livro ele ensina muito sobre coisas que não sabemos é nos ajuda a entender o quão significante é o girassol na janela ^^

@injoyce_ 02/06/2018

Um Girassol na Janela
Ultimamente estou lendo muitos livrinhos ilustrados brasileiros, esses livrinhos de veredas que os professores sempre pede na escola quando estamos para nos alfabetizarmos. Os livros clássicos que tem aquele questionário para responder depois (hahaha). Eu fico muito contente que ainda existam edições deles até hoje.
Esse meu eu ganhei da minha querida avó, na verdade ela ia jogar muitos livrinhos do gênero fora, ai ela me chamou para escolher e acabei pegando todos os livros que ela tinha de leitura. Hoje lendo esses livros fico muito feliz por ter dado uma chance a eles e não ter ido ao lixo.

Vivinha é uma adorável menina, que adora escrever histórias e depois narra-las para sua "prima" Vá.

Vivinha morava com seus vizinhos que chamavam de tios, sua mão morreu quando ela tinha apenas dez anos, e seu pai era um Dr. que no momento estava na Europa. Quando seu pai retorna, Vivinha toma outro rumo de vida... como será que Vivinha irá viver longe de seus tios e primos que ficaram no interior? Como será seu pai? Será que ele só pensa no emprego ou dedica-se as duas coisas? Família e trabalho! Será que Viviane irá ser feliz em seu novo lar?
Descubram lendo " um girassol na janela", um livro surpreendente e emocionante, Vivinha consegue cativar todos os corações com sua alegria e força de vontade.

Estou me apaixonando cada vez mais por esses livrinhos de coleção veredas.

Vivinha faz você pensar mais sobre o mundo e a vida, e que dinheiro pode não comprar felicidades para certas pessoas, mas gestos gentis e humildes sim.

Um livro que recomendo a crianças que estão iniciando a leitura, adolescentes,adultos e até os vovôs que adoram uma boa literatura brasileira.

Ana 03/02/2018

Viviane Camargo é uma menina que foi criada com simplicidade pela mãe, e depois que ela morreu, foi criada pelos vizinhos, que ela chamava de tios. O pai, que havia muito tempo era separado de sua falecida mãe, era um homem que praticamente ela só conhecia por fotos e cartas.
O pai dela volta da Europa e a leva então para morar com ele, em uma casa elegante, mais precisamente uma mansão, a cuja sisudez ela não estava habituada. Imediatamente há um choque de realidades entre eles, pois ela e o pai possuem personalidades muito diferentes, e isso gera alguns conflitos, mas aos poucos Viviane, mais conhecida como Vivinha, vai vencendo a frieza do pai e consegue conquistá-lo por completo.
Vivinha conquista todos à sua volta, e muita gente não a compreende, pois é uma garota extraordinariamente generosa. Há quem diga até que esse livro foi baseado no clássico infantil Poliana, de Eleanor Porter, mas eu não sei.
Sei que Um girassol na janela é um livro maravilhoso, que marcou a minha infância, e Ganymédes José ganhou um lugar no meu coração com esse e muitos outros livros.