Eles Não Usam Black-Tie

Eles Não Usam Black-Tie Gianfrancesco Guarnieri

Resenhas - Eles Não Usam Black-tie

LaAs183 21/01/2022

A história retrata a luta do proletariado e os conflitos de opinião dessas pessoas, ao mesmo tempo que aborda problemas familiares e questões referentes a época. Tudo de maneira magistral, com um toque de humor que traz leveza pra obra.
Ana Paula Hoffmann 31/05/2022minha estante
Tinha esquecido que vc leu esse hehe

Gabriel.Bernardi 30/04/2023

Simples e bem feito
Comprei para estudar para o vestibular, li um pouco e acabei abandonando, dois anos depois conclui a leitura, é um livro simples porém muito bem escrito, os personagem são bem carismáticos e não é um livro pesado para ler mesmo que a escrita utilize o ?dialeto caipira? que nem todos podem estar acostumados.

Único ponto negativo é que apresenta um final muito brusco como se a obra tivesse sido interrompida.

Ana 28/01/2022

Crítica sobre a luta do proletariado
Uma peça de 1958 que aborda a luta do proletariado e a divergência de pai e filho sobre tal pauta.
Otávio é operário numa fábrica cujo o salário tem sido um problema a tempos, por isso é um dos principais ativistas das breves. Já Tião, tem outras ideologias. Por ter morado com os padrinhos na cidade na infância e início da adolescência, o rapaz sempre sonhou em sair da favela e dar uma vida melhor para si e sua noiva, Maria. Porém, após abandonar a greve e ficar ao lado do patrão acaba tendo grandes conflitos com o pai.

najuliass 03/10/2022

"Nosso amor é mais gostoso,
Nossa saudade dura mais
Nosso abraço mais apertado
Nós não usa as 'bleque-tais'."

luaninha 04/12/2022

Achei os personagens mto bem trabalhados pra tão pouca página, a história é ótima e vc fica entretido o tempo todo
eu adorei a sinceridade da Romana e o Chiquinho me irritava, mas me fazia rir tb
tipo de obra do vestibular q vc n precisa se obrigar a ler, pq flui muito e é uma leitura rápida e descontraída :))

Larissa 02/08/2022

Eles não usam black-tie ? resenha
"Aguda observação da classe operária brasileira"

Leitura crítica e certeira; retrata a vida em uma favela do Rio de Janeiro, se passa há aproximadamente 50 anos atrás. Uma obra atemporal, que apesar de ter sido escrita em 1952, pode muito bem relatar o estilo de vida atual.
Personagens marcantes e cheios de personalidade que te fazem querer ler cada vez mais para descobrir seu próximo passo e ficar triste ao saber que aquelas 108 páginas de história acabaram.

Elisa 06/10/2021

Uma peça fluída
Das peças que eu já li, essa foi a melhor, fiquei refletindo sobre o final, sobre o que aconteceria com os personagens. Apesar de ser bem curto, me apeguei aos personagens e conseguir entender o pq das ações de cada um. Uma peça mt boa e bem fluída

João Victor - @sigamoslivros 18/10/2021

A favela e a classe trabalhadora
#RESENHASOL | Gianfrancesco Guarnieri | 1958 | 108 páginas | L | Teatro | José Olympio

Essa é uma obra escrita por Gianfrancesco, foi um ator, diretor, dramaturgo e poeta italiano naturalizado brasileiro. Essa obra tem uma importância histórica pois foi o primeiro livro que não trata a favela de forma heteróclita. Como personagens temos uma família composta pelos pais (Romana e Otávio), dois filhos (Tião e Chiquinho), suas namoradas (Maria e Teresinha respectivamente) e temos ainda João (irmão da Maria e melhor amigo do Tião) e o musico Jesuíno.

O plano da história está voltado em duas vertentes: a greve na empresa que Tião (personagem principal), seu pai e João trabalham e há a discordância por parte do Tião em participar dessa greve, provocado pelo segundo ponto da história, Maria, sua namorada, está gravida e eles precisam se casar.

Então temos o enredo desenvolvido assim. A visão dos trabalhadores a respeito de um movimento grevista e equilibrar as prioridades entre lutar por melhores condições ou se manter na condição atual pra garantir o sustento da família? Tião tem sua escolha e sofrerá as consequências dela!

Como tratei no início, eles não fazem uma descrição de favela mostrando um lado ridicularizado, violento, excêntrico ou exótico, como a literatura sempre tratou, ele mostra realmente a parte trabalhadora que ali vive e seus conflitos enquanto famílias e seres pensantes de opiniões distintas.

O que deixa meu não admirar (leia-se aqui sem conotação negativa) dessa história é o fato da inconsistência entre tema e realidade do autor, como vemos ele é um italiano naturalizado brasileiro de classe alta que vai falar do interior e realidade da periferia, assim o que dará enredo pra essa peça será pautado na superficialidade e suposição. E não, não apresento aqui que por tal motivo essa obra não tenha seu valor.

O tema abordado é mega válido, bem como a forma com que foi abordada. Além de que essa história nos traz uma construção e narrativa bem elaboradas. Outro ponto que reforça a necessidade de leitura dessa obra é que já caiu em vários vestibulares, assim como tem uma leitura bem rápida e que pode ser lido em poucas horas!

Malu 07/05/2020

Simplesmente perfeito. Uma peça curta, simples e bem escrita.

cecile 18/05/2020

Nunca havia lido uma peça antes e, para a minha surpresa, a leitura correu naturalmente e a obra me prendeu do começo ao fim — a ponto de ser quase impossível não terminar o livro em 1 dia.
A peça se passa num morro do Rio de Janeiro na década de 50 e tem como foco uma greve de operários. Otávio e Tião, pai e filho, apresentam ideologias completamente distintas, abrindo em meio a narrativa um espaço para debates e reflexões de cunho político e moral.
As reflexões da obra são muito atuais e nos faz refletir sobre muitas questões, como a desigualdade social.

site: https://medium.com/@resenharia/livro-eles-n%C3%A3o-usam-black-tie-autor-gianfrancesco-guarnieri-3114594a9c71

Helooo__Costa 16/07/2022

Diferente
Tenho que confessar que não gosto muito de temáticas sociais porque minha leitura é para diversão, masss essa peça é muito legal e rápida de ler. Acompanhar a realidade da vida difícil de muitos brasileiros na época de expansão industrial foi como uma aula de história.