Eles Não Usam Black-Tie

Eles Não Usam Black-Tie Gianfrancesco Guarnieri

Resenhas - Eles Não Usam Black-tie

Isa 15/02/2022

Obra de teatro com estilo próprio, Gianfrancesco Guarnieri não segui nenhuma regra é seguiu uma linha própria. Linguagem extremamente coloquial condizente com os personagens, pessoas simples moradores do morro. Vale a pena a leitura!

sky_polaris 10/04/2022

Superou minhas espectativas, jurei que não ia gostar, mas acabei amando, por ser bem curtinho quero reler em um dia.

Du Du 29/10/2022

É a segunda vez que eu leio e segunda vez que me pego em reflexões.
Como julgar as pessoas quando cada uma está em sua razão?
Esse livro nos coloca a refletir sobre as questões sociais, sobre a vida em comunidades, sobre união e vontade de mudar de vida.
Uma peça de teatro simples e rápida na leitura, mas profunda em sua compreensão.

Amanda Rios 16/11/2022

Gostei muito do livro, ele é rápido, leve e tem uma boa crítica, porém por ter visto o filme antes (que inclusive o autor é um dos personagens nas telas), esperava mais, mas nada que estregue a experiência dos dois

Flavia Bevilacqua 03/01/2023

Li para o vestibular
Não gostei muito de como os diálogos foram escritos, o livro não utilizou a norma padrão culta e isso dificultou a leitura. Compreendo que esta forma de escrita representa melhor a variação linguística e ajuda a perpetuar o que normalmente só é passado como tradição oral. É um bom livro, mas não é o tipo de livro que eu gosto de ler.

tefa.alves 04/05/2023

"Nós não usa as "bleque-tais"!
Antes de ler, li um pequeno resumo em um site por causa do vestibular e desde o momento que comecei a obra, me encantei com os personagens. uma leitura muito fácil e gostosinha de ler.
recomendo para todo vestibulando!

Fernanda3704 02/07/2023

... não tenho muito pra dizer, o livro é mais como um roteiro teatral, então não gostei tanto da leitura.

Bruno 13/10/2023

"Medo de ser operário"
Tião preferiu jogar a sociedade fora pra não "correr o risco". Preferiu ficar com a ilusão de crescer na vida e morar na cidade, por quê? Porque se lutar por direito, se lutar por melhores condições no trabalho ele, invariavelmente, vira parte do trabalho, vira operário e o sonho morre, a ilusão se desfaz. Estava disposto a largar todo seu círculo, toda sua cultura por isso, pra ficar com a ilusão ali.
A realidade é retradada da forma que existe no mundo, o realismo social aqui é imprescindível, uma vez que se trata de uma obra que fala sobre sociedade. As cartas de tarot, as músicas, os afazeres das pessoas. A realidade tal como é, de luta e de esperança.

amanda3136 23/10/2023

Urgente: garota é encontrada chorando desconsolada em seu quarto após terminar de ler uma peça sobre a classe operária brasileira

Isabelly 20/12/2023

Eles não usam black-tie
Um livro muito bom que recomendo muito todos lerem, pois fala sobre o racismo, e a forma da escrita a forma como está no livro é como se fosse um roteiro de uma peça ent é bem mais fácil de ler

Pedro.Luis 08/01/2024

Boa representação do proletariado brasileiro
A história é uma ótima representação da classe trabalhadora brasileira em um contexto de exploração, refletindo sobre a mesma por dois pontos de vista distintos: o do trabalhador que busca seus direitos através da luta de classes e o do trabalhador que busca o bem próprio em detrimento de uma luta incerta.
Condenar o ponto de vista do segundo e considerar o personagem como o antagonista da trama me parece leviano, visto que esse pensamento também é fruto de uma sociedade opressora.
A vontade de crescer na vida, de não ser mais um operário que vende sua força de trabalho, de ter sua existência significada aparece aqui da mesma forma como a mentira de Tião sobre ser chamado para ser um astro do cinema. A exploração existe com base na ilusão de que o explorado um dia se tornará algo a mais, talvez um astro, talvez o próprio opressor.
Achei o final um pouco corrido, mas no geral a história fluiu muito bem, mesmo que a forma escrita não seja a maneira da qual a trama foi pensada, e naturalmente ela funcione melhor em um contexto teatral, foi uma leitura muito agradável.

eloisagroshevis 12/02/2024

Gianfrancesco Guarnieri fez tanto
E quando eu digo que ele fez tanto é pq a peça apesar de curta desenvolve TÃO bem cada personagem e o cenário da luta de classes, a preocupação, a pobreza, as amizades, o medo e a esperança (e as vezes a falta dela). Impecável.

A gente acaba a peça entendendo as motivações de todos, mesmo que a gente discorde delas. Adorei demais.

Nunca tinha lido uma peça mas adorei, é super rápido, dinâmico e interessante.

Asunción 16/04/2024

Eles não usam Black tie
Nesta peça de Gianfrancesco o drama se passa em um morro carioca com operários de uma fábrica.
Sr. Otávio, conhecido por ser adepto e organizador das greves é pai de Tião, um jovem que, por medo de perder seu emprego, decide não aderir à paralisação.
Maria, sua namorada, está grávida; fato que intensifica o receio de Tião.
Os trabalhadores que furam a greve são vistos como traidores e sofrem represálias dos demais operários. Ciente disso, Tião se mantém firme em sua decisão, acreditando que sua lealdade ao patrão lhe renderá uma promoção e salário melhor, a a fim de ter melhores condições para criar seu filho e dar uma vida melhor à sua futura esposa.