Eles Não Usam Black-Tie

Eles Não Usam Black-Tie Gianfrancesco Guarnieri

Resenhas - Eles Não Usam Black-tie

rdetogni 03/04/2023

Primeiro clássico
Bom, esse foi o primeiro clássico da literatura brasileira que eu li e eu até que gostei bastante, dei 4 estrelas porque não faz meu tipo de leitura e também porque pra mim as coisas acontecem absolutamente do nada, como se não fosse uma história de um livro em si, mas um relato de alguém que tá contando alguma coisa que aconteceu na vida.

A história é bem fácil e rápida, a leitura flui muito bem o que é ótimo.

Não gostei muito do final, acho que alguns personagens poderiam ter tido outras ações. Mas essa é justamente a mensagem que o livro quis passar.

A crítica que o livro faz, ou pelo menos foi a mensagem que eu entendi que ele passou, é muito boa.

Na minha visão ele quis mostrar pra gente que muitas pessoas estão acostumadas a viver de uma forma sempre, porque sempre "foi daquele jeito" e acabam que não ficam abertas a novas mudanças, achando que a vida deles TEM que ser assim, não se pode mudar porque se mudar vai ser ruim. E o Tião representa aquelas pessoas que nasceram em meio a isso mas quer mudar, quer ter uma vida diferente, mas como é diferente de tudo em que estão acostumados, acabam julgando ele e deixando ele sozinho pra enfrentar isso.

Rocier 13/12/2020

Eu li para o vestibular, então já entrei com uma visão mais atenta, mesmo assim, a peça foi muito bem escrita, e trás importante debate sobre várias questões ainda hoje pertinentes. Recomendo demais

sadbroccolitree 30/10/2023

Que história!
Eu me apaixonei pelo filme quando assisti e me senti muito envolvido na história. O livro, com certeza, não decepcionou!

Girassor 29/04/2021

Interessante!
É uma leitura muito simples e rápida. Traz uma reflexão sobre os trabalhadores e moradores da favela. O sonho de todos era sair do morro, mas só ficava no sonho, porque a realidade não deixava. E sobre os transtornos das greves, a luta pelos direitos trabalhistas, mas o medo de enfrentar o que não sabe que vai resultar.

Neto 12/07/2020

é bem rápido de ler, uma peça ne mas ok não odiei tb, achei legalzinho

Isa.fg 16/03/2023

Livro da escola
Primeira vez que leio um livro em formato de teatro , até q é legal, a história não é tão ruim, mas não é maravilhosa.
É uma leitura rápida por ser só falas e a escrita é um pouco diferente porque é de uma época mais antiga, mas dá para entender a maioria das falas.

Gabriel A. 21/03/2020

Ótima transcrição da peça que narra de forma clara a vida da classe operária brasileira.

João 12/08/2023

Eles não usam black-tie
Ótimo livro, amei demais! só não gostei que não mostrou a greve! Adorarei todos os personagens, incluindo o juvencio. e achei muito incrível a trama pai e filho
Sintaxe 07/10/2023minha estante
Nesse sentido, a adaptação cinematográfica é um ótimo suplemento ao texto, pois lá a greve é mostrada e dramatizada ao máximo!

Daniel.Malaquias 25/11/2022

Excelente peça
Uma das melhores peças que já li, excelente contexto, ambientação e personagens ricos em sua estrutura. Já tinha ouvido falar, a história é bastante popular, porém nunca tinha lido e adorei. Recomendo por demais, uma leitura necessária.

Nick 16/04/2023

Não gostei muito do livro, pois não gosto muito de ler roteiro e em folha branca e foi meu colégio que me obrigou a ler
Mas o livro fala bem sobre a desigualdade social de qm mora no morro e sobre a ditadura

May 20/12/2018

Uma obra de arte
O autor faz uma discussão muito foda, pega a realidade brasileira, a realidade do morro e mano queria ter assistido essa peça em 1958

AnaLazarini 02/09/2021

É um bom livro, retrata bem a vida de pessoas periféricas em décadas passadas.
Mostra o apego à favela, e o estilo de vida.

Maria.Clara 28/09/2021

outro livro
que li por estar catalogado para o vestibular e me surpreendi. É muito curto e fácil de ler, gostei dos personagens logo de cara. A história é necesária.

?É melhor passar fome do lado de amigos, do que passar fome ao lado de estranhos?

Raquel.Araujo 29/04/2023

Essa peça teatral é muito fácil de ler e muito rapidinho. Apesar de ser um texto curto, a narrativa traz muito conteúdo.
Ao meu ver, para aproveitar essa leitura é necessário ter uma vontade anterior de querer lê-la e de querer pensar, nessa história não existe vilões e sim opiniões.

Lobo 10/08/2023

Billy Elliot brasileiro
É uma peça teatral de Gianfrancesco Guarniere, sobre uma família na luta, numa greve pelos direitos dos trabalhos e o conflito, as angústias e a decepções que isso acarreta.