O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Lu_Augusto 20/01/2024

Um senhor livro de fantasia e uma ótima maneira de começar uma saga!
O livro começa freneticamente, na sequência vem a calmaria e com ela a devia apresentação das personagens. Aos poucos cada um deles conhece suas quest - e nessa parte muito se assemelha aos Senhor dos Anéis, principalmente A Sociedade do Anel.
O que se destaca aqui é o rico detalhamento desse mundo, a caracterização das personagens, lugares e mitos desse mundo; além disso, a relação criada entre as personagens é algo fantástico.
marceloboemeke 21/01/2024minha estante
Me deixou com vontade de ler agora!

Lu_Augusto 22/01/2024minha estante
Pode começar porque esse é bom.

Poc Leitora 18/01/2024

Mal começou a saga e já é uma das minhas fantasias favoritas
Li 800 páginas em 19 dias, acho que foi o meu recorde. Isso se deve ao fato de que o mundo de A Roda do Tempo me cativou desde o começo, os reinos com suas questões políticas, sociedade mágica, monstros, etc. São elementos que acho essenciais numa boa fantasia e essa já entrou no meu hall das sagas favoritas.
Claro que também tem seus erros, a escrita de Robert Jordan se arrasta e tem momentos que são muito cansativos de ler. A ação mesmo começa apenas pela página 100/120 e depois esfria pra reiniciar 50 páginas à frente.
Enfim, apenas esperando o segundo livro baixar o preço pois não sou milionário ou ganhar um Kindle pra continuar essa saga maravilhosa.
King all 06/04/2024minha estante
Fiquei facinado pela saga, li em poucos dias também e depois devorei todos da saga.
Você encontra eles em grupo do telegram

machadzvi 15/01/2024

The Wheel of Time
Ouvi o audiobook desse narrado pela gloriosa Rosamund Pike que interpreta a moiraine na série e simplesmente amei, a forma como ela muda a expressão da voz com cada personagem do livro fez a minha experiência se tornar muito mais agradável, além de eu treinar o meu listening em inglês, em resumo é um ótimo livro.

Devoradora de livros 15/01/2024

Um lindíssimo introdutório da saga, não sei como são os outros, mas este livro, apesar de ser de fantasia, não era muito complexo, os termos e criaturas vão se apresentando aos pouco e de forma vem apresentada, então, creio que eleva bastante a experiência. Já tô doida pelo restante da aventura!

Polli 09/01/2024

Pelo que pesquisei esse é primeiro livro do autor, assim, é bem contato, MASS, é um relato de viagem e acaba se tornando cansativo, o melhor momento é quando o grupo se separa, mas tem o ponto que pra cada personagem que aparece ele tem seus 5 minutos de brilhar.
A história é legal, não sei se vou continuar ainda mais pela morte do autor, acredito que eles vão continuar publicando, talvez mais pra frente quem sabe eu não leio o segundo.
Poc Leitora 13/01/2024minha estante
Você falando eu realmente me toquei, esse livro é um grande relato de viagem kkkkk

Thaisdv 08/01/2024

É muita enrolação
O core da historia é interressante, lembra muito senhor dos aneis sim, mas por mim, poderia ser cortado uns 40 capitulos ali no meio, porque parece que não acontece nada, é só um recheio, dificil de prestar atenção.
Achei tão maçante a leitura desse miolo, que fico me questionando se vale a pena ir pra frente, ou paramos a serie por aqui mesmo.

bryangy80 05/01/2024

Egwene maioral!
Tenho que começar dizendo como gostei da Egwene, por algum motivo (que eu ainda não sei) adorei essa personagem.
"Roda do Tempo - O Olho do Mundo" é um ótimo livro para iniciar todo esse universo criado pelo Robert Jordan, apresentando como funciona a magia desse universo e os problemas que podem surgir nesse mundo místico, por mais que eu ache que O Olho do Mundo tenha algumas falhas, elas não me atrapalharam na experiência, eu simplesmente amei cada personagem - principalmente a Egwene - e quero muito ler o próximo livro para saber tudo que aconteceram com cada personagem.
4/5

NatalNaLua 31/12/2023

Incrivel, impecável!
Livro incrivel, simplesmente umas das melhores leituras que fiz esse ano, cada capitulo uma emoção e um surto diferente, me apaixonei pela construção de mundo, pelos personagens e pela forma que o livro lhe prende desde a primeira página até a última...

ATLAS 31/12/2023

O girar da roda
A demora que levei para decidir se leria essa série foi longa. Mas assim, estou aqui né.
Bem tinha me apaixonado pela série, e senti o mesmo aqui. Porém, deixo claro que a série corta/pula muitas coisas e incluem outras. Enfim o livro tem mais grandiosidade na magia, mas prefiro a forma que é retratada na série.
Não tenho muito o que falar, avaliei com 4 estrelas e já foi 1 de 14, mas apenas 8/9 publicados no Brasil, até o momento.

Rodrigo719 13/12/2023

?????????"Um potencial não explorado nesse livro "
**********NÃO PRECISAVA DE 800 pgs***********

Robert Jordan TENTA conquistar o universo que Tolkien começou a difundir, mas com falhas massivas. O livro 1 (de 14 ) é mais um TEASER, não chega a ser nem um trailer do que realmente estar por vir e por isso a crítica de 800 pgs. O mistério da roda é que ela roda, roda, roda e quase não chega ao lugar devido, se é que chegou.

?? 1° - 800 pgs DESNECESSÁRIAS
O começo do livro (3 primeiros caps) é bem empolgante. Lembra mt A SOCIEDADE DO ANEL (pessoas alheias aos problemas do mundo, considerando eventos e personas como mitos e lendas). Temos a discussões sobre Aes Sedai (organização de magas), Falsos Dragões (magos não-messias), Trollocs (espécie de minotauro com Orc), Senhor das Trevas, Caveleiros Negros, promessas de última batalha..... referências aos clássicos como Senhor dos Anéis, Conto Arturianos e mitologias. Isso tudo nos leva a crer em um futuro emocionante e épico.
DIÁLOGOS VAGOS E MASSIVOS- Conversas em tavernas e sonhos com diálogos repetitivos, pegam em torno de 500 pgs ou mais, principalmente em torno de Rand (protagonista) e Mat, com passagens enfadonhas de Aldeia em Aldeia, até que vc chega na última e daí eles vão pras cidades KKKKK. Não se vê um amadurecimento explícito de alguns personagens como Rand, Egwene, Nyanive, Parry, e Mat.
CONSTRUÇÃO DO UNIVERSO - a medida que se vai lendo, alguns personagens vão definindo os conceitos próprios do universo de Jordan, como: o que a Aes Sedai e a Canalização, as questões do passado... Isso não deixa a desejar, porém são cenas intercaladas entre mttss diálogos chatos. Apesar da explicação de conceitos importantes, demora-se MT a ver o bixo pegar de verdade, que na minha opinião só é possível no final do livro (infelizmente). Dps de 500 pgs de fuga (com alguns pontos interessantes na conversa de Parry e Elyas) é que encontramos um alívio na conversa de Loial (Ogier - ser fantástico ) e Rand , que aprofunda mais sobre o misticismo da roda do tempo.
CLARAMENTE, LIVRO DE CONTINUAÇÃO - Apesar dessa afirmação, o livro não respeita o leitor com um final tão satisfatório. Rand canaliza, mas a identidade ainda fica em cheque para os personagens do livro, por mais óbvio que pareça, o livro não cita que ELE é o Dragão ( da muitos indícios), mas Moraine simplesmente deixa ele ir, mesmo sendo um homem que canaliza e pode enlouquecer. Essa indiferença da personagem, deu a entender uma certa desconstrução de todo o drama que ela criou no começo do livro sobre ele ser destinado. Agr que o personagem manifestou habilidades especiais, ela deixa ele ir embora e vai se preocupar com os objetos dele não com a pessoa em si kkkk. É estranho.
OS PERSONAGENS - falei Mt do Rand. Mas ele é o msm desde o começo ao fim. Por mais dificuldades que ele tenha passado, não há nada de interessante no personagem além de sua sina misteriosa. O mesmo se estende para os outros dois personagens-chaves: Mat e Parry.
-Egwene é uma personagem meio chata, com discussões de gênero típicas de uma mocinha que não tem conhecimento de mundo, oq fez todo sentido.
- Nyanive é engraçada, mas chega a ser irritante, querendo palpitar e ofender Moraine direto, sem ligar pro mistério PERIGOSO que cresce em torno dela.
- Moraine é enigmática, sem tanta personalidade, pouco filosófica, apesar de relembrar Merlin e Gandalf, suas falas não passam do livro e servem ao universo de forma OK. Outra falha é não descrever tantas cenas de Canalização, é só simplesmente: bolas de fogo, presença pesada e raios. Algo que a SÉRIE fez MT bem.
- Lan é um cara duram. Só isso.
- Thom Merrilin lembra mais a personalidade de Gandalf, com um certo mistério por trás da identidade dele e do seu passado. Talvez a única ponta solta que valha a pena ser explorada no livro 2, no tocante a sua origem.
FINAL - para 500 pgs massivas, o final é apressado e pouco explicativo: Forsakens livres? A identidade de Rand deixada de lado pela Aes Sedai.... Não tem MT oq dizer.

OBS : pretendo ler sim o livro 2 , pois como disse anteriormente, tem potencial e o livro deixou MTS pontas soltas do destino dos personagens que nos leva ao seguinte. Um pouco ansioso para ler, pois tive um gostinho da 2 temporada da série.

Victor 13/12/2023

Fantasia de alto nível
Finalmente terminei e que universo incrível e RICO!!
Não é uma história momentânea, o autor em todo momento recita eras passadas, vidas passadas, conta histórias das cidades, de pessoas emblemáticas, de vidas passadas, de coisas que marcaram esse mundo e você sente um mundo realmente construído.
Histórias do bem contra o mal tem em qualquer história mas aqui ele aborda tudo de maneira muito fantástica e tão única que o destaca e o distancia de tantas fantasias ruins que se espalharam por todo canto. Não é um livro fácil, entretanto vale cada letra, cada palavra e cada página.
Quero mais de Egwene e Nynaeve. Quero saber mais de Moiraine e Lan. Queria entender mais o interior de Mat e Perrin.
Mas acredito que como primeiro livro, o desenvolvimento funcionou muito bem.

Mila F. @delivroemlivro_ 08/12/2023

é uma introdução fenomenal a um universo mágico e épico. Surpreendente e extremamente bem escrito!
Após quase 4 meses de leitura (porque eu lia esse livro entremeado de outros) venho contar o que achei de O Olho do Mundo, primeiro volume da série A Roda do Tempo escrita pelo estadunidense Robert Jordan, conhecido autor de fantasia épica e bestseller, no entanto seu nome verdadeiro é James Oliver Rigney Jr., isso quer dizer que Robert Jordan é um pseudônimo. O autor escreveu outros livros com outros pseudônimos como Reagan O'Neal e Jackson O'Reilly. Vale ressaltar que a série A Roda do Tempo está sendo adaptada pela Amazon Prime Vídeo e já conta com 2 temporadas!

Este é meu primeiro contato com Robert Jordan e foi bem desafiador tanto por ser uma série extensa, contando com 14 livros, quando volumosa, este primeiro livro tem 800 páginas! Outro ponto desmotivador para dar start à leitura da série é essa jornada longa que o leitor terá que se submeter, mas isso nem chega perto ao fato de que, lamentavelmente, só existe 8 dos livros traduzidos para o Brasil e alguns dos mesmos estão com tiragem esgotada, sendo possível sua aquisição apenas através de sebos (a preços exorbitantes) ou e-book.

Vale ressaltar que a série inicialmente foi pensada para ser de 6 livros, mas Robert Jordan a estendeu, porém, o autor não conseguiu chegar à conclusão, falecendo quando faltava um livro para o fim da série. Jordan faleceu em 2007, enquanto escrevia o que tinha planejado para ser o último volume da série (o 12º volume). O autor deixou notas extensas para que outros escritor pudesse finalizar sua obra de acordo com seus desejos. Desse modo, Brandon Sanderson, renomado autor de fantasia, foi contratado para essa missão, porém durante o processo de escrita o livro acabou ficando extenso demais e acabou sendo dividido em três volumes, por isso a série conta com 14 livros.

Sem mais delongas, vamos ao meu veredito sobre A Roda do Tempo, vol. 1: O Olho do Mundo onde tentarei ser breve, tendo em vista que se eu escrever muito poderei acabar dando spoiler, então vou me deter aos fatos básicos e a minha experiência com a leitura.

Em primeiro plano quero deixar claro que Roda do Tempo, vol. 1: O Olho do Mundo é uma jornada épica e imersiva que combina elementos de fantasia e aventura em um mundo ricamente detalhado e complexo, além do mais conta com um grande número de personagens pra gente memorizar.

A história começa seguindo um grupo de jovens da aldeia de Dois Rios: Rand al'Thor, Mat Cauthon e Perrin Aybara, que são arrastados para uma perigosa jornada depois que uma misteriosa forasteira chamada Moiraine, que descobrimos se tratar de uma Aes Sedai (grupo de mulheres que conseguem canalizar o Poder Único), e seu guardião Lan chegam à aldeia. Com a revelação de que um antigo mal, conhecido como o Tenebroso, despertou e está em busca deles, os jovens se veem obrigados a deixar suas vidas simples para trás, já que existe uma profecia sobre o Dragão que renasceu e iria lutar contra o Tenebroso e aprisioná-lo para sempre.

A narrativa é rica em mitologia e magia, explorando a jornada dos personagens enquanto descobrem habilidades misteriosas dentro de si mesmos e são envolvidos em uma teia de destino e profecia. A construção do mundo é meticulosa, com uma vasta gama de culturas, sociedades e criaturas que enriquecem a ambientação e a complexidade do universo.

Jordan cria personagens cativantes e multifacetados, cada um com suas próprias motivações, medos e crescimento ao longo da história. Os diálogos são bem trabalhados, proporcionando profundidade aos relacionamentos entre os personagens enquanto exploram questões de amizade, lealdade e poder.

No entanto, é possível que alguns leitores podem achar o ritmo de Roda do Tempo, vol. 1 : O Olho do Mundo lento, já que a narrativa introduz um mundo vasto e diversos personagens. Além disso, como já mencionei, extensão da série pode ser intimidante para alguns, com 14 volumes no total, cada um com um tamanho considerável.

Roda do Tempo, vol. 1: O Olho do Mundo é uma introdução cativante a um universo de fantasia rico e envolvente, repleto de personagens memoráveis, magia intrigante e uma narrativa épica que atrai os fãs do gênero, claro que o ritmo vai oscilar bastante dentro do volume que tem altos e baixos nos pequenos conflitos dessa jornada inicial, mas sem dúvida, pela leitura desse primeiro volume, fica evidente que o autor promete uma história épica para os leitores dispostos a embarcar em uma saga extensa e intricada, prova disso é que os livros são bestsellers até hoje.

Desse modo, pretendo dar continuidade a série, estou curiosa e, claro me apeguei a alguns personagens e estou me importando com eles, mesmo que tenha outros que sou indiferente. No entanto, apesar de ter vontade de ler imediatamente o próximo volume, irei postergar um pouco, afinal 704 páginas me intimidam e ainda estou um pouco chocada por ter demorado tantos meses para terminar de ler O Olho do Mundo.

site: www.delivroemlivro.com.br

Ricardo.Estevez 02/12/2023

Como toda grande história épica e com um universo enorme, o início é sempre penoso são muitos personagens e conceitos para se assimilar, já tinha assistido a primeira temporada da série antes de ler o que acredito que facilitou um pouco pra me situar.
Depois desse primeiro momento não tem mais volta a história e os personagens são muito bem construídos, a ideia de a todo momento vc estar em primeira pessoa lendo os pensamentos deles é muito bem feito, principalmente com as mudanças nos capítulos entre quem é o narrador.

Felizmente a história não acaba aqui e são longos 13 livros a frente ainda