Para depois que eu partir

William Croyle

Resenhas - Cartas Para Brianna

Amandasdsantos 19/02/2024

Uma aula sobre a vida
Heater é naturalmente cativante, inspiradora e uma escritora instigante. A temática, por mais dura que possa ser - por esfregar a finitude em nossa cara -, escancara a realidade, mas de uma forma tolerável. É realmente inspiradora a bagagem psicoemocional da autora, um baile entre a lucidez e a imaginação. É uma leitura fluida e que, assim como outros livros que abordam o processo de adoecimento e terminalidade (Enquanto eu respirar, Vida inteira, Histórias lindas de morrer?), é necessário de ter na lista de livros lidos pelo menos uma vez na vida!

Solange188 19/02/2024

Uma mulher jovem em fase terminal de câncer decide viver plenamente o tempo q lhe resta ao lado do marido, da filha e das amigas, deixando para a filha ainda pequena, mensagens para cada fase de sua vida futura.

Gi Gotardo 17/02/2024

Eu estava esperando algo um pouquinho diferente, mas não deixa de ser muito intenso e cheio de emoções.

Bruna 10/02/2024

MUITO BOM
Sem duvidas é um livro inspirador que nos faz pensar no modo como vivemos a vida e nos faz querer mudar! Foi um livro que deixou meu coração triste mas sem dúvidas aqueceu meu coração

Argoso 09/02/2024

Encontre vida, mesmo na morte.
Sabe quando a gente compra aquele livro sabendo que vai sofrer e realmente sofre? Esse não é um desses. (Bom, a não ser que vc tenha perdido alguma pessoa especial pro canser, talvez vc sofra. E muito.)

Mas mesmo que você sofra com a história incrível da Heather, com certeza não era essa impressão que ela queria passar com o livro dela.
Juro eu acho que eu nunca li tanta esperança em um só livro.
A Heather é um exemplo de como, mesmo vc estando em situações preocupantes, tipo, um canser terminal, não importa.
A dor não importa.
A morte não importa.
As pessoas que você vai deixar, não importa.
Isso é futuro, e infelizmente, não há nada que podemos fazer. Oque tá escrito, está escrito.
A vida n foi ontem e não será amanhã. A vida é hoje.
Se você está atolado em um problema futuro q você já está preocupado, é difícil, mas para um pouquinho, respira.
Veja oque você consegue fazer hoje. Agora.
Nos não conseguimos andar sem antes engatinhar, sem antes cair.
Viva o Hoje.
Independente se amanhã você não viva mais.
Amanhã pouco importa, o hoje sim.

Heather conseguiu viver mesmo morrendo.
Por que você não vive mesmo ainda estando vivo?

?????

alinebdearaujo 31/01/2024

Esse livro conta sobre a trajetória de Heather, desde que descobriu que estava com câncer, e sobre as cartas que deixou para sua filha que não verá crescer.

Como já sabia que teria só alguns meses de vida, e que iria partir, deixando sua filha Brianna de apenas 4 anos, ela fez cartas para cada momento da vida de Brianna. Seja para um dia ruim, ou até mesmo para o dia de seu casamento.

A Heather é um exemplo de mulher, mãe, esposa e amiga. Apesar de tudo oque estava enfrentando após seu diagnóstico, com diversos remédios, tratamentos e dores, tentou aproveitar ao máximo cada dia de sua vida, com alegria, bom humor e muito amor, ao lado das pessoas que mais amava.

Ela escreveu esse livro em apenas 49 dias. E horas depois de entregar o manuscrito à editora, ela faleceu, com seu marido Jeff ao seu lado.

Giovanna1258 30/01/2024

Emocionante
Essa história me fez passar por muitas emoções, as cartas que tinham datas específicas vinham acompanhadas de alguma vivência da Heather e conforme os capítulos iam passando eu fui deixando de me sentir tão triste com o final que aquilo tomaria, como se eu fosse o destinatário delas.

Tive que grifar muitas passagens (mesmo sendo o tipo de pessoa que não curte marcar livros) desde momentos encorajadores, piadas, vivências, até as emoções mais sinceras sobre sua filha, esposo e seu câncer terminal. Algo que me interessou muito foi uma parte onde diz que quem sofre menos naquela situação é ela, porque quando ela morrer, acabou, mas quem fica (família e amigos) sofrem com o luto. As cartas, mesmo que fossem mais para sua filha, acredito que serviram de muito conforto para todos que passaram por algo semelhante e leram. Então acho que todo mundo deveria sentar e ler esse livro alguma vez na vida (li em menos de um dia, então é bem rapidinho), não só por ler mas para tirar algo, uma motivação, uma vontade a mais de viver e realizar sonhos porque temos mania de conforto que muitas vezes nos impedem de tentar coisas novas até que seja tarde demais.

As cartas e o livro realmente foram a última missão de Heather em vida, por muito pouco não chorei quando no final foi dito que após entregar o manuscrito ela faleceu nos braços de seu esposo, Jeff. Torço para que todos que foram citados em agradecimento tenham o coração confortado assim como eu tive. ??

Valeu muito a pena ler, eu realmente me emocionei e irei guardar os sentimentos e lições descritos no meu coração.

Lazullitta 18/01/2024

Estágio IV
Achei que seria um livro de cartas, que ela tinha morrido e pegaram as cartas que escreveu para a filha, mas na verdade Heather teve a oportunidade de escrever esse livro, de contar sua vivência e experiência com o câncer, que mesmo em estágio terminal não deixou de aproveitar a vida e de ser feliz.
É um relato de toda sua experiência, que apesar de ser dolorosa, sempre buscou agarrar-se na esperança de que com os tratamentos dolorosos que era submetida ganharia um pouco mais de tempo com sua filha.
Cada começo de capítulo tem um trecho de alguma das cartas que ela deixou para a filha, pois tudo o que ela fez foi por amor a ela.

Talita 18/01/2024

Eu comecei a ler esse livro achando que seriam apenas cartas, ao passar do tempo lendo precisei de uma pausa para mim antes de continuar porque sabia o final e comecei a me perguntar como ela estaria, como a Bri e o Jeff estão, como os amigos estão.

Comecei a pensar na minha vida e nas pessoas à minha volta, trabalho em um hospital de oncologia pediátrica então não estava sendo fácil.

Quando voltei a ler já estava mais confortável, mas nesses dois últimos dias me prendeu totalmente, havia um sorriso sincero nos meus lábios lendo as palavras de Heather.

Recomendo para todos, tire um tempinho, leia esse livro maravilhoso, alegre e também triste, escute as músicas e se deixe levar...

Brenda// 24/12/2023

O copo está meio cheio
Eu esperava que as cartinhas estivessem escritas aqui mas confesso que é algo muito íntimo, entre ela e Bri. O livro narra a vida de Heatter como metester (diagnosticada com câncer en nível metastático), é uma história linda, de como enxergar o copo meio cheio.

Achei lindo como ela naose preocupa apenas com o próprio nariz, mas se preocupa em como Brianna e Jeff ficarão após a sua partida e nos ensina muito de como tratar crianças, não devemos tratá-las como um ser sem inteligência, mas ser sinceros ajuda.

julinha_wtf 21/12/2023

O que dizer?
Tem que ter muito cuidado no período que você vai ler esse livro, mas me fez refletir muito o como desvalorizamos nossa vida, desperdiçamos em coisa fúteis e brigas bobas que no final nada disso importa.
espero que a Bri esteja bem e lendo os cartões da sua mãe como forma de amor.

Poliana142 08/12/2023

Um livro que fala sobre como viver.
Iniciei a leitura com a ideia de que seria um livro sobre a morte e só sobre ela, mas a autora nos passa uma incrível lição sobre a vida, ela nos ensina a escolher viver cada dia. O livro me deu muita vontade de viver a vida que tenho hoje e não simplesmente me entregar a ideia de que posso viver o futuro, assim deixando de lado tudo oque tenho hoje.

Luciane 05/12/2023

Para depois que eu partir
Para depois que eu partir, conta a emocionante história da vida de Heather, que aos 33 anos foi diagnosticada com câncer de mama.
Com uma filha pequena para criar, ela se viu no meio de um turbilhão de emoções. Contava com o apoio de seu marido Jeff, de amigos e família. Heather teve que fazer uma cirurgia chamada mastectomia dupla, que consiste na retirada das duas mamas, e começou uma série de tratamentos para combater o câncer, principalmente quimioterapia. Infelizmente o tratamento não surtiu o efeito esperado e a doença estava com metástase nos ossos. Heather foi informada pelos médicos de que teria no máximo 2 anos de vida. Nesse momento ele teve que ser forte, para poder aproveitar os últimos momentos que teria com a família. Com a intenção de participar da vida da filha, mesmo que postumamente, ela decide escrever cartões com mensagens para os dias importantes que a filha terá e que ela não estará mais presente. Seu primeiro dia na escolinha, seu primeiro namorado e para dias tristes.
A história é muito impactante e infelizmente é uma realidade que qualquer um de nós está sujeito a passar. Nos mostra que a vida é uma incógnita e não sabemos quando chegará o dia de deixá-la.