Jogos Vorazes - A Trilogia

Resenhas -

Luaa_ 24/11/2021

Voraz!
(2018)
Essa trilogia é uma das minhas preferidas!
Penso em Jogos Vorazes como uma trilogia que vai marcar a sua tragédia na leitura distopica e ficcional, porque depois que você o lê, sempre comparará outros livros do gênero com ele. Por vários motivos...
Entre eles estão a história, que é estruturada de forma progressiva e constante, o universo criado por Suzanne, que é super bem explicado e contextualizado, os personagens, que são fortes e bem trabalhados, e a leitura, que acontece de forma fluida e voraz.
Além de todos esse pontos positivos está a adaptação e o Peeta, porque (vamos combinar) uma das melhores adaptação que existe é a de Jogos Vorazes e o melhor personagem é o Peeta!
Bom.. espero que todos tenham a experiência com Jogos Vorazes como eu tive a minha! ?
Bia 24/11/2021minha estante
Jogos Vorazes é incrível!!!!! ?

Julia3899 24/11/2021minha estante
Perfeitos!!! Foi praticamente minha primeira leitura na adolescência e lembro como se fosse ontem hahahah já leu A Cantiga dos Pássaros e Serpentes? Apesar de tudo achei sensacional conhecer a história do Snow anos antes dos Jogos Vorazes acontecer

Luaa_ 24/11/2021minha estante
Ainda não li o livro de Snow. Estou com um pouco de medo, para falar a verdade. Sempre fico desconfiada quando o autor resolve lançar um livro depois de anos que lançou o livro principal, mas vou ler A cantiga dos Pássaros e Srrpentes assim que tiver a oportunidade! Você deu quantas estrelas para ele?

Julia3899 25/11/2021minha estante
Dei 5 e adicionado aos favoritos hahaha eu também estava desconfiada sobre esse livro mas me surpreendi muito! Mas pelos comentários do livro é aquele que você ama ou odeia

Bruna 16/01/2022minha estante
Lua esses são o 1,2,3 livro?

Ou é uma continuação?

E aí que tudo começa?

Luaa_ 16/01/2022minha estante
Essa é uma trilogia. O primeiro livro é "Jogos Vorazes", o segundo é "Em chamas" e o terceiro é "A esperança". Eles ficaram juntos aí, porque eu adicionei o box.

Obrigada mais uma vez @Luaa

Luaa_ 16/01/2022minha estante
Eles são MARAVILHOSOS!!! Sério! É uma distopia. A classificação dele é de 12 anos.

Bruna 16/01/2022minha estante
Mds você sabe tudo que eu vou perguntar! Rs
Outras perguntas pra eu começar a ler e só comprar esse BOX então?!

Luaa_ 16/01/2022minha estante
Sim!! Esse box já vem com os livros, principais, da trilogia. Recentemente a autora lançou um livro extra, mas você não precisar o ler para entender a história.
Pode perguntar sempre que tiver alguma dúvida! Fico muito feliz em ajudar!! ?

Luaa vc é de maisssssss

Bruna 16/01/2022minha estante
Já leu a cinco passos de vc?

Bruna 16/01/2022minha estante
Eu vi o filme é quero muito ler o livro

Luaa_ 16/01/2022minha estante
Já sim!!! Eu sou completamente apaixonada nesse livro!!

Luaa_ 16/01/2022minha estante
O livro é tão bom quanto o filme. É extremamente emocionante!

heydavii 10/02/2022minha estante
Amoo essa saga!!

ðª lolo 18/03/2024minha estante
Incrível, a escrita da autora é ótima, os detalhes aprofundados e a sensação deles dentro da arena passa para o leitor.

Lu Lulu 29/03/2024minha estante
Jogos vorazes. 4 livros incríveis escritos pory Suzane, brilhante, contemporâneo, rápido, técnico, tudo em um livro só. Uma distopia, cheia de emoção, e principalmente no 4 livro, é possível perceber que nem tudo é o que parece, não podemos julgar os personagens pelos primeiros livros

Thiago.Matos 30/11/2020

Recomendo a todos esta edição maravilhosa e "Que a sorte esteja sempre a seu favor"
A Trilogia "Jogos Vorazes? marca a volta do gênero distopia para os livros nesta década fazendo com que mais livros de mesmo gênero seja lançado com mais frequência. Vemos uma escrita muito bem construída e de fácil leitura pela autora, personagens muito bem construídos, ganchos entre um capítulo e outro, aquele gostinho de quero mais e uma série de questões reflexivas ao final da leitura: "Somos ou não capazes de mudar a realidade?" "A mídia entorpece de forma negativa ou positivamente?" "A alienação está presente em minha vida?"

Vanessa 22/01/2013

Apaixonante
Por medo de ser mais uma patifaria igual a trilogia Crepúsculo, assisti primeiro o filme e me decepcionei, queria muito mais, queria saber mais a história e por isso li os livros.
Os livros são apaixonantes, envolventes e surpreendentes. Eu jamais esperei o desfecho que li e adorei.
Eu penso que esse é um livro que agrada vários gostos, já que nele tem ação, drama, romance, suspense, etc.
Recomendo muitíssimo.
Igor Almeida 07/12/2013minha estante
Eu gostei mais dos filmes que dos livros. Estes foram escritos em primeira pessoa pela katniss, ou seja, ficou cheio de mimimi adolescente. A história é interessante, sem dúvida, mas não gostei do modo como foi contada, ou seja, da a mistura entre contar a história e o sentimentalismo dela com peter e gale.

Alice 09/08/2022

INCRÍVEL
Eu adorei essa trilogia desde o primeiro livro. A autora é muito inteligente e criativa, ela sabe escrever os sentimentos dos personagens muuuito bem, a ambientação, o mundo que ela criou é muito rico em detalhes e fictício, mas ao mesmo tempo se assimila a nossa realidade em vários pontos, desde a fome à tirania.

Meu ranking é:
1°: Em Chamas
2°: Jogos Vorazes
3°: A Esperança

Todos eles são incríveis, eu só coloquei a Esperança em 3° porque foi o que eu achei mais lento, fora isso ele é tão bom quanto os outros.

Recomendo muuuito essa série!!!

Júlia 23/02/2023

Nunca mais serei a mesma
Eu literalmente devorei essa distopia, me prendi tanto a história que não conseguia fazer nada além de ler. Mesmo agora, após um mês desde que terminei A Esperança, continuo relembrando cenas em minha mente e lidando com vários sentimentos que elas me fazem ter.
Posso dar a certeza que não sou mais a mesma que era antes de ler Jogos Vorazes, e que arruinei todas as possíveis leituras de distopia que eu viria a ter no futuro porque sei que de agora em diante vou ficar comparando com essa trilogia.
Um universo completo, com críticas bem precisas e atuais (mesmo após uma década de escrita) e personagens com trajetórias muito bem desenvolvidas. Suzanne entregou tudo com esses livros.
Queria mencionar aqui também que o Peeta é o meu amorzinho e que eu ainda não superei!!!
iisa7 23/02/2023minha estante
Eu tô louca pra ler essa trilogia, assisti todos os filmes e fiquei completamente obcecada (ainda não superei). Ler seu comentário sobre a trilogia me deu coragem para começar a ler, muito obrigada!!!

Júlia 23/02/2023minha estante
ai vale muito a pena, eu nunca tinha visto os filmes então foi algo 100% novo. Mas posso dizer que muda bastante do filme pros livros e que você vai gostar ainda mais deles depois de ler!

Estela 07/06/2021

Um livro conforto que não deveria
A trilogia jogos vorazes me encantou desde o primeiro momento , quem gosta de livros com guerras com certeza vai adorar porque o que mais tem nesse livro é guerra e romance . Você terá odio de um monte de pessoas , e vai amar um monte . Eu sugiro assistir o filme depois pois é uma adaptação maravilhosa mas da mesma forma tem coisas muito interessantes do livro que tiraram . A por favor depois que você ler se estiver afim de começar uma rebelião seja a kat não o gale , e me chame .

Bruna 13/04/2023

Obra prima
Li a saga toda de uma vez e fiquei atordoada e completamente maravilhada com a escrita da Suzanne, ela conseguiu criar esse universo tão único e tão fascinante de Jogos Vorazes.
Sinto que nada que eu ler de agora em dia vai ser da mesma forma.
A genialidade dela com os detalhes desse universo. A forma humana que ela retrata as dúvidas da Katniss e também os traumas dos personagens. Tudo isso, é claro, reforçado por uma adaptação impecável. Os filmes da saga conseguem trazer o que há de melhor dos livros e ainda melhorar o que não estava muito em foco.
Tudo nessa história é perfeito e é claro que favoritei.

Lara.Esparta 23/01/2023

Há muito tempo uma avaliação não ganhava mais de 4 estrelas
Na minha opinião, ler livros depois de assistir as suas adaptações de cinema é muito mais legal. E não foi diferente com a trilogia de jogos vorazes. Amo absorver os detalhes que são deixados de lado nas gravações mas que fazem TODA a diferença em suas versões escritas. Senti um pouco mais de dificuldade de foco no terceiro livro, mas nada que tenha tirado a fissura que eu fiquei na minha primeira leitura iniciada em 2023.

will 08/10/2022

Trilogia Jogos Vorazes
Como a própria autora do livro menciona, cada um que lê o livro se identifica mais com um aspecto da história do que com outros, devido o meio social e experiências já vividas por cada um. As pessoas podem ver Jogos Vorazes como uma historia de superação, de demostração do poder feminino, de enfrentamento à uma ditadura ou uma história de um triângulo amoroso.

Falando em triangulo amoroso, no filme ele é muito mais evidenciado e mais presente do que no livro, mas já que tocamos no assunto acho que o Peeta, o garoto que vai com ela para a arena, é quem merece de fato ficar com ela? Ele entende muito melhor a situação dela e realmente demonstra amor de verdade, enquanto o Gale que é o amigo desde a infância da Katniss parece ter um amor mais de amizade e cuidado!

Mais uma vez o último livro de uma série é divido em duas partes para ser passado no cinema? Eu acredito que não seria necessário. Apesar da história ser rica em detalhes importantes, acho que podeira ser feito um filme de três horas ou mais e os fãs da saga assistiriam sem problema. Mas o lucro sempre fala mais alto? O que se torna bastante contraditório se pararmos pra pensar no que defende a história do livro! Mas, continuando?

Quando eu terminei a história eu fiquei com um sentimento bem triste, não de apego aos personagens, mas pelas circunstâncias que a história terminou e pela percepção que tive da história que foi mudando conforme eu lia? Mas de qualquer forma os pensamentos que ficaram mais fortes pra mim na última página foram: Quando se está em uma guerra, ganhando ou perdendo, nada volta a ser como era antes e as consequências são inimagináveis; Eu já achava a Katniss um pouco perturbada no começo do livro, e no final mais ainda! Sem contar o fato de que as únicas pessoas que ela realmente amava eram seu pai e sua irmã? SÓ! Por mais que ela queira os sentimentos que ela mais tem são medo e dúvidas?

Mas no geral é uma boa história, nos faz pensar em várias coisas e perceber diferentes pontos de vista da história!

clara 12/12/2023

Essa trilogia é simplesmente uma das minhas preferidas!! amei a história e me apeguei muito aos personagens. o final foi meio arrastado, mas me emocionei muito com os sentimentos da katniss e com a mensagem que o livro passa de que a vida pode voltar a ser boa mesmo depois de tantas perdas.

aishanerdyy 05/03/2022

De ressaca como se tivesse bebido com Haymitch
Simplesmente amei essa trilogia! Uma das minhas favoritas, a história é fluida e te insere dentro do livro. Os personagens são extremamente bem elaborados e agora amo cada um deles.

O melhor desse livro é que ele retrata uma situação que infelizmente ocorre em muitos países, uma ditadura opressora e a busca dos cidadãos pela liberdade e pelo direito de viver!

É impossível escolher um livro favorito, os três se complementam maravilhosamente bem! E eu não sei na edição de vocês, mas no meu box veio um pôster, que vou colar no meu quarto para dizer que tenho orgulho de ter lido Jogos Vorazes, e que estou do seu lado, Tordo.

Ismenia.Ir 04/04/2021

Trilogia Jogos Vorazes
Gostei muito dos filmes mas não curtir a leitura. Por várias vezes pensei em abandonar, mas como não gosto fazer isso conclui a leitura sofridamente.

Luiza 07/03/2022

Mano q trilogia perfeita, katniss aquela gsts arrasou
Muito madura tá doido e ainda tendo os atores do filme como personagens e usando-os no livro ficou incrível

Juju 02/02/2021

Bem,como definir a trilogia jogos vorazes? Eu diria INCRÍVEL. Esses livros são de ficção científica,e como grande fã desse gênero decidi ler a trilogia,e fiquei impressionada com o quanto esses livros são bons. Aí vai a sinopse para vocês:

A história ocorre em um futuro pós-apocalíptico e é narrada em primeira pessoa pela personagem Katniss Everdeen. O enredo do livro se desenvolve sob a sua rotina e sua relação com o melhor amigo, Gale (que possui um amor platônico por ela), a irmã Primrose e sua mãe. Sua moradia é o ?Distrito 12?, uma região de um país de nome Panem. Comandados a mãos de ferro pelo presidente Coriolanus Snow, os cidadãos, com exceção dos da Capital, sofrem há 74 anos com a permanência dos chamados ?Jogos Vorazes?, uma batalha televisionada na qual todos os participantes devem lutar até a morte. Tudo começou após uma rebelião dos distritos lembrada como os ?Dias Escuros?. Anteriormente, havia a existência de 13 ramificações. Com a oposição das regiões contra a Capital, o décimo terceiro distrito é exterminado e os jogos são instituídos.Para a participação nos ?Jogos Vorazes?, é realizada uma seleção específica chamada ?Colheita?: jovens de 12 a 18 anos são sorteados, um menino e uma menina de cada distrito.
Eis que o destino impõe a Prim a participação como representante de seu distrito. Contudo, Katniss decide proteger a irmã e a substitui.
A partir daí, tem-se um desenrolar de acontecimentos, que vão desde a relação romântica de Katniss com Peeta, o tributo (como são chamados os participantes da competição) masculino de seu distrito, até o confronto com a Capital. Tudo é envolto pelo furor da mídia, com seus flashes e caracterizações caricatas dispostas a mascarar uma realidade repugnante diante dos olhos de uma população entorpecida.

A escrita da Autora é bem leve. Os dois primeiros livros eu daria 5/5,mas ?A esperança? me decepcionou um pouco...Confesso que coloquei muita expectativa no desfecho da história e não gostei tanto,pois a narrativa fica um pouco entediante,por isso eu daria a nota 4/5 para este último livro da trilogia.