Dezesseis Rachel Vincent

Resenhas - Dezesseis

Daniel Miguel 29/05/2020

Dezesseis - Rachel Vincent
"A natureza está repleta de beleza, mas nós não fomos feitos pela natureza. Fomos feitos pelos geneticistas - Cientistas do Departamento de especialistas, que sabem como montar o DNA humano como um pedreiro monta prédios, juntando cuidadosamente os componentes necessários até que o resultado tenha a forma e a função desejadas."

Uma distopia maravilhosa com uma sociedade onde as pessoas são produzidas geneticamente e clonados, grupos de milhares com o mesmo rosto sepadados para desempenhar uma função específica ao qual nasceu para fazer. Temos como personagem principal a Dahlia 16, uma agricultora hidropônica que vai percebendo que talvez nem todos sejam tão iguais e perfeitos assim. Ela acaba ficando presa em um elevador com o Cadete Trigger 17 que acaba mostrando uma nova visão daquele mundo para Dahlia 16.

Presos, sem energia e com as câmeras de segurança sem funcionar, Trigger 17 instrui ela a se acalmar já que a mesma acaba entrando em pânico, ele fala com ela e distrai ela. Porém existe uma regra que ninguém de divisões diferentes podem conversar... Depois desse capítulo do elevador tudo muda na vida da Dahlia 16, vários questionamentos chegam a tona e ela começa a sentir coisas que não deveria sentir até pensa que está com defeito que talvez possa ser um clone defeituoso.

Em meio a tanta ressaca literária esse foi o livro que me tirou dela. É incrível descobrir mais sobre esse mundo distópico junto com Dahlia 16 a cada capítulo, a forma como tudo vai se expandindo, descobertas novas que faz com que a gente fique de boca aberta acabam aparecendo para nos mostrar que nem tudo é oque parece ser. Um ótimo livro, indico super, mas tem um final de endoidar que te deixam com várias perguntas para serem respondidas mas que no momento não podemos obter as respostas, porque na verdade esse livro é o início de uma série e a editora ainda não se pronunciou sobre o segundo livro. Espero que publiquem logo porque eu amei demais essa história e tem tudo para ficar melhor ainda.
Giih.Souza 13/01/2021minha estante
Sabe me dizer quantos capítulos o livro tem?

Ju Rodriguez 25/06/2021minha estante
Esse livro ele é perfeito ?

Daniel Miguel 28/06/2021minha estante
Simmmm, demais ?

Raabe 24/07/2021minha estante
já lançou o segundo livro?

Aline 26/08/2021minha estante
Já lançou faz tempo o segundo livro, o problema é que a editora não vai trazer para o Brasil pq o primeiro livro não teve o repertório desejado. Infelizmente vamos ficar sem saber o resto da história..

@vcdisselivros 02/08/2023

É sobre isso
Comentário - Dezesseis

Decepção define o leitor que vos fala!

Quem acompanha as resenhas sabe que não costumo fugir do meu formato de texto, mas hoje a avaliação será resumida.

Dezesseis não é ruim, mas deixa a sensação de reciclar obras como O doador de memórias, Divergente, Jogos Vorazes, e outros do gênero.

Até então tudo bem, a autora consegue dar um novo tom ao casal principal, mas é pouco para sustentar a premissa. Ainda que tudo aconteça bem lentamente, o livro convence, o universo criado não é difícil de compreender e você quer saber onde vai acabar, então a parte chata é descobrir que no auge ele acaba!

Descobrir você dedicou tempo a um livro que é interrompido assim, sem mais nem menos, é decepcionante, principalmente por no fim ver que no Brasil a trilogia se encerra no primeiro livro.

Dificilmente uma obra publicada em 2017 terá continuação por aqui, então caso queira saber o final, será necessário ter conhecimento em inglês, de modo contrário passe batido e não perca seu tempo com ele, conheça outras obras que estejam "completas" ou pegue para ler aquele livro que está fazendo aniversário na estante.

Aelita Lear 13/01/2021

Bem criativo e bem construído
Ai, quando vejo esse livro, me dá dor no coração. Queria ele por séculos e um dia achei ele naquelas feirinhas de 10 reais. E NÃO COMPREI!! Pois tinha certeza que já tinha kkkk. Maaaas, pelo menos consegui ler pelo Unlimited rsrs.
Mas vamos ao livro!! A estrutura criada é muito inteligente e envolvente. O nome das personagens, a forma com que tudo acontece... Fiquei fascinada. Distopia de primeira. Amei demais e recomendo a leitura!!

Gabi 29/08/2021

Achei que o livro enrola muito no começo e no final.. o meio prende um pouco.. mas o problema maior foi que pensei que ia me fazer refletir mais sobre o assunto, mas acabei me deparando mais com uma historinha de sessão da tarde :(

enna 05/10/2021

Dahlia e Trigger amor eterno
Eu amei esteeeee!!! Depois de estilhaça-me, descobri que eu amo ler sobre distopia. Esse livro começa meio confuso, mas ao longo das páginas as coisas vão se desdobrando e vamos descobrindo junto com a Dahlia que, no fim das contas, nada era realmente como ela pensava que era. Quero o segundo livro logo pra continuar essa história, porque o final dela também foi ??

Fox.017 27/02/2024

Não é o melhor das distopias, não achei a escrita tão boa, é bem simples na verdade, para adolescentes mesmo; mas a ideia geral do livro é muito boa! Dá pra passar o tempo.
E pra avisar, o ruim é que o livro termina sem fim, tem continuação e pior é que não tem tradução. Mas consegui traduzir pelo Calibre!

LetAcia.StApp 21/07/2023

Quero a continuação
Gostei muito, a história e escrita fluem bem. Amei os personagens e os acontecimentos.
Mas o final acabou comigo, preciso saber o que acontece e não tem a tradução da continuação ?

Nini 21/03/2021

Amei!
Primeiramente gostaria de dizer que fui SUPER TOMBADA! Eu li o livro achando que era único e quando cheguei no final eu tava assim ??? mas, amei o livro!! A história é envolvente e gostei muito da escrita da autora. Estou ansiosa para ler a continuação!

Erica 13/10/2021

Dezesseis
"Está claro que tenho um defeito. E o mundo não tem lugar para defeitos."

Comecei esse livro sem muitas expectativas mas me surpreendi demais, nunca tinha lido nada parecido.

Dahlia vive em uma cidade em que as pessoas são criadas em laboratório e existem milhares de outras meninas idênticas a ela. Todas treinadas desde a infância para um determinado trabalho e ensinadas a seguir regras extremamente rígidas para garantir a glória da cidade.

Ninguém pode tomar decisões por si, todos os idênticos vivem a mesma vida, com as mesmas experiências, até que Dahlia encontra Trigger, que é de outro departamento, e começa a questionar tudo o que nunca permitiram que ela vivenciasse durante a sua vida, colocando em risco a vida de todas as suas idênticas.

Fiquei muito surpresa com tudo o que aconteceu depois disso, tinha milhares de teorias, mas não imaginava que as revelações seriam tão inesperadas. O livro terminou de um jeito que é impossível não começar o próximo imediatamente.

"Não estou nem um pouco disposta a morrer [...]. Não estou cansada de viver. Não estou cansada de saber, de descobrir, de sentir, ver e tocar. Não estou cansada de existir."

Thay 04/05/2021

Dahlia
Surpreendente bom. Eu já esperava que fosse gostar por simplesmente amar distopia, porém o plot twist no final fez tudo valer.
Como explicar o choque que aconteceu, eeurecebi um monte de informações sobre o que está acontecendo e fui montando, no final errei tudo que acreditava está certa e fui surpreendida com algo melhor e que fica como uma reflexão pra mim.
É um livro com uma crítica social forte e que colocada de forma tão dura e surpreendente que coloca o leitor nesse lugar de surpresa e pensamento.
Sobre os personagens, no começo odiei a falta de personalidade da protagonista, mas fui entendendo, ela foi criada pra ser assim, ela não era um indivíduo, ela era uma célula compartilhada com outros e precisava lidar com essa coisa de ser igual seis clones, nesse momento que me apaixonei, foi muito bom ver ela se entendendo como pessoa única e a partir disso sua personalidade vindo para fora, como uma flor desabrochando, uma Dahlia.
Por fim, quando romance começou senti que estava indo rápido demais, mas como não seria?? Eles não entendiam o que era aquela sensação ou as motivações para os sentimentos, faz sentido ser rápido e complicado pois até ali para eles não fazia parte das suas naturezas.

desencaixados 08/06/2017

FAVORITEI, AMEI!
Lakeview é uma cidade que funciona como uma máquina, nela todos nascem como robôs e desde pequenos são capacitados para realizar determinada função, tudo é estabelecido a partir de genes que favorecem ao empenho de cada um deles, além disso, os genes influenciam no visual fazendo com que as pessoas nascem exatamente iguais, exatamente como clones. Cada um dos habitantes de Lakeview recebe somente um nome e um número quando é criado, e conforme seu crescimento o número é alterando, assim ajudando a organização e muitas das vezes servindo como identidade — os números indica o ano de cada um.

Dahlia 16 obviamente tem 16 anos e foi criada para ser encaixada na Divisão de Trabalho Profissional e atua na Seção dos Agricultores Hidropônicos — cultivo de planta por meio de água e analisando rigorosamente o pH para o desenvolvimento da mesma —, ela estuda/trabalha junto com outras 20 meninas completamente iguais a ela, mas fora dessa seção havia outras 4.980 clones exercendo outros trabalhos com as mesmas características que Dahlia 16, ao total são 5.000 pessoas fisicamente e funcionalmente iguais, ou não.

Durante uma aula a instrutura percebeu que Dahlia 16 tem um grande dom em controlar o pH das plantações, assim demonstrando mais desempenho que suas iguais. O orgulho é um sentimento que não deve ser demonstrado e nem sentindo entre elas, mas a menina conseguiu controlar, só que algumas regras foram quebradas quando foi convocada para ir ao Departamento de Administração conversar com a administradora da agricultura. Dahlia acaba de ser convidada para ser a futura instrutora da sua área.

A cidade é cheia de regras que nenhum dos habitantes já pensaram em quebrá-las, conversar com uma pessoa diferente de você era uma delas e pela irônica do destino Dahlia não foi capaz de se controlar. Voltando para a aula, ela fica presa dentro do elevador junto com Trigger 17, um cadete que estava bem próximo de passar para o treinamento adulto. Ingenua e não acostumado com o ocorrido Dhalia 16 começa a ficar desesperada e não consegue controlar a voz, mas Trigger conversa com ela fazendo-a ficar tranquila e a partir desse momento uma regra acaba de ser quebrada e um novo sentimento despertado. Em Lakeview quebrar as regras e não andar conforme seus criadores estabeleceram nos genomas é motivo de morte, se um quebra as regras todos iguais são considerados uma anomalia e uma grande ameaça para a cidade, assim concluindo na morte de todos para manter tudo em ordem na perfeita e desenvolvida comunidade.

Inconformada pelo que estava sentindo por Trigger 17, Dhalia passa a viver distraída com os pensamentos longes se perguntando quando reveria o cadete que a ajudou sem pensar nas consequências, mas essas distrações acaba agravando na “vida” social da pobre garota e conforme o desejo de saber mais a atingia, ela procurava saber mais, assim quebrando várias diretrizes. O resultado dessa “rebeldia” é totalmente revelador e da maneira mais rebelde Dahlia 16 consegue quebrar mais regras e descobrir muitas verdades que cegaram todas suas iguais por muito tempo.

"Na verdade, anseio pelo toque de recolher todas as noites, na esperança de sonhas com Trigger 17. Só nos meus sonhos podemos nos encontrar e olhar um pouco para o outro com impunidade. Mas Poppy está tentando ajudar a explicar meu comportamento. (página 39)"

Dezesseis é o lançamento de Junho da Universo dos Livros e foi escrito pela Rachel Vincent. Assim que fiquei sabendo sobre a obra um grande interesse me atingiu com força, principalmente pela frase que tem na capa “Em um mundo em que todas são iguai, ela ousou sair do padrão”, cheguei até fazer uma apresentação do livro no site e disse as minhas expectativas. Com fome de distopia, eu e a Marcella do Instagram Ler_Sim_Ler_Sempre decidimos fazer a leitura juntos, como forma de uma maratona.

Como disse nas minhas expectativas, achei que a obra iria abordar muito sobre o padrão estabelecido pela sociedade, mas infelizmente ou felizmente não foi exatamente isso que encontrei na história. Dezesseis têm várias críticas sociais, mas está longe de criticar os padrões da mídia, então se você teve um grande interesse pela obra pelo mesmo motivo que eu, pare com isso, mas só não pare de ler a resenha, porque eu tenho a certeza que temos motivos importantíssimos para você realizar a leitura da mesma.

Durante a leitura do livro eu consegui assemelhar alguns fatos ocorridos com a Alegoria da Caverna, que é um método filosófico criado pelo filósofo Platão — fala muito sobre você deixar de ser alienado, deixar de acreditar naquilo que você vê e correr atrás das verdades, mas na alegoria as pessoas descobriam a verdades e quando iriam contar para os amigos acabavam sendo mortas, porque seus amigos não acreditavam e avisavam à “força total” — É claro que em Dezesseis não temos esse mito criado por Platão, mas a forma que Dahlia 16 começa a deixar de acreditar na essência daquilo que sempre acreditou acaba sendo muito semelhante ao mito, pois ela aprende muito com Trigger 17 e sempre corre atrás das verdades na prática, mas infelizmente não podia contar para suas amigas, porque qualquer uma delas contariam para a instrutora e resultaria em muita morte.

Rachel Vincent fala muito sobre comemorações e costumes fúteis e sem relevâncias, principalmente sobre festas que envolve bebidas, jogos e comidas sem nenhuma finalidade, para que beber e comer sem estar na hora da refeição? Por que jogar sem nenhuma competição relevante? Esses são alguns exemplos que tenho, podem ser fracos, mas acho que vocês conseguiram entender a mensagem que a autora passou.

"A ideia parece excessiva e supérflua. E evidentemente um desperdício. Pessoas comendo e bebendo fora dos horários de refeições prescritos? E jogando sem nenhum motivo, fora de um dia recreação? Qual é o proposito disso? (página 183)"

"— Se... — Não sei como perguntar o que quero saber. — Se você não pudesse falar com essas meninas, você teria todo esse trabalho? Você infringiria as regras por elas? (página 61)"

Além disso, o contato de Dahlia 16 e Trigger 17 é um grande ponto e o foco da história, é claro, tem um romance que vou falar dele em breve, mas o motivo desse romance que é uma grande crítica que a autora fez, pensem comigo: existem 5 mil pessoas como Dahlia, porque somente ela chamou a atenção dele entre tantas outras? A resposta é óbvia, eles não podiam ter contato, mas através do contato e da forma que a menina pensava e costumava ser que chamou a atenção do cadete, ou seja, aparência, roupa e profissão não são características relevantes para você se apaixonar por uma pessoa, muito pelo contrário, o que a pessoa realmente é não reflete no exterior e sim no interior.

Apesar de muitos pontos positivos eu fiquei um pouco chateado com o romance de Dahlia 16 e Trigger 17, tudo aconteceu muito rápido, eles não se conheciam e foi simplesmente por questão de pouco tempo que o amor domou ambos, fazendo-os iniciarem um relacionamento intenso e muito arriscado. É bem complicado e as vezes chato encontrar isso nas histórias, só que não podemos deixar de analisar os fatos quando apontamos o dedo para argumentar determinada situação. Os dois são jovens que possivelmente nunca tiveram contato com pessoas sem ser seus iguais e na primeira oportunidade acabam cedendo pela curiosidade, e foi exatamente a curiosidade por descobrir mais e mais não só do governo, mas também das sensações que eles acabaram gostando um do outro.

Um ponto muito relevante e cuidadoso que a autora teve foi na hora de escolher o nome dos personagens de Lakeview, pois cada um deles tem o nome que envolve algo da sua área de atuação, como: Dahlia/Dalia são flores que dão em uma planta; Trigger é considerado o gatilho de uma arma. Essas características são de todos — ou quase todos — que moram e foram criados na cidade.

A escrita de Rachel Vincent é simplesmente maravilhosa, ela conseguiu criar uma cidade muito real — desde pequenos somos ensinados a sermos perfeitos para viver em uma sociedade perfeita —, até porque nossa realidade não é nem um pouco diferente de Dahlia 16 e todos os outros de Lakeview. A leitura da obra fluí muito rápido, só fiquei um pouco confuso no início para entender como é dividido a cidade, mas rapidinho eu entendi a divisão e engrenei com tudo.

O livro tem a diagramação padrão da Universo dos Livros, eu não encontrei nenhum erro e achei tudo ótimo para uma leitura confortável e tranquila. A capa do livro condiz muito com a história, ela é uma grande metáfora do que vai acontecer, eu só fiquei enganado com a frase de destaque, mas isso foi pessoal e é como eu sempre falo, não julgue um livro pela capa — sou contraditório, porque vivo fazendo isso, risos.

É muito comum vocês saberem que eu adoro os livros publicados pela Universo dos Livros, Dezesseis também está incluso na minha lista de leituras agradáveis e acabou tornando um dos meus favoritos de 2017. O final da história é totalmente chocante, eu nunca pensei que acabaria da forma que acabou e estou ansiosamente ansioso para ter em mãos a continuação e saber o que aconteceu, é perigoso eu nem dormir direito por causa dessa necessidade de saber mais. Então fica a dica para vocês de uma distopia revolucionária e rica em originalidade.

site: http://desencaixados.com/resenhas/resenha-dezesseis/
Clara.Grangeiro 09/06/2017minha estante
Já estava na minha lista para leitura, agora fiquei mais curiosa ainda.

desencaixados 09/06/2017minha estante
Leia, ele é muito bom e estou fazendo um sorteio dele na página do meu blog, hoje é o última dia!

Clara.Grangeiro 09/06/2017minha estante
Não encontrei o sorteio...

Dé (@livroturista - insta) 22/09/2020

Dezesseis - Rachel Vincent
Um mundo onde todos são iguais, feitos para seguir determinado padrão. Dahlia 16, é uma das garotas de olhos e cabelos castanhos, pele clara e inteligentes. Segue o padrão ao qual foi programada, porém um encontro com Tiggrer 17, a faz questionar se ela não é defeituosa. Ou será que ambos são? Assim, de uma hora para outro, um deslize nas regras, colocam todos os genomas em perigo.

Rita 01/09/2021

Tive vontade de ler esse livro
Faz um tempo. Mas n comprei na epoca. Ai eu vi recentemente no kindle unlimited e resolvi ler. Que surpresa. Não consegui parar até terminar. E o plot twist no fim. Tive de ler o segundo volume em ingles porque não foi traduzido ainda. Adorei mesmo. Uma distopia muito fofa.

Giu 09/09/2022

O livro tinha TUDO para ser uma história incrível, mas foi se tornando repetitivo/demorado e isso fez com que a leitura fosse cansativa... No final, ainda, ficamos sem respostas e o livro perde todo o sentido. Apesar disso, consegui me conectar com os personagens e me envolver na história.

Paulinha 14/02/2022

Dezesseis
História muito rápida de ser lida. O mundo dístico do livro é bem interessante e a todo momento eu fiquei querendo obter respostas assim como Dahlia. Trigger é um amorzinho. Amei o desenvolvimento da trama.