O Livro dos Ressignificados

O Livro dos Ressignificados @akapoeta

Resenhas - O Livro dos Ressignificados

Beatriz 15/05/2024

Um livro pra gente ler bem rapidinho e pensar em cada palavra e em como cada uma delas já foi usada na nossa vida, buscamos sempre um significado para tornar algo único ou especial

bebella1 13/05/2024

Gostei do livro, ele é em forma de dicionário e meio que realmente resignifica as palavras. Gostei bastante de alguns, mas chega uma hora que fica repetitivo, aí torna a leitura maçante

Biblioteca Álvaro Guerra 02/05/2024

João Doederlein , que assina com o pseudônimo Akapoeta , se apaixonou pelo poder das palavras logo cedo , Com onze anos , redigiu suas primeiras poesias e , na contramão dos amigos não queria ser astronauta o jogador de futebol quando crescesse.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788584390816

Carol.Salvatore 01/05/2024

...
Livro incrível que me fez chorar de emoção em algumas definições das palavras, que tanto fazem parte de mim e de minhas emoções! tão significativo se identificar com um livro desses, uma leitura rápida e gostosa, com certeza um dos melhores livros que tive o prazer de ler este ano! amei muito! e com certeza ainda pensarei muito nesses poemas e indicarei para outros amigos leitores lerem!

andradevi 30/04/2024

Sintonia
Sintonia (s.f.)
é quando o nosso santo bate. é aquilo que fez a gente ter um mês de amizade e parecer dois anos. é querer ver o mesmo filme. é quando a gente se encontra no mesmo lugar sem marcar. é suspirar ao mesmo tempo. é um aperto de mão entre duas almas. é o som da harmonia entre duas vidas.
é sintonizar na estação de outro alguém.

Leitura tranquila, acalenta o coração. ?

Lumikki 28/04/2024

Um ressignificado do amor, apenas para quem sabe amar.
Nessa criativa obra em forma de "dicionário", o autor trabalha com ressignificados de palavras nas perspectivas mais modernas e contemporâneas. Esses ressignificados têm relação com ex amores, amor próprio, amor platônico e... bom, amor romântico e fraternal num geral.

O livro conta com ressignificados lindos e emocionantes, e admito que no início o li por causa do título, que parecia ser de um livro bem profundo... mas não foi o que eu senti em alguns trechos. Claramente é apenas minha perspectiva pessoal como leitora, mas senti que alguns trechos são tocantes e outros são apenas "superficiais" e "rasos". Contudo, é apenas minha interpretação.

Outra razão para a escrita ter sido lenta e mais cansativa é por um motivo bem simples: não tem como se identificar com um ressignificado que você nunca viveu. Se você não viveu um amor romântico, términos, entre outras aventuras amorosas, não tem como absorver muitos da intensidade desse livro. E infelizmente esse é o meu caso, sou completamente distante dessas experiências e essa obra não é do tipo que faz você sentir coisas que nunca viveu, e sim faz você intensificar e observar aquilo que já faz parte de você.

Então indico este para as pessoas experientes e aventuradas na arte de amar e recomeçar. Para aqueles que apenas leem e sonham com o amor, talvez essa não seja a obra certa.

Livia.Gualberto 26/04/2024

Esses são os livros de poemas nacionais do séc XXI?
Primeiramente, senti que esse livro foi uma experiência exaustiva e forçada. Apesar de ser uma leitora que não sossega até chegar ao fim da obra para ter todo os detalhes em mente para discutir com outras pessoas, eu quase dei o braço a torcer e abandonei. Visível linguagem cotidiana, metáforas de amor e um tanto de palavras que poderiam ser escritas em um poema só, mas que foram forçadas e esticadas para caber em um livro. Um apanhado de experiências pessoais foram expressadas nos poemas, porém são pouco ou complemente inexpressivas e que não dão oportunidade do leitor se conectar com texto (Quem são todas essas pessoas que ele mencionou nos poemas? Não deveríamos saber quem são? Se não, porque foram nomeadas?. Por que todas as estruturas dos poemas se baseam no jogo 'O que é o que é?. Qual é a relação lógica entre sentimentos, coisas, astros ou conhecimentos de serem reduzidos a membros de família como 'mãe, pai, filhos, primos, avós'?. Onde é encontrado o processo de ressignificação do livro? Foi apenas através da vida e experiências do autor, ou o leitor fez parte?. Todas e muitas outras indagações minhas foram aparecendo ao longo da leitura. Enfim, não entendi a proposta do livro, apenas me soou como um apanhado de materiais que se conectam fracamente, na qual o autor escolheu e os fez encaixar ao seu modo.

martinho.bia 25/04/2024

Um livro de poesia ressignificando diversas palavras com poemas maravilhosos e a leitura tem um grau extraordinário de leveza e sutileza. Vale a pena ler e se envolver em cada palavra traçada.

Tainá 25/04/2024

Levinho
Livro levinho, a leitura flui super bem, os textos são muito muito bons. Mas até aí zero surpresas, uma vez que já conhecia a escrita do autor pelo Instagram, as referências que ele faz ao longo do livro me pagaram demais. O livro me salvou da ressaca literária, simplesmente amei e já quero ler outros do mesmo autor.

Analu 16/04/2024

Ressignificando a minha forma de pensar?
Marquei, chorei, grifei, anotei, ri e ressignifiquei.

??Foi o primeiro livro que eu li desse autor e confesso que me surpreendi. A leitura flui muito rápido e as vezes é necessário ate voltar para processar o que acabou e ler.
??Esse estilo de escrita é maravilhoso, tanto que ate comprei outro livro dele.
??Me fez pensar sobre coisas que eu nunca tinha visto por outro ponto de vista e me fez entender melhor como ressignificar a vida e o meu modo de pensar e refletir sobre algo!
??Eu senti vontade de postar cada pagina que eu achava interessante, tirar fotos e escrever nos lugares. Todo mundo deveria ler o livro dos ressignificados.

Butterfly ⨠29/03/2024

Esse livro é lindo demais, tem uns trechos que você sente vontade até de tatuar, lê com calma e pensa nos ressignificados, vale muito a pena e faz você sorrir a cada página, eu recomendo muito!!!

Lunna320 28/03/2024

Antes eu lia de forma aleatória. Acredito que é um tipo de livro que deve ser lido de pouquinho em pouquinho prestando bastante atenção aos seus significados e a forma que ?digerimos? isso.

Heitor211 18/03/2024

Uma nova forma de ver o mundo
Gostei bastante dos primeiros capítulos, ao longo fui achando um pouco arrastado, quem sabe poderia ser um pouquinho menor e com um pouco mais de profundidade? mas achei uma leitura leve e gostosa pra fazer antes de dormir e ao acordar!
Livia.Gualberto 26/04/2024minha estante
Foi realmente muito superficial. Concordo contigo. :)

bellehn 11/03/2024

Amei
Tô com muita preguiça de fazer resenha, mas ok. eu absolutamente amei esse livro. a escrita simples dele e seu formato de verbetes fazem com que até pessoas que não curtem muito poesia(tipo eu) consigam entender e aproveitar os ressignificados. vale super a pena e é lindo. ele veio no momento certo da minha vida e facilmente virou um favorito.
Samanta.Arrais 21/03/2024minha estante

Isabelle333 05/03/2024

Livro dos ressignificados
Simplesmente amei
Livro de fácil leitura , tanto que terminei em apenas um dia
Minha primeira impressão foi de que alguém apaixonada que estava dando novos significados para as palavras.
Alguns ressignificados acabou realmente me tocando na alma
Gente , leiam ! Tenho certeza que essa livro irá falar em alguma parte com cada um de vocês