Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

Dud413 28/05/2024

Eu particularmente sou apaixonada pela cultura gótica e tudo que a envolve, incluindo a literatura. Contudo estava com bastante expectativa no livro e foram todas muito bem supridas e alimentadas, gostei muito da trama e diferentemente do que u já vi pessoas falando ,a linguagem formal do livro não me atrapalhou em nada na leitura. Um ótimo livro para quem gosta de Sáficas e ama histórias com vampiros

Juliana2496 27/05/2024

Muito gostoso de ler
Lendo esse depois de Drácula, fui transportada imediatamente para aquele mundo novamente. Stocker realmente bebeu dessa fonte, muitas semelhanças, mas ambas tem seu valor. Aqui é uma história breve, e mais romantica do que assustadora. Quem diria que a primeira história de vampiro no mundo ia ser de uma vampira lésbica, eu amei kkkkkk obviamente a literatura clássica tem seus lirismos, mas nada difícil.

Mika.Castro 27/05/2024

Carmilla
Bom esse e um livro pelo qual eu tinha bastante expectativa porém , minhas espectativas n foram atingidas, o livro possui uma linguagem muito formal e pra mim que não sou acostumada com esse tipo de leitura acaba que ficou muito ruim de ler pq muitas das palavras eu n sabia oque significava, agr sobre as histórias pelo que li e consegui compreender Carmilla e uma vampira lesbica que atacava e matava mulheres, pra satisfazer seu desejo de sangue. Já na história do vampiro eu n entendi nada, não sei se esse e um livro que eu voltaria a ler, pq eu realmente n consegui compreender quase nada.

Gabi 27/05/2024

Muito bom! Demorei pra ler mas adorei, bem curtinho e envolvente. Sou suspeita para falar pois ando na vibe de vampiros.

Gabilela 26/05/2024

Tenebrosamente apático
O livro por si só é bem audacioso. Pensar sobre um possível envolvimento lésbico entre duas moças jovens no século XIX. Entretanto, o que me pegou nesse livro foi as relações entre a protagonista e Camilla, um envolvimento de teor romanticamente apático, eu diria, que nos leva a pensar em uma atmosfera realmente vampiresca e gótica.

icynight. 25/05/2024

"Camilla" de Sheridan Le Fanu e "O Vampiro" de John Polidori
Fiquei encantanda com a beleza do livro. Com suas imagens, artes e cartas, nos traz as histórias dos primeiros vampiros que o mundo conheceu. As informações históricas que temos sobre esses seres são espetaculares e por vezes, eu mostrava mais interesse nesses momentos do que os de foco narrativo.

Nessa obra gótica temos Carmilla, a primeira vampira femme fatale, que traz principalmente para a cultura popular, o caráter enigmático, as habilidades sobrenaturais, o erotismo e a linhagem nobre do vampiro. Já em "O Vampiro", um conto, surge as características que impregnam a imagem desses demônios até hoje, como um ser aristocrático que ataca entre a alta sociedade. Com este livro também acabei por descobrir que "Drácula" de Bram Stoker surgiu inspirado nas ideias vampíricas de Carmilla.

O interessante é que este livro agrega um conhecimento sobre o Lorde Byron, que é o poeta que mais influenciou a segunda geração do romantismo brasileiro. As cartas que se referiam a esse lorde destacam muitas das características dessa segunda geração, marcada pelo pessimismo. Dentre as duas histórias, a minha favorita foi obviamente Carmilla, pois enquanto o lia consegui ficar ansiosa igual a Laura e podia sentir a batalha interna que a inocente jovem travava em sua mente em relação a erótica e manipuladora Carmilla, a vampira de Karnstein.

Feijoada.lesbica 24/05/2024

Esse foi o primeiro livro de literatura gótica que li, e não me arrependo

Gosto muito do conceito do vampirismo bicha má. Como carmilla não era considera uma figura humana isso acabou burlando as normas estritas da época fazendo com que o homoerotismo prevalecesse, um deleite de fato
Mesmo com suas problemáticas,gosto desse livro

Mariana.Laila 24/05/2024

Carmilla..?????
É uma história interessante, pelo fato de contar uma história sobre uma vampira do século XIX que é lésbica, mas...é uma história que fiquei bem confusa no início, eu não conseguia me situar muito bem, só vim entender melhor um pouco mais pro final da história...

No geral, eu gostei e é um livro bem rápido de ler...

iorimarch 24/05/2024

é um livro curto, porém fascinante.
a ousadia presente no contexto da história é totalmente transmitida pela narrativa, com um toque de suspense, que instiga, e que prende.

Tsuki 22/05/2024

A escrita é um pouco complicada, pra alguém que não tá acostumado com livros mais antigos, igual a mim, mas ainda é cativante. A história em si é interessante e é meio estranho pensar que foi escrita há tanto tempo, a única coisa que não gostei tanto foi o final, não explicar exatamente o que nao gostei, só sinto que esperava algo diferente

babycherin 21/05/2024

é um bom livro pra começar a entrar no mundinho da literatura gótica. a escrita é bem fluída e fácil de entender. a atmosfera de horror criada é muito boa e o clima de suspense que perdura maior parte do livro também. amei muito a personagem da Carmilla e todo o mistério em volta dela, por mim ela podia ser a protagonista, leria mais de 500 páginas sobre ela.
em contrapartida, a personagem da Laura (a protagonista) é uma sonsa, muita preguiça de acompanhar ela quando a Carmilla não estava junto. o final também não foi lá essas coisas pra mim, esperava um pouco mais, mas fez sentido dentro da construção da história.
conclusão: é uma história interessante e muito boa pra quem quer começar a ler clássicos góticos.

mah :) 21/05/2024

Comprei esse livro por puro impulso numa livraria, e para ser sincera eu sabia pouquíssimo sobre a história, mas foi uma surpresa muito muito boa!

é uma leitura super fácil e fluida, mesmo com uma linguagem um pouco mais "antiga", não achei que fosse tão complicada de entender, talvez por ser em primeira pessoa tenha facilitado bastante no entendimento, e eu gostei muito disso. todos os elementos do vampirismo são bem explicados e equilibrados entre um terror e o suspense, então é garantido que vai te prender do início ao fim.

minha única questão é que por não ter procurado saber exatamente sobre o que era, fiquei meio "decepcionada" por não ser sobre a história de origem da Carmilla, mas acho que valeu a pena mesmo assim, mesmo que o que eu esperava encontrar tenha sido só pinceladas na explicação geral. gostei da forma que a relação das protagonistas foi desenvolvida, quase que eu sou manipulada também por ela KKKK.

enfim, recomendo! mas vão com as expectativas certas para não acabar se decepcionando e querendo algo mais elaborado e complexo. e sempre é bom entender que para a época foi algo super inovador, mesmo que não pareça agora para a gente.