Poesia que transforma

Poesia que transforma Bráulio Bessa

Resenhas - Poesia que transforma

ACarolinneUs5 28/03/2020

Adorável
Esse cara revolucionou o reconhecimento do Nordeste.
Mesmo não sendo nordestina, o admiro extremamente.
Conheço bem o Nordeste, já morei em muitas de suas cidades e fico feliz em ver alguém que fala tão bem dele pra todo mundo ouvir.
Recomendo.

B.norte 20/01/2024

Recomendo... ... para todos que gostam de poesia!
Formato: audiobook /audible

Só tenho elogios para esse livro! Foi meu primeiro contato com o autor e me surpreendi. Não tive a oportunidade de ler, mas sim de escutar o próprio poeta narrar seu livro, o que foi uma experiência bem gostosa, conquistando não só a mim, como meu filho pequeno.

Em resumo, o audiobook é composto de poesias e de momentos da história de vida do autor e de sua jornada como poeta.

Recomendo para todas as idades.
Cleber 21/01/2024minha estante

Marlonbsan 02/03/2021

Poesia Que Transforma
Inspirado em sua cidade natal, a cultura nordestina, o amor de seus familiares e tudo o que viveu, Bráulio Bessa expõe em sua poesia mensagens otimistas e motivacionais para seguir em frente e apreciar o que é importante.

O livro é divido entre poesias e narrativas autobiográficas. A linguagem é simples e fluída. Enquanto os poemas são estruturados e seguem uma métrica bem definida.

Os poemas falam sobre temas bem importantes, questões culturais nordestinas, preconceito, como também motivacionais. Outros já são mais específicos e direcionados, para a mãe do autor, seu pai entre outras situações corriqueiras.

Dentre os poemas motivacionais, senti um pouco de repetição em algumas rimas entre diferentes poemas, o que mais parecia ser continuações dos anteriores, com aquela ideia de cair e levantar.

A minha parte preferida foi saber mais da história do Bráulio, sobre sua vida, trajetória, partes bem interessantes mesmo, assim como a forma que ele conta suas lembranças e fala sobre a importância das pessoas em sua volta e do orgulho que sente em ser nordestino.

Foto e resenha no meu Ig @marlonbsan, segue lá
Grazi Caneschi 20/04/2021minha estante
Eu adorei

Marlonbsan 21/04/2021minha estante
Ah que ótimo ?

Rosangela Max 10/07/2022

Este livro deveria ter milhares de páginas.
As poesias e os textos do autor funcionaram, para mim, como um sopro de alegria, motivação e de esperança. Sopro este que eu nem sabia que estava precisando tanto.
Que delícia de leitura e que talento de Bráulio Bessa!
Me emocionei e me identifiquei (apesar de não ser nordestina), porque eu também sou do time que prefere a simplicidade das coisas lá do sertão, além de ter um profundo apreço e respeito pelo povo nordestino.
Todas as poesias são lindas, mas a que mais me encantou foi a ?Força de uma mãe? porque parecia que ele estava descrevendo exatamente a minha mãe que é a minha grande heroína.
Recomendo demais a leitura.
natzzzi 10/07/2022minha estante
linda resenha! :)

Rosangela Max 11/07/2022minha estante
Obrigada! ?

Spy Books Brasil 11/07/2022minha estante
Nunca li nada dele, mas sempre tive curiosidade e a sua resenha me incentivou! ?

Rosangela Max 11/07/2022minha estante
Achei maravilhoso! ??

Camila Westphal 04/06/2021

Poesias incríveis, que te fazem apreciar os pequenos detalhes da vida, com toda a certeza o autor possui um dom, recomendo ler 1 por dia logo ao amanhecer.

Liv =) 04/11/2022

lembrei de ter lido
essencial,todos deveriam ler,amei tudo,a história é cativante,perfeito!!???
Amo as narrativas do Bráulio e apesar de já fazer alguns anos q li,nunca vou esquecer uma das minhas primeiras leituras poéticas.??
Anne 04/11/2022minha estante
EU AMO

Liv =) 05/11/2022minha estante
DMSS

Juh 01/07/2021

Dá até um calorzinho no coração ?
Ler esse livro em épocas tão conturbadas ? uma terrível pandemia mundial, caso você esteja lendo isso mil anos no futuro ? me trouxe uma leveza necessária. Já tinha visto o trabalho de Bráulio na televisão, mas ler e absorver aos poucos sua escrita foi bem mais impactante, e funcionou como um carinho à minha alma.

>> Tocante. Aquece o Coração. Representativo - Nota: 9,2
Veja mais em: ninhodepirilampos.com.br

Mada 31/12/2021

Esse livro é tão lindo... Já tinha lido e agora reli pra encerrar as leituras do ano.
É um livro adorável, com poemas sensíveis e emocionantes.
É um livro pra ler e reler sempre! ??

Elizabeth 24/02/2024

Poesia
Que livro lindo, poesia, amor, nordeste. Gosto de ler as poesias e suas histórias, um carinho na alma em forma de poesia e cordel.

Babi159 12/10/2020

Difícil!
Eu aguento firme um livro em prosa meia boca, podendo até me divertir com ele, mas dificilmente consigo terminar um livro de poesia se o conteúdo não for muito acima da média. Até aí nada de novo no front, pois poesia não é o tipo de texto fácil de apreciar e digerir, mas no caso específico de “Poesia que Transforma” praticamente nada me chamou a atenção positivamente, tirando as belas ilustrações presentes no livro.

Acabei abandonando a leitura lá pelo décimo poema. Não aguentava mais as rimas previsíveis e intragáveis, os temas bobinhos e moderninhos e todo aquele blá blá blá que se enquadra perfeitamente em um programa matutino da Globo. Aliás, honestamente, eu nunca ouvi falar de Bráulio Bessa até o lançamento do livro em questão e a celeuma que tal acontecimento causou. Lembro que observava esse livro em destaque nas livrarias por preços absurdos, minhas colegas citavam que estavam lendo o mesmo e era um dos presentes mais marcantes nas festinhas de “inimigo” secreto.

Outro fato que me incomodou no livro foi que Bessa discorre muito sobre o quanto queria que seu trabalho fosse reconhecido Brasil afora (leia-se eixo RJ-SP). Nada a salientar sobre isso, porém implicitamente neste ponto, o autor aponta que os escritores nordestinos sofrem muito por estar aquém do restante do Brasil. Fiquei pensando com meus botões o que leva este cara a pensar isto, tendo em vista que a literatura nordestina é, possivelmente, a melhor do Brasil. Bessa é fruto da mesma região que produziu alguns dos melhores e mais lidos escritores da história da humanidade (NÃO ESTOU EXAGERANDO! Vejam os dados sobre Amado, Ramos, Freire, entre outros) e se inferioriza porque demorou muito para ser reconhecido no eixo RJ-SP? Não sei se sou só eu, mas isso não soa ridículo? Óbvio que não estou tentando colocá-lo no mesmo patamar de um Ariano Suassuna da vida, mas falar de sua região de origem como se o local fosse inferior não tem o menor cabimento.

Em síntese, pessoalmente achei os poemas muito chatos e as narrativas do autor me causaram imenso incômodo. Não recomendo.
Paulo 12/10/2020minha estante
No começo da quarenta a amazon disponibilizou o ebook desse livro de forma gratuita, eu baixei para ver se eu ia gostar, li apenas algumas páginas e desisti, eu achei meio sem graça.

Babi159 12/10/2020minha estante
O curioso é que o livro é muito bem avaliado e recomendado. Talvez o teu conterrâneo seja um comunicador incrível. Talvez os poemas dele sejam realmente lindos se oralizados.

Peregrina 12/10/2020minha estante
Esse complexo de inferioridade mais me parece uma desculpa para sua falta de talento pelo que você falou. Algo do tipo "ah, eu sou nordestino e os nordestinos não são reconhecidos, então vocês têm que gostar do que eu escrevo". Mas isso é absurdo. O meu escritor brasileiro favorito foi nordestino e conheço mais uma porção de outros autores verdadeiramente talentosos que eram nordestinos como você bem apontou... beira o ridículo a declaração desse rapaz. Algumas pessoas hoje em dia querem obrigar os outros a aceitar certas coisas na base do vitimismo e do constrangimento em vez do talento e da simpatia. Aqui, não, meu caro.

Peregrina 12/10/2020minha estante
Esse complexo de inferioridade mais me parece uma desculpa para sua falta de talento pelo que você falou. Algo do tipo "ah, eu sou nordestino e os nordestinos não são reconhecidos, então vocês têm que gostar do que eu escrevo". Mas isso é absurdo. O meu escritor brasileiro favorito foi nordestino e conheço mais uma porção de outros autores verdadeiramente talentosos que eram nordestinos como você bem apontou... beira o ridículo a declaração desse rapaz, para não falar em uma tremenda falta de conhecimento da literatura nacional. Algumas pessoas hoje em dia querem obrigar os outros a aceitar certas coisas na base do vitimismo e do constrangimento em vez do talento e da simpatia. Aqui, não, meu caro.

Babi159 12/10/2020minha estante
"Algo do tipo "ah, eu sou nordestino e os nordestinos não são reconhecidos, então vocês têm que gostar do que eu escrevo"." Perfeito, Enza. É exatamente isso.
Fiquei curiosa para saber quem é seu escritor brasileiro favorito, rs

Peregrina 12/10/2020minha estante
É José Lins do Rêgo, que conheci este ano. Só li uma obra dele, mas já quero ler tudo que ele escreveu rs.

Babi159 12/10/2020minha estante
Que legal. ? Recordo que li e estudei alguns fragmentos de Fogo Morto no último ano do ensino médio. Meu professor o amava. Rs

Raquel.Paladino 17/04/2021minha estante
Concordo plenamente com a sua escrita de pensamento! Eu escrevo poesia desde 11 anos de idade hoje estou com 31 anos! A verdadeira poesia nunca foi clichê hoje em dia '' todo mundo é poeta'' por que? Poetas clichês de leitura rápida e medíocre. A verdadeira poesia é aquela que você lê e diz: nossa nunca havia pensado nisso antes, ou nossa quanto talento e criatividade. Espero que essa modinha acabe logo. E que as vozes na escrita criativa dos verdadeiros poetas, sem incrementar, estado como o mais pobre para tentar ganhar a comoção dos desorientados que não conhecem a verdadeira poesia e o verdadeiro poeta. Eu sou poetisa! E escritora. As rimas de bessa são clichês demais. Enfim. Lamentável. Eu não recomendo modinha a ninguém. Que surjam os verdadeiros poetas.

Glaucia Maria 07/01/2021

Enfim a poesia
Reconheço que poesia não é meu estilo de leitura. O audiolivro estava lá no app skeelo. E por que não ouvir poesia enquanto a gente limpa os armários. Confesso que em vários momentos a pele arrepiou, uma lágrima teimosa saiu, e os mais variados sentimentos e sensações surgiram e emergiram do âmago do ser. Bráulio Bessa realmente tem um talento para fazer a poesia encantar as pessoas.
Sigo tentando gostar deste estilo textual e este livro é seu poema recomeço foram gás a mais para eu não desistir visto que na atualidade tem tanta poesia artificial, mais artificial que açúcar refinado.

manu_menezes 11/09/2020

Perfeito!
Perfeito pra quem ama poesias! Além das poesias, Bráulio Bessa também conta um pouquinho da sua trajetória, de como começou no mundo dos poemas. Escritor do Nordeste, é nítido seu amor pela sua terra em cada página.
É fato que ele tem o dom de transcrever sentimentos em cada estrofe, e tudo o que ele escreve toca a gente de uma forma que poucos autores conseguem.
Apenas leiam essa obra de arte!
Duda1576 11/09/2020minha estante
Minha leitura atual ?

Mayara Belém 11/09/2020minha estante
???

Biggie 11/05/2023

Poesia que transforma
Que livro maravilhoso! Os poemas de Bráulio Bessa são carregados de sentimentos e mexem com você de um jeito tão bom que fica difícil até de explicar. Cada poema é uma lição para levarmos para a vida!

Alessandro 28/03/2021

A mesma qualidade e um algo a mais
Eu já li Poesia com Rapadura do Bráulio a alguns anos atrás, e lembro de ter gostado muito. É claro que por ser um livro de poesia, nem todas me tocaram, nem todas conversam comigo, nem todas me agradam, mas no geral acho ele um excelente poeta.
As poesias aqui em Poesia que Transforma estão um pouco diferentes, bem mais longas, o que a mim não agrada, pois acho que esse formato tende a ser mais repetitivo e cansativo. Mas o talento do Bráulio está todo aí, e apesar do formato, inúmeras vezes fiquei maravilhado com a qualidade e criatividade das suas estrofes.
Um outro ponto interessante, e que talvez tenha contribuído pra eu achar esse livro tão bom ou melhor que o primeiro, é que ele é uma obra mista entre crônica e poesia.
Durante a leitura, os poemas são agrupados por assuntos e precedidos por crônicas de caráter autobiográfico do autor, interessantíssimas e muito bem escritas.