A uruguaia

A uruguaia Pedro Mairal

Resenhas - A uruguaia

Bookster Pedro Pacifico 16/04/2021

A uruguaia, de Pedro Mairal
Escrito pelo argentino Pedro Mairal, “A uruguaia” foi muito bem recebido pelos leitores brasileiros. A sinopse é um pouco atrapalhada e não revela muito do que vamos encontrar: Lucas, um escritor na casa dos 40 anos, precisa viajar ao Uruguai para resolver alguns problemas financeiros. Mas se a viagem tinha um objetivo meramente prático, o personagem aproveita a oportunidade e cogita se reencontrar com uma paixão proibida que viveu naquele país, quando foi convidado para um festival literário. Seu nome é Magali GUERRA.

A escrita é envolvente e, se valendo de idas e vindas temporais (flashbacks), Mairal consegue manter a atenção do leitor. Pelas ruas de Buenos Aires e - sobretudo - Montevidéu, acompanhamos um personagem sem muito ânimo com a vida, que se refugia nas lembranças de sua paixão proibida para continuar enfrentando os problemas de uma vida sem muitas conquistas recentes. O livro é curto e o desenrolar das cenas faz parte das surpresas que Mairal guarda para o leitor, o que me impede de descrever a narrativa com maiores detalhes.

Leituras rápidas e gostosas como essa ajudam a melhorar o ritmo de leitura e dão fôlego para o que vem pela frente… Não sei se é um livro que ficará muito marcado na cabeça, mas é inegável que ele me divertiu muito durante os momentos que passei com ele, revelando um autor competente e habilidoso na construção dos sentimentos de seus personagens! Recomendo!

Nota 8,5/10

site: http://instagram.com/book.ster
Elisa 17/04/2021minha estante
Adquiri esse livro por indicação tua naquele episódio do teu podcast com a Camila Fremder. Obrigada por isso! To ansiosa por essa leitura.

Digo 16/08/2021minha estante
Adorei o livro! E no YouTube tem mesmo Tiranos Temblad! hahah é demais

Robson68 23/04/2022minha estante
Começando a ler!!

Robson68 27/04/2022minha estante
Esperava um pouquinho mais. Mas valeu a pena.

vini.avelino7 06/10/2023minha estante
Li em espanhol. Não me prendeu. Esperava mais da trama. Leitura fluida.

Alê | @alexandrejjr 27/09/2020

Atenção passageira

Sim, mais um livro sobre a difícil vida dos escritores. Em "A uruguaia", no entanto, nada de discussões a respeito do papel da escrita ou da importância da literatura. Pedro Mairal quer apenas levar os leitores em uma breve viagem, zero compromissos. É a leveza sem grandes pretensões, portanto.

Acompanhar um período da vida de Lucas Pereyra, nosso narrador-escritor, vai gerar boas risadas. O texto, sem grandes dificuldades e com uma linguagem simples e extremamente contemporânea, quer que você entre nas peripécias desse homem branco sul-americano, que conheça seus perrengues no curto período narrado. Além disso, você vai poder entender de perto as reclamações mundanas de Lucas, suas agruras envolvendo as relações com mulheres e sua dependência financeira para realizar o ofício ao qual foi destinado. Não, se você é daqueles que pretende ser desafiado como leitor, que preza pelos grandes temas que instigam há séculos a humanidade, que busca um pouco de filosofia para fugir do dia a dia ou ainda uma visão particular mais aguçada sobre quaisquer temas que lhe interessem, este definitivamente não é o seu livro.

A leitura, apesar de rápida e fluída, é bem mediana. Não temos aqui uma grande estória a ser contada, nada de cenas memoráveis. Na verdade, é o livro do esquecimento, pois você não vai se lembrar dele assim que pegar um livro marcante, ainda mais se for na sequência. Não há aqui aquela ambição que envolve certos escritores da atualidade, há apenas a banalidade de uma história e suas personagens. Mas calma, não é só de porrada que vou fazer este texto.

Uma das poucas forças da escrita de Mairal reside em sua habilidade descritiva inegável dos lugares em que coloca suas personagens, fazendo com que os leitores se desloquem entre Buenos Aires e Montevidéu. Além disso, pequenas pitadas sobre seus heróis literários são oferecidas, quando faz alusão, por exemplo, à Jorge Luis Borges, com direito a uma análise de estrofes de um poema do mestre argentino por sua personagem principal, parte interessante que foge do enredo principal. Há ainda investidas com profundidade em alguns temas que são até satisfatórias, como a passagem sobre filhos. São sementes daquilo em que o romance poderia ter avançado, daquilo que poderia ter sido.

Preciso salientar aqui mais uma vez que, apesar da narrativa deslizar facilmente pelos olhos, por vezes ela é, paradoxalmente, truncada devido à pontuação mal executada em algumas partes. "A uruguaia" se encaixa na vala comum da nossa atual produção literária. É apenas mais um entre tantos e pouco tem a oferecer de novo a leitores levemente exigentes. Infelizmente, a minha indiferença com este romance vai pesar na hora de voltar aos escritos de Mairal, caso isso aconteça.
Manuella_3 24/05/2021minha estante
Alê,. você é um investigador incrível. Sua lupa viu tudo. Eu, míope e distraída, me divertir bastante. Concordo contigo, é um livro que já não lembro. Mas mantive a sensação de que quero ler outro dele, aquele da Sabrina Love. É uma "leitura" entre leituras, certo?

Manuella_3 24/05/2021minha estante
Alê, você é um investigador incrível. Não escapou nada à sua lupa. Eu, míope e distraída, me diverti bastante. Concordo contigo, depois do livro já nem lembro mais da trama. Trama? ? Mas fiquei com a sensação de querer ler o outro dele, Sabrina Love. É uma "leitura" para ler entre Leituuuuuras. Às vezes, tudo que quero é essa falta de pretensão.

laaisfischer 24/05/2021minha estante
Compartilho a mesma opinião. Acabei deixando a leitura de lado na metade justamente por ser um tanto 'mais do mesmo.

Alê | @alexandrejjr 24/05/2021minha estante
Às vezes o que nós queremos são apenas leituras escapistas, né, Manu? Te entendo. Infelizmente, não sei se darei outra chance ao Mairal, apesar de achar a capa de "Sabrina Love" muito linda e atrativa. Quem sabe...

Laís, é uma pena, né?! Vai ver tanto tu quanto eu não estávamos na mesma sintonia que o livro exigia...

laaisfischer 24/05/2021minha estante
Com certeza, Ale. Acredito muito que os livros tem o momento certo para serem lidos. No futuro quem sabe leia outra obra de Pedro Mairal

13marcioricardo 31/12/2023

A uruguaia
Livro contemporâneo, fluído e que engaja. Suscita alguns questionamentos e passa-se em um dia apenas. Última leitura de 2023, venha 2024. Feliz Ano Novo!

Matheus 28/01/2021

"Quem é Guerra?"
Lucas Pereyra é um escritor argentino de 45 anos de idade que narra os acontecimentos de um dia em que foi de Buenos Aires, cidade onde mora, até Montevidéu, no país vizinho, Uruguai, com a intenção de sacar o dinheiro adiantado de duas obras que viria a publicar nos meses seguintes. Cheio de dívidas e com uma vida conjugal problemática, ele faz o deslocamento para fugir das restrições impostas pelo câmbio argentino, que acabaria por diminuir seus ganhos significativamente. Mas o que não sai de sua cabeça é a jovem e misteriosa uruguaia que conhecera na última visita feita ao país, em um festival literário. Em busca de satisfazer seus desejos e ver a moça mais uma vez, Lucas marca um encontro com ela via e-mail.

Ao longo do livro Lucas discorre sobre os problemas e frustrações que carrega, e a escrita do texto é endereçada a sua esposa, em uma história contada após os acontecimentos da narrativa, como em uma retrospectiva. Há momentos que provocam risadas, outros que nos fazem refletir e pensar acerca de questões do cotidiano, nossos objetivos de vida e expectativas criadas em relações interpessoais, assim como as consequências de nossos atos. De certo modo me fez lembrar de um dos meus livros favoritos, "O Apanhador no Campo de Centeio", por tratar-se de um relato íntimo e profundo feito durante os acontecimentos de um dia na vida do narrador, o qual possui suas dúvidas e conflitos internos.

O desenrolar da trama foi bem surpreendente pra mim, e a leitura me agradou bastante. A escrita é de fácil compreensão e o livro possui pouco mais de 100 páginas, portanto pode ser lido rapidamente.

Brunatf 23/04/2022

Foi uma leitura divertida e bem rápida, mas nada muito além disso.
E achei o Lucas um cara muito folgado e meio sem noção com relação à esposa e etc.

E-Mozart 04/09/2020

Vou ser cancelada por esta opinião (tô sentindo)
Basicamente o livro narra as peripécias de um único dia de um escritor de 44 anos que fica doido pra trepar (palavras dele) com uma uruguaia de 25 anos que conhece em uma das viagem para o Uruguai.

A história é contada por meio de uma carta (ou e-mail, não ficou claro) que ele escreve para a esposa contando este dia em particular e outros casos de adultério cometido por dele.

O enredo é recheado de clichês: homem mais velho sonhando com uma trepada com uma mulher mais jovem, se divertindo nas ruas de Montevidéu e vivendo altas aventuras juvenis.

Embora ele tenha vários casos extraconjugais, e revele descaradamente pra esposa, fica inseguro com a possibilidade de que ela esteja tendo um caso também. Enfim, a hipocrisia.

Mesmo sendo um livro curto, foi um engodo chegar ao final. Uma narrativa que muda de estilo a cada capítulo, um enredo às vezes arrastado, um personagem mimado, tipo ?classe média que sofre?. Nem pra ser um canalha de respeito como o personagem de Budapeste, de Chico Buarque, não serviu. Juro que não entendi o sucesso desse livro. Não vi poesia, não vi emoção, não vi graça. Agora podem me cancelar.
Alê | @alexandrejjr 22/09/2020minha estante
Etiene, achei teus apontamentos destoantes do restante e eles me disseram muito mais sobre o livro que as outras impressões que tem por aqui. Obrigado!

Vanessa Gravini 08/06/2020

Amei de paixão
É o segundo livro que leio do autor. A leitura é super fluida e te transporta para a tela de um filme que se passa no Uruguai e faz com que você queira ler de uma só até o fim. Podem comprar sem medo, vocês vão amar....( e já estou procurando os próximos do mesmo autor) ?????
Vanessa Gravini 08/06/2020minha estante
Esqueci da pontuação lá em cima.......ahhhhh.....mas deu pra entender, né?!?!?

drygo 26/05/2021

O livro é um relato do personagem Lucas que é escritor e em um ida ao Uruguai se depara com várias situações. O livro é envolvente e a história é curta, não deixando o leitor cansado. Sem contar que Pedro Mairal aborda canções, escritores e textos que trazem ao livro uma cor extra, além da história do personagem.

Pan 16/02/2020

Sem palavras
Um livro com potencial para ganhar o meu troféu pessoal de melhor livro lido no primeiro semestre de 2020, não tenho palavras pra descrever essa obra prima. Leitura super fluida, virada de mesa fantástica e final interessante. Simplesmente fantástico.

Clara 21/04/2023

Que aventura...
Todas as experiências de vida nos trazem uma lição.
Erros e acertos fazem parte de nós, da história que desenvolvemos ao longo de nossas vidas.

Mas... Que montanha russa de emoções passei ao ler esta publicação.

Leonardo_css 07/07/2020

SENSACIONAL
Incrível. Sim, preferi começar com um adjetivo que exemplifica esse livro.

Quando comecei, senti que estava sentado em um café/barzinho ou até na frente de casa. Meu amigo conversando comigo e do nada solta "Ei cara, tenho uma história para te contar de um brother meu...escuta essa".

A sensação da leitura e da história é de algo tão próximo da nossa realidade, que deixa tudo tão delicioso.

Não estou aqui pra julgar se o personagem principal está certo ou não, mas essa é a graçaça do livro, não tem um final Disney de felicidade...porém, não chega a ser algo triste ou super chato.

Honestamente? Lê esse livro e aprenda sobre o que não fazer na vida.

Marcianeysa 22/10/2022

Intenso
Esse livro me despertou diversas sensações. Comecei achando o protagonista um macho escroto, fiquei angustiada com a "aventura" uruguaia, mas achei o final muito bom.
Autor escreve muito bem, as cenas bem pontuadas com fluxo de consciência, tornando a leitura bem fluída.

João 25/04/2023

Uma grata supresa
Uma amiga me emprestou esse livro e ele ficou por muito tempo na estante. Certo dia resolvi ler e me surpreendi demais.
Eu adorei o livro. A narrativa é muito envolvente e o desfecho é incrível.
O autor é argentino e a história se passa no Uruguai, ou seja, é uma obra autenticamente latina haha. Fiquei feliz por ver que tem muito livro bom e contemporâneo perdido por aí.

renneboldo 08/08/2020

Perfeito
Li rezando pra não acabar, que delícia de livro. Quero ler tudo do Pedro mairal