Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

laiscunhaf 27/01/2023

Julgamento Final
O Auto da Barca do Inferno é um grande clássico da literatura portuguesa. Ele possui diversas sátiras envolvendo a moralidade.

Pelo destino das almas de alguns personagens, a obra satiriza o juízo final do catolicismo, além da sociedade portuguesa do século XVI.

Além disso, cada personagem possui uma simbologia associada à falsidade, ambição, corrupção, avareza, mentira, hipocrisia, etc.

[2016]

Laura 25/01/2023

Ok, esse livro é divino, eu nunca vi um livro tão bem escrito, nunca quis tanto fazer um papel do diabo, cada frase, tão atual, a hipocrisia, o anjo?leiam, esse é um dos clássicos que valem a pena ler

annaviker 09/01/2023

"FIDALGO Que leixo na outra vida
quem reze sempre por mi.

DIABO Quem reze sempre por ti?!...
hi,hi,hi,hi,hi
E tu viveste a teu prazer,
cuidando cá guarnecer
por que rezam lá por ti?!...

nelolzinha 09/01/2023

Horrível
HORRÍVEL, HORROROSO. A história é legal, mas a escrita é tão arcaico que pelo amor de Deus, não dava pra entender quase nada. Mas a sátira é muito boa.
glasballo 30/01/2023minha estante
considerando que o livro é do século XVI, é de se esperar uma escrita mais difícil, recomendo ler a edição da editora moderna que traz uma escrita mais atual

Giovanna 06/01/2023

Auto da barca do inferno
Leitura rápida, fluida e diferente.
Eu simplesmente amo essa estória e cada personagem, ainda mais as críticas relacionadas ao enredo.

Larissa266 04/01/2023

Certamente uma peça já escrita
É difícil avaliar obras cuja todas as facetas divergem da minha bolha. Quase nunca leio peças, e menos ainda muito antigas, por isso creio que minha visa seja até injusta.

Mas sendo tão sensata quanto dá: é um clássico, deleitura rápida, que amplia o vocabulário (achei uns xingamentos ótimos aqui) e uma reflexão (não muito profunda mas existente) sobre o que pode levar uma pessoa ao inferno, biblicamente falando.

Talvez seja mais indicado pra interessados em clássicos luso-brasileiros do que para meros mortais (como eu).

mthsthn 29/12/2022

Leitura Fundamental
Fundamental a todas e todos falantes da língua portuguesa, e/ou apaixonados por ela. Devemos sempre enaltecer a poderosa obra de Gil Vicente para nós: herdeiros de todas as poesias e dramas literários que o Português nos proprociona todos os dias.

Com uma linguagem pungente e ácida, Gil nos mostra as virtudes humanas através de seus erros e vícios. Uma obra para, acima de tudo, ser lida ao contrário. Bem como A Utopia de Thomas More e outras obras clássicas universais.

Que tenhamos Gil todos os dias. Cada dia mais.

Loh Valente 25/12/2022

Gostei bastante desse livro, foi divertido, ri bastante.
Enfim, a hipocrisia.
As pessoas chegando e tentando negociar com o barqueiro, tudo pra mim.

james44 22/12/2022

eu amo esse livro
tudo nessse livro me encanta. eu amo demais essa história, ja quero ler outras do gil!! encenei a brizida vaz na peça da escola e foi simplesmente PERFEITO ??

Luana 14/12/2022

Tédio puro
Vi algumas resenhas desse livro e a maioria falava super bem, porém, eu achei um tédio. Eu não entendi boa parte do livro e talvez isso tenha contribuído para a minha experiência ruim com ele. Pesquisando sobre o autor, vi que ele foi bem importante para a época e que o livro é cheio de críticas à sociedade e tal, mas infelizmente não me agradou. Quem sabe na próxima eu goste dele ?

Portugal 13/12/2022

Um livro que li para a escola mas mesmo assim extremamente bom. É interessante ver a perspetiva de Gil Vicente sobre a siciedade da época.

Joao.Gabriel 03/12/2022

Esse Auto é o mais famoso e mais conceituado de Gil Vicente. Ele, originalmente, faz parte de uma espécie de trilogia: Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca do Purgatório e Auto da Barca da Glória.
Faz parte de um humanismo voltado ao medievalismo característico de Gil Vicente.
Também pode ser encaixado como expressão da literatura gótica.

Deixando essas coisas de lado, achei muito interessante. Gosto da ironia vicentista, a forma como o Diabo é cortante. Apesar de ser moralizante ? o que, por si só, afastaria alguns leitores ? não cai em um moralismo barato. É justo para sua época, e como Ivan Teixeira, o idealizador das notas, prefácio, tradução e posfácio, diz: a moralidade é sempre superada pela arte de seus Autos, e pode-se dizer que foi Gil Vicente quem usou o catolicismo para criação das suas obras.

Recomendo (pra quem gosta e se interessa pela literatura portuguesa clássica, e pelo tema da morte).

Ana Paula 30/11/2022

Seria cômico
se não fosse trágico.
Enfim a hipocrisia neh...
As pessoas de fato sempre acham q estão certas em tudo.

Lívia 26/11/2022

Auto da barca do Inferno
Me lembro de ver a peça do Auto da barca do Inferno, uma adaptação incrível que conseguiu abordar toda a ideia que Gil Vicente quis passar pelo livro.
Precisei de tempo, calma e um dicionário para poder ler esse livro, e entender o que ele quis passar.
Um ótimo livro para se ler, mas tem que gostar de clássicos, se não a leitura fica pesada e você não passa da décima página.