Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado




Resenhas - Capitães da Areia


4210 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


lis 07/02/2024

Capitães de areia
Conta a história de um grupo de meninos que são conhecidos em Salvador por furtar. Mas a narrativa, é muito mais complexa do que isso, Jorge amado foi sensacional em como usou esse ponto para criticar e fazer analogia sensata com o período do Estado Novo. Para quem gosta de história do brasil e sociologia, esse livro é perfeito. As reflexões que nos traz são necessárias, a maneira que o autor aborda pautas importantes como religião e ideologias é impecável. Com certeza um dos melhores livros que ja li na vida, 5 estrelas. Quando estava na metade do livro - eu ja sabia.
comentários(0)comente



anaaroch 07/02/2024

Não faz meu tipo de leitura
A história inegavelmente é repleta de sentimentos, perspectivas e reflexões interessantíssimas. Pra quem gosta desse tipo de livro vale muuuito a pena ler.
A nota é só por não ser do meu estilo mesmo, e consequentemente não ter me prendido tanto. Foi difícil de ler por isso tb.
comentários(0)comente



Marina516 05/02/2024

Impecável!
Por anos adiei essa leitura? difícil dizer de qual personagem gostei mais.
Fiquei muito triste com o final do Sem-Pernas :(
comentários(0)comente



Camila 05/02/2024

"Porque a liberdade é como o sol, o bem maior do mundo"
Esse livro é uma cusparada na cara. Não há expressões mais eufemistas para sintetizar essa experiência. Jorge Amado, com seu heroísmo modernista ilustre, esboça uma riqueza de detalhes avassaladora que transporta para as páginas a versão mais crua e inclemente das ruas da Bahia.

"Capitães da Areia" retratará um grupo desgarrado de órfãos que se tornam criminosos devido às circunstâncias insalubres que vivenciam diariamente. A crítica social borbulha furiosamente e gera densas crostas de realidade sobre as lentes embaçadas dos leitores mais apáticos. É atordoante.

Os personagens detêm sobre si infindáveis camadas e os mais díspares anseios. De longe, aquele que mais representa a epítome basal do livro é Sem-Pernas. Com seu jeito arredio, áspero e depreciador ele consegue arregimentar todas as questões psicológicas que atormentam e modificam os Capitães da Areia, desde o abandono parental até a marginalização sofrida pelos mais desafortunados.

Uma obra curta, com tanto a explorar, evocando temas como o racismo, a violência policial, o machismo, a desigualdade, o capacitismo. É um entrelaçamento inexorável de reflexões que permanecem atuais. Mais um livro que deveria ser lido por todos.
yaspqr 09/02/2024minha estante
Ótima resenha!


wtflaurete_ 12/02/2024minha estante
que resenha impecável!!


Camila 12/02/2024minha estante
Obrigado gente ?




Ravanini Vale 05/02/2024

Capitães da Areia por ma
Eu adorei o livro pois ele possui uma mistura de romance e aventura e principalmente fala sobre a realidade desses garotos que sofrem com o abandono, violência e precisam furtar pra conseguir sobreviver. Os garotos enfrentam várias aventuras e momentos emocionantes.
comentários(0)comente



Ingrid752 05/02/2024

Instagram: @ameninaquelelivross
Eu gostei muito do enredo, da história, e da forma como ela é contada, apesar de perceber e entender algumas problemáticas grandes, ainda sim vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Flavinha 04/02/2024

Literatura brasileira
Um dos poucos livros brasileiros que despertam emoções em mim. Livro pesado, mas ao mesmo tempo genuíno. É algo que não dar para explicar
comentários(0)comente



Rafa 04/02/2024

Não tem nem como discutir a alcunha de 'clássico'! Que poesia e que profundidade na subjetividade das personagens, que representam centenas de milhares...
comentários(0)comente



Beca 04/02/2024

Cada capítulo desse livro gera angústia no leitor, que se apega a esses meninos homens, imersos em uma vida de miséria e de violência, obrigados a crescer rápido demais por um mundo que os deixou na mão. A violência aqui é uma constante, inclusive reproduzida pelos próprios meninos, especialmente pelo Sem-Pernas. O Sem-Pernas é um dos personagens com mais camadas no livro. O capítulo "Família", do qual ele é o personagem central, me dilacerou, assim como o fim desse trágico personagem.
Com a Bahia de todos os santos como pano de fundo, essa obra-prima da literatura brasileira ainda é tão atual e universal quanto fora na sua publicação. Crianças invisíveis estão em situação de rua em todo o mundo, expressando, assim, a miséria intrínseca à sociedade capitalista. Cuja verdadeira solução, como descobriria nosso anti-herói Pedro Bala, só poderia se dar por meio de uma mudança profunda na realidade social desde sua raiz.
Julia.Presner 04/02/2024minha estante
???????




Thiago 03/02/2024

Primeiro livro do Jorge amado que leio e com certeza lerei outras obras desse cara que é um ICONE da literatura brasileira.

Sentirei saudades desses meninos.
comentários(0)comente



Hugo Hilst 03/02/2024

!!
Gostei muito!!!!!!!!! Eu já sabia boa parte da história do livro antes de ler, mas mesmo assim me surpreendi muito. Eu pensava que seria um livro todo sobre miséria e sofrimento (e de certa forma é), mas tiveram vários momentos (os melhores do livro), como o do carrossel, que mostraram uma grande sensibilidade. Os únicos pontos negativos que eu consigo lembrar foram: (1) depois que [personagem importante] morre, o livro muda bastante de ritmo, fica bem mais rápido e, por conta do rumo que a narrativa toma, ele fica um pouco disperso (?); e (2) o didatismo. Pra mim o maior exemplo disso é no capítulo Dora Mãe em que Amado fala que os meninos olham Dora como se fosse a mãe deles. Mas ele não diz isso só uma vez, ele repete isso pra cada personagem da cena, só que honey tipo assim...... já entendi? tbm tem mt didatismo nas partes mais "sociais" do livro e eu entendo que isso é porque a prosa do Jorge Amado tinha até certo ponto uma motivação política mas eu já entendi que eles são pobres, muito obrigado mas não precisa repetir.
comentários(0)comente



Thais 03/02/2024

Uma luta infelizmente ainda tão atual
Não sou mais a mesma depois desse livro. Fico um pouco mais brasileira. Um pouco mais entristecida e pensativa também? a luta muda nosso destinado. Salve, companheiros!
comentários(0)comente



Natty 03/02/2024

Meninos Homens
As aventuras e todo os tipos de peripécias que os meninos do trapiche fizeram pra sobreviver em Salvador.
Um livro apaixonante ,digno de várias releituras e sobre o autor,nem tenho palavras pra elogiar o quão seus enredos me apaixonam e fazem-me rir também. ?

#leia#jorgeamado#amadianaporamor#capitaesdareia
comentários(0)comente



CorreaSnts 03/02/2024

Capitães da Areia
Não acreditei que ia achar esse livro tão bom, não é o tipo de história que me chama a atenção para ler, mas depois que começa e engata na história, é difícil parar enquanto não termina. Com certeza é um livro que vou ficar pensando sobre ele durante muito tempo

Me tirou boas risadas, fiquei boquiaberto em vários momentos, triste em outros? Foi um apego tão grande com os personagens que as coisas que aconteceram com cada um deles, acabaram me atingindo de diversas formas.

É um daqueles que eu faria de tudo pra daqui um tempo ler sem saber o que acontece, pra poder sentir e reviver tudo de novo.
comentários(0)comente



4210 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |