Uma Fortuna Perigosa

Ken Follett

Resenhas - Uma Fortuna Perigosa

Fernanda.Lima 06/01/2021

Família, dinheiro e escândalos
"Era como se uma força maligna tivesse saído da água profunda naquele dia de 1866 e entrado em suas vidas, fazendo aflorar as paixões sinistras que acabaram por arruiná-las: o ódio, a ganância, o egoísmo, a crueldade que fomentaram a fraude, a bancarrota, a doença e o assassinato".
Um acidente no lago de uma escola de elite inglesa na segunda metade do séc XIX é o evento que desencadeia uma união perigosa que repercutirá pelas décadas seguintes e abalará todas as vidas ao redor. Como uma pedrinha jogada na água de um rio, e vai criando várias ondas sucessivas e maiores.

Traições, mentiras, assassinatos... personagens que vão cometendo erros e crimes cada vez mais sérios, se implicando cada vez mais de forma que não tem como voltar atrás.

O contexto histórico social é tenso, confuso, um momento que exigia mudanças. A nobreza cada vez mais pobre e decadente disputa influência com as famílias banqueiras, donos de fortunas, que financiam economias inteiras pelo mundo. O equilíbrio era tênue e as consequências catastróficas.
Os contornos de influência do Estado na economia também começam a ser discutidos. Associações trabalhistas, direitos do trabalho e proteção de renda já tem algum contorno sendo definido nesse momento.

Pessoalmente fiquei sentida em muitos momentos desse livro. É ver aquela lição já tão batida tomando forma: nossas ações tem consequências importantes na vida das pessoas, e também as omissões. O cuidado com o outro, com o próximo, essa saída do nosso individualismo tão venerado ainda nos nossos tempos torna-se mais necessário do que nunca.
No fim, mesmo que as pessoas tenham de volta aquilo que merecem, o estrago está feito e as oportunidades já foram perdidas. Precisamos de responsabilidade com todos que influenciamos.

Ken Follet com sua narrativa e ritmo que vão aquecendo a cada página conseguiu nos dar o espetáculo e a decadência da sociedade londrina desta época.

Daniela742 03/11/2021

Primeiro contato não tão agradável
Esse foi uma luta, quase que não termino, mas segui esperando pelo menos um final digno. O desenrolar da história é muito prolixo. Apesar de começar em um ritmo muito bom, depois do epílogo a história vai decaindo e ficando extremamente cansativo, com alguns pontos mais animados somente quando algum personagem morre, ou quando foca de fato na trama principal.

Teve um momento que eu pensei que o livro era hot, pela quantidade de cenas de sexo, desnecessárias muitas vezes para o contexto da história, além de expressões extremamente problemáticas, como a de uma personagem dizendo que queria ser estuprada.

O que torna tudo menos pior são as partes que se concentram na trama central, e a construção de alguns personagens. É interessante ver a contrução de Hugh, como ele consegue crescer na história. A construção de Maisie também é muito boa, e a dualidade entre os dois torna a história um pouco tragável.

Pheriannath 20/06/2023

HBO CORRE AQUI
O que falar desse autor que mal conheço e já amo pacas HAUAHAUAHA

Simplesmente não tem o que falar, elucidar ou tratar com o Ken Follet. O homem é o único autor que está vivo e não me decepciona.

O enredo foda, uma leitura fluida, personagens cativantes com fins dignos. Os heróis honrados que sofrem do início ao fim, os antagonistas de milhões, que do início ao fim nos trazem esse sentimento de asco. E personagens que são secundários em suas boas ações, assim como em suas maldades. Mas, que no fim não passam de vítimas influenciadas pelas pessoas a seu entorno.

Uma história fantástica, digna de um enredo de série. Bem construída, com começo, meio e fim. Não deixa um ponto sem nó. Te prende e envolve em uma trama que parece querer somente que acabe. A cada novo capítulo uma reviravolta impecável.

O único homem atualmente que não me decepciona. Obrigada Ken Follet por animar o meu fim de semana de feriado prolongado HAHAHAHA.

Marli 31/05/2022

Eu achei a leitura bem instigante! É uma história recheada de malícia, ganância, poder...
Gostei de ler mais um, desse autor tão talentoso!

Hester1 25/10/2020

Adoro o autor, mas este deixou muito a desejar. O romance não engrena, a roda não gira... Achei chato, só terminei por ser Ken Follett.

Pagliuca 13/09/2020

Achei uma boa história, o enredo muitas vezes empolgantes, mesmo quando previsível e apesar das quase 500 páginas nem de longe é cansativo. Mesmo se passando no final do século XIX, a história é tão atual quanto o século XXI, ainda mais se levarmos em consideração as ações da Augusta. Vale a pena ler, como todos os livros do Follett.

Juliana 14/08/2020

Uma fortuna perigosa
Umas das principais coisas que gosto nas histórias do autor Ken Follett são seus personagens. Eles nos envolvem de forma a amá-los ou odiá-los. E, pra mim, esse foi o ponto forte desse enredo. Diferentemente de outros livros do escritor, os fatos históricos não são tão relevantes nesse. Mas isso não faz da leitura menos interessante, os acontecimentos são envolventes, carregados, principalmente, pela força dos personagens que deles participam. Recomendo a leitura.

Lu 20/06/2020

Tio Ken conseguiu de novo
Faz mais ou menos uma hora que eu acabei de ler "Uma fortuna perigosa" e uma parte de mim ainda está na Londres de 1870, passeando Hugh e Maisie por suas cinzentas. Espero que a ressaca literária não seja longa, pois planejo começar a ler "Daisy Jones and the Six" ainda hoje.

Mas o livro do Tio Ken é ouro puro para quem busca um bom thriller, pois o ritmo é um dos melhores trunfos do autor. A maneira como os fatos se sucedem em ondas é constante, tornando a leitura hipnótica, especialmente no terço final. Li as últimas cem páginas em um só dia, ansiosa para saber como aquilo terminaria e qual seria o destino dos personagens.

Falando neles, eu diria que sua construção é o que o livro tem de melhor. É claro que a recriação da Era Vitoriana por Follett é realmente impressionante, assim como em todas as obras do autor que tive oportunidade de ler.

Mas eu acho que um autor que consegue imprimir humanidade mesmo em seus vilões merece um crédito a mais. Eu não diria que torci por eles, mas foi fascinante seguir suas trajetórias também. Não é algo que sempre aconteça comigo. Os mocinhos também são bons, com doses iguais de qualidades e defeitos. Torci demais para o seu final feliz.

Eu gostei bastante da história. Confesso que não sabia das crises financeiras pelas quais a Inglaterra tinha passado no século XIX. E, embora dê para perceber que o autor tem uma fórmula e que todos os elementos estavam ali: a disputa pelo poder, um romance complicado, assassinato... isso não chegou a me incomodar, porque são temas universais e que foram muito bem amarrados. O livro termina redondo.

Por isso, acho que 5 estrelas é uma nota mais do que justa, porque o livro é muitíssimo bem escrito. O que não chega a ser uma grande surpresa. Um autor que escreve um livro como "Mundo sem Fim" não é sorte. É talento, mesmo. E muito capricho e paciência para fazer tanta pesquisa.

Se for do Tio Ken, leia.

Bia 28/02/2020

Excelente!!!
O livro me ganhou por inteiro!! Desde os personagens a trama, a leitura prende e instiga.

Impossível não se apaixonar pelos personagens tão bem construídos.

Resenha completa no blog Clã dos Livros.

Thais.Garrido 07/06/2021

Um passeio pela Inglaterra Vitoriana
Primeiro livro que li do Ken Follett com uma mulher como vilã, e adorei a experiência!
O autor sempre nos faz odiar os vilões compreendendo suas motivações ao mesmo tempo.
Muito legal ter a experiência de acompanhar a era do império bancário na Inglaterra e sua ascensão na sociedade, com os novos ricos dominando passando a dominar o cenário aristocrático.

Bastos 24/05/2021

Gostei bastante do livro, Ken Follet consegue fazer personagens detestáveis como vilões, a vontade é de entrar no livro e esganar cada um deles.
Achei a história um pouco arrastada em alguns momentos, acredito que poderia ser um livro mais curto sem nenhum problema.

Leonardo Bezerra 01/03/2020

Com uma narrativa perspicaz e extremamente detalhista, Ken Follett cria personagens complexos e uma história cheia de reviravoltas permeada de dramas familiares e intrigas envolvendo um fictício sistema bancário inglês e atrelando ao contexto histórico das crises financeiras globais. O ritmo da história é agradável e envolvente e muitas vezes a história me lembrou O Poderoso Chefão de Mario Puzo. Com certeza vale a leitura.

Rebeca 16/12/2021

Posso dizer que eu gosto do Ken Follett agora
Eu li um livro muito fraquinho do Ken Follett um vez ( tempo fechado) e o que eu pensei do autor é que ele teria futuro (olha a petulância da pessoa...). Daí eu resolvi dar outra oportunidade e li A chave de Rebecca e amei, tudo muito bem construido, nada repetitivo como tinha sido o primeiro.
Uma fortuna perigosa foi o voto de minerva e u fiquei impressionada em como esse livro foi gostoso de ler. Não importa o quão filho da mãe o personagem é, o Follett dava um jeito dá um jeito do leitor gostar dele, como em A chave, tudo se fecha perfeitamente no final a pesar de, várias vezes, ver o número de páginas que faltavam e achar que não ía rolar.. pois rolou. #referências

Cassia Carina 08/09/2021

Livro maravilhoso! Cheio de emoção, intrigas, reviravoltas, suspense e romance.
Narra o esquema bancário em Londres por volta de 1850. Guerra familiar e inveja estiveram sempre presentes. As dificuldades entre os metodistas e judeus. A diferença entre nobreza londrina e os banqueiros . Anulacoes de casamentos e divórcios naquela época.
Um final eletrizante cheio de surpresas.