Uma Fortuna Perigosa

Ken Follett

Resenhas - Uma Fortuna Perigosa

Antonio 15/05/2015

Magnífico!
"Uma Fortuna Perigosa" foi o segundo livro que li do autor Ken Follet. De lá para cá, tenho lido muitos outros dele, mas nenhum é tão bom quanto este. Uma trama muito envolvente escrita com muita eficácia. Tem romance, traição, violência, homossexualismo e muitos "barracos". A construção dos personagens é muito fascinante, de modo que me senti atraído até pelos vilões Micky Miranda e Augusta Pilaster.
Vale muito a pena ser lido.

Carlos.Magnun 22/05/2021

Uma Fortuna Perigosa
Mais um grande livro do Ken Follett. Trama bem amarrada que te leva a viver o ambiente da época. Muito bom

Tauan 09/12/2015

Uma trama marcante.
De conflitos familiares, a assassinatos, de incidentes diplomáticos a política nacional (inglesa).
Mas acima de tudo, uma história sobre bancos e banqueiros.

Em alguns momentos Follett desperta no leitor empatia pelos vilões da história, tamanha sua habilidade narrativa e tão profunda a caracterização de seus personagens.

Não deve ser o melhor livro do autor (eu mesmo continuo preferindo Os Pilares da Terra), mas é sem dúvida um livro encantador.
Keyseane 09/12/2015minha estante
Nossa, sou sua fã! Admiro muito seu amor pela leitura.

Tauan 09/12/2015minha estante
Obrigado, Keyseane!
Acontece que não consigo viver sem ler!

Keyseane 10/12/2015minha estante
Você tem preferência por algum tipo de leitura?

Tauan 10/12/2015minha estante
Nossa, várias! Kkk
Adoro Ficção Científica, histórica e de terror. Mas também não dispenso um bom romance policial...
E você?

Keyseane 10/12/2015minha estante
Tudo isso e mais os que misturam fatos históricos reais, estilo o Ladrão do Tempo... Romance policial é o melhor. Você gosta de HQ? Porque sinceramente eu tentei, mas não é minha praia. Gosto da Jane Austen (pra mim ela tem um humor ácido haha).

Nélio 18/05/2018minha estante
Tauan, tenho a mesma opinião que você.
Esse livro é sensacional, porém os pilares da terra é insuperável.

Matheus.Henrique 21/01/2024

Ficção histórica de bolso, gostosa de ser ler, mas como tudo, tem seus poréns
Após apreciar a obra-prima "Pilares da Terra" do renomado autor Ken Follett, procurei por um tempo outros livros físicos dele(não curto mais ler por telas) e achei tanto "A Perigosa Fortuna" quanto dois dos livros da saga do mesmo autor, "A Queda dos Gigantes", em um sebo, num shopping de Salvador(quem morar na capital baiana e quiser trocar um livros, tamo ai) . Ambientado na Inglaterra do século XIX, o livro apresenta uma intrincada trama que se desenrola nas camadas sociais da burguesia e nobreza britânicas.

A história se desdobra em torno de dois elementos centrais: a complexa e longa luta pela ascensão de um romance e as consequências de um evento trágico no passado, que ressurge no presente, trazendo consigo reviravoltas inesperadas. A resistência daqueles que prefeririam deixar as tragédias no passado se torna um obstáculo tanto para o romance dos protagonistas quanto para a resolução do caso.

Destaque merecido é dado ao casal de vilões, cujos defeitos são também aquilo que lhes permitem explorar e manipular os preconceitos e desejos da sociedade da época. Micky Miranda, um conquistador de corações, se destaca como um personagem formidável, cujas artimanhas, embora às vezes incômodas(dão sempre muito certo kk), ainda são intrigantes. A reflexão sobre como seus métodos poderiam ainda ser eficazes nos dias de hoje adiciona uma camada de contemporaneidade à trama.

Ken Follett, embora ocasionalmente torne a narrativa monótona, habilmente nos conduz a cenas de ação e suspense que prendem a atenção do leitor. Elementos como mulheres fortes, o peso das responsabilidades e desejos ocultos enriquecem a trama, proporcionando uma experiência multifacetada.

Apesar de momentos de enrolação, o autor parece consciente desses momentos transitórios, tratando-os de forma superficial, indicando que são simples prelúdios para os eventos que realmente importam. Em resumo, "A Perigosa Fortuna" é uma leitura recomendada para os amantes de ficção histórica, oferecendo uma rica galeria de personagens e eventos em meio à sociedade britânica do século XIX.

Tamara 11/10/2019

Toda vez que sai algum livro de um autor que considero um dos meus queridinhos, logo as minhas expectativas se acendem, ainda que eu tente não desenvolvê-las. Dessa forma, quando eu soube do relançamento de Uma fortuna perigosa, de Ken Follett, logo me interessei em ler, não só por ser de Ken, mas porque a sinopse também me pareceu instigante por ser uma história que se passaria no século XIX e que traria um suposto suspense. Mas, para a minha surpresa, logo após resolver lê-lo, já me sentia arrependida dessa decisão nos primeiros dez por cento da leitura, e embora ainda tivesse esperança de que logo iria me envolver, isso não aconteceu e passei toda a leitura achando Uma fortuna perigosa um livro maçante, cansativo e infelizmente seria uma leitura que não me faria falta caso eu não a tivesse realizado.
Mas, tudo bem, não posso dizer que o livro é ruim em um todo, de modo algum, pois há a escrita de Follett, que por si só prende e envolve, e ainda que não estejamos gostando dos rumos que as coisas estão tomando, queremos continuar lendo, porque ele nos deixa curiosos com o que os personagens irão aprontar ou qual será o próximo passo. Além disso, o cenário Londrino no fim do século XIX trazido nessa obra, bem como a história de instituições financeiras me deixou bastante impressionada, e aqui mistura-se uma pesquisa histórica muito bem conduzida aliada a uma intrigante ficção o que sempre gosto de encontrar.
O que eu não gostei então? Para começar, nenhum personagem me conquistou de verdade, e como acredito que personagens sejam uma boa parte do que faz o livro ser bom, já que é com eles que convivemos por longas páginas, isso acabou me deixando frustrada, e as repetidas vezes em que os vilões se deram bem me incomodaram, e achei que quase 480 páginas de maldades para poucas de redenção foi algo um tanto desequilibrado. Além disso, o tal assassinato prometido na sinopse para mim ficou mais como um coadjuvante com o qual o autor não sabia tão bem o que fazer, e de tempos em tempos ele era citado, mas não me convencia, e sendo assim o livro acabou não tendo um ponto de partida e um ponto de chegada, como é costume existir. Também cabe destacar que apesar de eu ser uma leitora que ama descrições infinitas, e adoro quando encontro nas histórias a narração sobre muitos detalhes. nesse caso achei que o autor pecou pelo exagero, e em muitas vezes eu só pensava na vontade que eu estava de pular algumas páginas enquanto a descrição de uma festa se estendia por um longo pedaço do livro.
Nesse enredo, senti que tudo estava voltado mais para uma crônica diária da vida dos ricos e daqueles que o queriam ser, e suas peripécias, sujeiras, amores e desamores, o que não considerei interessante. Em resumo, as características negativas acabaram sendo muito maiores do que as positivas para mim, e infelizmente essa obra passou longe de ser eleita uma das melhores desse autor. Porém, já ouvi muitos leitores o considerando o melhor livro de Follett, então não deixo de recomendar, pois alguns leitores podem ter uma opinião bastante diferente da minha e podem se surpreender, ou podem vir a confirmar o que achei.

Amanda 04/03/2021

Incrível
Ken Follett merece muitos aplausos por mais essa obra incrível. A história de toda uma grande família de banqueiros em meados de 1800 envoltos por várias camadas de críticas sociais e imersos na ganância doentia pelos luxos fáceis e roubados. Uma história de arrancar o fôlego, cheia de mentiras ocultas e de injustiças.

Leonardo Bezerra 01/03/2020

Com uma narrativa perspicaz e extremamente detalhista, Ken Follett cria personagens complexos e uma história cheia de reviravoltas permeada de dramas familiares e intrigas envolvendo um fictício sistema bancário inglês e atrelando ao contexto histórico das crises financeiras globais. O ritmo da história é agradável e envolvente e muitas vezes a história me lembrou O Poderoso Chefão de Mario Puzo. Com certeza vale a leitura.

Ed.Costa 20/04/2023

Muito bom!
Quem conhece a escrita de Ken Follett não se surpreende ao encontrar, nesse livro, alguma das características marcantes de sua narrativa.

Um protagonista forte e honrado; um casal que vive um amor impossível; um vilão inescrupuloso (ou mais de um) e um enredo de tirar o fôlego!

No passado, um assassinato envolvendo cinco adolescentes. Esse episódio permeará e marcará a vida de cada um deles.

Hugh Pilaster é considerado a ovelha negra da família. Filho do irmão mais novo dos Pilasters, tem a vida marcada pelo suicídio do pai. Anos mais tarde, torna-se um rapaz brilhante, que pode vir a tornar-se um dos mais importantes banqueiros da Inglaterra.

Os Pilasters são uma família poderosa. Donos de um dos maiores bancos ingleses, com conexões que se ramificam até as Américas, têm como matriarca a gananciosa e inescrupulosa Augusta Pilaster, uma mulher manipuladora, que fará de tudo para que seu filho se torne socio sênior do banco. Mae de Edward, alia-se a Mick Miranda, um sul americano capaz de qualquer coisa pelo poder, para encobrir um fato do passado que pode prejudicar seus planos para Edward.

O romance da história fica a cargo de Hugh e Maisie Robinson. Maisie era uma moça pobre, que teve que se virar desde muito cedo para sobreviver. Em uma reviravolta do destino, vê-se envolvida pelo filho do homem que julgara responsável por todas as mazelas de sua família. Só que a antipatia que sentia transforma-se em outro sentimento. Só que esse sentimento não
poderá ser desfrutado. Desta forma, ela vê suas vidas serem separadas indefinidamente.

Esses são alguns dos ingredientes presentes em Uma Fortuna Perigosa.

Uma história instigante que nos brinda com os meandros do mercado financeiro em meados do século XIX.

Leitura imperdível!

Fernanda.Calixto 11/12/2020

Este foi o terceiro livro desse escritor maravilhoso que eu li, mas infelizmente não foi um que eu colocaria em destaque. É um livro com trama interessante, personagens bem escritos, mas achei o enredo muito repetitivo em alguns pontos, sempre tem aqueles personagens que se dão bem e um que sempre se mete em problemas sem nunca ter feito nada.

É uma leitura agradável e emocionante mesmo tendo seus pontos fracos.

Mas leiam Ken Follet, ele é maravilhoso.

Elizabeth 08/12/2020

É um livro que nos remete à Londres do final do sec. XIX. Pra quem gosta de história é perfeito, porque Ken Follett utiliza elementos históricos reais, como as crises financeiras da época, para construir a narrativa e consegue nos fazer entender como era a sociedade londrina , e também os meandros do mundo financeiro. Os personagens são complexos, interessantes, humanos.
Alguns momentos são previsíveis, mas nada que atrapalhe. Não acho que seja um dos melhores livros do autor, mas é bom.

Letícia 06/09/2020

Follett nesse livro nos leva a mergulhar no mundo bancário, através da família Pilaster.

Nunca senti tanta raiva dos vilões quanto nesse livro. Duas pessoas extremamente manipuladoras que acabam envolvendo todos os personagens no seu jogo de interesses individuais, não se importando com as consequências.

Tem muita luxúria e assassinatos a sangue frio. Li muito rápido querendo saber se os personagens do bem, que se ferraram quase o tempo todo, se dão bem no final.

Muito interessante se pensar a importância dos bancos na vida das pessoas e nos próprios países. Uma falência poderia ser uma tragédia para milhares de pessoas, numa reação em cadeia.

Geovana 22/02/2015

otimo suspense
este livro narra uma historia surpreendente, ele é tudo que o autor diz que seria, amei todo tempo estar lendo ele, para quem gosta de adrenalina é uma ótima escolha. adorei os personagens, cada uma mais envolvente que o outro, o autor como tantos não se perdeu nem fugiu do assunto, nem tao pouco encheu linguiça, como muitos autores fazem, indico ele como uma das melhores historias que li, vale muito a pena conferir.

Daniella.Mancino 02/04/2024

Um livro do Ken Follet
Vale a pena ler como todos os outros do autor. Prende a atenção do início ao fim, embora não tenha nenhuma surpresa.

MariBreyer 09/09/2021

Não achei o melhor livro do Ken Follett mas a narrativa prende. Achei alguns personagens meio caricatos como a tia muito má e a mocinha muito boazinha... Não houve grandes surpresas no desenrolar da história.