Uma Fortuna Perigosa

Ken Follett

Resenhas - Uma Fortuna Perigosa

Victor.Geyson 27/02/2019

Fenonemal
O melhor do estilo britânico, uma novela cheia de reviravoltas e um estilo único que prende a atenção.

@biaentreleituras 20/11/2019

1866, uma tragédia marca para sempre a vida de três jovens. O colégio no qual estudavam era muito rigoroso e os estudantes sempre encontravam uma maneira de burlar as regras. Alguns alunos decidiram nadar à noite em um poço de uma pedreira abandonada, sabiam que se fossem pegos o castigo seria duro e achavam que valeria correr o risco, o dia estava quente e gostavam da adrenalina. Só que um acidente aconteceu.

Houve uma briga com dois alunos mais velhos e a situação saiu do controle, enquanto Hugh Pilaster corria para fugir dos agressores (Edward que é primo de Hugh e Mick) e se salvar, Peter não conseguiu sair. O que aconteceu depois disso permaneceu um mistério durante anos, a nota oficial que o jornal noticiou foi que Peter teve algumas dificuldades em nadar e por isso precisou de ajuda, então Edward mergulhou para salvá-lo, só que Peter já havia se afogado.

Alguns anos se passaram e a morte de Peter continuou sem explicações, todos sabiam que Edward jamais salvaria alguém e que ele mesmo colocou Hugh e Peter naquela situação, quando Hugh fugiu seu primo Edward estava jogando a cabeça pressionando a cabeça de Peter dentro da água. Como não podia fazer nada sobre a notícia falsa, ele ficou em silêncio. Edward e Mick são amigos inseparáveis e, com os anos, a amizade entre eles só se fortaleceu.

Mick tem muitos segredos, um deles é saber o que realmente aconteceu naquela noite. Quando a mãe de Edward lhe confronta, ele conta parte da verdade, selando, assim, um pacto com ela. Augusta é uma mulher calculista e manipuladora, ninguém ousa contestá-la e todos acatam as suas ordens. Para Augusta, Mick é um bom amigo e que tenta proteger Edward, seu testemunho sobre a noite da tragédia ajudou Edward e ela tem uma eterna dívida com ele. Augusta fará de tudo para que o seu filho tenha sempre o melhor, seja no emprego, seja na vida pessoal. Ela é uma mãe feroz e quem tentar entrar em seu caminho sofrerá as consequências.

Para azar de Hugh, os planos de Augusta entram e conflito com os seus próprios. Ele almeja ascender no banco, é um Pilaster tanto quanto Edward e merece o cargo de sócio, mas Augusta não vai deixar que seu sobrinho roube o cargo do seu filho e vai transformar a vida de Hugh em um verdadeiro inferno. São mentiras que vão pouco a pouco destruindo Hugh, porém Augusta encontrou um adversário à altura, pois seu sobrinho rebate a cada investida dela.

Paralelamente, acompanhamos Mick fazendo planos com o pai para conquistar a presidência de onde mora, eles são inescrupulosos e podem colocar em risco todo o sistema financeiro da Inglaterra caso consigam fazer o que pretendem. Para isso, vão precisar da ajuda de Edward, ele não sabe as verdadeiras intenções de Mick, mas é o seu melhor amigo e procura ajudar. Hugh analisa a situação e tenta convencer os sócios de que os negócios com a família Miranda serão a ruína do banco.

*Resenha completa lá no blog > http://bit.ly/2rWi8T0

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com/

Vânia 20/12/2019

Drama e suspense na medida certa
Com uma narrativa clara, precisa e envolvente, Ken consegue nos prender a atenção, nos fazer segurar a respiração em vários momentos e até dar uns gritos expressando nosso sentimento perante a cena. E acredite, nesta história há vários momentos para os seus gritos.

É uma história familiar que coloca o poder e o dinheiro acima de tudo e de todos, e como não poderia deixar de ser, até mesmo entre eles não há união.

A história começa quando dois primos, Edward e Hugh, que estudavam na mesma escola - em séries diferentes - se veem em meio a uma morte.
Num internato para meninos, soberanos de ouro do professor de Latim, Dr. Offerton, foram roubados de sua escrivaninha, e todos tiveram de ficar retidos em seus alojamentos.
Alguns dos rapazes, inquietos, decidiram ir nadar.
Uma confusão, um bate boca, uma brincadeira de mau gosto, e mais tarde foi-se dito que um dos garotos, Peter Middleton, havia morrido afogado.
Tudo pareceu que ele teve um mal-súbito.

Em outro canto do país, a família judia Rabinowicz, agora chamada Robinson, vivia o seu dia de inferno.
Era um sábado, dia do pagamento do pai, que trabalhava numa fábrica de tintas. Mas ao chegar em casa, a má notícia.
A empresa entrou em falência; os empregados ficaram sem pagamento e sem trabalho, e o dono da fábrica, Tobias Pilaster - pai de Hugh - se enforcou.
Maisie e o irmão Danny decidiram que ali não havia mais nada para eles. Ele deu um jeito de ir clandestinamente num navio à Améria; ela foi a pé para Newcastle, quatro dias de caminhada. Detalhe: ela tinha apenas 13 anos na ocasião.

Essas duas famílias - Pilaster e Robinson - com suas vidas cruzadas pela tragédia - encontram-se mais à frente.
E enquanto os anos passam e vemos brigas entre familiares; a ganância em seu grau mais elevado; planos diabólicos para se dar bem; mortes... muitas mortes, ainda lembramos daquele jovem que morreu afogado na escola e pensamos: quando a história virá à tona e a justiça será feita?

Você não vai querer largar a leitura até que cada peça do jogo caia, e o mais interessante, o autor tem um plot twist perfeito para te deixar de queixo caído.
Ritmo perfeito. Livro único, sem cliffhanger. Prepare-se!

Rose 01/03/2020

O livro conta a história da família Pilaster, uma poderosa dinastia de banqueiros ingleses.

A história começa em 1866 em um terrível acidente que culmina no afogamento de um dos alunos de uma tradicional e exclusiva escola para jovens.

Hugh e Edward Pilaster, herdeiros do banco, são alguns dos envolvidos que estavam presentes no local da morte, assim como outros alunos.

Nada foi descoberto e o único que disse ter visto alguma coisa foi Micky Miranda, melhor amigo de Edward. Seu testemunho foi fundamental para resolver o acidente. Mesmo assim, para algumas pessoas, como Hugh, as coisas não estavam bem explicadas.

Anos depois os dois primos acabam se envolvendo na briga não só pelo título de sócio do banco da família, como também pelo cargo da presidência.

Enquanto Hugh torna-se um homem inteligente e esforçado que não apenas se interessa pelo banco como também entende todo o processo que envolve o funcionamento bancário, Edward torna-se o seu oposto. Seu interesse são farras regadas a bebidas, jogos e mulheres. Sempre ao lado de Micky, suas ações sempre são encobertas pela mãe, uma mulher fria, calculista e inteligente, que sabe como ninguém mexer os pauzinhos nos bastidores para ter seus desejos atendidos.

A trama se extende até 1892 onde a família fica as voltas de muitas tramas, mistérios, brigas pelo poder e um rastro de mortes...

Os altos e baixos de uma família acostumada a estar no comando financeiro londrino.

tina 29/03/2020

sem palavras p o quanto esse livro é bom

Bru 01/03/2022

Até onde você iria por poder?
Foi meu primeiro livro do autor mas devo ressaltar que me apaixonei pela escrita logo nas primeiras páginas. A escrita descritiva é envolvendo em vez de maçante, fazendo com que o leito se sinta parte do enredo traçado. As relações são movidas por interesses pessoais, as intrigas e crueldades executas por conta da ambição por títulos sociais e poder guia a trama de seu início ao fim. Além disso, a história tem dois violões impecáveis, Miranda e Augusta tem suas perversidades tão bem arquitetadas que guiam a vida de todos os personagens como se fossem marionetes. O efeito dominó retratado nas relações entre os personagens é efetuada com tanto empenho por Follett que é difícil largar o livro. Quando não se está lendo a história fica sendo revivida na mente do leitor. Recomendo a leitura a todos os amantes de suspense e ficção histórica; Uma fortuna perigosa se to tornou um dos meus favoritos

Sarah 07/03/2022

Outro livro que eu super recomendo a leitura, com um virada na historia que me surpreendeu. Está no meu top 5 de livros favs e não abro mão. É uma pena que quase ninguém que eu conheço já leu essa maravilha.

Gabi 05/12/2022

Perfeito e bem estruturado
Livro perfeito demais da conta e com uma vilã superdesenvolvida,tinha momentos que eu ficava torcendo para ela se dá bem(vou ser sincera kkkkk)

lucasandrade 25/04/2023

Achei que seria outra coisa
Não curti não. Não recomendo a leitura, fora todas as coisas bizarras e completamente desnecessárias do livro, achei a história bem mais ou menos.

Vivi 19/07/2023

Livro difícil que foi pra terminar, não gostei de nada mas principalmente da escrita, tentei me apegar aos personagens mas não deu muito certo. Não recomendo.

VitAria 27/07/2023

QUE LIVRO, MEUS AMORES!
Esse foi meu primeiro contato com o Ken Follett, mas JÁ SEI que não vai ser o último! Esse livro me surpreendeu de mil maneiras diferentes, admito que não estava achando que ia gostar, mas foi só ler o primeiro capítulo que eu soube que não ia ser ruim. E depois, a cada capítulo, SÓ IA FICANDO MELHOR! Como sou grata por ter comprado esse livro do nada, foi uma surpresa MAGNÍFICA! Que história BOA, surpreendente, bem escrita, BEM PENSADA? entrou pra listinha dos poucos que ganharam 5 estrelas. SUPER INDICO, LEIAM! Obrigada por essa obra, Ken Follett! Ainda tô eufórica kkkk AAAAAAAAAAA
Carlos 01/02/2024minha estante
Esse é meu menos favorito do autor. Quando ler Queda de Gigante o surto vai ser grande

Carlos 09/02/2024

Melhor que novela das 8
O começo da leitura achei que não iria gostar, quase abandonei, mas ao decorrer das páginas, fui me apegando a cada personagem, sentindo ódio de outros. Uma trama que entregou tudo.
Bailes na era vitoriana de Lodres, tramas por dinheiro, um romance maravilhoso, assassinatos, surtos, uma vilã inesquecível, odiei e amei ela.
Um dos favoritos do ano creio eu.

Sah 18/02/2024

História boa porém não foi as das melhores de Ken Follett
O dinheiro e poder móveis está história. Recheado de persuasão planos maldades e amores.
Enredo que envolve personagens determinados cada um com seus objetivos e desafios.