Intruso

Intruso Iain Reid

Resenhas - Intruso

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gessyka.Loyola 10/02/2024

Há um intruso entre nós?
Eu gostei a onde o livro me levou, mas achei muito enrolado até chegar lá. Muitas vezes ficava até confuso e chato.
Basicamente somente o Júnior vai narrar toda a história dos 3 personagens (Terrance, Junior e Hen).
Um lugar remoto, uma fazenda remota e um estranho que chega no meio da noite com um "super prêmio" que aparentemente ninguém quer!!

juliarfs 02/02/2024

Vem aí ou não vem?
Meu segundo livro do autor. Depois de ter lido, amado e favoritado "Eu estou pensando em acabar com tudo" eu tinha altas expectativas para conhecer mais desse autor que achei genial.

Mas em "Intruso" eu não achei ele genial. O livro é um grande "vem ai" que não vem. A todo momento eu ficava esperando o grande plot twist que a narrativa insinuou que teria, mas só teve dois acontecimentos completamente previsíveis.

A premissa em si eu amei, foi diferente do que eu já li. Mas em questão de emoção e revelações, não entregou muita coisa.

O livro traz umas reflexões bem legais, traz um enredo interessante, traz uma escrita maravilhosa e fluída. Mas acho que foi só isso. Não me apeguei aos personagens, não me importei com nenhum deles. Os dois plot twists não tiveram nenhum impacto, foram previsíveis. Tinha muito potencial a história, mas ela ficou só nisso.

Poderia ser um livro 5 estrelas e inovador, mas, para mim, ficou sendo um livro mediano e muito destoante do que eu esperava do autor.

Mas, apesar dos pontos negativos, eu recomendo, pois toda a narrativa principal vale a pena e é interessante de acompanhar, além de ser um autor que foge dos clichês de livros famosinhos que estamos acostumados a ler. O final, apesar de previsível, foi muito bom e coerente com a história, eu gostei disso!

Algol_ 24/01/2024

O verdadeiro Intruso
Confesso que não me pegou tanto, a história até começa bastante intrigante com pequenos acontecimentos no meio de tanta normalidade das personagens.

E um livro profundo, intenso com diálogos muito bem formados e poéticos de certa forma, chega ser ansioso não por você querer saber oque vai acontecer, mas pela narrativa bem construída do autor.

Algumas coisas me encomodara no desenvolvimento da trama, como a passividade de Junior na história, mas isso se responde pelo plot do final do livro.

O livro termina bem, um tanto quanto subjetivo. Nota 3

VITo_o 18/01/2024

Ata
Li o livro inteiro esperando O plot twist mas quando o momento finalmente chegou eu fiquei tipo.. ata

O melhor livro desse autor na minha opinião sempre será estou pensando em acabar com tudo que é uma obra prima atemporal.

Achei esse muito chatinho besta e capenga confesso que esperava mais.

Renato Klisman 16/01/2024

Iain Reid me destruiu de novo
Fui achando que era só um scifizinho... Voltei com mais 7 anos de depressão. 10/10
A narrativa do autor segue instigante e deliciosa, te prende até a última página e te deixa reflexiva pelo resto da semana.
Cuidado que é gatilho pras casadas kkkk
Talita.Serra 17/01/2024minha estante
Eu acabei de assistir o filme e adorei!! Já coloquei o livro na lista!

Sheila.Bisson 11/01/2024

Sério isso?!
Estava indo bem, a escrita tem um bom ritmo, boas reflexoes, o plot foi razoável (porque a dúvida já pairava na minha cabeça)...mas esse final.... sério isso?!?!?!?!

Mari 09/01/2024

Acabei vendo a adaptação que tem no Prime Video e depois que me toquei que já havia comprado esse livro há tempos, mas ainda não tinha lido.

Dessa forma, li já sabendo do plot twist, então minha atenção foi mais focada nas pistas deixadas pelo autor, o que foi interessante também.

O livro é sobre as dificuldades de um casamento com um toque de ficção científica, focando nos sentimentos conflituosos de uma relação, como muitas vezes uma pessoa está totalmente alheia aos sentimentos da outra, etc.

Como é característico do autor (que escreveu meu queridinho Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo), a história é bastante reflexiva, por vezes, melancólica e surpreendente.

Gosto muito de sua escrita e pretendo ler outros títulos que ele venha a lançar.

Carolina 30/12/2023

Um episódio de Black mirror
Rapaz... tava achando a narrativa e a escrita muito insípidas, mas tudo fez sentido no final. A maneira como o autor conduziu a história foi arriscada; em vários momentos me irritei, questionei o motivo da adaptação cinematográfica e pensei em abandonar com medo de não ser levada a lugar algum.
Não é um suspense instigante na maior parte do miolo.
Como essa história não tem muito a oferecer além da relevação final, desconfio que para os outros só assistir ao filme será o suficiente, um caso raro que foge àquela ideia de que o livro carrega detalhes que enriquecem a história mais do que o filme. Porém isso é especulação minha.

Nota: após terminar de escrever minha avaliação, fui dar uma olhada na crítica e o filme recebeu 17% no Rotten Tomatoes. Mas continuo curiosa pra saber como ficou a adaptação e deixo minha impressão prévia registrada aqui.

Ketlen 04/12/2023

Para refletir
Diferente de algumas resenhas o livro para mim não foi maçante, ao contrário. Tive que ?economizar? na leitura para que não acabasse tão rápido. A jornada de introspecção do personagem nos faz refletir sobre diversos fatos da vida, à medida que vamos sentindo raiva pelo que está acontecendo e até incredulidade.
O final realmente é surpreendente em dois atos que muito dialoga com a construção do livro, gosto quando o autor termina sem dizer com todas as letras o que está acontecendo.
Foi uma boa leitura, recomendo ??

Maicon 26/11/2023

Sentimentos e sensações
Acho que acima de tudo, esse livro fala muito sobre sentimentos, sensações e motivações. Em se conhecer e conhecer seu lugar no mundo.
No começo eu imaginei que já havia sacado a história mas me surpreendi com o real plotwist. É um livro que te faz querer saber o que está acontecendo, cada virada de página faz vc se questionar.

Bianca 22/11/2023

Vontade de jogar esse livro no fogo
Que livro chato meu Deus do céu, irritante, irritante, irritante, maçante, irritante.
Na capa diz "Para ser lido com as luzes acesas"... ???????????
Ai que óóóóódio !!!!
Que plot mais merda , negócio previsível, eu realmente esperei uma coisa totalmente diferente!

Guilherme Vechiato 05/10/2023

Divisivo
Iain Reid ficou conhecido com o seu primeiro livro "Eu estou pensando em acabar com tudo", principalmente após o anúncio da adaptação na Netflix. O livro ganhou o carinho de vários leitores, inclusive o meu, já o filme....

O nome do autor ficou na minha lista para ler outras obras dele, e aproveitando que teremos mais uma adaptação, agora na Amazon Prime, li Intruso.

Eu gosto muito da escrita do autor, a forma como ele escreve em primeiro pessoa consegue passar o que o personagem sente, sua visão das coisas ao redor, você fica muito ligado ao protagonista.

O autor também gosta muito de filosofar sobre determinados assuntos que vão surgindo na história, e aqui o foco é relacionamento.

A fórmula aqui é praticamente a mesma do seu primeiro livro, um personagem, buscando ou se ligando a algo, nos levando a várias dúvidas e questionamentos, até o final com um Plot Twist.

Eu gosto da história apresentada, mas o meio fica um pouco repetitivo e enrolado. Entendo que faça sentido essa repetição, pois o personagem está perdido em seus pensamentos, mas acredito que houve um exagero.

Sobre o Plot final, achei coerente com a história, não me surpreendeu, mas o Plot junto da escolha do final foram bem satisfatórios para mim.

Iain Reid tem uma escrita bem interessante e diferente, pretendo continuar lendo seus livros.

Vanessa.Maciel 19/09/2023

Muito bom!
Li em algumas horas, muito rápido mesmo. Como li "Estou Pensando Em Acabar Com Tudo" antes de "Intruso", eu já sabia do estilo de escrita do Iain, por isso a leitura fluiu porque as questões de relacionamentos que ele vai colocando em ambas as histórias são um plano de fundo, não é que não seja relevante, mas você deve observar que nunca é o foco. Mesmo assim, acredito que poderia ter umas linhas a menos dessas divagações e ficaria ótimo.

Dessa vez eu já tinha mil teorias sobre o que estava acontecendo, mas lá pelo meio eu já tinha cogitado o que se tratava. É aí que você volta nos diálogos e percebe que os sentimentos dos personagens fazem sentido com o que está acontecendo.

Conclusão, pessoalmente algumas coisas eu fiquei curiosa para saber mais sobre, mas são detalhes não importantes para a narrativa. Estou ansiosa para os próximos trabalhos do autor e pela adaptação. Espero que seja melhor que a do outro filme.

Mari M. 18/08/2023

Os besouros tem um recado...
O autor é capaz de criar um clima tenso, um ambiente pesado, uma meia luz o tempo todo. O leitor fica tenso, aguardando algo que foi prometido acontecer.
Pra mim o livro ganhou pontos com a construção deste clima, tensão, algo difícil de se passar em uma obra que não seja áudio visual.
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Spoiler ABAIXO:
!
O que ficamos o tempo todo esperando acontecer já está acontecendo desde a primeira página do livro. Junior substituto já está na casa todo o tempo, e Hen sabe.
Os substitutos não matam os besouros.
Provavelmente Hen pede para ir embora, e que uma substituta viva em seu lugar, ela percebeu que o casamento a sufocava e ela não amava o marido como amou um dia.
O que nos torna humanos? A clássica questão em temas que abordam IA.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6