Intruso

Intruso Iain Reid




Resenhas - Intruso


79 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Amanda @litera.pura 10/06/2022

Uma mistura de ficção científica e suspense, com altas doses de loucura. Do mesmo autor de "Eu estou pensando em acabar com tudo", esse é mais um livro para quem quer ficar paranóico e ferrado da cabeça!
Junior e sua esposa Henrietta vivem em uma fazenda isolada. Sem amigos, vizinhos ou família, o casal está acostumado à uma vida solitária, mas eles não se incomodam com isso. Os dois se amam muito e são suficientes um ao outro. Um farol se aproximando ao longe é o início do fim da paz daquele casal. Um homem vindo da cidade está chegando com a notícia mais improvável: Junior foi selecionado para passar um tempo no espaço! Ele nunca se inscreveu para essa missão, mas foi selecionado! Ele não tem a menor vontade de sair de sua fazenda, MAS FOI SELECIONADO! E não seria uma burrice imensa desperdiçar uma oportunidade assim? E a melhor parte disso tudo é que a tal empresa que vai levá-lo até lá em cima, bem além da altura em que suas galinhas conseguem voar, também está muito preocupada com o bem estar de Henrietta. Eles sabem que seria muito difícil deixar uma mulher sozinha por tanto tempo naquele local ermo e estão dispostos a fazer de tudo, DE TUDO para que Hen não sinta tanto a falta do marido.
Gostaria de falar mais de todos os absurdos dessa história, mas não quero estragar a experiência de vocês. Esse livro é ESTRANHO, sabe? O casal principal é excêntrico e o modo de vida deles abre margem para diversas teorias e só isso já seria suficiente para me tirar algumas horas de sono. Mas a sorte de Junior em ser escolhido para uma missão tão nobre e todas as consequências disso vão além de tudo que minha mente poderia imaginar. A história se passa ainda na Terra, durante o tempo entre o recebimento da notícia e a data da viagem. À medida que o relacionamento de Junior e Henrietta vai sendo exposto, nós ficamos cada vez mais intrigados e, junto ao terceiro elemento inserido forçadamente na rotina dos dois, eu me vi muito confusa, desconfiada de tudo e de todos. Esse é o livro perfeito para quem está cansado do mesmo e precisa de uma experiência de leitura diferente.

site: http://www.instagram.com/litera.pura
Dilalilac 13/09/2022minha estante
Oi, acho que você avaliou errado kkkkkkkk se estiver certo, ignora xD é porque a resenha parece que você gostou muito, mas tá mostrando como duas estrelas kkkkkkkkk




Pri Paiva 30/12/2021

Surpreendente quebra de expectativas. Muito bom!
Primeiramente, gostaria de dizer que eu achava que sabia o curso dessa história e acabei por descobrir que não tinha nenhuma relação com o que eu imaginava quando li a sinopse acima.
Foi uma surpreendente quebra de expectativas.

A narrativa tem um estilo sugestivo e é um verdadeiro quebra-cabeça psicológico.

A leitura flui perfeitamente bem e prende a cada página.

Gostei que a história aponta muito sobre o relacionamento humano e principalmente o de um casal. Os diálogos são reflexivos e em alguns momentos chega a ser opressor.

Eu como leitora fiquei perdida e confusa assim como os protagonistas da obra.

Vale ressaltar, que a autodeterminação dos personagens é singular e o livro abre debate para o que significa ser (ou não ser) alguém.

Curti o final.
Dá muito o que pensar.
Luciana 31/12/2021minha estante
Eu também fiquei sem reação quando entendi o final! E o pior é que quando reli o início, estava na cara, mas nunca imaginei!




Geórgea 01/12/2021

Intruso
Em um futuro que não sabemos especificar, Junior e Henrietta vivem em uma fazenda isolada em meio a um campo de canolas. O relacionamento parece normal, o casal realiza suas tarefas todos os dias e tudo parece correr na mesma monotonia de sempre. Até que eles recebem uma visita que mudará suas vidas.

“A vida encontra uma forma de equilibrar. É isso que desejamos como seres humanos: segurança, certeza, afirmação.”

O visitante é Terrance, um funcionário da OuterMore. Esta empresa é responsável por um projeto de colonização espacial. O que eles não esperavam é que Junior foi selecionado para participar da primeira leva do reassentamento – mesmo sem se inscrever para a seleção. O projeto, conhecido como Instalação, acontecerá em alguns anos e levará o homem embora por um determinado tempo.

Além dessa notícia, eles descobrem outro detalhe: Hen não irá junto com ele. Ela ficará na casa e terá uma estranha companhia durante o tempo que seu marido ficará fora. Quem será esse acompanhante? Por quanto tempo Junior ficará fora? Como eles lidarão com a separação?

Minha Opinião

Sabe aqueles livros que você já começa sabendo que será enganado? Eu já conhecia o outro trabalho do autor, Eu estou pensando em acabar com tudo, que ganhou adaptação pela Netflix e dividiu opiniões. Quando conheci o livro, vi várias resenhas negativas, mas quando fui dar uma chance, adorei toda a trama e a reviravolta final. Por isso, iniciei Intruso com as expectativas muito altas e elas foram atendidas.

A história nos transporta para aquela narrativa pesada, com uma atmosfera nublada e uma ambientação que podemos ver na outra obra do autor. A história parece densa, os diálogos são sombrios e sempre carregam mais significado do que realmente deixam transparecer. A todo o momento você fica procurando pistas, ligações e detalhes que possam ajudar a moldar toda a história que está sendo apresentada.

“Você pode ter crenças e nem sempre acreditar nelas.”

Começando pelos dois personagens principais: o casal que vive isolado em uma fazendo no campo. Desde o começo percebermos que o relacionamento deles é frágil, mal explicado e cheio de palavras não ditas. Desvendamos a sua história aos poucos, descobrimos vislumbres do seu passado e entendemos os sentimentos de cada um. Como a história é narrada por Junior, que não parece um narrador totalmente confiável, ficamos com o que ele tem para nos contar. São as suas versões que conhecemos. Portanto, não é de espantar que ele parece tão suspeito em vários momentos.

Outro detalhe que chamou a atenção foi o tempo que a história se passa. Sabemos que é no futuro, mas não temos mais detalhes. É muito interessante analisar que os personagens continuam vivendo vidas pacatas, com tarefas corriqueiras e sem muitas tecnologias. São muito sutis os vislumbres que temos sobre o que mudou. Está em aparelhos de comunicação que não conhecemos, em algumas leis que proíbem algo tão usual para nós ou na proposta que Terrance oferecerá.

“Viver junto com alguém não pode ser simulado nem ensaiado. Tem que ser vivido, em tempo real. Não há substituto para o envolvimento compartilhado, para a criação de lembranças reais.”

Para mim, dois grandes pontos viram discussão no livro: colonizar novos lugares no espaço e questionar sobre o casamento e nossa própria humanidade. Começando pelas explorações do espaço. Já sabemos que isso não é novidade para ninguém. Atualmente, por exemplo, já temos empresas que exploram a ideia de habitar outros planetas. E não é para menos, se formos observar a forma rápida e nociva de deterioração do nosso próprio planeta. No entanto, como saber até quando podemos ir? Como entender o processo que será realizado? Como selecionar os participantes? Como medir a eficácia dessa mudança? Acredito que essas são apenas algumas das perguntas que surgirão quando este momento chegar para a nossa geração.

Quanto ao casamento e nossa própria humanidade. Por diversos momentos, me peguei questionando sobre o que nos faz humanos. Como afetaria a nossa visão de mundo, relacionamentos e convivência com uma mudança tão drástica? Será que em outro lugar seguiríamos com as leis e costumes daqui? É fato que nossa vida mudaria completamente com essa mudança. Não só mentalmente, como fisicamente, com o passar do tempo. Entretanto, talvez tudo isso não esteja tão longe de acontecer. Talvez a minha ou a sua geração presencie essa mudança.

O livro é dividido em três atos. A tensão vai aumentando gradativamente e, conforme percebemos o que está reservado para o casal, ficamos apreensivos pelo grande momento. O final entrega um plot redondinho, com todas as arestas aparadas e extremamente bem feito. Para os fãs de ficção científica, talvez não seja tão original quanto o esperado, mas a condução da narrativa, os diálogos reflexivos e toda a cadência dos personagens são suficientes para tornar o livro digno de leitura e apreciação. Recomendo muito esta leitura que está incrível e muito bem escrita!

site: https://resenhandosonhos.com/intruso-iain-reid/
comentários(0)comente



jaquesant0s 19/08/2021

Eu terminei esse livro e passei 5 minutos olhando pro nada pensando sobre o que eu li. Durante a leitura eu senti todo o clima sortuno e de desconforto que o autor quer passar e apesar de ter desconfiado do plot ele é construído de uma forma muito interessante. Esse é um livro sobre o que nos torna aquilo que somos e tem muitas reflexões sobre a vida humana em si. Foi um pouco cansativo mas muito interessante, estou curiosa para ver como esse livro vai ser adaptado em um filme.
comentários(0)comente



Rodrigo 01/07/2021

INTRUSO
Um bom suspense sobre uma situação que beira o absurdo, e vai nos deixando indignados. A leitura é fácil, e é menos hermético do que o livro anterior do mesmo autor, com uma reviravolta ainda melhor, e um final surpreendente.
Li no Kindle.
Recomendo
comentários(0)comente



Bia 25/06/2021

# Foe
Iain Reid traz um estilo interessante em Foe. Instala-se um sentimento de paranóia no leitor em conjunto ao personagem "Júnior", que se preparando para a viagem, se submetia a estranhas ordens de Terrance - a peça misteriosa que se desloca entre Júnior e Henrietta - e suscitava algumas reflexões filosóficas, em sua maioria, de qualidade, que gravitacionam a vida média, o papel das rotinas, as bases e complexidades do ser e das coisas, as instituições... Focando mais no casamento, outras coisas soam quase como sugestões de discussões, como, por exemplo, quando falam sobre vigilância governamental.

O clímax rende um momento brutal, mas que poderia ter sido melhor aproveitado. Assim como a personagem Hen que embora seus silêncios falassem, recortes - mesmo a nível de observação - seriam acréscimos vantajosos à narrativa.

Aqui a premissa até pode ser batida, mas as sutilezas na grafia e o modo como é direcionado é no mínimo intrigante. Por vezes a leitura se torna maçante, mesmo que fique claro que essa é a intenção. A expectativa de uma boa reviravolta fica na promessa, levando ao desfecho que traz um mal estar, mas poderia nos tirar o sono... Fosse a história um conto, provavelmente não deixaria nada a desejar.
comentários(0)comente



Carolina165 24/06/2021

Que livro ESPLÊNDIDO!
É, o autor me fez de trouxa. E eu adorei!

Esse livro é tão profundo, fala de tantas coisas nas entrelinhas... Fala sobre amor, relacionamentos, o que constrói a nossa identidade, a nossa essência... O que faz nós sermos (ou não) quem somos: a nossa memória? Ou nossos valores? Ou uma mistura disso e mais coisas?

O livro tem uma reviravolta gigantesca que me surpreendeu muito pois nunca me passou pela cabeça que seria aquilo. Foi doloroso, mas foi genial.

E pra completar, no finalzinho tem outra reviravolta, que também foi excelente, e talvez, merecida... quem sabe...

Não entendo como não vi mais gente elogiando esse final. Acho que sou a única que ficou histérica com esse plot twist. É muito bom, fico surpresa com essa falta de reconhecimento.

Esse é daqueles livros pouco lidos, pouco comentados, mas de uma qualidade imensa.

"A atividade rotineira e confortável é o pior tipo de prisão, porque as grades estão ocultas". Pág. 43

RECOMENDO fortemente.
Dilalilac 10/09/2021minha estante
Caah, esse livro me fez entrar em ressaca, porque eu não consigo parar de pensar nele, eu só queria ler mais coisa tipo ele s2 muito maravilhoso, mexeu demais comigo, infelizmente não é um autor muito popular no Brasil, mas como faz sucesso lá fora e vão fazer adaptação desse livro também, assim como fizeram de Estou Pensando em Acabar com Tudo, provavelmente vão continuar traduzindo, porque o hype vem junto.


Carolina165 08/12/2021minha estante
Dan, me surpreende que esse livro seja tão pouco reconhecido e pouco conhecido tbm. Ele é mto bom, e a reviravolta... Nossa, GENIAL! Uma das coisas mais incríveis que li na vida. Merece mais reconhecimento com certeza.


Carolina165 08/12/2021minha estante
Espero que venha mais livros dele pra cá, vou comprar todos com certeza


Luiza 19/11/2022minha estante
Me explica qual é o segundo plot pq o primeiro eu já esperava : /


Aldino0 08/11/2023minha estante
O livro é mesmo intenso. Uma história que vai tomando rumos imprevisíveis. E o grande plotwist no fim, é insano, incrível e genial... Os temas retratos na história são profundos, reais e cativantes. A essência do próprio comportamento humano, principalmente em alguns casais, fica bem explicita na trama. Enfim, perfeito. Recomendo. E o outro livro do autor também: eu tô pensando em acabar com tudo


Dilalilac 23/11/2023minha estante
Aldino, amo o Estou Pensando em Acabar com Tudo também.
Os dois foram adaptados pra filme também.
E ainda saiu um dele esse ano aqui no Brasil, chama Nós nós Espalhamos. Ainda não li, mas ouvi falar muito bem.


Carolina165 23/11/2023minha estante
Disse tudo Aldino!! ?




Dilalilac 19/05/2021

Ok, amo esse autor
"Besouro-rinoceronte: Uma espécie de escaravelho que tem por simbologia metafísica e mitológica a eternidade.
Aparece para nos mostrar a encruzilhada. A escolha de continuar no mesmo caminho que levou até o momento ou de se abrir a um novo caminho que leva ao despertar."

Começo com essa definição, pois quem não a conhece pode não absorver ao certo toda a história.
Assim que vi o lançamento de outro livro do autor de Estou Pensando em Acabar com Tudo, não pensei duas vezes. E assim como seu primeiro livro, é um enredo incômodo, maçante, que te faz perguntar o tempo todo porque não sai do lugar, até você perceber que é o propósito.
Uma monotonia imensa na história e que se faz muito presente na escrita e na lentidão e algo vago nas entrelinhas, de forma muito sensorial e imersiva.
Talvez quem não conheça o autor pelo primeiro livro sinta o impulso de abandonar, não é um livro que qualquer pessoa vai gostar. Vi resenhas falando que o final foi meia boca, mas para mim foi impecável.
Trata sobre muita coisa. Relações, liberdade, paranóia, solidão, e é possível ouvir muito chiado nos silêncios.
Eu descobri o plot principal bem no início, antes da página 20, e mesmo assim fiquei totalmente impactada com a forma de exposição e com tudo que foi se seguindo.
Recomendo muito a quem gostou do primeiro livro do autor e quem gosta de histórias mais confusas e que te fazem ficar filosofando sobre as coisas.
Carolina165 19/05/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler depois dessa resenha :-)


Divaldo 20/05/2021minha estante
Adorei a sua resenha! \o




entendiado 12/03/2021

Menina, mas me perdi toda.
Ok, outro livro desse homem que me deixou com a sensação de ser analfabeta. Quanto mais eu lia, menos entendia.

Junior e Hen vivem no meio do nada, aparentemente um casal feliz e pá, um cara aparece do além dizendo que o menino Junior irá ao espaço e que ficará na casa um substituto para que Hen não se sinta sozinha. A história toda tem isso como base e você passa o LIVRO INTEIRO sentindo que tem algo estranho, mas tudo parece normal demais.
É um livro até bem reflexivo, tem um ar filosófico (o que eu gosto), mas o plot não está onde a gente espera e apesar de ser o papel do plot twist (chocar), no caso desse livro, foi só um pouco frustrante.

O livro é gostoso de ler, capítulos pequenos (apesar de muitos), rápidos. Só é absurdamente confuso em algumas partes, ao menos, foi pra mim.
comentários(0)comente



Rafael 16/10/2020

Possui um suspense de muita qualidade, retrata questões psicológicas muito profundas e verdadeiras. Sua escrita te faz não querer parar de ler, possui uma fluidez incrível. Porém o final teve uma conclusão que deixou a desejar.
comentários(0)comente



Luciana 22/09/2020

Ilusionismo
Foi o primeiro livro do autor que li e realmente me surpreendeu. A capa do livro e a sinopse me lembraram o desenho Coragem, o cão covarde, e no início me senti como ele, tentando avisar o casal de que algo não estava certo. Mas, como um ilusionista, o autor sempre nos faz olhar para o lado errado, apesar de ter dado todas as pistas para entendermos o que de verdade estava ocorrendo. Até os capítulos curtos, que me irritaram, tinha um propósito. Fiquei com vontade de ler o livro de estreia do autor.
comentários(0)comente



Rittes 09/09/2020

Original, mas nem tanto?
Ao terminar esse segundo livro de Reid me veio a certeza de que ele é mesmo muito bom em prender o leitor. Seja pelo excesso de mistérios, seja pela prosa fluida (embora,me atrevo a dizer, no caso de "Estou pensando em acabar com tudo", a tradução era da fera Santiago Nazarian, o que ajuda muito, convenhamos!) ou pelo ar meio non sense. Embora a trama deste "Intruso" lembre uma reciclagem de velhos filmes de Schwarzenegger, a solução nos faz pensar em como a sociedade atual busca a felicidade a qualquer preço. Gostei bem mais do que o anterior que, aliás, rendeu um filme péssimo...Experimente.
comentários(0)comente



Paola.Mackenzie 22/08/2020

Uma bela surpresa
Eu me senti uma intrusa quando finalizei o livro,como não imaginei aquele final,fui pega de surpresa com o desfecho, gostaria de ter alguém pra falar sobre esse livro,o autor simplesmente me prendeu do início ao fim,amei como a manipulação se desenrola de fato, como os personagens nos envolvem em seus dramas e sua rotina tão corriqueiros e nos faz querer chegar ao final do mistério.
Acho que no final os personagems conseguiram o que de fato queriam,se libertarem ou se iludirem.
Dierson 03/11/2020minha estante
Acabei de terminar o livro e acho q não entendi o final. Oq aconteceu com eles ??


Dierson 03/11/2020minha estante
Tô com dúvidas se no final aquele era realmente o Junior original


Paola.Mackenzie 03/11/2020minha estante
No final pelo que entendi,a Enri vai embora e deixa uma cópia com o Júnior original, entendi isso.


Dierson 03/11/2020minha estante
Verdade. Faz sentido agora
Pela mudança dela acho q era uma cópia msm




Blog Wizard Express 24/07/2020

Este livro possui resenha no blog.

Leia: http://wizardexpress.blogspot.com/2020/03/resenha-intruso-iain-lain.html
comentários(0)comente



Ema 24/04/2020

Aquele clichê, Iain Reid eu leria até sua lista de compras!
Junior e Henrietta vivem uma vida estável em uma fazenda. Suas únicas companhias são as galinhas e os campos de canola, mas, em certa noite, o casal recebe uma visita inusitada do governo. Ao que parece, Junior foi selecionado para um programa excepcional de colonização do espaço. O problema? Ele não se inscreveu para nada. Indeciso sobre o que fazer, tudo piora quando parte da missão envolve nunca, jamais, deixar Hen sozinha. O governo tem um plano impecável, minucioso e bem montado. Tudo está organizado e pronto para eles. Mas, se é tão perfeito, por que Junior não confia em uma palavra do que lhe dizem?

Pra quem acompanha o IG, não é novidade que, no ano passado, me apaixonei pelo Iain Reid. Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo foi um livro que mexeu com todos os meus sentimentos e ganhou em disparado como melhor leitura de 2019. Logo, quando vi que a Rocco lançaria outro livro do autor, mal pude esperar para recebê-lo! A pegada é diferente, mas a essência de Iain está ali e ao terminar de ler, eu mal cabia dentro de mim.

Intruso é um livro intenso da melhor maneira que uma obra poderia ser. Não há diálogos complexos ou descrições confusas, mas em uma única frase, Iain consegue entrar na mente do leitor e fazê-lo, tanto refletir, quanto ansiar para saber o que irá acontecer. Com críticas sobre a maneira como nos relacionamos com as pessoas, ele nos apresenta um casamento fora de sincronia. Dependência e responsabilidade emocional estão presentes na narrativa, levantando questões do que seria um relacionamento saudável.

Junior é um personagem paranóico, enquanto Hen tem ânsia de viver. E acompanhar a trajetória dos dois no meio de toda a incerteza da tal missão foi uma experiência única. O final levou meu queixo ao chão e me fez pensar por horas sobre aqueles personagens. É uma história completa, incrível e visceral. Recomendo muito a leitura.

site: https://www.instagram.com/palavrascruciais/
comentários(0)comente



79 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR