Os segredos que guardamos

Os segredos que guardamos Lara Prescott

Resenhas - Os Segredos Que Guardamos

Nanda.Fagundes 26/03/2021

Os segredos que guardamos.
Ler esse livro mas fez ter vontade de conhecer outras obras, são muitos os autores citados nele.
O livro é bem escrito, a história é muito boa, porém não me emocionou como eu esperava.
Senti falta de emoção ali. Mas eu até entendo que é um livro sobre espionagem e por isso eu não poderia esperar tiro, porrada e bomba ?
Fiquei com muita vontade de ler e ver o filme Dr. Jivago.

Dito isso minhas personagens preferidas foram a Olga, a Irina e o fofo do Teddy.

Recomendo a leitura.

pamelaantunes 09/04/2021

?Mas a ordem das cenas foi prevista
E a estrada chega fatalmente ao fim.
Estou só. Tudo afunda em farisaísmo.
Viver não é passear por um jardim.?

Aline @contandoleituras 11/11/2021

Romance baseado em fatos reais
Amei essa história! Apesar de ser uma ficção, conta bastante da historia do livro Doutor Jivago, do autor e outras pessoas envolvidas.
Fiquei curiosa para ler esse clássico da literatura russa!
Recomendo!

Sarah 26/05/2021

Olga >>>>>>>> Irina
Lara Prescott claramente tem uma ligação pessoal com Boris Pasternak, começando já por seu nome (sendo Lara também a personagem na magnum opus do autor) e isso tanto é bom, quanto a atrapalha um pouco. Ela investe muito para contar a história da Olga, a amante de Boris e musa inspiradora, descrevendo seus sentimentos, aflições, apenas possibilidades, é claro, mas que me pareceram muito palpáveis. Ao mesmo tempo, acho que investe de menos na história de fora da Rússia, Irina, uma americana de descendência russa; por muitas vezes senti as coisas um tanto apressadas, passageiras, não sei quem - eu ou a autora - estava mais ansiosa para retornar para a história de Olga. Lara faz uma descrição minusciosa, dolorosa também da estadia da Olga na gulag, de sua volta para casa, depois de tantos anos e ainda tendo de lidar com os olhares e também a sua força para enfrentar a perseguição que viria por causa de Doutor Jivago. De dentro da URSS apenas temos narrações de Olga ou algumas poucas de Boris, e é o suficiente para entender, ou imaginar, o que foi a relação dos dois (embora, particularmente eu ache vergonhoso que Pasternak tenha colocado a esposa nessa posição, e também que Olga, que embora muito importante na vida pessoal e profissional do autor, ainda assim nunca elevou seu status, sendo eternamente a outra; e aceitando isso). Na América, nós temos uma narração um tanto dividida entre Irina, Sally (a mentora) e Teddy (o namorado), ao mesmo tempo que temos capítulos denominados "as datilógrafas" que são capítulos escrito na primeira pessoal do plural de maneira super interessante, é como um folhetim de fofoca (tô rindo, mas tô falando sério), tem muitas informações pra contextualizar os momentos da história, ao mesmo tempo que também desenvolve as colegas de trabalho de Irina. E aí, eu falei que esse amor à Doutor Jivago atrapalha um pouco a autora, pois dentro da narrativa ela tenta desenvolver acontecimentos secundários, mas que ficam mal explorados por causa da correria da narrativa (como a perseguição à comunidade LGBTQ+, que parece que vai ser importante, mas toma um espaço pequeno até na história).

E o capítulo final com as datilógrafas falando de como é a vida delas agora, na era digital também foi fofa, engraçadinha. E ainda mantém o ar da fofoca edificante - "eram elas?".

Andy.Sena 19/08/2022

Demorei algumas dias para escrever essa resenha porque não sei exatamente o que falar. Não foi um livro que me marcou ou me decepcionou em si. Achei tudo meio mediano, não me importei com as protagonistas em si ou que rumo a história estava tomando. A única coisa que me despertou foi o desejo de conhecer e algo que pretendo fazer no próximo ano, é ler Doutor Jivago. Fora isso, é um romance histórico que tem o pano de fundo a questão da distribuição de livro proibido russo e a Guerra Fria.
Taynah Falcão 19/08/2022minha estante
Tive o mesmo sentimento de querer ler Doutor Jivago depois desse livro

Sani Melo 12/05/2021

Perfeito!
Mesmo estando numa ressaca daquelas, esse livro foi perfeito, e como sempre as mulheres fazem o trabalho, mas quem leva os créditos são os homens! ?
Jussara 12/05/2021minha estante
Sani,é um romance histórico? Li um da Lucinda Riley e gostei mt e esse é parecido.....

Rosângela Martins 18/02/2023

Primeiro livro que leio que se refere à Rússia. Percebi que devo ler mais, principalmente o livro que é citado em toda a história.

Ana 01/09/2022

Livro maravilhoso, me fez querer reler doutor Jivago.
Um livro que fala que mesmo os hofotes estando sobre os homens, é com as mulheres trabalhando nos bastidores, que os fazem chegar nos resultados.

Eloiza Castro 01/10/2020

Incrivelmente bem escrito e estruturado, ?Os Segredos que Guardamos? conta várias histórias cruzadas, como de mulheres fortes que foram cruciais durante a guerra e depois tiveram que se adaptar a outros papéis e os sofrimentos causados a quem quer que fosse ?inimigo do estado? na era de Stálin, até sua morte...
Mas, tudo se concentra na história de como o grande clássico ?Dr. Jivago? foi escrito, numa época em que a literatura era considerada arma, e que a literatura podia mudar o rumo da história, assim como a arte e a música (Jivago, narra um romance em meio a revolução Russa). Todos eram observados e qualquer ato que era visto como de oposição e antissoviético, poderia ser uma ofensa passível de prisão. Naquele tempo sombrio, pessoas de coragem davam o trabalho de suas vidas a espalhar histórias pro mundo, e hoje, tanto tempo depois, temos a história da história, tão belamente contada e romanceada que favoritei o livro, mesmo antes do fim.

David 29/05/2020

O ano de leituras começou em grande estilo.

O livro se passa na década de 50, durante a Guerra Fria.

O pano de fundo desta obra é as notícias desta época e também é sobre um livro que foi muito importante na Revolução Russa, o "Doutor Jivago", inspirado no próprio autor Boris Pasternak e Olga Ivinskaia.

Doutor Jivago é visto como uma obra perigosa para os soviéticos e logo a sua publicação foi proibida, mas o livro consegue atravessar fronteiras e passa a ser publicado na Itália.

E aí que o livro começa a contar o plano e a estratégia desta Guerra de como fazer com que o livro chegue até aos russos.

O livro está dividido em duas partes: Acontecimentos do Ocidente e acontecimentos no Oriente (EUA e RSS), e eles são narrados por mulheres que foram as principais espiãs para que isso pudesse acontecer, coisa que até aquela época jamais passou na cabeça de homem de que as mulheres poderiam ser espiãs. Aqui nesta história as protagonistas são Sally e Irina (EUA) e Olga (RSS). Durante a leitura vamos ver o lado sombrio da Rússia que também possuía campos de trabalhos forçados e como com mãos de ferros Stálin conduziu a Rússia. Vamos ver também como essas mulheres espiãs faziam o seu trabalho seja de Datilógrafa ou como espiã.
Um livro cheio de aventuras, traições, amores, e pasmem também há um romance homoafetivo, onde o livro trás uma crítica e a vivência de como era ser homoafetivo na década de 50.

Amei, do começo ao fim.

site: https://www.instagram.com/p/B8UMFVrHxJx/

Livros trechos e trecos 26/05/2022

"Mas a ordem das cenas foi prevista
E a estrada chega fatalmente ao fim. Estou só. Tudo afunda em farisaísmo.
Viver não é passear por um jardim."

Esse livro acabou sendo uma surpresa muito boa, o começo parece meio confuso pois ele tem muitos narradores que inicialmente não parecem muito conectados, mas tudo acaba se encaixando para contar essa história. Que poderia ser só mais uma história de espiões, mas acaba por ser também uma biografia. E nos mostra como os livros podem revolucionar o mundo.

lightweaver 07/12/2020

Espiãs Datilógrafas em Toda Sua Glória.
Experiência fascinante, foi lindo mas também de quebrar o coração e eu amei cada segundo disso. Lembro de ter ficado com vontade de ler Dr Zhivago na conclusão dessa leitura.

Bi_Oliveira 11/04/2022

O que dizer desse livro? Bom muita coisa.

Primeiro: Eu demorei e muito para acabar esse livro, e não é porque a história é ruim, na verdade a história é ótima, o ponto aqui é que eu estava de ressaca literária então eu mal conseguia pegar no livro, pretendo reler ele depois para ter uma melhor experiência.

Segundo: O livro é bom, a história é incrível, as referências históricas são muito bem abordadas e as criticas sociais aos sistemas daquela época mostram porque é sempre bom ter acesso ao que aconteceu no passado.

Terceiro: Não vou mentir, no começo do livro eu estava completamente perdida o livro divide a narração em oriente e ocidente pois se passa durante a guerra fria, e o livro mostra o ponto de vista de mais de cinco personagens então no começo eu buguei com tantos personagens.

Nicole.Vila 01/07/2020

A história em si é boa...
Porém não foi algo que me prendeu tanto...
Mas o final é bom

Tami 02/05/2021

Os segredos que guardamos
Um livro muito denso para ler, porém um história linda e emocionante. O que leva um país a massacrar um dos seus escritores fabulosos? O que leva um país a destruir o outro? Para as duas perguntas irá ter respostas totalmente diferentes. Os segredos que guardamos fala sobre uma história de um livro, o romance que na ideologia americana se tornaria uma arma contra a União soviética, e realmente caiu como uma bomba quando Dr Jivago foi publicado nos Estados Unidos, a União soviética ou a Rússia civil em uma posição constrangedora, onde as suas ideologias foram escancaradas de uma maneira clara e objetiva. Dr Jivago não foi publicado em seu país de origem, ele o renegaram achando que escrito era anti soviética. Para o alto escalão Russo, Dr Jivago teria que sofrer modificações na sua história para ser publicado na pátria mãe, só que isso não ocorreu.
Primeiramente publicado na Itália, chamou a atenção de muitos, alguns viram romance. Esse romance se tratava do que para Rússia ter medo dele assim.
O escritor foi ameaçado até seus últimos dias de vida, teve que abrir mão dos direitos autorais do seu livro ou melhor da sua obra de arte e principalmente teve que renunciar o grande prêmio Nobel do ano que o seu livro foi sorteado.
Apesar de tudo o que aconteceu com o escritor de doutor Jivago, anos depois de sua morte o seu próprio filho recebeu esse grande prêmio em nome do seu pai e finalmente a Rússia publicou Dr Jivago.