Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

Luiza3321 05/08/2023

Só li pro vestibular, não sei se entendi muito bem, achei meio confuso, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.

Sparr 26/08/2023

Tu não, ó eterno, tu te provocas!!
Essa é uma história sobre amar ao homem e amar ao cão. Uma narrativa cheia de metáforas e exemplificações que justifiquem o fim? A loucura? Não! A corrupção!
Quando Quincas Borba, um senhor afortunado que pretende deixar seu dinheiro ao seu cão, vê-se louco e morre em sua viagem, sem escrever o testamento, tudo vai para Rubião, o pupilo. Rubião julga-se pronto para receber, não apenas a herança, como os regados de uma melhor posição. Mas Rubião era tão frívolo que se esqueceu de usar a inteligência antes da ambição. Cercado por urubus e ases interessados em sua nova fortuna, vai se vendo em posição de Quincas. Não no renome, na loucura. E assim, definha até não ser mais que o arbusto.
Meu segundo livro mais amado do Machado de Assis, explora não apenas a falsa motriz de una sociedade que se tolera e se odeia, como também escancara como é simples corromper aqueles que constroem suas vidas em desejar a vida de outros e se esquecem de firmar seu solo no caráter. Há uma crítica forte também à maneira como a sociedade via e convivia com doenças psicológicas ou psiquiatras, e ao final de tudo, elabora em um texto sem igual, como amar os animais pode ser mais vantajoso que amar os homens.
Um livro cheio de metalinguagem, escanrando o quanto somos dissimulados, tortos e ambiciosos. Não existe herói sem falhas, não existe humano sem obscuridade. Um desenho que apenas o maior do Realismo seria capaz de compor.
Atenção: Esse livro pode não ser tão simples em leitura, há muitas metáforas, algumas digressões e é preciso ler com atenção para não se perder o raciocínio. Apesar disso, não é impossível, é gostoso demais e vale cada etapa do desafio.

Talita 22/07/2020

Uma grande obra de Machado de Assis
Esse livro nos apresenta o personagem Rubião, um inocente homem que acaba de receber uma grande herança do filósofo Quincas Borda, aquele humanista já conhecido do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Rubião conhece muitas pessoas, entre eles Palha, um homem extremamente vaidoso e que logo se interessa pelo seu dinheiro, por isso acaba sendo um bajulador, também conhece Sofia, esposa de Palha, a qual se mostra ao longo do livro uma pessoa que gosta de ser adorada por todos, inclusive pelo próprio Rubião, que acaba se apaixonando por ela.
Uma história típica de Machado de Assis, marcada por ironias e críticas ao comportamento humano, mostrando o quanto as pessoas podem ser interesseiras e o quanto podem mudar de atitude de acordo com a posição social do indivíduo que estão convivendo. Além disso, mostra que as pessoas esquecem rapidamente o bem que em outros tempos receberam e não se importam em retribuir.
Ademais, outro ponto que me chamou atenção foi o cachorro de Quincas Borda, que tem o mesmo nome do filósofo e foi destinado aos cuidados de Rubião, mostrando o quanto diferentemente dos humanos os animais são companheiros fiéis, independentemente da situação.
Uma obra essencial, que recomendo muito.
breno montserrat 22/07/2020minha estante
ai amiga muito cult amei

Talita 22/07/2020minha estante
Amigo a quarentena me mudou kkkkk

Mauricio 10/04/2022

Ascensão e queda
Fazer resenha de livros clássicos é meio difícil porque a maioria já vai meio enviesada elogiando o livro que nem sempre é tudo aquilo que promete.
Com sinseridade e sem teorizar muito sobre o humanisto etc e tal... achei esse livro bom, no estilo Machadiano de outros, onde é preciso compreender as coisas ditas nas entrelinhas e... Captar a Mensagem!!
Resumidamente interpreto a obra como a ascensão e queda de uma pessoa comum, infortuno, do interior de MG, na corte carioca da época. Rubião recebe a herança de Quincas Borba, que depois de morto não passa de um cachorro abandonado, tratado com certo desdém, e no final recebe o mesmo tratamento da sociedade depois que este se aproveita de sua fortuna e o deixa literalmente na rua. A paixão por Sofia e todo o jogo de sedução e conveniências é o grande veneno catalisador dessa tragédia. O tratamendo com desprezo dispensado a personagens de menor posição na sociedade, como o Freitas, o Major e no fim o Rubião, mostra alguns de nossos aspectos indecorosos, reais e porque não humanos. Na sociedade aristocrata dos salões, as pessoas só são interessantes enquanto satisfazem os mais mesquinhos desejos dos outros. Se ver bem, até hoje continua assim. Na terra onde o fraco não tem vez o que vale é a máxima: aos vencedores as batatas!!

Leo 20/09/2020

Fantástico
O que mais impressiona é a genialidade na escrita de Machado, é realmente impressionante. O enredo, para mim, ficou em segundo plano, embora tbm seja espetacular. Uma obra que faz jus a sua fama.

Mari 01/04/2022

Cansativosinho
Pra um livro de literatura ele eh muito bom, só tem uma leitura cansativa
Mas eh legalzinho, tipo, toda aquela coisa da Sofia, do Rubião ( que aliás, é um trouxa, iludido), do Cristiano que é um escroto com a Sofia, do Carlos Maria que eu não sei se eu gosto ou não gosto dele, do Quincas cachorro que, tadinho, só foi maltratado o livro inteiro. Mas, enfim, é bom, só que não leria de novo

Du_Scherainer 26/07/2021

Para ser bem sincera esse é um dos livros que li do Machado que menos me agradou, ainda assim eu consigo reconhecer os pontos fortes, como a trajetória de um homem corrompido por interesseiros, e os momentos carregados de um sarcasmo perpicaz (alguns não são fáceis de entender, e outros eu acabei nem me dando por conta, tem de tudo).

Karen612 01/08/2023

"Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas."
Mais uma vez tive a graça de me alimentar com a genialidade do Machado de Assis, mesmo que não tenha achado tão incrível quanto os que li antes deste (Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas). Diferente dos outros, este eu nunca havia lido e acabou sendo tudo uma baita novidade.
É uma ótima história? Sim. Mas, no fundo, eu esperava a exploração "bem paga" da filosofia de Quincas Borba e provavelmente isso fez com que eu não me apegasse tanto quanto eu deveria. Ou pode ter sido minha leitura bem quebrada. Todo caso, não digo que não indico, porque vale a pena; somente que não é melhor comparado aos anteriores.
Lembro-me agora de algo que pensei enquanto lia o livro sob uma árvore (que cena kkkkk): "em Dom Casmurro o Bentinho conta sua história e "interage" com o leitor; em Memórias Póstumas de Brás Cubas, o protagonista, Brás Cubas, narra sua história ao leitor. Todavia, em Quincas Borba o Rubião é protagonista e não conta sua história, ela é narrada por alguém de fora. Seguindo a linha, o Quincas Borba quem conta essa boa história(?) ? Será mesmo que eu, pobre leitora, estaria abirobada como o nosso amigo Rubião? Ou foi o efeito do cheiro do mato? Aí fica a dúvida. (Kkkkkkkkkk)

Uma dica ao trio do fracasso: ter muitas paranóias e querer mulher casada não dá futuro.

(Um dia vou reler este livro, rever minhas avaliações atuais e, quem sabe que com um novo entendimento eu hei de dar cinco estrelas?)

mafe 01/04/2021

Ao vencedor as batatas
Mais uma leitura da Fuvest, e se não fosse obrigatório eu não leria pois foge muito da minha zona de conforto.
O começo eu achei legal, e fluiu muito bem, tanto que eu até fiquei impressionada pq achei que seria desgastante. Mas a partir do meio eu achei a história meio parada e desinteressante. O final é bom também, mas nada que eu não esperava.
Conclui que eu não tenho a perspicácia que é necessária para ler Machado de Assis, que é um dos maiores nomes da literatura brasileira.