O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

@autoraflaviakalpurnia 20/10/2018

Ótimo
Amo o filme, adorei o livro. Para quem é fã de detalhes e um medo delícia, esse livro é a pedida. Com 330 páginas, William conseguiu deixar a garota Regan, possuída na frente de nossos olhos. A riqueza na descrição da possessão, das dúvidas, das vozes nos faz ver Regan possuída girando a cabeça em 360 graus. Um livro muito bem escrito, de leitura fluída e deliciosa, vemos o Padre Karras tentar salvar a vida de uma garota possuída por um demônio, e enquanto tudo isso acontece, o Detetive Kinderman investiga um assassinato que aconteceu do lado de fora da janela do quarto de Regan. Juntando ciência, fé e descrença, Blatty conseguiu fazer um livro impossível de parar de ser lido até a última página.
Nota 4/5.

Kalyenne 22/12/2018

Um romance deliciosamente macabro...
"Poucos leitores sairão ilesos", é uma das frases que estão na capa do livro. E como ela faz sentido! Eu faço parte do grupo de pessoas que ficaram impactadas. Que livro incrível! ??

Jeferson.Gomes 15/01/2019

A VERDADEIRA FACE DO MAL
Um verdadeiro clássico do cinema que CHOCOU não só a bilheteria como o grande público e crítica, ainda consegue tirar sustos 40 anos depois com o filme que não sai da lembrança das pessoas.

Com vários prêmios ganhos e muitas indicações na maior premiação da indústria, o OSCAR, marcando o gênero terror como grande destaque da categoria, surge então, o FENÔMENO.

O Exorcista mostra sua verdadeira face do mal no livro escrito pelo grande William Peter Blatty. o verdadeiro horror explicito em palavras e sem censuras. William não economiza nas palavras e deixa sua mente doentia sangrar nas páginas.

A religião abre o ponto de discussão do que é verdadeiro dentro de um raciocínio lógico e o que é fruto da inconsciência causada por uma saúde mental frágil. Mas não só a ciência que coloca suas propostas na mesa, a fé e a crença também são postas e são testadas.

O ponto auto do livro também, além da discussão religiosa e científica, são as informações interessantes e pertinentes á históra que o autor compartilha sobre os temas conforme seus respectivos anos. Informações didáticas que deixa tudo mais assustador. Detalhes técnicos que dá a conexão com o real e o sobrenatural e a angústia de uma descoberta que parece surreal.

Se você ainda quer sentir esse medo novamente, leia ao livro, essa edição comemorativa maravilhosa, O início vai parecer cansativo e preguiçoso, mas tudo vai ganhando sentido e vai te preparando para o que você não viu na tela. Os personagens são apresentados de forma mais consistente, com mais profundidade de seus sentimentos. Coadjuvantes se destacando com suas subtramas cheias de mistério.

O Exorcista é um classico que não pode faltar principalmente na sua estante de livros. Ele é a prova que o verdadeiro horror está além de nós, mas sempre esta onipresente. Ele é úbiquo, ele é o retrato pintado pelo mal da nossa pior versão.

Romildo 09/03/2019

O exorcista - Willim Peter
O livro é ótimo, com uma escrita que não deixou a desejar. A história é bem estruturada, sombria e bem interessante. Mas eu esperava que a mãe tivesse ajudado a exorcitar a criança, ela só ficava no corredor ou chorando em outro lugar, uma mulher forte, por isso queria ver ela enfrentado o demônio e tendo sucesso. Por exemplo naquela parte que os padres estavam rezando para o demônio sair, queria que ela tivesse lá também, porque como a menina ama ela poderia ter uma maior motivação para lutar pelo seu corpo e ia ser mais tocante para o leitor. Mas gostei também do rumo da história original, bem forte o conteúdo do livro.

Lamboglia (@estantedotibas) 19/05/2019

Concluída a leitura do livro ?O Exorcista?. Leitura interessante, porém, repetitiva em algumas passagens nos personagens da Regan e do Padre Karras. William Blatty, autor do livro, apresenta fortes pontos sobre a fé e a ciência. É incrível que no passado (ou quem sabe até hoje ainda permaneça tal pensamento) a religião negava (ou nega) fortemente as descobertas feitas pela ciência através de estudiosos, no entanto, de uma maneira bem hipócrita, a igreja aceita a ciência somente quando esta é voltada para defender assuntos que lhe convém, e é isto que é apresentado na obra: fé e ciência lado a lado em busca de algumas respostas para o fenômeno ali presente. Muitas dúvidas são postas entre os personagens. Uma mãe cética e um padre repleto de dúvidas sobre sua fé. A medicina não apresenta nada e a religião tem medo de se opor. É mais uma obra voltada para os fenômenos do comportamento humano; para a mente humana do que para uma possessão demoníaca, no entanto, para deixar a leitura mais atraente, ela se romantiza para o lado do tinhoso. ? Hahaha. Como já disse, é uma leitura interessante, mas o filme supera facilmente por deixar de lado o papo psicológico e ir direto ao ponto que mais atrai a curiosidade do pequeno humanoide.

Gabriel.Lopes 21/05/2019

Espetacular
Começou com uma narrativa bem lenta e descritiva, o autor dá uns pulos temporais que me fizeram reler algumas vezes uns parágrafos e só isso que tenho o que reclamar dessa obra.
Personagens mega construídos, uma baita de uma história com fundamento e interessante, não me fazia pensar em outra coisa e eu só queria tempo pra continuar lendo. A própria descrição que antes deixava a leitura cansativa, se tornou essencial pra visualizar tudo aquilo acontecendo.
Tudo segue em um ritmo certo e tem o desfecho que deveria ter, é incrível, só tenho isso para dizer.

Deia 29/05/2019

Me diverti muito com esse livro, sou louca não, é que teve cenas muito bizarras e a menina com mousse de abacate na cara não saia da minha mente(quem assistiu o filme sabe). Fora as bizarrices, demônio é demônio e fez sem papel direitinho. O que mais gostei foi o amadurecimento da mãe, a renovação da fé de padre Karras e a fortaleza que foi padre Merrin. O resto é história. Gostei muito.

Luiz edu 09/07/2020

Simplesmente sensacional.
A ambientação é impecável, juntamente com o enredo que te leva a uma inserção completa dentro da história.

Bruna Tiene 02/03/2020

Um clássico é um clássico! Melhor livro de terror!

Leo 03/03/2020

Sensacional e terrível
Um grande clássico de terror do cinema, mas ainda melhor como livro (óbvio). A história é terrível e angustiante a todo momento, enquanto você acompanha o decair para o mais profundo inferno com a possessão de Regan. A narrativa é excelente e consegue transmitir muito bem os sentimentos de medo, dúvida, impotência e tristeza que assolam os personagens, fazendo com que você se importe com todos a todo momento.
E além disso tudo há todo o questionamento filosófico sobre a existência ou não de Deus e do diabo, principalmente no arco do padre Karras que cria uma nova camada ainda mais profunda para a história.
É difícil recomendar a leitura, pois não é um livro tranquilo de se ler, com cenas extremamente pesadas, mas para quem gosta do tema, sem dúvida é um livro que deve ser lido e apreciado.

Josi 03/03/2020

O exorcista
Livro cativante que descreve o que acontece com a filha de uma atriz famosa .

Paty 28/03/2020

Caso de exorcismo
É uma leitura interessante, instrutiva, mas bem menos assustadora que pensei. Também trata da busca por explicações psicológicas para fenômenos paranormais.

Joe 07/04/2020

Muito bom!
Não chega a ser um livro favorito, mas realmente é um livro ótimo.
Senti um pouco de medo em algumas partes, sendo sincera, porém no final eu chorei muito (estava dentro do ônibus no dia.)

GUIIZAL 12/04/2020

A história inicia-se com padre Merrin, que lidera uma escavação no Iraque à procura de relíquias antigas, em que encontra uma estatueta de um demônio chamado pazuzu, sobreposta à medalha de São José.
Enquanto isso, em Georgetown (EUA), Regan, uma solitária garota de 12 anos e filha de uma famosa atriz, começa a brincar com um tabuleiro Ouija em busca de distração.
Um dos fatos mais chocantes é a descrença do Padre Karras. Ele é um psiquiatra que tenta de todas as formas, provar que não é possessão, que todos os fenômenos seriam resultado racional.
O livro vai nos trazer fatos chocantes, de tirar o fôlego e arrepiar a pele, escrita maravilhosa e eletrizante, o Exorcista é um livro que retratar a fé, a falta de fé, mas acima de tudo retrata o nosso comportamento perante os problemas.

Sergio.Machado 07/05/2020

Tocando o terror
Aqui o diabo toca o terror! Livro que deu origem ao filme, não tão pesado (visualmente) quanto o filme mas intenso nos detalhes.