O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Carolina Hahn 18/09/2015

[...]ele sentia a ansiedade de uma tarefa não cumprida
Escolhi esse livro por um motivo mas me encantei por outro totalmente diferente. É o que digo para todos que me perguntam sobre ele e o porque de ser um dos meus favoritos, é incrivelmente emocionante! Em toda a história o que realmente me comove é relacionado ao Padre Karras, suas dúvidas, seus medos e essa incapacidade de deixar de ajudar as pessoas. Acho um livro lindo. E não estou esquecendo por completo a existência de um demônio, mas para mim não é realmente o foco. Como disse o Padre Merrin," o alvo do demônio não é o possuído, somos nós, que observamos." São as consequências, é o que faz com as pessoas ao redor.
Um livro tocante, maravilhosamente bem inscrito e desafiador!

Rahrt 21/09/2015

Fascinante!
Fiquei encantada com a história!
Mesmo lendo várias resenhas onde as pessoas diziam ser aterrorizante, não consegui enxergar a história por esse ponto de vista. Algumas partes são sim perturbadoras, mas fazem com que o desenrolar se torne ainda mais instigante.
Ao mesmo tempo, reflexivo e ousado. Favoritei. :D

Gabriela Paulino 23/11/2020

Já tinha assistido o filme, mas não me lembrava dos detalhes da história. Resolvi ler o clássico e me impressionei, gostei bastante da narrativa e do modo como ela se foca na investigação do caso, na procura por uma doença física ou mental que explicasse os fenômenos, e não no terror em si. Não é um livro feito para assustar, e sim para te fazer pensar. Há sim alguns trechos chocantes, que assustaram até a mim, que sou acostumada às narrativas de horror (as descrições das profanações nas igrejas me renderam um pesadelo).

O final é levemente sugestivo, mas aberto, e nos resta a dúvida. Me afeiçoei especialmente ao padre Karras, sempre gostei de histórias envolvendo pessoas que perderam a fé (aliás me indiquem se conhecerem alguma boa). O personagem do detetive foi pra mim um alívio cômico no nível certo, com seus trejeitos meio ansiosos e sua paixão pelo cinema. É um livro que gostaria de deletar da memória só para ter o gosto de lê-lo pela primeira vez de novo.

Tai 19/01/2022

Este livro é muito bom .
Moro sozinha e nunca mais consegui tomar banho e fechar os olhos no chuveiro com medo de ver aquele satanás.
Kkkk

HARRY BOSCH 19/01/2021

O Exorcista
ótimo livro,marcante pois algumas caracteristicas no decorrer do livro são reais em relação a influencia dos Espiritos menos felizes.O filme também foi bem fiel ao livro.

Marlos 10/09/2018

Um clássico já esperado
O exorcista é um livro que eu particularmente queria muito ler e quando li tive uma experiência positiva, assustadora, mas por saber a história por conta do filme, eu perdi a experiência de "primeiro impacto".
Pra quem não conhece o filme, o livro acaba sendo uma história de terror fascinantissima, com ótimo suspense e momentos de medo constante.
Um livro que lida muito com psicologia e com a famosa ideia de que não existe nada além da morte, mas quando se remove o natural, oque acaba sobrando é o sobrenatural e é exatamente isso que o livro trás ao leitor.

Pedro2860 20/09/2018

O Primeiro.
Agora entendo por que esse livro é um clássico.

Antes da leitura, pensei que se tratava de uma obra do susto pelo susto, como a maioria das obras do gênero terror é hoje em dia, mas me enganei. Se trata muito mais da discussão do personagem, padre Karras, sobre suas crenças. Um padre que é vê sua fé abalada com a morte da mãe, e se culpa por não ter estado ao lado dela. O tempo todo Karras oscila sobre a questão sobre a dita possessão da menina Regan, uma garota de 12 anos. As evidências apontam para uma doença psicológica, embora o padre sinta uma forte presença maligna, que os estudos dele não conseguem explicar.

Durante o livro não fica claro sobre do que realmente se trata, e embarcamos junto com o padre em suas dúvidas para um diagnóstico definitivo em Regan. É disso que se trata, a dita "Religião vs Ciência", e no meio disso está o padre, a mãe de Regan (uma atriz ateia) e a própria garota de 12 anos de idade.

O fim do livro é algo surpreendente e posso dizer que, particularmente, me agradou muito. A leitura flui facilmente, o autor vai direto ao ponto, e, para quem ainda não leu por medo ou algo assim, recomendo que deixe isso de lado e encare a obra. Poucas vezes fiquei assustado, em nenhum momento larguei por ficar com tanto medo a ponto disso.

Como o primeiro livro de terror que li, não posso deixar de recomendar e dizer que é um dos meus favoritos da vida.

estantedogabs 18/05/2022

É muito raro um livro de terror me prender. Sempre acho difícil me perder na história, mas esse aqui foi a primeira exceção quando li anos atrás. A construção de todo o caso e a intensidade que vai tomando são feitos com mestria.

Peterson 07/10/2018

Incrível!!
Leia! Sem mais.

Mizael 31/10/2018minha estante
Interessante essa teoria. Faz sentido.

Aline Stechitti 13/01/2019

Doenças da mente ou paranormalidade?
Arrisco dizer que o terror que esse livro pode ou não causar é pura consequência das dúvidas e crenças de cada leitor. Diferente do filme, que tem como único objetivo causar medo, o livro não nos dá certeza do que realmente está acontecendo. A menina está possuída ou está doente? Eis a pergunta segue sem resposta...
Esse é um romance discutindo a fé e a falta dela, as doenças da mente e a paranormalidade.
Jung e Freud são apenas os primeiros a serem citados quando os personagens falam de sonambulismo, autossugestão e histeria, mas eles também recorrem às mais antigas histórias de possessão e de doenças mentais enquanto discutem o que pode estar acontecendo.
É uma ótima história de investigação, suspense e belos dramas envolvendo cada personagem, em especial o padre Karras.
É uma leitura muito fluida, vai direto ao ponto e nunca fica cansativa. Os personagens são muito bons e parecem pessoas reais.
O filme foi bem fiel, ainda que não tenha causado dúvidas quanto à possessão da menina, afinal, bastava olhar para a Linda Blair e ter certeza de que aquilo era o capeta.
Me esquivei desse livro por muitos anos achando que me daria muito medo, mas por incrível que pareça, ele não teve esse efeito em mim. Eu achei a história fascinante, informativa e divertida, mas não achei aterrorizante. Vale uma releitura um dia.

Vivi 08/02/2019

Há anos eu queria ler o exorcista e nunca comprava.Já assisti por duas vezes e enfim li. Me arrependo por ter demorado tanto.
Aqui não temos só um livro de terror ( claro que uma parte ou outra dá um certo arrepio).Mas se colocarmos essa questão de lado o principal seria aqui as questões tanto religiosas quanto psíquica. Por anos atrás quantas pessoas não foram parar em clínicas psiquiátricas por questões de obsessões. Hoje claro ainda pode ocorrer mas é um mundo mais diferente. Era muito mais inaceitável essa questão. Era mais fácil a parte científica jogando a culpa em dupla personalidade, esquizofrenia e por ai vai. Quantas torturas ocorreram nessas clínicas por vezes desnecessárias e quantos não morreram por isso. Aqui podemos conhecer tudo que aconteceu com Regs mas podemos compreender tantos fatos psiquicos quanto sobrenatural. Acompanhamos também a grande questão da fé. E foi incrível a forma trabalhada tanto da mãe que não acreditava em religião quanto do padre que por vários motivos tb tinham perdido sua crença.A dor de uma mãe ver um filho sofrer tanta e mesmo tendo perdido a fé ela não desistiu.
Foi uma leitura realmente incrível e de grande aprendizagem. Acredite se não ficarmos presos na questão terror/ demônios muitas coisas podem ser de grande proveito a essa obra.

Leticia.Zloccowick 06/04/2019

Leitura ok...
Nem um pouco assustador. Interessante pela abordagem científica do caso. Porém achei que a história não é tão bem costurada.. mas vale a leitura.

Marina412 21/07/2022

Nunca tinha lido um livro de terror que me desse medo, até ler esse. Leitura obrigatória pra quem gosta de livros de terror.

Lucas Carty | @panteaodehistorias 28/05/2019

O filme é bem fiél ao livro e devemos apreciar ambos como a maior obra de terror já criada!
O filme é extremamente fiel ao livro. Ao ler o livro percebemos todas as cenas descritas da mesma maneira que o filme nos mostra. Mas isso, não inferioriza nenhuma das duas linguagens. Ambos, livro e filme são a maior obra de terror que temos no mundo do entretenimento. Não há como negar.
Sou muito fã do filme, mas só agora fui ler o livro. E que leitura maravilhosa!
A descrição das situaçoes contidas nessa história, nos causa a mesma angústia e medo do que as que sentimos na obra cinematográfica. A diferença é que, como de costume, a obra literária nos traz uma imersão muito maior na história, enquanto a do cinema, nos impressiona com seus efeitos visuais.
Essa leitura me serviu para acrescentar uma vivência ainda maior nessa obra que eu já amava tanto. Mas também, me valeu momentos de uma leitura aterrorizante.
Podem até achar que não, mas esse livro nos traz grandes reflexões sobre o que é o mal no mundo.
Parabéns à genialidade de William Peter Blatty que criou essa que sempre será a maior obra de terror já criada.