A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

honey 05/04/2024

Em alguns momentos a narrativa ficou tediosa mas no geral me surpreendeu bastante, gostei da escrita e de como tudo se encaixou no fim

Anakcosta 03/04/2024

Obra fascinante
Essa leitura é fruto de uma indicação e, agora, finalmente, posso concluir que foi uma indicação maravilhosa.

Gustavo Kamenach 01/04/2024

Uma história hipnotizante e encantadora
Em A Sombra do Vento, pude encontrar muito além do que eu esperava com o meu Desafio Literário do mês que pedia um livro que falasse sobre livros/bibliotecas. Aqui eu encontrei um turbilhão de emoções e sentimentos todos centrados no poder da literatura. O enredo envolvente tem suspense, romance romântico, romance histórico sobre um dos períodos mais sombrios da história espanhola, horror e até mesmo alívios cômicos formidáveis graças ao querido personagem Fermín Romero de Torres!

Há dois fios narrativos principais, um no presente do protagonista (inicialmente insosso) Daniel e uma história em flashback do escritor favorito de Daniel. Com um desenrolar rocambolesco, vamos desvendando o passado conturbado desse escritor, somos apresentados a personagens realmente odiosos, capazes dos piores crimes (prepare para passar muita raiva) e como essa história pregressa é costurada com o presente de Daniel é realmente genial. O livro é muito bem falado por todos que o leem, ostenta uma fama com grande merecimento.

Como disse anteriormente, a emoção aqui flui a flor da pele em diversos momentos da história, muitos deles rompidos em lágrimas. A beleza metalinguística dessa obra toca fundo nos corações nossos, leitores que enveredam em mundos paralelos, e tal como Daniel, as vezes queremos saber mais das histórias que lemos e sermos amigos dos autores que tanto admiramos. O alento que me tomou ao final da leitura é que ainda tenho um universo inteiro do cemitério dos livros esquecidos para explorar, o que certamente farei muito em breve.
Guilherme Amin 02/04/2024minha estante
Linda resenha, amigo! ??????

Regis 02/04/2024minha estante
Que resenha bela e convidativa, Gustavo! ??

Gabriel 02/04/2024minha estante
Livro favorito da vida ??????

Diego 08/04/2024minha estante
Que resenha excelente! Digna de Zafón, amigo! Parabéns! Ah, e feliz que tenha gostado tanto da leitura

Isys.Pryscilla 29/03/2024

Uma excelente leitura
Envolvente! Um livro mais sobre o amor do que sobre a investigação citada na sinopse. A leitura faz com que você viaje para Barcelona, você vive entre as ruas, conhece as praças, a estação de trem. Os personagens são seus vizinhos, conhecidos, você comenta sobre a vida deles durante seu café da manhã. Você não lê este livro. Você o vive. Grande mestre Zafon!

Aruan.Santos 24/03/2024

Zafón, incrível.
O que me deixa triste é saber que não vou ter a chance de ler os livros de Julián Carax. Conhecer sua história não foi o bastante pra mim, queria também conhecer o mundo e as histórias que ele criou. Já a escrita de Zafón é de uma beleza única e envolvente, assim como as tramas de suas histórias. E mesmo que não esteja mais aqui para nos presentear com uma nova história, Zafón nunca irá partir. Seus livros são o nosso encontro com ele.

Laura.S.A. 20/03/2024

Cartas de Julian
Confesso que as vezes os acontecimentos ficavam tediosos demais, a história do protagonista em si, só é interessante por causa de outro personagem, por mim, Julian seria o protagonista perfeito, ele teve mais desenvolvimento do que o próprio protagonista!
Mas fora isso, a maneira na qual o autor nos conta as histórias e acontecimentos, são simples, e maravilhosos de se entender.
O que nos resta apenas um problema, o mal desenvolvimento do protagonista em si, mas a história na qual ele passa, e todos os acontecimentos são interessantes, e intrigantes, fiquei chocada com algumas.

Isabely129 17/03/2024

De uma magnitude inexplicável
Esse livro não é apenas uma leitura, é uma experiência, é uma viagem, uma oportunidade de viver algo que sequer se imagina com reviravoltas incontáveis que prende, engana, surpreende, emociona.
Me apeguei tanto há alguns personagens, amei tantos e odiei um. Quebrei a cabeça tentando imaginar e entender, encontrar o final de uma história que vai além do que se pode pensar.
Qualquer hora do dia me pegava pensando na vida de cada personagem, no desenrolar de tudo, em como todos estavam ligados, como todos decisão afetava tantos, como foi desencadeado um cadeia de desgraça.
É um livro para marcar, para ser levado para a vida.
Obs: minha triste é Carax não ser um escritor real e não poder entender o fascínio de seus livros.

Camila 17/03/2024

É impossível uma pessoa ler o mesmo livro duas vezes, a pessoa que leu esse livro quinze anos atrás não é a mesma que terminou de lê-lo hoje.
É sempre uma novidade, uma descoberta, seja do livro ou de si mesmo.

"Poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu coração. As primeiras imagens, o eco dessas palavras que pensamos ter deixado pra trás, nos acompanham por toda a vida e esculpem um palácio em nossa memória ao qual mais cedo ou mais tarde - não importa os livros que leiamos, os mundos que descubramos, o quanto aprendamos ou esqueçamos - iremos retornar."

Obrigada Zafón, por me dar um lugar pra onde eu sempre possa retornar.

Guilherme Amin 17/03/2024

Merecidamente um sucesso
O sucesso crítico e editorial de ?A sombra do vento? sustenta-se nas qualidades que o tornam um livro de apelo irresistível. São apresentadas duas tramas, uma principal e uma nela contida, ambas conectadas por elementos de mistério gótico e de romance de formação bem desenvolvidos.

As personagens situam-se entre o adorável e o abjeto. Há anti-heróis e vilões, mas, a partir de certo ponto, suas atitudes padecem de larga inverossimilhança ? fruto da mão pesada de Carlos Ruiz Zafón, que carrega com toda a força num melodrama gradativamente hiperbólico.

Foi aí que ?A sombra do vento? me perdeu um pouco. Sucessivos exageros, repetições, esquemas folhetinescos e um prolongamento irrazoável na demora para a resolução me fizeram ler as últimas 150 páginas com cansaço e impaciência. Mas o final, que é maravilhoso, resgatou o primor dos primeiros atos e me fez despedir-me do romance emocionado.

A escrita de Zafón, quando não se desgasta na prolixidade, é primorosa. Infelizmente, o escritor morreu jovem, em 2020, deixando uma legião de fãs para a sua quadrilogia do Cemitério dos Livros Esquecidos, do qual ?A sombra do vento? é o primeiro romance. Em mim, ficou a vontade de ir a Barcelona e conhecer os locais em que a história acontece.
Gustavo Kamenach 18/03/2024minha estante
??????

Alice Aras 19/03/2024minha estante
Perfeito! Li partes de A Sombra do Vento anos atrás e, se não me engano, o Prisioneiro do Céu inteiro também.

Tenho um grande carinho e nostalgia por essa história e com certeza irei reler, mesmo que prolixo, pelo que me lembro é muito envolvente!

Vania.Cristina 30/03/2024minha estante
Li A Sombra do Vento ano passado e acabei de ler o Jogo do Anjo agora. Estranhei Zafon no começo, também achei ele prolixo em alguns momentos e apaixonante em outros. Em A Sombra do Vento eu esperava que fosse mais sombrio e sobrenatural, e na verdade é mais um livro de aventuras que me lembra Dumas. Já O Jogo do Anjo é beeem mais sombrio e intenso. Eu quase devorei porque estava angustiada por compreender. Agora vou ter que comprar o terceiro porque virei fã do escritor.

Guilherme Amin 30/03/2024minha estante
Obrigado pelo comentário, Vania! Boa leitura do terceiro pra você!

Mila 16/03/2024

Há anos na estante, mas me arrependo de não ter lido antes
Levei dias para ler porque não queria que terminasse. Foi como uma viagem até Barcelona. Fui uma turista que se perdeu em cada página, admirando a escrita e a narrativa dessa obra.
É triste e mágico ao mesmo tempo. Me encantou.
Marcianeysa 16/03/2024minha estante
Eu li duas vezes, amoooo

Eliana158 16/03/2024minha estante
Esse é lindo!

Nati 16/03/2024minha estante
Ahhhhhhh eu amo esse autor! Já li esse e o jogo do anjo. Estou esperando chegar outros que comprei no saldão! Quero completar a coleção ???

@teucristovam 16/03/2024minha estante
Esse livro é perfeito!

@artdeliterar 16/03/2024minha estante
Gente, do que trata? Fiquei curiosa, agora.

Diana279 15/03/2024

Segunda vez que leio, e pode passar o tempo que for ele continua sendo maravilhoso, o jeito que o autor cria história diferentes dentro de uma história te faz querer ler sem parar só pra poder descobrir qual vai ser o final dos personagens. Recomendo muito.

Aline.Haverroth 15/03/2024

Meu Deus que livro incrível, que trajetória impressionante é cada surpresa, o livro é cheio de drama e suspense.

Ste 14/03/2024

Perfeito!
A escrita e a narrativa são impecáveis!

Esse livro é a cara da arte cinematográfica. Eu li imaginando as cenas num tom ?dark academia aesthetic?, sabe? Como Sociedade dos poetas mortos, com aquele filtro marrom e como se estivesse sempre nublado ou chovendo.

Ele tem um pegada sombria e misteriosa, mas que é quebrada o tempo todo pelo Fermín com sua irreverência. Ele foi o personagem que mais me conquistou - ele e suas piadas duvidosas, rs.

Uma coisa que chamou minha atenção foi ler a frase ?Livros são para mulheres que não tem nada pra fazer?. E fez MUITO sentido pra mim essa frase existir. Se você parar pra pensar, a maioria dos romances são vistos como algo bobo, não são levados a sério, a não ser que tenha uma energia masculina ou neutra. Além disso, faz-se uma separação entre leitores maduros e intelectuais (que leem livros considerados para os homens também) x leitores ?iniciantes? (lê-se romance ou livros feminilizados, rs). Podem não verbalizar essa frase em uma conversa, mas é um estereótipo que se carrega até hoje, né?

Por retratar os anos 20-50, é um livro que incomoda, principalmente pela misoginia escrachada. Tem que ter maturidade pra lê-lo.

Outra coisa que chamou minha atenção foi a relação de pai x filho e de amizades. Uma coisa linda de se ver. É tão bom ler sobre relações saudáveis e inspiradoras!

O suspense e mistério são o centro da história, e serviu muito, hein? O início foi meio devagar, conta-se muitas histórias de outros personagens, mas todas elas estão entrelaçadas e nos levam a um final de tirar o fôlego. As últimas páginas foram lágrimas atrás de lágrimas. Tudo bem amarrado e construído.

Ganhou meu coração!

Elaine 12/03/2024

Encantada com a obra?
Primeiro livro que leio de Zafón, e fiquei deslumbrada com a obra. Rica em detalhes, personagens marcantes, enredo envolvente, cativante e que se torna difícil de largar.
Adorei o desfecho, me surpreendi com o rumo da estória e sofri junto com os personagens, quando pensei que já sabia como ia terminar a história, me surpreendi novamente!
Simplesmente amei.

John 12/03/2024

Palavras ao vento
Essa é uma obra que inicialmente hipnotiza com sua promessa de uma jornada incrível, mas acaba por desapontar com sua execução simplificada. A trama, que poderia ser um emaranhado de mistério e magia, se perde em um labirinto de subtramas meio sem graça, deixando o leitor mais distraído do que envolvido.

As personagens, embora apresentados como figuras intrigantes, permanecem superficiais e mal desenvolvidos, falhando em gerar qualquer empatia ou interesse genuíno por parte do leitor. O protagonista, especialmente, carece da profundidade necessária para sustentar o peso de uma história tão ambiciosa. É muito fraco.

A narrativa, por sua vez, oscila entre momentos de brilho e trechos de tedioso arrastamento, como uma chama vacilante em meio à escuridão. Os diálogos muitas vezes parecem artificiais e desprovidos de significado, incapazes de transmitir a verdadeira essência dos personagens.

Em suma, temos aqui uma obra que frustra mais do que encanta, uma promessa não cumprida que deixa o leitor desejando por algo mais substancial e significativo. Apesar de seu potencial, o livro falha em entregar uma experiência verdadeiramente satisfatória, deixando um gosto amargo de decepção na boca daqueles que ousaram se aventurar por suas páginas.