Aqueles que abandonam Omelas

Aqueles que abandonam Omelas Ursula K. Le Guin

Resenhas - Aqeuels que abandonam Omelas

GeL 25/04/2024

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Quer um conto pra explodir sua mente? Te apresento esse aqui.

A minha leitura foi puro incentivo de Michelli e sempre serei grata a você por isso, amiga kkk. Um conto que a gente lê tão rápido, mas que fica com a gente pra sempre. Vou fazer um resumo já colocando a minha opinião no meio e com o mínimo de spoilers possíveis, juro!

O conto vai nos apresentar Omelas, uma cidade que está prestes a iniciar um festival e onde todas as pessoas estão felizes e animada. Omelas parece ser perfeita, todos são amigos e não parece haver espaço para tristeza ou maldade, sabe aquele lugar onde logo se acha solução para os problemas e falhas da humanidade? Mas tudo tem um preço, e para a felicidade externamente emitida pela população de Omelas ele é bem alto, e todos em algum momento descobrem qual é.

Em uma certa idade, cada habitante da cidade descobre o segredo da felicidade e o quão caro ela custa, após ter essa informação elas são profundamente modificadas e reagem a essa verdade de diversas formas. É aqui que o divisor de águas acontece entre aqueles que permanecem e os que abandonam Omelas.

Como eu disse, o conto é sensacional galera, a gente se pega envolvido no enredo e a autora consegue literalmente te enredar com as palavras e do nada somos surpreendidos e existe aquela sensação de revolta e desgosto com a realidade de Omelas. É um conto que com poucas palavras te faz se questionar quais seriam suas decisões caso estivesse na mesma posição.

Ficção científica genial e confesso que não vejo a hora de ler mais das publicações da Ursula. Indico, é muito curto mesmo e vocês vão ler em um instante, mas ficarão marcados para sempre. Fica a dica e até breve!

site: https://www.garotasentrelivros.com/2024/04/resenha-458-aqueles-que-abandonam-omelas.html

gabi 03/04/2024

Curto e forte
Mesmo já tendo uma noção do que se tratava o conto antes de ler, não esperava tamanho baque em tão poucas páginas. Além de desconfortável fiquei bastante reflexiva sobre a leitura e sobre como o conto, apesar de parecer uma realidade paralela, não se distancia de fato da nossa realidade, o que o torna ainda mais forte.

archer_girl_mi 02/04/2024

Peguei esse conto para ler porque vi em um vídeo e lembrei dele, por ser pequeno resolvi ler logo. a princípio eu estranhei um pouco a forma de escrita da autora, pois venho lendo livros com escrita mais simples e mais descritiva (autocrítica).

já tinha uma ideia sobre o que se tratava a narrativa e, apesar disso e de já ter pensado inúmeras vezes em questões parecidas com as temáticas que podem surgir durante e após a leitura, me peguei indo procurar a impressão dos outros, me fez questionar o contexto que a autora vivia quando o escreveu, me deu vontade de descobrir um pouco mais sobre ela e sobre a forma como enxerga o mundo.

apesar de ser uma ficção, esse conto vai te apresentar um dilema e esse dilema te trará reflexões, reflexões que você talvez já tenha feito, mas que sempre se esquece que, assim como a criança, no nosso mundo muitos continuam sofrendo para o ganho de outros, fiquei me perguntando se nossa sociedade já estava dessensibilizada com isso.

de modo geral, me deu vontade de voltar a ler ficção científica, justamente por esse aspecto reflexivo que muitas narrativas desse gênero trazem. a leitura me satisfez pois apesar de iniciar achando que ia ser só mais um conto que eu já sabia praticamente o contexto todo, me fez mesmo ficar pensativa.

hisa.emoo0 11/03/2024

"Eles trocaram a felicidade de uns poucos pelo sofrimento de um."

Sem dúvida, é impressionante como um conto tão breve consegue causar um impacto tão profundo. É uma verdadeira experiência de leitura.

mmrlia 05/03/2024

"Felicidade é baseado apenas em discenir o que é necessario do que não é necessário, mas não destrutivo do que é destrutivo."
li por recomendação do joonie, queria recuperar o habito da leitura ent resolvi começar por esse, por ser curtinho.
nunca pensei que um livro tao curto poderia me impactar tanto,o detalhamento dela sobre tudo me fez entrar mais ainda na historia, escrita muito linda.
com certeza vou ler mais dessa autora, simplesmente maravilhosa.

Annagavinho 01/03/2024

Felicidade é baseado apenas em discernir o que é necessário, do que não é necessário mas não destrutivo e do que é destrutivo. Na categoria do meio, no entanto ? a do desnecessário, mas não destrutivo que é de conforto, luxo, exuberância, etc ? eles poderiam perfeitamente ter aquecimento central, trens de metrô, máquinas de lavar e todos os tipos de dispositivos maravilhosos que ainda não inventaram aqui, fontes de luz flutuantes, motores sem combustível, uma cura para o resfriado comum. Ou eles poderiam não ter nada disso; não importa, imagine o que você quiser.

artsanna 26/02/2024

Poucas páginas são o bastante para chocar alguém
Eu não esperava por esse desenrolar, fiquei curiosa pra saber mais, se tivesse mais páginas eu com certeza amaria.

Gi Gutierrez 06/02/2024

Aqueles que abandonam Omelas
Uma cidade utópica, Omelas, perfeita, seus habitantes felizes. Não há clero, não há exército, um aparente senso de comunidade irretocável. Mas a que custo?!

O conto deixa mais questões do que respostas. Uma reflexão do que somos enqto sociedade e tbm o que somos enquanto indivíduos. Me pergunto quem está no meu porão para que eu construa essa sensação de felicidade e em que porão em me encontro agora...

Camille26 05/02/2024

Aqueles que abandonam Omelas - Ursula K. Le Guin
Foi um misto de sentimentos que estou tentando organizar.

Uma cidade utópica, onde tudo é perfeito, rico, alegre e prazeroso. Tem muita paz e liberdade, tudo é permitido e não há nenhuma fiscalização ou figura de autoridade, não há crimes ou sentimento de culpa. Na verdade a autora interage com o leitor a fazer um pedido “imagine a utopia que você quiser, ela é Omelas”

O preço? o sofrimento de uma única criança trancafiada em um porão, na pura miséria.
Os moradores de Omelas sabem que ela está lá, mas nada fazem, pois isso custaria a cidade de Omelas. Em certa idade, os pais explicam para seus filhos o tal contrato da felicidade, alguns ficam horrorizados e outros com raiva crescente.
Mas nada podem fazer.

Percebe-se que a tal “liberdade”, é ilusória.

Em um trecho a autora aborda:
“Elas sabem que, como a criança, não são livres”

O que resta com alguns desses que vão ver a criança e não voltam para casa?
São aqueles que abandonam Omelas.

carol.haupczz 04/02/2024

Tenho uma memória quase que afetiva com esse conto, eu sei que já vivenciei o suficiente dentro da minha mente que ela parecia exatamente como Omelas, tem uma refrescancia sinistra nesse conto, traz todo tipo de emoção e eu senti na pele em cada palavra que eu li, recomendo muito

Sandriely.CorreA 18/01/2024

BTS
Lembro que esse conto é importante pras teorias dos álbuns do bts, meados dos anos 2018 eu vi ava lendo as teorias mkk lembrei desse conto e quis ler novamente. Muito bom

madu.zi 14/01/2024

Triste
Depois de muitos anos enrolando, eu finalmente li Aqueles que abandonam Omelas, muito por causa do BTS e pelo conteúdo do livro estar intrínseco às músicas do grupo e nas teorias do Bangtan Universe.
Mas agora falando apenas sobre o conto, é completamente tocante, te faz refletir sobre valores, egoísmo e perplexidade. É surreal você se colocar numa situação onde a alegria de uma massa de pessoas é justificativa com o sofrimento abusivo é cruel de um ser humano pequeno e indefeso, chega a ser covarde a tantos níveis essa justificativa que nos faz refletir sobre o egoísmo humano. De um modo mais pessoal, nos faz refletir como abrimos mão da nossa felicidade em prol dos outros, como um ato heróico, não que não seja, mas se me permita dizer, em alguns casos isso se torna um comportamento autodestrutivo.
O conto é belo e triste, extremamente triste, mas nos dá incríveis momentos de reflexão.