Sussurro Becca Fitzpatrick

Resenhas - Sussurro

kote 26/10/2020

parece um delírio
a nora é CHATISSIMA!
não suportava ela e também não suportava a amiga dela, vee, que até agora não entendi bem qual é a dela
o patch? não sei o que dizer, ele é legal e só
o vilão eu só notei quando se revelou, antes ele era quase invisível ou irrelevante
ale 29/10/2020minha estante
chata é vc sua rata

kote 29/10/2020minha estante
quem eh vc garota eu hein

ale 29/10/2020minha estante
KKKKKKKK ????

CooltureNews 09/04/2011

Por: Luciana (CooltureNews e Beco das Palavras) e André Alves
Nora Grey é aquele tipo de garota não muito bonita e nem popular, que trabalha no jornal da escola. Boa estudante, boa amiga, boa filha, não pensa muito em garotos, que apenas focar em um futuro de sucesso. Até que uma aula de biologia, o professor decide trocar os parceiros e Nora Grey tem que deixar sua amiga Vee para fazer dupla como novo garoto, Patch.

Patch é a figura do bad boy: sempre vestido de preto da cabeça aos pés. Sexy quando não está sendo assustador. E pra completar Patch é também, muito misterioso, não revelando nada a seu respeito, mas parece conhecer Nora em seu nível mais profundo. Ela sabe que deve ficar longe dele, mas há uma atração elétrica. A princípio Nora vê suas notas diminuírem, uma vez que Patch é a única coisa que Nora parece pensar. Mas logo ela descobre que possui problemas muito maiores.

Nora passa então a ter alucinações muito realistas e a ser perseguida. Passa também a ouvir vozes em sua cabeça. Seu mundo começa a desmoronar e ela começa a achar que está ficando louca. Mas passa a acreditar em sua lucidez quando tudo piora e agressões físicas começam a acontecer tanto contra ela quanto contra seus amigos.

Nora tem suspeitos, e o principal é Patch.

Sussurro chegou mudando o foco da literatura atual, deixando os vampiros de lado e nos apresentando os anjos caídos e os nefilins, que são muito bem explicados no livro. Para os que não conhecem os nefilins são os filhos de anjos e humanos. Já os anjos caídos, são os anjos que se renderam aos desejos humanos e acabaram sendo banidos do paraíso. No livro são descritos como criaturas vis, que não se importam com nada. Patch é um anjo caído, e foi muito bem construído, ele é um verdadeiro enigma. Não sabemos suas reais intenções em relação à Nora. Ele realmente a ama ou está apenas a usando como forma de conseguir tornar-se humano?

Apesar das constantes comparações entre Sussurro e Crepúsculo, que não posso comentar nada sobre por não ter lido, Sussurro foi um livro que no geral me surpreendeu. Embora não nos brinde com batalhas épicas entre os anjos e nem se aprofunde no passado obscuro de Patch, o livro nos trás um ritmo acelerado, com cenas de perseguição, espionagem e intrigas criando assim um grande mistério, que eu particularmente não sosseguei enquanto não acabei de ler. Você que gosta de livros do gênero e estava em dúvida quanto a um livro, aqui vai minha indicação.

Já foi lançada pela Editora Intrínseca e continuação de Sussurro. O livro Crescendo

******************

Esse livro vai fazer uma turma boa se interessar. Mas também não posso negar que vai deixar outros de cabelo em pé. Sussurro (editora Intrinseca. R$ 29.90) chegou essa semana às livrarias e antes mesmo do lançamento já estava criando alarde entre os antigos fãs de Crepúsculo já que á comparações de que são bem parecidos.

Bom, para alegria daqueles que não suportam mais ouvir falar de vampiros trago uma ótima notícia: Sussurro não tem nada disso graças a Deus (e aqui Deus vai entrar na história mesmo). A autora Becca Fitzpatrick foi esperta ao escrever essa série. Soube usar um tema quase nunca citado na literatura: Anjos e Nefilins.

O que são Nefilins

Nefilins, segundo a bíblia, são os filhos de mulheres humanas com anjos. São citados no livro de Genesis e 2º Pedro:

“Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.” Genesis 06:04

“Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo” 2º Pedro 02:04

Pela leitura da bíblia, acredita-se que os Nefilins eram gigantes, mas não sabe-se se eram gigantes em estatura ou fala-se em outros aspectos. O nome Nefilim é usado somente em Genesis, mas citações de gigantes, como também eram considerados, existem por todo o Velho Testamento.

Os anjos que tomaram as mulheres acabaram sendo expulsos do céu e se tornaram os anjos caídos.

A história

Uma história entre um garota e uma garota, é claro, não poderia faltar. Em Sussurro não seria diferente. Aqui a personagem Nora acaba tendo que trocar de parceiro na aula de biologia e acaba ao lado de um aluno que está há pouco tempo na escola. Patch é arrogante, cheio humor negro e aproveitando toda oportunidade que tem para dar em cima de Nora. A garota não confia nele por seu mistério e sua recusa de responder às perguntas. Mas ao mesmo tempo começa a se sentir atraída pelo jovem.

Ao mesmo tempo, a vida de Nora começa a se conturbar. Com a impressão de estar sempre sendo seguida e agressões acontecendo com seus amigos, a garota acredita que está enlouquecendo. Não sabe o que está acontecendo, mas vê somente uma coisa em foco: tudo começou a acontecer após conhecer Patch.

Preocupada e com medo de Patch estar por trás das coisas estranhas que andam acontecendo, ainda mais por ele sempre estar por perto onde ela esteja e sabe tudo sobre a jovem. Nora passa a buscar respostas e descobre coisas que não poderia acreditar: Patch não e humano. Mas o que seria: um nefilim? Um anjo caído? Ele quer matá-la ou só está mesmo querendo flertar com a jovem.

Sussurro VS Crepúsculo

Existe um ponto que está quase idêntico ao livro: assim como em Crepúsculo, é feito um comentário sobre a cor do cabelo da personagem ser vermelho em determinado momento. Isso provavelmente faz referencia à Chapeuzinho Vermelho, clássica história que todos conhecemos, mas se baseando na versão original de Perrault. Essa comparação fica mais clara pelo livro A Psicanálise dos Contos de fadas, uma referência interessante e válida quando percebemos que Nora está sendo seduzida.

“O vermelho é a cor que significa as emoções violentas, incluindo as sexuais. O capuz de veludo vermelho que a avó dá para Chapeuzinho pode então ser encarado como o símbolo de uma transferência prematura da atração sexual.” (A Psicanálise dos Contos de fadas. Pág 186)

A história tem mistério, emoção. São nesses pontos que Sussurro garante ao leitor seus melhores momentos, não dá pra largar o livro porque se quer saber o que está acontecendo. O ponto que faça os dois livros serem comparados seja o sobrenatural, o modo da escrita de Becca (que assim como Meyer usou a personagem feminina e em primeira pessoa).

Vale ressaltar que assim que religiosos pegarem nesse livro, poderá gerar discussão. O único livro que conheço que fala sobre o assunto é o do pastor Caio Fábio, que escreveu o romance Nephilim, há alguns anos. Ao falar de Nefilins muitos podem discordar da forma como a autora relata e não aceitar o romance por colocar adolescentes humanas com anjos. Mas é esperar para ver como a igreja irá se posicionar.

Texto extraído do blog Beco das Palavras.
Jhonatan 06/12/2010minha estante
Pelo menos desta vez são anjos xD Imagino que a questão religiosa não deveria ser colocada em questão. Literatura já pressupõe ficção. É extremamente errôneo a igreja (qualquer igreja) encará-la como forma de embate. Obrigado pela resenha Coolturenews.
Seguidor: Jhonatan Carneiro.

Zi 06/12/2010minha estante
Ah um dos meus preferidos do ano! Gostei mto do enredo desse livro ( ok anjos caídos ja já vão ser um tema cansativo), mas principalmente pela narrativa da Becca. Ela conseguiu trazer o tema de uma forma gostosa e intrigante, e construiu 2 personagens incríveis!
Seguidora: Isis Pacheco

Paula Miranda 06/12/2010minha estante
Eu PRECISO ler esse livro! Todo mundo só fala do Patch! Meu DEUS!
Paula Roberta

ida 06/12/2010minha estante
Também está na minha lista. adoro anjos e fiquei curiosa sobre os nefilins. Tá aí subindo na lista de desejos.rs

Maedchen 06/12/2010minha estante
Já vi pessoas falando muito bem e outras falando mal.Mas creio que tudo é uma questão de gosto.
Nada melhor que ler e tirar as próprias conclusões.

Mädchen

Dessa 06/12/2010minha estante
Me decepcionei um pouco com o livro. ;x Não que a historia seja ruim, mas teve taaanta gente falando TÃO BEM dele, que quando terminei, pensei "é só isso?". Porque não tem nada demais nele, ele não conseguiu me surpreender. :/
d e s s a

Vilmar Júnior 06/12/2010minha estante
Não gostei muito desse livro. Esperava mais. Li o começo e fiquei muito entusiasmado, so que depois se tornou algo previsivel.
Vilmar Junior

Thiago de Andrade 06/12/2010minha estante
Quero muito ler esse livro. escutei falar maravilhas do livro, mas já escutei
também, pessoas falando que se decepcionaram. então me mantenho sem expectativa muito grande, pra não me decepcionar também.

Seguidor:Thiago de Andrade Alonso

Luly 05/05/2021

Estava eu a procura de uma coisa bem interessante pra ler, e achei esse livro pensei "pq não" e só fui, mas no final não achei assim a melhor escolha que eu já fiz. Achei o livro bem okzao nada muito inovador, demora muito pra ter de fato uma revelação que vc fique oh ? se é que vc fica assim com a revelação que rola, achei meio arrastado.
mumis ð 05/05/2021minha estante
além de tudo que você disse, ele é bem confuso nos últimos caps kkkkkkk socorro

Luly 05/05/2021minha estante
Eu tava o próprio meme da Nazaré confusa tentando raciocinar a quantidade de informações que deixaram pra colocar no final kkkkkkkk

mumis ð 05/05/2021minha estante
simmmm shdbwudhwd

Lay 15/10/2018

Sussurro
Eu esperava mais do livro. Li várias resenhas onde dizia que o livro era incrível e maravilhoso. Comecei a ler, já percebendo a escrita pobre da autora.
Senti muita a falta dos detalhes. O livro inteiro é pobre em detalhes havendo falta de profundidade e consistência, onde a narradora, que é a própria protagonista, apenas informa ao leitor onde está. Se está no ginásio, na escola, na biblioteca, ou em sua casa. Até podemos imaginar como seria os lugares, pois são lugares comuns. Mas, faltou até mesmo uma melhor descrição dos personagens. Não consegui imaginar em nenhum momento como eles seriam. Por exemplo, quando falava-se de Patch, só conseguia visualizar suas roupas.

Achei o romance forçado e muito rápido. Em três dias a menina já sabia que nutria grandes sentimentos por Patch. E em vários momentos ela era contraditória, dizendo que sentia-o perigoso, mas em seguida já estava dizendo que ele não seria capaz de cometer atos cruéis. Achei a protagonista muito sexualizada. Ela tem 16 anos, e só fui descobrir isso depois de ler mais da metade do livro, mas se não tivesse dito sua idade não teria imaginado que ela ainda era de menor.

A autora poderia ter explorado muito mais os vilões, e explorado melhor o seu universo. Li o livro esperando descrições detalhadas sobre os anjos e suas asas. Mas quando finalmente apareceu o momento, as asas eram invisíveis para os humanos. Fiquei muito decepcionada. Achei o livro muito corrido, como se a autora quisesse escrever o mais rápido possível, deixando vários furos por toda parte. Me sentia confusa na maioria das vezes, pois com a falta dos detalhes, ficava difícil saber onde os personagens estavam no momento e como eles apareceram lá.

Quando chegou as partes das descobertas e dos confrontos, fiquei muito empolgada, achei que era a hora de descobrir que enfim o livro é incrível, mas me decepcionei mais uma vez, pois como disse acima, a autora poderia ter se esforçado mais e caprichado mais no enredo. Descrevendo melhor os detalhes, tanto do ambiente, quanto dos personagens.

Não sei se lerei os próximos livros, talvez eu leia apenas pra terminar a série de uma vez. Se assim for, espero de verdade que a autora tenha caprichado e espero gostar das continuações. (O que eu acho muito difícil).
Mas enfim, não foi uma leitura que me agradou e acho que perdi meu tempo lendo. Preferia ter ficado na expectativa, o que deve ser afinal a melhor parte do livro.
Nath @biscoito.esperto 15/10/2018minha estante
Olha, não espere muito dos demais livros. O segundo livro é basicamente igual Lua Nova, pois Patch some por um tempo e Nora fica deprimida. Silêncio tem mais ação, mas ainda assim a escrita continua ruim. E o desfecho da saga é ridículo, mal elaborado e cheio de pontas soltas. Eu li essa saga em 2012 e até hoje sinto raiva do final ksksksksks

Lay 15/10/2018minha estante
Aí, nossa. Então já tô até vendo minha decepção futura.
Pq eu nem terminei a saga crepúsculo de tanto que odiei, abandonei o terceiro livro e não voltei atrás. Kkk
É uma pena, pq esse livros da Becca tinham tudo pra dar certo..

Cabral 28/12/2018minha estante
Misericórdia, vou nem ler então a saga. Me decepcionei de verdade

Mah 02/11/2017

Série hush hush
Essa série ficou algum tempo incompleta na minha estante até recentemente quando ganhei o último livro da série ( finale). Até então não me lembrava o porque havia deixado tantos anos essa série incompleta.
Foi quando comecei a reler os livros e me lembrei do motivo ou melhor os motivos. Primeiro fator a série nos lembra muito a saga Crepúsculo de Stephenie Meyer, mocinha estudiosa conhece o aluno misterioso e absurdamente lindo da classe, se apaixona e resolve investigar o boy. O cara se ?rende? aos sentimentos pela mocinha e a partir daí faz de tudo por ela além de salvar sua vida repetidas vezes.
Segundo fator a personagem principal Nora é extremamente chata ( a personagem Bella, na minha opinião, perde para esta protagonista), ela me fez, por varias vezes, perder a paciência com a leitura. Não sei qual foi a intenção da autora ao construir uma personagem tão insuportável.
O protagonista Patch ?salva? um pouco a leitura, mas mesmo assim achei que ele não foi bem construído e deixou um pouco a desejar.
Pois bem! Nora e Patch formar um casal cheio de idas e vindas, Nora com seus ?mimis? e suas chatices sempre termina com Patch, o mais incrível é que os motivos são para mim ridículos.
Enfim, até hoje me pergunto se a autora escreveu Nora para realmente amar Patch, já que a história se trata de um romance, porém até a última página do último livro da série não fiquei convencida desse amor.
Kay 02/11/2017minha estante
Leu errado, leia de novo kkkkkkk brincadeira, só que eu gostei muito...

Mah 02/11/2017minha estante
kkkkk pois é já vi varias pessoas que gostaram da história mesmo, infelizmente não foi o meu caso...

Beatriz.Tag 03/11/2017minha estante
kkkk ...senti como se eu mesma tivesse escrito esta resenha...Concordo 102%

skuser02844 26/07/2020

Reli 10 anos depois
E.... definitivamente não gostei tanto quanto da primeira vez. Sussurro foi uma saga muito boa 10 anos atrás, não sei se eu relesse ela inteira diria a mesma coisa ?
viajando.entre.livros 26/07/2020minha estante
Também foi minha primeira serie e tenho vontade de reler, porém penso a mesma coisa. Tenho medo de estragar a lembrança boa que tenho da história

IWOLTER 26/07/2020minha estante
Foi a mesma coisa comigo

Rafa 14/06/2020

Eu achei que ia amar esse livro, mas minhas expectativas estavam altas de mais.
Mais um livro que se tivesse lido com 13 anos certeza que teria amado, infelizmente não consegui entrar nesse mundo.
Liv 15/06/2020minha estante
O livro é razoável!!! Não é ruim de horrível, mas n é bom para dizer q gostou.

Karli Souza 16/06/2020minha estante
Foi exatamente na idade que eu li, pena mesmo ler ele na fase adulta

Nathi 07/07/2020

Uma boa história, mas espero que a protagonista crie mais juízo na continuação
Essa história irá trazer como protagonista uma garota de 16 anos chamada Nora, achei legal ler da perspectiva de uma menina da minha idade, mas eu não tinha ideia do quanto iria querer revirar os olhos para ela! Nora é uma garota normal (pelo menos ela acha), e acaba fazendo dupla na aula de biologia com um garoto misterioso e com pinta de mau. Esse bad boy se chama Patch, que por incrível que pareça não é tóxico! Patch é apenas misterioso e que esconde muitos segredos, mas não chega a ser abusivo (mesmo que suas intenções não sejam lá muito boas).
A trama é legal, nunca tinha lido sobre anjos e achei interessante começar daqui. O problema é que a Nora e a sua melhor amiga são muito bobas! Tipo, eu tenho 16 anos e não sou tão lerda assim, né? Eu via a Nora querendo dar uma de detetive e se pondo em perigo tão do nada e sem avisar ninguém e eu ficava: “Menina??! Chama a polícia, liga para a sua mãe, conta o que você está descobrindo para ALGUÉM!”. Sei que vida real e fictícia é BEM diferente, mas existe coisas básica que qualquer um sabe, menos a Nora que decidia pular no perigo eminente achando que tudo daria certo.
Parece que não gostei da história, mas eu gostei sim! É divertida em certos momentos e tem coisas que salvam a trama mesmo com essa lerdeza da protagonista. O final é MUITO melhor que o começo, acho que dá para relevar por conta disso. Eu tinha um certo palpite e desconfiava de certas coisas, mas eu só fui notar outras só no final quando a escritora colocou tudo na mesa. Gostei do Path, da melhor amiga da Nora (mesmo que também tivesse uns parafusos soltos na cabeça, da mãe da protagonista (que tadinha, passou a história toda sem saber de nada) e até mesmo da Nora.
Vale a pena ler o livro, não é ruim, mas também não é um 5 estrelas. É legal para curar a ressaca literária por ser algo bem levinho. Não me arrependo de ler e acho que vale dar uma chance para essa saga. Animada para ler o próximo!
nathan @lendosurtos 07/07/2020minha estante
to na metade mano, tudo q eu consigo pensar e que essa menina é muito tonta kkkkkk

Nathi 07/07/2020minha estante
Nossa, sim!! kkkkk passei tanta raiva com ela quando essa menina tentava fazer alguma coisa aaa

Juliana.Rodrigues 13/06/2020

Sussurro
Eu amei o livro!! Me prendeu do começo ao fim. Um ponto negativo que preciso falar é que o final não deu brecha para outros livros, achei que ficou muito conclusivo. Acredito que poderia deixar algo a mais em aberto já que é uma trilogia. Tirando isso, o livro é incrível e vale muito a pena ler.
Elaine.Matias 27/02/2021minha estante
Meu amor!!!!!
Terminei o livro hj, li em 2 dias!!!! Não sabia que vc tinha lido....

Juliana.Rodrigues 27/02/2021minha estante
Que ótimo!

Luane 11/08/2020

Dizia o filósofo Chicó: "Não sei, só sei que foi assim"
Devo ter feito essa leitura há 6 anos atrás e confesso que lembro muito pouco sobre a história. Na época eu fiquei muito empolgada com livro, tanto que corri para ler os outros mas nunca li o último. Tenho muita vontade de reler, principalmente agora que vai ser adaptado para filme.
Camily.Cristini 11/08/2020minha estante
Não sabia que ia ter filme, mas espero que o filme seja melhor que o livro.

Luane 11/08/2020minha estante
As gravações começariam esse ano, mas com o coronavírus acabou não rolando. Eu gostei dos atores escolhidos para interpretar a Nora e o Patch.

Gabe 14/02/2012minha estante
É exatamente o que eu estava pensando. Embora tenha lá suas originalidades e qualidades, Sussurro é muito parecido com Crepúsculo. A forma de narrar que Nora usa pode ser comparada à forma de Bella narrar também, ambas são semelhantes demais para ser uma simples coincidência.
Tem também a questão do triângulo amoroso. A maneira que Nora-Patch-Elliot se desenvolvem é massante. Elliot não se parece com Jacob por ser uma pessoa misteriosa e agressiva, mas essa é a única diferença que consegui encontrar.
Existem poucos personagens realmente originais no livro. Vee é uma ótima pessoa, e carregou alguns capítulos nas costas. Rixon também me arrancou algumas risadas, apesar de aparecer pouco.
Lerei os próximos livros por te-los comprado no Submarino. Eu particularmente gostei de Sussurro, mas não posso negar que fiquei desapontado com o quesito criatividade. Não que Becca Fitzpatrick seja uma autora ruim, mas boa parte do livro foi sem profundidade e poderia ser reduzida.

Janaina Vieira - Escritora 14/02/2012minha estante
Gabe, é bom saber que vc tem a mesma opinião que eu. Porque cheguei a pensar que eu estava sendo exigente demais. Mas, quando li o seu comentário, vi que não sou tão chata assim! rsrsrsrs
Leia "Asas", acho que vai gostar muito. Abs.

Matheus Braga 30/12/2012

Sussurro - Becca Fitzpatrick
Hey pessoal, tudo beleza?

Comecei a ler este livro com um certo preconceito, já que não tive ótimas experiências com a série Fallen da Lauren kate. Ainda bem que eles não tem NADA em comum a não ser o mesmo "ser mistico". Entrou para minha lista de must read e já estou com a continuação aqui (que por sinal vai furar fila. Sorry XP).

Nora tem seu mundo virado de cabeça para baixo quando o misterioso Patch é escolhido, por um professor de biologia/treinador do time de futebol, como seu novo parceiro de laboratório. Após tal ocorrido, Nora começa a ser perseguida, sua casa é invadida e ela começa a ter "sonhos" acordada nos quais ela morre. Não sabia ela que isso era só o começo.

Como disse no começo do post, não comecei minha leitura esperando muita coisa, tanto por ter muita "piriguete literária" por ai falando que o Patch é igual ao Edward, quanto por ver resenhas de sites que eu considero MUITO falando mal do livro. Mas, mesmo tendo um comecinho chato, este é um livro que eu recomendo.

Patch não é NADA parecido com nenhum dos mocinhos dos livros atuais, aliás, ele nem mocinho é (se você leu, você sabe o que estou falando). Com um estilo badboy, super irônico e MEGA tirado, ele foge ao esteriótipo anjo bonzinho. Já Nora, coitada, é a personificação de todos os defeitos de uma garota insuportável de 16 anos que acha que já é dona do mundo e que é independente. Vee por outro lado é uma personagem de humor inigualável e que me fez adorar ainda mais o livro.

O ele tem uma leitura fluida e é muito bem escrito. A diagramação é simples, mas cada capítulo começa com uma fonte muito bonita (O.o, alguém sabe qual é?). Os personagens e os diálogos são bem construídos, mas tenho algumas ressalvas a certas cenas que achei meio viajadas de mais e que não posso citar aqui pois algumas delas são spoilers.

Abraços,
Matheus Braga - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
@MatheusBragaM
Matheus Braga 16/01/2013minha estante
Que bom que gostou. Team Vee 4Ever

Márcia 18/11/2010

Sempre julgue um livro pela capa: as vezes você terá sorte!
O que dizer deste livro? Minha história com ele começou bem antes de seu "nascimento", no ano passado, por uma simples curiosidade sobre um romance com "anjos caídos". Não preciso nem dizer o quanto eu esperei para finalmente tê-lo em mãos; valeu cada mês.
Há quem diga que o grande golpe de marketing de hoje em dia desses livros com romances sobrenaturais é a arte da capa. É verdade. Quem não olha duas vezes pra esse anjo negro perdendo as asas em plena queda numa livraria?

Patch é um anjo caído com uma aura de mistérios ao seu redor, e, para Nora, também uma aura de magnetismo que a atrai.
O romance entre os dois não surge de repente, instantaneamente. Gostei da maneira como a autora desenvolve esse aspecto do livro: o início dos sentimentos. Nora não confia em ninguém, a não ser sua mãe e sua amiga, Vee, e de repente vê sua vida de cabeça para baixo quando o novato da aula de biologia sorrateiramente se instala nela.
Patch é arrogante, não-confiável e totalmente bonitão! Um perigo para toda a segurança que Nora instala ao seu redor.
Ao mesmo tempo em que sente assumidamente se apaixonar por ele, coisas estranhas e assustadoras vão acontecendo, e ela não sabe se é apenas na sua mente, ou se é real.

A autora soube criar bem seus personagens: Nora não é irritante, nem indecisa, nem apática. Muito pelo contrário: ela sabe exatamente o que quer e sabe tomar decisões na hora certa; têm uma personalidade marcada, embora de vez em quando se deixe levar pelas confusões da amiga Vee.
Patch é obscuro e perigoso, nada de "principes encantados" aqui. Não se sabe o verdadeiro caráter dele até que seu sentimentos por Nora são postos à prova.
A única personagem que não funcionou muito bem foi a Vee. Uma garota americana completamente estereotipada que não cabe na trama. Vee tem borboletas ao invés de neurônios na cabeça.

O talento da autora não para nas criação dos personagens: continua no desenvolvimento do mistério que ela soube segurar até o momento certo. O leitor vai descobrindo junto com Nora os porquês de sua vida estar tão fora dos eixos de repente; de ela sentir que está sendo perseguida, vigiada e até mesmo ameaçada.
Os encontros que põe Patch e Nora juntos são providencias demais, embora a autora saiba justificá-los com os segredos que rondam Patch.

Sou da opinião que livros com mistérios demais se tornam, se muito prolongados no assunto e não fornecendo pistas, irritantes.
Os leitores sabem desde o início a natureza sobrenatural de Patch; Nora não. Isso poderia ser motivo de agonia, se o leitor não tivesse que se preocupar com outros fatos inexplicados, do qual ele próprio não tem conhecimento.
Um ponto muito bem sacado pela autora, que foi de grande ajuda para minha aprovação desse livro é o fato de os instintos naturais de Nora estarem em ordem e no lugar.
Patch não é um predador carnívoro nem sanguinário, no entanto não é o anjo da guarda de ninguém: Nora sente isso. Com os intintos de preservação aguçados e mesmo apaixonando-se gradualmente, mas rápido demais, por Patch ela mantém a distância que seu corpo manda.
Os segredos de Patch tiram o fôlego do leitor. O livro é daqueles que se quer terminar logo para saber o final, enquanto há ao mesmo tempo o desejo de prolongar a leitura o máximo possível.
Promete ser uma das melhores séries do momento.
Érika dos Anjos 04/10/2010minha estante
Ótima resenha Marcia! Adorei! Principalmente a frase "Vee tem borboletas ao invés de neurônios na cabeça".
Se encaixa em vários personagens de livros que já li. rs

May 23/06/2011minha estante
Detestei a Nora. Achei ela super infantil :/ mas o Patch realmente é maravilhoso, e o que mais me agrada na história é que, diferente dos outros livros deste tipo, não tem nada com amor eterno e vidas passadas.