Darkdawn: As Cinzas da República

Darkdawn: As Cinzas da República Jay Kristoff

Resenhas - Darkdawn - As Cinzas da República

Gabriel.Rodrigues 04/09/2021

NAO SOBROU NADA
Nem palavras pra escrever essa resenha.

Nunca
Jamais
Vou esquecer

De todo sangue
Ódio
Sujeira
E...
PUTARIA
Que rolou nessas Crônicas.

Esperava um pouco mais do final mas 90% do livro foi perfeito. Leiam as Crônicas da Quase Noite, vcs nao vão se arrepender.
nathalya 04/09/2021minha estante
Tô lendo ele agora, e tô esperando o tombo KKKKKKKK
só acho meio chato os flashback q tem, chega da raiva

Nossa tem uns tombos pesados. Nosso Nobre narrador é um FDP kkkk

Gabriel.Rodrigues 04/09/2021minha estante
Tava olhando teu perfil, tu nao leu Godsgrave??? É o segundo livro

MENTIRA? KKKKKKK POIS EU RO LENDO ERRADO NAO ACREDITO

KKKKKK COMO ASSIIM. Como tu tava entendendo a historia KKK

resposta: eu não tô

nathalya 04/09/2021minha estante
alarme falso, eu q marquei aq no Skoob errado?

Juro, tava quase chorandoKKKKKKKKK

Mano Morri ?? Godsgrave é meu Favorito da trilogia

Morgana 07/02/2021

Nunca trema, Nunca tema e Nunca... ops a Mia esqueceu
Em primeiro lugar quero dizer que não achei o livro de todo chato, eu continuei gostando das cenas de ação (destaque para a cena da Mia e o Rei dos Piratas, de longe a melhor desse livro), da mitologia, do sarcasmo; e diferente dos outros livros eu me senti muito fisgada pelo começo desse, que foi o melhor inicio dos três (uma pena que isso mudou conforme o desenvolvimento). O livro também deu destaque, mínimo, para alguns personagens bem interessantes como Cal, Adonai e o Aelius, e eu gostei de finalmente ver a Mia explorado toda a extensão de seus poderes de Sombria (finalmente!).

Os problemas porém começaram com a descaracterização dos personagens que eu aprendi a gostar, o Tric, apesar de ter um motivo minimamente plausível pra sua mudança, e de ser o meu favorito dos três, ficou lá jogado o tempo todo, nem sei porque o autor ressuscitou ele. A Ash foi reduzida a seguir a Mia por todo canto e ser uma namorada bonita e possessiva, com ações incongruentes, afinal ela reclamava que o Tric não perdoava ela por ter assassinado ele. Amada você tá bem? Ninguém em sã consciência perdoa alguém que esfaqueou ela. Quanto a Mia, bem, em primeiro lugar no livro um é dito que ela não é uma heroína, que ela só se importa com sua vingança, que não liga pra ninguém e é diferente de tudo que você já viu, e eu achava ela uma protagonista genérica desde o primeiro livro, mas nesse livro adivinhem só, a menina virou uma heroína que é responsável por salvar o mundo e do nada começou a amar todo mundo, e sabe o lema dela de "Nunca trema, nunca tema e nunca, jamais, esqueça"? Pois ela simplesmente enfiou ele no ** e esqueceu que a Ashlinn ASSASSINOU o primeiro garoto que ela amou. Bem seletiva com as pessoas que ela decide se vingar neh? E apesar de a Ash ser uma das personagens que eu mais gostei no primeiro livro, eu não consegui sentir o amor entre ela e a Mia que o autor insistia que existia, na verdade todo o relacionamento delas pareceu puramente sexual, e pelo menos pra mim o autor descreveu as cenas de sexo entre elas de forma horrível, que parecia servir apenas pra materializar fetiches, vale ressaltar que o drama de triangulo amoroso ocupou paginas e paginas, deixando tudo mais lento, e mesmo assim foi mal desenvolvido. E sabe toda a evolução que a protagonista teve ao longo de dois livros? Então foi tudo pro lixo, porque aqui a Mia volta a ser impulsiva e as atitudes dela tem pouquíssimo ou nenhum planejamento, na verdade parece que ela regrediu, porque está ainda pior do que no primeiro livro.

Outro ponto que me decepcionou foi que basicamente a Mia se tornou invencível, antes mesmo até de atingir seu potencial máximo, as coisas se resolviam fácil demais, convenientes demais, o autor gastou tanto tempo levando os personagens de um lugar a outro, narrando cenas de sexo e drama adolescente que faltou dedicação em como a Mia resolve os grandes problemas.

O fim, não me surpreendeu em quase nada, também não achei que foi a cena épica de luta que poderia ser, e acima de tudo, dado ao tom que o autor dizia ter a narrativa, eu esperava um final agridoce, mas no fim foi mais feliz e clichê que o final de crepúsculo.

Resumindo minha experiência com a trilogia: todos os livros tiveram coisas que eu gostei e coisas que me irritaram, mas no ultimo as coisas que me irritaram superaram as coisas boas. Não acho de forma alguma que essa é uma fantasia adulta, já que os problemas e soluções pra eles são todos bem YA, não acho a protagonista "única", 7 a cada dez livros de fantasia tem uma protagonista bem parecida com a Mia, na verdade eu acho que mesmo o enredo em si é bem comum, essa jornada de vingança e personagem anti-herói tá bem batida hoje em dia. Não gostei do rumo que o autor deu pra historia, e não gostei de como ele narrou isso. Fica obvio que o livro é escrito por um homem cis (não de forma boa). Não me arrependo de ter lido, porque como disse antes todos os livros tiveram coisas que gostei, mas vou pensar cem vezes antes de pegar outra coisa do autor pra ler.

ysinha11 28/07/2021

Incrível
Em nenhum momento eu cansei da história e simplesmente viciante
Eu digo com responsabilidade que mia corvere e uma das protagonistas mais Fodas que eu já vi
Nunca caiu em desespero nunca se perdeu e foi simplesmente[*****] nunca precisou de ninguém pra salvar ela essa trilogia com toda certeza se tornou a minha favorita não consigo nem explicar o quanto eu amei cada livro

Mandy (@lendocommandy) 14/06/2021

Fechou com chave de ouro
Essa foi uma saga muito especial pra mim, seja pela história muito intensa e crua ou pelo jeito diferente de narrar a história que o autor tem me apeguei muito aos personagens.

Nesse último livro mais do que nos outros a gente ver que o autor é um verdadeiros artista pq não tenho como descrever esse livro final de outra forma do que como uma obra de arte. Os pontos que ele conectou nesse livro que estavam na cara do leitor desde a primeira obra mas que não tínhamos a capacidade de ver até eles nos dizer foram surreais.

As passagens nas quais ele fala do próprio livro dentro da história de uma forma que encaixa perfeitamente no contexto é incrível. Eu mal tenho palavras pra descrever esse livro, terminei e aplaudi de pé.

Recomendo muito!

Pedro P. R. 13/06/2023

O mais fraco dos três, mas nem por isso um livro ruim
“Quando tudo é sangue, sangue é tudo”.
É, chegamos a mais um fim. Desta vez ao fim da trilogia Crônicas da Quasinoite que começou em Nevernight – A Sombra do Corvo e deu continuidade em Godsgrave – O Espetáculo Sangrento. Essa é uma trilogia que por mais que eu tenha curtido muito, não consegui dar mais de 4 estrelas, seja para a série ou para cada um dos livros.

A escrita de Jay Kristoff se destaca pela narrativa de diálogos e discrições “chulas”, o uso de palavrões, ainda mais contextualizados na obra, dão um charme único para os personagens e para o universo criado pelo autor, mas junto a esse elemento narrativo está presente o HOT utilizado em demasia desde o primeiro livro.

Durante os dois primeiros, o uso do HOT muito descritivo foi o que mais me incomodou, isso também esteve presente em Darkdawn, e, na verdade, gerou os momentos mais óbvios da trama, o que me deixou com mais ranço ainda. Personagens que aprendemos a amar nos dois primeiros livros são trazidos para morrer ou passar por mal bocados por estarem dando uns “pegas” fora de hora no terceiro.

Outro ponto que por mais interessante que fosse, achei muito corrido nesse livro. Durante os dois primeiros livros, nossa protagonista Mia está focada em sua vingança, em aprender a arte do assassinato e matar aqueles que mataram sua família, mas nesse livro o foco da vingança meio que se perde e acaba focando mais no caminho divino do universo. A vingança de Mia perde suas cores enquanto a história foca nos mistérios sobrenaturais que foram entregues as migalhas nos dois volumes anteriores.

Apesar desses pontos, a conclusão da saga ficou muito boa. O livro não perde totalmente o objetivo apresentado nos dois primeiros livros, só é desviado um pouco. Mesmo com algumas cenas se desenrolando de forma obvia, ainda sentimos as mortes de certos personagens, o que só mostra o talento do autor na construção de seus personagens.

As Crônicas da Quasinoite é uma trilogia para quem gosta de uma fantasia sombria, personagens imperfeitos, diálogos de baixo calão, uma jornada banhada em sangue e para alguns gostos, para quem gosta de um bom HOT cheio de baixaria.

MahElisabete 03/08/2022

JÁ ESTOU COM SAUDADE
Eu favoritei todos os livros dessa trilogia, isso já é motivo suficiente pra ler!

?SPOILER DOS LIVROS ANTERIORES!

Após aquele final perturbador do segundo livro, o nosso Don Tric está de volta.
Mia, vendedora do Campeonato Gladiatii, está mais preparada do que nunca para vingar seu pai, porém, nós leitores, descobrimos que essa história talvez seja mais do que apenas uma história sobre uma garota e sua vingança. Agora, Mia terá de lutar para salvar um mundo inteiro, mas sabemos que a nossa protagonista não é fã de heroísmo, então talvez essa missão se torne mais complicada do que aparenta ser.

Mia e seus amigos encontram piratas, deuses e demônios ao longo dessa jornada, que a cada dia se torna mais mortal.

Essa trajetória, que se iniciou com sangue e vingança, está rumo a terminar em solidão e tristeza.
____
? Eu não tenho palavras para descrever esse livro, em apenas 8% ele já tinha revelado informações de explodir a mente.
? Os plots forma surreais, são momentos que a gente nunca pensaria que aconteceriam, com revelações sobre a história e sobre nossa protagonista surpreendentes.
? Mia fica forte a cada página, explorando cada vez mais suas habilidades como Sombria e guerreira.
? As palavras usadas nesse livro tiveram tanta força e impacto, que me fizeram sentir cada emoção, cada dor, alegria, tristeza, amor e carinho que os persongens também sentiram.
? Já estou com saudade desse mundo criado pelo autor e dos personagens incríveis que ele me apresentou.

Roberta Maruki 08/07/2020

O que falar desse livro nobre amigo?
Um jornada fantástica, com tudo e um pouco mais.
Uma trilogia completa, começo, meio e um fim digno. Não vejo outro final, se não esse que o autor nos deu.
Seria hipocrisia a minha dizer que tudo foi perfeito, no começo não me sentia presa na história (isso desde o primeiro livro), não gostei do par romântico da Mia, isso e algumas outras coisas que me incomodaram. Mais nada disso tirou a glória que for ler esse livro. Da sensação de uma boa leitura.
O mundo que Jay escreveu é incrível.

suh 11/07/2020

Godsgraves me deixou aflita, esperar por esse livro não foi fácil, sabia que as coisas não seriam resolvidas tão fácil. Senti diversas coisas como "desnecessária" e achei que demorou demais para chegar no tão aguardado resgate e achei muito rápido pra chegar no plot final. O fator de ter um extra com menage dos personagens me INCOMODOU DEMAIS. Não fiz questão de ler. Amo a construção de mundo, mitologia e personagens mas ODEIO como o Jay desenvolve o relacionamento amoroso e sexual.

Gio 09/08/2021

Sem chão
Eu como uma devoradora de livros, gosto de ler os tudo de uma vez para absorver a história fresca na minha memória, mas eu nunca enrolei tanto pra terminar quanto nesse livro, porque eu sabia que ia acabar comigo quando terminasse.

E me sentindo vazia que me despeço dessa trilogia incrível e viciante!!! Há tempos eu não me emocionava com livros dessa maneira. Só tenho uma coisa a dizer LEIAM!!!!

Não tem como não se apaixonar por Mia Corvere, e não sofrer com cada reviravolta dessa história.

?Nunca trema. Nunca Tema. E nunca, jamais, esqueça.?

Lilyan Sotnas 31/01/2021

Respira fundo e...
NÃO SURTA! POR MAIS QUE TENHA SIDO MARAVILHOSO, TE CONTROLA, LILYAN!
Gente, que trilogia maravilhosa foi essa? Puramente arrependida de ter demorado tanto tempo para ler. A trilogia da Quasinoite é viciante! Os livros são enormes, levei um mês para ler, mas vale demais a pena! E recomendo muito a história para vocês.
Se gosta de uma boa fantasia com requintes de crueldades contra o coração do leitor (porque toda cena é um ataque cardíaco diferente), leia.se surpreenda lendo a tragetoria da Mia Corvere e todo o seu caminho sangrento até a vingança tão almejada. E quando digo sangrento, é sério. Acho que este foi a série mais sangrenta que já li. Detalhes bem sórdidos sobre a morte que me deixava enjoada! Haha
O autor é bem mórbido, acredito. Mas apainoxei na escrita dele. Ou seria a escrita do Mercurio de Lis? (Pegou a referência?)
Pense num livro cheio de planos loucos, cenas épicas, romance +18, mortes e boca suja! Haha, o palavrão aqui é livre, foi cada xingamento novo que eu aprendi. Kkkkk bem didático.
Primeiro romance que leio em que a protagonista vive um romance LGBTQIA+. Já li em outros livros sim, mas nunca o protagonista então foi bem diferente para mim. Ash e Mia são o meu casal! Porém, sempre tive um ranço na Ash depois de ter matado o Tric (Triquino). Não superei isso desde Nevernight.
Outro destaque que dou são para as notas de rodapé. Pelas Filhas... Eu ri pra me acabar! Kkkkkkkkk o narrado conversando com você no meio da história diverte demais!
Não posso me esquecer dos personagens secundários como o Tric, a Ash, o Mercurio, Cantaespadas, Sidonius, Corleone e etc! Tantos personagens maravilhosos! E, ahhhhhhh... Sentirei saudades de ti, Senhor Simpático. O não gato mais antipático e irritante que eu já conheci.
Enfim... (Suspirro)
Um livro incomum, este. Bem diferente de todos os que li no gênero de fantasia. Fui muito surpreendida e por isso lembrarei com carinho da trilogia. Me proporcionou histórias épicas que me afastaram do cotidiano.
Por isso, obrigada ao Jay Kristoff pela história da sombria que deixou uma república em cinzas atrás de si. Leiam! Pelas quatros filhas, pela Fauce, pelos olhos de Aa, conheçam essa história e venham conversar comigo! Preciso surtar no coletivo!

Lívia Gomes 08/05/2020

Decepcionante
Claro que cada um é atingido por uma história de maneira diferente. Os dois primeiros volumes eu achei bastante bons e por isso esperava um desfecho digno.
Eu não quero dar nenhum spoiler e por isso recomendo que, se você chegou até o terceiro livro, leia-o e tire suas próprias conclusões.
Mas minha opinião é que o final foi um grande "fan service" e não está de acordo com a proposta dos demais livros. Além de que este último volume poderia ter cerca de 30% das páginas cortadas porque tem muitos capítulos inúteis, pura enrolação e baboseira. O final é clichê e sem graça. O evento do magnus venatis foi muito mais emocionante pra mim, por exemplo, do que a batalha final. E falando em emoção, faltou muito no triângulo amoroso extremamente forçado. Se era pra colocar um romance num livro de fantasia (o que acho completamente dispensável) pelo menos que colocasse algo decente. Achei muito sem química e infantil.
Indo contra a "dicta ultima" ao final do livro, não, eu não me apaixonei pela Mia, em momento algum. Pra mim ela era zero carismática. Senti que o autor tentou muito imprimir na protagonista uma imagem de anti-heroína, badass, politicamente incorreta mas que de alguma forma ainda fosse extremamente cativante. Infelizmente ele não conseguiu.
Uma pena pra algo que poderia ser muiti l grandioso.

Thais488 19/07/2022minha estante
Essa trilogia é maravilhosa

Allife 01/07/2022

Enfim as sombras se acalmaram
Nunca trema.
Nunca tema.
E nunca, jamais, esqueça.
Que final de trilogia mais digno para o tanto que foi incrível essa história.