Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho Chico Xavier




Resenhas - Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho


90 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Márcia 10/11/2021

Livro de pura sabedoria
Começamos a entender nosso pais e porque as coisas acontecem muitas vezes do jeito que é e nao entendemos, porem com essa leitura a mente vai expandindo e vamos noa entendendo melhor
comentários(0)comente



Lorenza 04/11/2021

Uma decepção
O livro promete trazer a visão espiritual da História do Brasil.

Confesso que fiquei profundamente decepcionada com a leitura.

Essa foi a minha leitura e do meu esposo no mês de Setembro, mas conseguimos acabar apenas hoje (4 de novembro) os últimos capítulos, porque foi difícil, decepcionante e doloroso a cada virada de página.

Muitas coisas nos decpcionaram, mas três pontos, resumidamente, foram chave para lermos o livro com ainda mais crítica:

1. Jesus com ações inferiores e desconhecendo regiões do planeta (inclusive o Brasil) - Jesus amargurado e DESCENDO À TERRA para conseguir observá-la e por aí vai;

2. Romantização da violência (incluindo massacres e guerras);

3. Romantização dos violentadores. Literalmente, tem um cara que mata o filho (Cap 10) e é recebido por Ismael de braços abertos no plano espiritual (???????), outro (Cap 4) justifica que um cara foi OBRIGADO a assumir atitudes corretivas no seio das tribos (????).

Infelizmente, consigo observar um padrão nos companheiros de doutrina que são bem afeiçoado a esse livro. São irmãos que tem posicionamentos políticos que, pra mim, são errados e destoam imensamente dos ensinamentos do Cristo, como esse livro.

Opto por fazer como Kardec precisou ao codificar a doutrina, descartar ali possíveis verdades, por haver possíveis mentiras, tendo em vista que muitos dos ensinamentos do livro são completamente destoantes de todos os livros espíritas que já li e já ouvi falar, incluindo as obras básicas.
Alexandre 11/11/2021minha estante
Lorenza, compartilho da sua visão sobre o livro. Me surpreende e me entristece ver que outros espíritas não se choquem e nem por um momento questionem o conteúdo do livro. Esta obra provocou um "chacoalhão" na minha maneira de olhar o espiritismo, na forma como ele é praticado pela maioria dos espíritas. Estou num processo de conhecer alternativas. Senso crítico sempre. Não podemos perder de vista isso. Se fosse para sermos dogmáticos, estaríamos em outra religião, não é mesmo? Grande abraço.


Lorenza 12/05/2022minha estante
Alexandre, infelizmente, demorei para ver seu comentário. Saiba que fico muito feliz em ver companheiros espíritas que pensam assim, que analisam possibilidades e utilizam do que Kardec utilizou: ciência, filosofia e, portanto, senso crítico.
Apesar da decepção com a obra e com a forte aceitação dela no movimento, me alegra encontrar companheiros como você.
Fato que dói, mas não deixa de ser fato: espírita não é Espiritismo.
Assim vamos seguindo nos melhorando e tentando ter empatia com a galera que não consegue ainda raciocinar por si...
Grande abraço.




Pc Rocha 13/10/2021

Um bom livro
O livro nos remete ao plano espiritual, na época de descobrimento do Brasil e revela como foi escolhido para ser a Pátria do Evangelho. É muito curioso todo o processo de tentativas e descobertas da índole dos seres que eram direcionados para a colonização e os que iniciaram o processo de reencarnação no intuito de ajudar aos que ali estavam na missão de implantar no Brasil o Evangelho de Jesus. Foi muito bom conhecer todo esse processo. Aos curiosos pelo assunto, recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Luciane 06/10/2021

Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho
O livro analisa fatos da História do Brasil, com comentários do plano espiritual a alguns desses fatos. Inicia dos tempos mais remotos, como na época de Jesus até chegar a época do descobrimento, e ali começa uma boa aula de historia do Brasil, até a proclamação da República. Nao é a toa que Chico foi eleito o maior brasileiro de todos os tempos.
comentários(0)comente



Alexandre 07/09/2021

MUITAS reservas quanto a este livro; esta obra me deixou bem triste
Este livro me surpreeendeu muito - e infelizmente pelo lado negativo. É o primeiro livro espírita que me provocou sentimentos contrários aos dos outros que já li.

Antes de tudo, quero frisar que esta é a MINHA EXPERIÊNCIA e que RESPEITO quem acredita no que diz este livro. Não, não sou o dono da verdade. Sou só um aprendiz desta doutrina maravilhosa. Mas, como ensinou o próprio Kardec, "a fé inabalável é aquela que pode enfrentar sem temor a razão, em todas as épocas da Humanidade".

Logo nos primeiros capítulos:

- a forma de retratar Jesus (alguém que nem sabia onde ficava o Brasil);

- o apego a símbolos externos e alegorias (exemplo: "transplantar a árvore do Evangelho"), ou seja, coisas que o Espiritismo inovou deixando em nosso passado católico e judeu;

- a romantização excessiva de fatos e personagens brutais da nossa história, sempre do ponto de vista do colonizador;


...tudo isso foi me fazendo mal quanto mais eu lia. Mas eu decidi ir até o fim para poder falar do livro com propriedade de causa. Acredite, eu gostaria muito que a minha reação tivesse sido boa a este livro. Mas o caso é que sobre vários personagens relatados eu li livros de historiadores muito gabaritados, que com pesquisa historiográfica séria, com documentação histórica, mostram que esses personagens não eram seres bonzinhos nem iluminados como quer fazer crer esta obra.

Uma preocupação extra me surgiu com o texto recheado de ufanismo, talhado para higienizar nossa história - que é muito feia, de muita exploração, mortes e maldades, infelizmente.

Parece um texto perfeito para os ufanistas que hoje tentam reescrever nossa história, visando justificar e naturalizar desigualdades do nosso país e manter privilégios.

Não à toa depois da leitura passei a perceber que existe uma parcela de espíritas que adora este livro para justificar posições políticas que acho equivocadas, porque tentam exatamente desconsiderar a complexidade da nossa história.

Acho realmente perigoso que esse livro caia nas mãos de quem não tenha alguma bagagem histórica.

E escrevo isso com dor no coração. Sofri muito ao sentir o livro me causar toda essa estupefação, surpresa e, por que não dizer, decepção. Me senti menos espírita. Jamais gostaria de ter esses sentimentos em relação a um texto psicografado pelo grande Chico, digno dos maiores elogios. Eu não sou nada perto dele e sou um bebê na doutrina espírita. Mas, se quero uma fé raciocinada, preciso colocar a verdade que está em meu coração.

Acredito que outros espíritas tenham sentido o mesmo que eu em relação a essa obra. Se fosse para continuar acreditando no dogma de que algumas pessoas são absolutamente inquestionáveis, eu teria continuado católico. Mas o fato de também já ter me deparado com textos questionáveis do próprio Kardec me fez pensar que ele e Chico, apesar da grandiosa missão que cumpriram, foram antes de tudo homens. E, como homens, podem ter se equivocado. Eu posso estar equivocado em todo este texto, inclusive.

Só que o direito de questionar respeitosamente deve ser assegurado a todo aquele que se pretender um verdadeiro espírita. Isso que Kardec sempre esperou de nós. Senso crítico. Fé raciocinada.
Senão vira seita, cegueira. Se um dia eu me flagrar equivocado e mudar de opinião, farei questão de voltar aqui e escrever uma nova resenha relatando esse novo entendimento. Por enquanto, fico, HUMILDEMENTE, com esses questionamentos.

Não quis entrar nos detalhes de cada coisa que achei questionável no livro, pois daria outro livro, eu acho. Mas nos dias em que me sentia "o pior espírita do mundo", achei um texto muito bom do Leonardo Marmo Moreira, palestrante espírita, dissecando capítulo por capítulo do livro e, felizmente, vi que os questionamentos não eram só meus. Tem gente boa e pensante comigo.

Basta dar um google com o nome do livro e do Leonardo ou clicar direto neste link:

http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/M_autores/MOREIRA_Leonardo_Marmo_et_HESSEN_Jorge_tit_Brasil-Cora%E7%E3o-do-mundo-P%E1tria-do-Evangelho-Uma-An%E1lise-Cr%EDtica.pdf

Abraços fraternos.
Lorenza 04/11/2021minha estante
A primeira resenha e comentário sincero sobre o livro que me senti abraçada e acolhida lendo. É exatamente isso! Também fiquei profundamente decepcionada com o livro e bem chocada com a repercussão que ele tem no movimento espírita. Fica bem claro que temos muito a aprender.




aseduti 02/08/2021

Uma leitura bem difícil, foi necessário ler, reler e ler novamente mas explica muito a situação do país nao apenas de maneira física como espiritual, além é claro da nossa responsabilidade como espíritas.
comentários(0)comente



Vivi.Montarde 01/08/2021

Trata-se de uma obra significativa escrita em 1938. E vejo que muita gente ainda não consegue entendê-la. Para alguns, o Brasil seria a melhor nação do planeta. A obra não propõe isso, não propõe que o Brasil seria um modelo em termos econômicos, políticos e sociais.

O Brasil é a pátria do evangelho, coração do mundo, porque é a nação com maior capacidade de acolher os sofridos e fragilizados. Com capacidade de mesclar e integrar, não segregar. Não é uma sociedade de conto de fadas. Mas é o melhor país para fazer o evangelho se multiplicar, acolhendo e demonstrando amor.

Assisti uma palestra do Haroldo Dutra Dias em que ele diz que vieram encarnar no Brasil os espíritos infelizes, aqueles que faliram nas cruzadas, na inquisição, que foram políticos corruptos, ditadores assassinos, religiosos que se desvirtuaram. O Brasil é hospital, é para regenerar seres. Como disse Jesus, Ele não veio para os sãos, mas para os doentes.
Marisa 02/08/2021minha estante
Este livro deve ser muito bom!!!!


Vivi.Montarde 02/08/2021minha estante
É sim, Marisa. Gostei bastante. Mas precisa gostar de história do Brasil, porque resgata os acontecimentos históricos. Quem não gosta pode achar um pouco maçante.


Marisa 02/08/2021minha estante
Eu gosto muito de História do Brasil.


Vivi.Montarde 02/08/2021minha estante
Então pra vc vai ser tranquilo rs


Fabricio268 03/08/2021minha estante
Virgínia, ótima resenha.


Vivi.Montarde 03/08/2021minha estante
Obrigada, Fabrício. ?




Leonardo88 18/06/2021

Romantizado?
Lendo várias críticas a respeito deste livro muito se fala na romantização do mesmo, principalmente nos problemas que atingiram nossa nação, em destaque as páginas negras da escravidão! Porém vale ressaltar que estudando essa grande doutrina do espiritismo nos deparamos em diversos aspectos basilares entre eles da lei do progresso presente no livro dos espíritos em destaque nas leis naturais de Deus, que nos deixa bem claro que até o mau praticado pelo homem atingindo o seu próximo é transformado em bem coletivo nas lutas das recapitulação e aprendizado, pois chegamos a outro princípio basilar da lei de causa e efeito, onde se constata que não existem vítimas mas sim a lei de causa e efeito , pois não existe efeito sem causa!
Em questão da missão do Brasil e do espiritismo serem grandes personagens no evangelho do Cristo e através de diversos estudos em outras obras como a caminho da luz- ditado por Emanuel e na belíssima obra de João Nunes maia pelo espírito de Miramez, também se constata isso!
Na parte prática ainda estamos longe disso mas é tudo uma questão de tempo e evolução moral , mas analisando a história acredito sim que seremos ainda em futuro próximo na visão espiritual, a Pátria do evangelho que tanto esperamos ser!
comentários(0)comente



Monalisa.Costa 15/05/2021

História espiritual do Brasil - verdade, mas romantizada!
A obra traz apreciações acerca do envolvimento de falange espiritual na formação da nação brasileira.

A pedido de Jesus, Ismael lidera a direção da política brasileira até a proclamação da República, influenciando os acontecimentos de modo a garantir a pátria reponsável pela disseminação prática da doutrina cristã.

O livro é interessante, mas a meu ver tem uma visão bem romantizada de alguns fatos, a exemplo do papel dos bandeirantes, em muitos casos caçadores de outros seres humanos. Também é possível citar a Guerra do Paraguai e o papel de D. Pedro II nesse evento, pois que hoje já se sabe ter sido bem mais grave do que o que é narrado.

Considero que há neste livro muitas verdades. Já viajei para alguns países europeus e a percepção que tive é que, de fato, o Brasil tem algo diferente quando se trata de solidariedade e empatia. Somos mesmo diferentes nesse aspecto. Amigos de outras nações já chegaram a me perguntar o porquê de serem tão comuns por aqui as instituições de caridade.

Sendo assim, acho mesmo que caminhamos na direção de uma missão fraternal. Contudo, não se pode negar os fatos desoladores que aconteceram e continuam acontecendo em nossa terra. São os obstáculos que temos que conhecer para ultrapassar. Nisso o livro deixou um pouco a desejar.
comentários(0)comente



Lê_Fox 28/03/2021

Um sopro de esperança
Um aprendizado renovador quando se lê a história do nosso país sob a narrativa espírita, acompanhando cada movimento histórico a luz do esclarecimento do que o plano espiritual maior já havia organizado para suceder no Brasil.
Tudo planejado para a nossa pátria deste plano ser a pátria-mãe que acolheria o espiritismo e o cultivaria, desde semente até seus frutos pelos largos anos que resplandecem muito à frente.
A esperança mora em saber que nada foi em vão, nenhuma gota de sangue, nenhuma luta ou vitória.
Hoje, se por vezes vemos nosso país com olhos de desespero pelas violências, desigualdades sociais e ignorância generalizada que, em primeiro lugar, estes fatos sirvam para que queiramos nos munir de conhecimento e coragem para contribuir com o avanço do crescimento moral que ainda há muito que prosperar e, em segundo plano, que compreendamos que estamos aqui e nesta situação porque é exatamente onde a nossa capacidade e necessidade tanto coletiva quanto individual se encontra, tanto no que diz respeito a escolhas quanto a aprendizado.

Grata pela maravilhosa leitura. Grata por estar no Brasil.
Lip | @phillip.pinheiro 29/03/2021minha estante
Grande Chico! ??????????




Claudinha 15/03/2021

A história brasileira por um prisma espiritual.
Nos chama à responsabilidade enquanto moradores dessa pátria. E nos encoraja bastante!
comentários(0)comente



Rê Bastos 18/02/2021

Pátria do evangelho.
O livro é bom, como se fosse uma aula de história onde também é contada a parte espiritual de todos os processos que envolveram o Brasil. Mostra acontecimentos que foram importantes para nossa evolução e também porque o Brasil é a Pátria do Evangelho.

Aviso: se você não gosta de história ele pode ser tedioso, mas não deixa de ser interessante e uma leitura super válida, mesmo que longa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Alexandre 07/09/2021minha estante
Luiza, acabei de postar minha resenha sobre o livro e concordo com TUDO que você disse. Tudo!




Val 29/01/2021

Não atendeu expectativas
Estava curiosa sobre o livro, porém, senti dúvidas sobre a realidade da narrativa. Esperava algo mais impactante.
comentários(0)comente



Leia um livro espírita 04/01/2021

Livro Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho! Este livro é bem reconfortante considerando os problemas atuais do Brasil, através dele descobrimos como nosso país foi planejado carinhosamente pelas falanges espirituais elevadas e sobre o privilégio de reencarnarmos num país que é o coração do Evangelho de Jesus Cristo! Desde o princípio do descobrimento, cada acontecimento e decisão que influenciou a história do nosso país esteve cuidadosamente amparado por Jesus para que possamos ser a Pátria do seu Evangelho, e mesmo nos acontecimentos ruins, nunca estivemos sós, sempre em busca de um bem maior! Essa conexão direta com o Pai, e esse amor imenso por nosso país, sabendo da nossa responsabilidade futura como celeiro espiritual, nos mostra o quanto devemos ser gratos por estarmos aqui! ❤ É um livro que nos dá esperança, e uma fé imensa no futuro do nosso país 🇧🇷

site: https://www.instagram.com/leia.um.livro.espirita/?hl=pt-br
comentários(0)comente



90 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR