Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

KL_Kaioo 05/09/2022

Porque ler Território Lovecraft ?
Bom esse foi o meu primeiro contato com "lovecraft" e foi muito legal a experiência,a leitura e fluída é te prende do início ao fim.
O único ponto baixo seria as ordens dos contos.

4nny_gabrielly 01/09/2022

Não sei um título
Alguns contos são legais, outros meio chatinhos outros eu não estava entendendo nada mas valeu a pena a leitura eu gostei do livro no geral

João 01/09/2022

Ficção histórica com terror/suspense
O livro funciona como uma coletânea de contos que formam um todo linear e convergem em um final único.
Curti muito a história da Hipolytta e a da Ruby e queria que elas fossem mais longas.
No geral, gostei do livro, achei bem divertido e interessante.

mariana113 28/08/2022

Achei legal
É um bom livro, me prendeu bem do início ao fim. Gostei de como é escrito e detalhado e a progressão da história como pequenos contos que se complementam é bem boa também. No começo do livro, achei meio viajado e achei que o sobrenatural seria algo meio vergonha alheia, mas até que gostei! A temática racial também é excelente e muito bem colocada.

DaniloVeronezzi 28/08/2022

Não esperava tanto
O livro me surpreendeu. De acordo com o meu - amador - ponto de vista, ao contrário do que parece, não se trata de um livro de contos, mas de uma história com vários núcleos interligados e que compõem o sentido da trama. Muito bom. E um tanto ?assustador? em alguns momentos.

Recomendo a leitura do livro.

Patcha 27/08/2022

Todo Mundo Odeia o Chris de terror
Acho que a frase da capa diz tudo sobre o livro: "você teria mais medo de um vulto branco se fosse um fantasma ou um membro da Kun Klux Klan?"
Aqui nos deparamos com uma família de negros nos Estados Unidos da década de 50 que, ao descobrir ter o sangue de um ocultista famoso, se vêem envolvidos numa trama pra lá de sinistra, que envolve desde monstros e assombrações, até policiais que não vêem a hora de enforcar um negro no bosque da cidade.
O autor consegue contar a história por meio de vários contos, que funcionam tanto juntos como separadamente, e desenvolvem o universo da história de sua própria forma.
No fim, por mais aterrorizante que a história seja, consegue te passar um sentimento bom no final, de uma família unida e que, mesmo em meio a tanto sofrimento, encontra a felicidade no amor que nutrem entre si.

João 27/08/2022

Território da Magia e Bruxaria? ??
Não é que eu odiei o livro mas tava esperando algo mais na vibe lovecraftiana sendo que o livro é mais parecido com Harry Potter(principalmente o último capítulo que começaram a lançar magias uns nos outros ?-que é um capitulo bem apressado por sinal) e tem coisas que simplesmente não são explicadas(tipo o que atacou os policiais no primeiro capitulo ou pq o fantasma la começou a ajudar a letitia). Enfim não foi uma leitura totalmente ruim

Joao 25/08/2022

O livro é composto por oito contos que apresentam uma ligação entre si, resultando em uma estrutura que se assemelha a um romance.

O autor ambienta a história em meados do século XX e as protagoniza com personagens negros que sofrem diferentes formas de racismo ao longo da narrativa.

O primeiro conto é protagonizado por Atticus, ex-fuzileiro do exército americano, que tem a missão de descobrir o misterioso sumiço de seu pai, Montrose. Atticus, George e Letitia vão na busca de encontrar Montrose e acabam descobrindo uma estranha ordem formada por pessoas que lidam com magia. É a partir desse estranho caso que se desenrola todos os demais contos.

O livro possui três bons contos, mas não gostei dos outros cinco. O que mais gostei nos livros foram os absurdos casos de racismo tragos pelo autor e muito bem explorados pelo mesmo. Já o lado sobrenatural dos contos não me empolgaram muito.

Bruna_soriiano 19/08/2022

É uma boa leitura o autor tem uma boa escrita porém o final do livro é meio feito de qualquer jeito oq me fez não gostar mt

Mayra.Kaliane 16/08/2022

Amei
Essa história e muito foda , eu amei os monstros os momentos de interação e tudo mais quem vem junto !!!

Rssbnw 08/08/2022

Muito Legal
Primeiramente é importante salientar que o livro é uma coletânea de contos que se interligam. Dito isso, achei muito boa leitura, o primeiro conto é disparadamente o melhor e o que faz você ler com mais vontade, apesar de os outros não acompanharem o alto nível do primeiro não fazem feio. Talvez um dos principais pontos seja o debate sobre o racismo, abordado em várias oportunidades no livro.

joaooo15 07/08/2022

Magnífico com M maiúsculo.
A busca por um livro que combinasse TUDO o que gosto foi realizada com sucesso. "Território Lovecraft" reúne, nesse bolo delicioso, altas doses de suspense, fantasia, sociedades secretas, pulp fiction, terror, História, Literatura e representatividade. A maior qualidade da obra é sua incapacidade de comparação, a unidade na qual esse livro é estruturado o torna tão estupendo como os segredos por trás da Monalisa ou de A Última Ceia.

Tudo já começa na representatividade negra trazida na história. Pessoalmente, é a minha primeira vez (em mais ou menos 40 livros lidos durante 2 anos) que leio um livro protagonizado por uma família negra, nos anos 60, vinda dos bairros de Chicago - EUA. Sendo um dos principais gatilhos, as diversas cenas de racismo marcam sua presença, compondo a vitamina de emoções de qualquer leitor com senso de humanidade e são muitíssimo importantes para a empatia que se sente com cada personagem. Os xingamentos, as agressões, as humilhações e uma porrada de desumanidade trazem à tona uma dura realidade enfrentada ao redor do mundo e por tempo além do impensável. Infelizmente, por mais que seja difícil ler esses momentos e saber que esses casos são apenas uma pequena parcela do que aconteceu de verdade, a relevância dessa realidade é importante para a construção da estória e para a conexão com a família Freeman.

Falando em personagem, falta de aprofundamento neles você não verá aqui. Todo participante do enredo tem uma vivência única, com passados muito bem detalhados e que influenciaram quem os personagens atualmente são. O desenvolvimento deles é bastante consolidado (inclusive, existem capítulos INTEIROS voltados somente para a história para cada membro), é perceptível que houve o comprometimento do Matt para a formação de suas personalidades, emoções, habilidades e psicológicos. Nem preciso dizer o quão necessário isso é. Saber como aquele personagem age, pensa e sente nos proporciona uma sensação de pertencimento à obra, uma sensação de intimidade, como se fôssemos membros da família e mostra que todos eles possuem sua importância no desenrolar da estória, não é como se fossem apenas jogados ali para moverem as coisas e fazerem companhia ao protagonista.

O refinamento literário também não deixa a desejar. Como fica nítido no título do livro, a participação das obras do H.P. Lovecraft são o que moldam o universo da ficção. Apesar de admitir de não ter lido - ainda, mas pretendo - muito de Lovecraft, as referências podem passar ligeiramente despercebidas, porém, não é nada que impeça a compreensão do enredo como um todo. Aliás, esse livro me impulsionou a ler mais o autor de suspense e conseguiu representar de uma forma interessante as obras lovecraftianas àqueles que não tem muito conhecimento (como eu). A "representação" sobre a qual digo é saber mostrar um conteúdo a leitores que desconhecem o escritor de maneira que chamasse sua atenção para conhecer mais. Mesmo com apenas 1 livro lido do H.P., a partir de "Território Lovecraft", fui capaz de ter uma noção das obras do "autor muso". E me parece que vou gostar bastante.

A fantasia, o suspense e o terror se complementam assim como hambúrguer, refrigerante e batata frita, tudo na medida certa. O terror não é daqueles de te fazer pular de medo conforme lê as páginas, mas sim dos tipos de te fazer mastigá-las. Nada mais emocionante do que monstros sem sentido, lugares com ar suspeito e de tensão e personagens com poderes e habilidades mágicos, né? Tudo isso o livro traz junto.

A separação do livro em contos é interessante e os capítulos possuem quantidades de páginas meio incertas algumas vezes. Uns capítulos têm 20 páginas; outros, podem ter 3 ou 4.

Se me lembrasse de todas as páginas lidas, com certeza me habilitaria a descrever sobre cada uma delas. O livro não traz apenas um universo repleto de indagações, mistérios, personagens com energias peculiares, criaturas indescritíveis, magia e segredos, ele nos proporciona uma parte da realidade em que vivemos, revela assuntos delicados, mas necessários a serem debatidos. A maneira como ele te instiga a ler mais e mais, sem parar, instalando cada cena em nossas mentes para que sejam traduzidas pelas emoções, é capaz de te hipnotizar. A agonia, a tensão, os risos de nervoso vão ser muito bem sentidos e valerão a pena. Sem dúvida, essa história entra na lista dos livros que eu faria de tudo para reler como se fosse a primeira vez.

Esse livro também nos mostra algo importante para a comunidade leitora: visibilidade. Sim, temos inclusão como raramente é vista, porém sempre precisa-se de mais, mais espaço, mais atenção, mais respeito. Matt Ruff é um escritor branco que trouxe uma pauta ignorada, por muito tempo, por muitas pessoas, e devemos, sim, agradecê-lo por isso. Mas, necessitamos tornar especiais aquelas pessoas, há tantos séculos, repreendidas e desumanizadas. Não leiam sobre representatividade negra, racismo e parem por aí, LEIAM autores negros, de fantasia, romance, drama, poesia, aventura, terror e o que mais existir.

Leonardo.Heffer 06/08/2022

Bem diferente do que esperava
Comecei a ler Território Lovecraft sem saber exatamente o que esperar da história. Apesar de levar o nome de um ícone da literatura, a história é a sinopse em si não entregava mto do que poderia ver neste livro.

E que surpresa agradável. Uma escrita visual, construída em uma narrativa de contos, que unidas te levam a uma história completa, mas ao mesmo tempo te permite conhecer uma gama de personagens em universo cruel: o racismo.

Em meio a portais para outros planetas, casas assombradas, feitiços e monstros, o relato cruel (mas ainda não tão cruel assim, já vi piores, é bem verdade) sobre o racismo no livro perpassa todo o processo de leitura.

Por ser dividido em contos, isso facilita bastante o avançar no livro, já que cada conto é construído de forma a você não querer parar de ler.

Tenho minhas ressalvas quanto ao conto que da nome ao livro. Achei que poderia ser menor, mas também é o único que talvez te dê um pouco mais de preguiça de ler. Passado esse, os outros são incríveis.

Mas de todos, para mim, o melhor ainda foi o da casa mal assombrada. Infelizmente a adaptação da HBO, apesar de mto boa, não faz metade do jus dessa leitura. Então minha sugestão é ler antes o livro, pra depois ver a série.

Jeni 03/08/2022

Não julgue antes de conhecer a obra.
Ganhei o livro de presente e confesso que de início me senti meio perdida, depois fui lendo com mais calma e descobri um livro incrível ( no meu ponto de vista) onde você não tem apego aos personagens porque o foco do livro é outro, conseguimos nos deparar com horror e o racismo enraizado, no final, fechamos o livro boquiaberto.

agasbriela 03/08/2022

Éh.....
Eu esperava mais, MUITO MAIS.

O livro começou muito bom e interessante mas foi ficando fraco conforme a história avançava. Eu quase n terminei de ler e confesso que pulei algumas partes pra não acabar dormindo.

é isso (: