M ou N?

M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

voandocomlivros 02/07/2023

Como é bom matar a saudade de personagens que tanto amamos, não é mesmo?

"M ou N?" é o terceiro livro que leio da dupla de detetives Tommy e Tuppence. A autora escreveu e publicou a história dos dois em ordem cronológica, então, quando lido na sequência, é possível acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento desses dois personagens tão queridos.

Antes de continuar falando desse livro específico, vou deixar aqui a sequência dos livros que esses personagens aparecem, e se você ainda não leu nenhum, recomendo que leia em ordem cronológica de publicação, porque além da trama de cada obra, também existe a história dos personagens principais, e vai por mim, ela é muito fofa e por diversas vezes, rouba a cena principal.

O Adversário Secreto

Sócios no Crime

M ou N?

Um Pressentimento Funesto

Portal do Destino

"M ou N?" se passa durante o início da Segunda Guerra Mundial. Diante desse clima de desconfinça entre nações, o casal Tommy e Tuppence, agora já mais maduros, estão doidos para voltar a ativa e poder colaborar com seu amado país em um quadro deveras pessimista.

A possibilidade de trabalho chega quando um agente secreto britânico deixa uma mensagem segundos antes de morrer proferindo as seguintes palavras: "M ou N, São Susí". A difícil missão que acompanhamos nesse livro é a tentativa de descobrir quem pode estar espionando para o governo alemão.

Muito mais que uma história de espionagem, a Agatha Christie desenvolveu o lado humano diante de uma situação caótica. E apesar do clima tenso, com várias críticas políticas da época, ela conseguiu deixar a narrativa leve e engraçada.

O desfecho desse livro me deixou com o coração quentinho, sou uma admiradora da inteligência da Tuppence e me divirto com as trapalhadas do Tommy. Não vejo a hora de encontrá-los novamente nas minhas andanças pelas obras da Rainha Christie.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/m-ou-n-resenha

Karin Cristine 30/06/2023

Amo esses dois
? O livro M ou N vai contar a história do casal mas legal do mundo Tommy e Tuppence.

? Após Tommy se escolhido para investigar o caso de espionagem da quinta coluna, é Tuppence ficar de fora, ela ouve a conversa e vai ir escondida, que foi a melhor parte kkk. Os dois vão para uma pousada a Sans Souci para investigar é lá ainda se metem em muita confusão e mortes kkkkk.

? Quem será M ou N???

? Eu confesso, no começo boiei muito, mas conforme a leitura foi fluindo eu fui gostando muito e não conseguia mas largar kkkkk.

? A leitura é fluida e fala da segunda guerra e esses dois vão dá um toque incrível a essa aventura.

? Ameiii o final, me deixou surpresa e muito feliz!! A Tuppence é incrível!!! Já disse que amo esse Casal??? Só leiam!!!!

? A vida dos dois sempre foi e sempre seria: Um risco em parceria.

? É para frente que se anda.

? Existem coisas piores que um resfriado. Imaginem se uma bomba explode sobre nossas cabeças.

Kamille.Gonzaga 29/06/2023

De modo geral, me diverti durante a leitura do
livro.
No final não consegui deduzir quem era N, mas acertei quanto a M. Porém não nego que passei o volume inteiro suspeitando de todos.
Esse livro tem menos de 200 páginas oq o torna totalmente possível fazer a leitura dele em um único dia.
5/5?

Juliana222 27/06/2023

Comparado aos outros livros que li da Agatha esse é bem mediano. Os personagens principais não me cativaram em nada e achei a história toda muito confusa. Tudo isso contribuiu pra no fim eu nem me importar tanto com o desfecho.

Aline.Wagner 26/06/2023

Mais um romance policial de tirar o chapéu!
Aqui temos uma leitura rápida e leve (apesar de se passar durante a Segunda Guerra), que nos envolve e nos faz criar várias teorias. Dessa vez acertei metade do mistério, portanto, fui feita de "meio trouxa", hahaha.
Adorei o casal Tommy e Tuppence, muito fofos, divertidos e perspicazes (ela mais do que ele). Pretendo ler os outros dois livros desse casal, que antecedem a esse, pra acompanhar melhor a trajetória deles até aqui.
Gostei, do início ao fim. Principalmente de um detalhe no finalzinho do livro, que aqueceu meu coração.
Mais uma história maravilhosa da rainha do crime, que recomendo, com toda certeza!

Di ð 26/06/2023

Adoro o casal investigador , todos os detalhes incluindo a dificuldade em conseguir serviço apartir de certa idade, o patriotismo , a guerra isso faz a história se tornar muito interessante . E eu amei a parte que a Tuppence fala com o sr Faraday ( quem leu a trilogia o ceifador vai me entender).
Eu não consegui achar as pessoas que responderam precisavam, segui mais ou menos a linha dela de investigação mas fui feita de trouxa mais uma vez.

mah ! 25/06/2023

M ou N? - Agatha Christie
Este livro é ótimo! Bom custo benefício, leitura leve para mim, um mistério com um plostwist que eu nao esperava! Leria muitas vezes! ?

hiliandra.faggion 24/06/2023

M ou N, um livro de 194 páginas, escrito por Agatha Christie.
Um casal de agentes secretos ingleses tentam descobrir traidores nazistas em uma pequena cidade, hospedados em uma pensão.
Será que irão descobrir? Quantos traidores infiltrados existem na Inglaterra? Conseguirão descobrir e ainda sairem ilesos?
Para mim a leitura foi rapidinha... Comecei ler hoje de manhã. Já leio Agatha sabendo que não vou descobrir a verdade...
Depois de desconfiar de todo mundo... Sabendo que os traidores eram um homem e uma mulher, e eu até desconfiei da mulher, mas foi aquela desconfiança em que pensei que estava errada!
Afinal, tudo terminou a contento.

Gilda 23/06/2023

Tommy e Tuppence Beresford de volta nessa aventura.
Primeiro livro que leio com Tommy e Tuppence Beresford nos livros da Agatha, porém essa é a terceira das histórias de Tommy e Tuppence, ambientada em 1940 e publicada pela primeira vez em 1941.
A história se desenrola em um momento crucial da guerra, quando a Inglaterra está se preparando para um ataque nazista.
Tommy é chamado para uma missão especial pelo Serviço Secreto Britânico, sendo informado que nem sua esposa deveria saber sobre a missão.
Só que Tuppence não deixa isso barato e da um jeito de se infiltrar nessa missão.
Eles assumem uma nova identidade e se infiltram em uma pacata pousada à beira-mar, conhecida como Sans Souci. Lá, embarcam em uma investigação perigosa, onde cada pessoa pode ser um suspeito em potencial.

Agatha mais uma vez cria uma atmosfera de desconfiança e incerteza, fazendo com que qualquer pessoa pareça suspeita. Os personagens secundários são bem trabalhados, cada um com suas peculiaridades e segredos, contribuindo para o clima de mistério.
Além da trama envolvente, o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial é muito bom, ela apresenta o medo e a tensão da época, bem como a coragem e a determinação das pessoas envolvidas no esforço de guerra.

É um livro fácil de ler e não muito exigente, um mistério bom e sólido escrito com um estilo muito divertido.
E ainda temos um brinde no final, onde Agatha garante que nenhuma pedra seja deixada de lado para o leitor
Recomendado.

Taitsuki 20/06/2023

M ou N? O livro se passa em meados do século XX, durante o expansionismo nazista. Na Inglaterra, um casal que já trabalhou para o serviço Secreto não aceitam serem forçados a se aponsentar, assim eles recebem uma missão do serviço Secreto: descobrir quem é M e N.
Um romance Agatha Christie incrível que me fez duvidar até as últimas páginas. Quanto mais coisas aconteciam mais eu sentia ansiedade para terminar. E como sempre, entregou tudo até a última página.
Eu recomendo para todo mundo

Rebecca152 20/06/2023

Incrível
Gente que livro é esse?
Comecei não entendendo nada e finalizei compreendendo tudooo... que plot maravilhoso.
Um mistério com um pouco de romance, um decorrer incrível da história. Simplesmente apaixonada.
Indico muito para todos.

lau 18/06/2023

Interessante
Foi a minha primeira experiência com a escrita da Agatha, não sou acostumada com suspense porém me surpreendi! A leitura é muito fluida, um ponto muito positivo é que a autora vai direto ao ponto, sem enrolar. Tive a impressão que seria um livro desgastante por ser tão antigo, porém muito pelo contrário.
Quanto a trama, eu fui totalmente surpreendida! Eu amo que ela conecta fatos que ocorreram nos primeiros capítulos e mesmo assim é difícil adivinhar quem realmente é M e N. Com certeza Agatha me conquistou.
Realmente uma mulher a frente de seu tempo

Julia.Zoldan 17/06/2023

Plot atras de plot
O que uma pensao em uma cidade pequena pode esconder? Neste suspense de Agatha ela mostra as dificuldades em epoca de guerra. Em que a gnt deve confiar?