O Segredo da livraria de Paris

O Segredo da livraria de Paris Lily Graham

Resenhas - O Segredo da Livraria de Paris

GianiPlata 10/03/2024

@ameninaquevirourapariga
Que história linda, meu povo! Pena que foi curta!

O livro tinha tudo pra ser um sucesso: trama, tema (segunda guerra), personagens, ambiente, memórias, segredos, romance, ação...
A autora deveria ter explorado mais esse texto.
Eu leria fácil mais umas 300 páginas sobre a infância da Valerie.

A autora sabe nos envolver com os segredos, dosa bem o romance e o drama para o clima não ficar pesado. Pena que acontece tudo muito rápido. Uma hora você está numa lembrança e do nada: o fim.

Quem sabe um dia a autora reescreva com mais ideias, não é?!

Ficarei ansiosa por isso.

kathcontardi 07/03/2024

Um retrato da guerra e da esperança
Eu demorei a ler esse livro, mesmo sendo bem curtinho. Estava em outro momento da vida, mas quando o peguei para ler, em um dia finalizei essa obra que me rendeu muitas lágrimas.

Neste livro, conhecemos uma senhora enigmática no trem, ela se depara com uma mulher e ambas criam uma conexão logo de cara. A senhora começa a contar sua história, então vamos para 1962?

Em 1962, Valerie descobriu pela sua tia Amélie, em Londres, que seu avô está vivo em algum lugar de Paris. Na verdade, não em qualquer lugar, em uma livraria. E ela encontra em um jornal uma vaga para a tal livraria, para a qual se inscreve prontamente, sob um nome falso.

Ela quer conhecer o avô, saber o motivo pelo qual foi deixada com sua tia, se foi abandonada ou se teria outro motivo para isso.

Ao chegar em Paris, Valerie conhece o ranzinza avô, e aos poucos começa a descobrir as lacunas do seu passado. E percebe que ele está com marcas profundas, marcas de uma guerra terrível.

Esse livro é doce e terno, como uma avó contando para o neto, mesmo com as partes dolorosas, você se sente viajando pelos capítulos, presente e passado se entrelaçando. Valerie não esperava ter uma história dolorosa, mas claro que quando pensamos em guerra, não poderia ser diferente. Seu avô criou uma carcaça para se proteger e as perdas o tornaram um pouco duro com a vida.

Esse livro retrata como as pessoas sofreram durante a guerra, como muitos perderam a vida ou a vontade de viver por conta dos maus tratos e pelo ódio entre nações. Mostra como os franceses foram submetidos a muitas situações inescrupulosas, e que isso deixou marcas mais fortes que o tempo.

E a mensagem que fica no final é terna e esperançosa, as guerras existem e a dor também, mas o amor e a união é capaz de superar os anos terríveis. Podemos não nos esquecer do ontem, mas devemos lutar pelo amanhã com tudo o que temos.

Recomendo a leitura!

Alessandra 02/03/2024

O livro é muito bom, personagens interessantes , final bem construído. 0 que me incomodou é que a história não é linear.

Catarina 29/02/2024

O segredo da livraria de Paris - Lily Graham ???
Não, essa não é uma história sobre livros e a livraria em sim, mas sim o que se passa aos envolvidos que a frequentam.

Essa é uma história sobre os bastidores da invasão Alemã a Paris durante a segunda guerra mundial.

Você já parou pra pensar que às vezes nem tudo é o que parece? Na verdade alguém que parece vilão, só está em determinada situação porque não teve outra escolha.

Esse é um romance historicamente comovente, cheio de reviravoltas, drama, dor e esperança.

Duas linhas do tempo se juntam para contar histórias diferentes, mas que se entrelaçam no final.

Nota: ????????

Você já leu? O que achou?

Um grande abraço! ?

Sigam meu IG literário: https://instagram.com/vinho.livros.cultura

Giulia 28/02/2024

Estava gostando bastante do livro, mas percebi que ele é tipo ?o garoto do pijama listrado? pq chega um momento que a autora faz vc ficar com pena de um nazista. Sei que a intenção era mostrar que nem todos eram nazista pq queriam e existiam nazistas bons, mas sinceramente? É de bom tom? Isso passou a me incomodar muito no livro. Mesmo que a própria personagem que gosta do cara se sentia mal por gostar de um nazista, ela ficava ?a mas ele é tão legal, ele é gentil?. Amiga???? Enfim

Mdu_S 22/02/2024

A coisa mais linda desse livro é a livraria
Já começou com uma idosa contando sua história de vida pra uma estranha no trem, desde quando ela morava na Inglaterra e descobriu que ainda tinha um parente vivo na França. Com isso ela conta como foi pra lá trabalhar na livraria do avô sem contar pra ele quem ela era e sobre como descobriu mais sobre a história de seus pais nesse período. Os pais dela se conheceram na época da ocupação alemã durante a 2ªGM e ela foi mandada pra viver com parentes ainda pequena, pra salvar sua vida. Junto com um melhor amigo de infância (bem mais velho) ?que sempre foi apaixonado por ela e ela por ele? ela vai aos poucos descobrindo que a história de amor dos pais dela era bem mais que flores e cor de rosa? tudo isso com um romance até que bem fofo com o melhor amigo acontecendo no plano secundário.
A escrita não é ruim, o livro é bem curtinho e li super rápido. O romance é fofo e a história é até interessante. Dito isso, tô meio sem saco pra mais histórias de judeus se apaixonando por aquele oficial nazista ?traidor? do país que ajuda a proteger os judeus? eu tava rezando pra não ser isso, mas no fim foi ?

Kaah || @kareenresende 16/02/2024

Um ótimo livro
Peguei para ouvir o adiobook desse livro ontem, e logo assim que comecei, já me vi imersa na história.
Eu gostei muito do livro. É uma história que vai se passar na Segunda Guerra, onde a personagem principal, foi levada ainda muito jovem para Londes. E agora, aos 20 anos, descobre que a única pessoa viva da sua família é seu avô que vive em Paris e está com uma vaga de emprego na sua biblioteca. Então, ela agarra a oportunidade de ir conhece-lo. Mas, quando ela chega lá, ela se apresenta com um outro nome, para primeiro ganhar a confiança do seu avô e descobri mais sobre o seu passado.

É um livro muito legal, que te deixa envolvido, querendo saber o que aconteceu para que ela tenha sido levada para Londres e o que aconteceu com o restante da sua família.
Para quem gosta dessa temática de Segunda Guerra, vale muito a pena a leitura. E para quem ainda não leu muitos livros sobre, também vale a pena, pois não é um livro tãaaaao pesado como outros que li.

Araujo20 14/02/2024

Os livros e a Guerra
Uma história clichê e bem previsível, mas deliciosamente linda de se ler. Narrativa passada dentro de uma livraria, com diversas referências literárias e um lugar especial para o incrível ?O jardim secreto?. Um segredo terrível, três períodos de tempo, dois romances, um anúncio, um homem repugnante e obsessivo? e a força das mulheres, que passam horrores durante as guerras.
Recomendo!

Ineess 12/02/2024

Resumo:
Em 1962, Valerie é uma jovem com um passado misterioso. Ela foi resgatada pela tia da França quando era bem pequena e foi criada na Inglaterra. Valerie acreditava que não tinha mais nenhum parente vivo além da tia. Mas, quando descobre que o avô ainda está vivo e procura uma ajudante para a sua livraria em Paris, Valerie decide deixar a Inglaterra e ir viver com ele.
Com um nome e uma história falsa, ela emprega-se na livraria e entre discussõessobre literatura, tenta descobrir que tipo de homem o avô é. E o porquê de ele não a querer criar na França. Assim, através de relatos, cartas, e diários, Valerie é transportada para Paris de 1940, na qual sua jovem mãe tenta sobreviver a ocupação nazista e encontrar o seu lugar no mundo.
Em meio a essa jornada de descoberta, Valerie também lida com Freddy, seu vizinho e paixão de longa data.

Jussara 11/02/2024

Os filhos da Guerra
A autora conseguiu transformar um tema tão delicado, em uma linda história de amor, coragem e perseverança.
Valérie, conta a sua história de vida a uma linda jovem que conhece na estação de trem.
A jovem Anne ajuda a Valerie a recordar a buscar por repostas, por sua família, quem foi seu pai e sua mãe, e porque teve que ir embora de Paris e viver em Londres.

Uma história linda que se passa durante a 2 Guerra Mundial, e trás muitos questionamentos sobre vida durante a guerra.

PAVED 09/02/2024

No começo do livro, me deixou um pouco confusa e curiosa com a história da personagem principal. E, no decorrer do tempo e cada página lidas, era um misto de emoções. A história da mãe, Valerie, Clotilde e Mattaus é linda, pesado e muito significativo.
Dou nota três, porque o livro me deixou confusa em relação se estava gostando ou não, mas, depois a história foram melhorando até que gostei. Não amei, mas gostei. Nota três.

Maria.Barreto 07/02/2024

O segredo da livraria de Paris
Que livro perfeito!
O nazismo foi um período tão cruel e mesmo assim, as pessoas conseguiam ser solidárias e muito amáveis.

Lara2206 04/02/2024

O Segredo da Livraria de Paris
Eu gosto muito de leituras relacionadas à Segunda Guerra Mundial e tinha bastante tempo que planejava ler esse livro.
Esse romance é ambientado em 3 épocas diferentes: em Paris durante a Segunda Guerra Mundial e na década de 60 e no trem a caminho de Paris na atualidade.
Com personagens cativantes e uma história entremeada de amor e dor, o livro é emocionante.
Apesar disso, acho que deveria ter sido mais longo, com mais desenvolvimento de personagens. Mas no geral eu gostei e definitivamente o recomendo.