O Segredo da livraria de Paris

O Segredo da livraria de Paris Lily Graham

Resenhas - O Segredo da Livraria de Paris

Julialavalle 05/11/2023

Leitura gostosa
É uma leitura perfeita para uma tarde fria com um cafezinho ou chocolate quente! Como gostaria que tivesse continuação da história de Valerie. Adorei cada detalhe.

Aline 04/11/2023

Descobertas
O Segredo da Livraria de Paris é um livro que fala sobre amor, medo e coragem. Mostrando lembranças e dores, que é preciso enfrentar seu passado para descobrir sobre quem você é, confiar em si mesma e acreditar no amor. Conheceremos Valerie, com 21 anos, que descobre ter um avô Vincent Dupont. Ele é a única pessoa que sabe o que realmente aconteceu com seus pais biológicos, já que ela foi separada deles quando tinha apenas 3 anos e levada para Londres, para longe da Guerra. O que fazer para conseguir descobrir a verdade, sem revelar sua verdadeira identidade? Ela se candidata, com um nome falso, a vaga de emprego na livraria do seu avô. Aos poucos ela vai o conhecendo melhor e tentando descobrir sobre seu passado, mesmo que no começo, de maneira discreta. A autora descreve os acontecimentos, intercalando os capítulos entre o presente, com Valerie visitando seu avô em busca da verdade, e capítulos do passado, onde conhecemos a perspectiva de Meirele, a mãe da Valerie, fazendo você se conectar com a história de uma forma incrível. Apesar de chegar em uma parte da história já imaginar o porque Valerie foi para Londres, eu gostei do livro.

Carol 02/11/2023

Uma história que fala de amor, família, medo, preocupações e coragem! A autora conseguiu transmitir leveza um assunto tão delicado que é a guerra! Me emocionei muito ??

Sa 02/11/2023

Esse livro me surpreendeu muito, quanto mais eu lia mais ansiosa eu ficava para saber o que aconteceu. Ele é bem fácil de ler e é bem rápido, recomendo muito!

Camila.Oliveira 30/10/2023

Emocionante
Uma leitura emocionante, fluida e rápida.
Gostei do livro alternar passado, presente e futuro. E o modo como descobrimos todo o desenrolar da trama.
Apesar de ser sobre a segunda guerra mundial, achei vários trechos muito atuais.
Uma ótima leitura, recomendo.

Carla.Parreira 27/10/2023

GRAHAM, Lily. O Segredo da Livraria de Paris. São Paulo: Gutenberg, 2020.

Vou resumir relatando em primeira pessoa:
Meu nome é Valerie Dupont. Eu cresci em Londres com a minha tia Amélie após a morte da minha mãe. Fui levada de Paris aos 3 anos por causa da Segunda Guerra Mundial. Sabendo muito pouco do meu passado, aos 20 anos, finalmente começei a buscar os segredos acerca da minha origem. Quando descobri que tinha um avô vivo em Paris, que comandava uma livraria chamada Gribouiller, me candidatei ao emprego de livreira no local, mas com o nome falso de Isabelle Henry. Meu avô Vicent Dupont a primeira vista me pareceu um velho ranzinza, que não tinha ninguém na vida, além da vizinha, Madame Joubert. Disposta a descobrir os segredos por trás do meu passado e o que levou meu avô a abrir mão da minha guarda, embarquei no passado da minha mãe, Mireille, e descobri como ela engravidou de mim durante a guerra. O que muitos homens não perceberam depois de travar essas guerras é que, no fim, não existem vencedores de verdade, não mesmo: existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra. Para alguns, a verdade é um fardo, algo que nunca pode ser restaurado depois de solto ? uma caixa de pandora ?, mas para mim foi o oposto. Foi uma ancora no passado que me deu a sensação de pertencimento. A convivência com meu avô foi bem interessante, pois ele sempre foi reticente quanto às relações humanas. Seu apego inexplicável comigo lhe causou uma espécie de desconforto. Ele acabou criando um laço de afeto comigo sem saber que eu era a sua neta, o que foi lindo de se ver. Mas eu também tinha outros dramas além da busca de saber da minha história de origem: eu era apaixonada desde a infância pelo meu vizinho Freddy, que nunca se interessou por mim. Mas com a minha mudança para Paris, as coisas mudaram. Eu poderia pensar que, de repente, passei a acreditar em contos de fadas e segundas chances. Durante a Segunda Guerra Mundial o racionamento de alimentos afetou muito as famílias. Aqueles que ajudaram os nazistas de alguma forma tiveram retaliação tanto durante quanto após a guerra. Essa retaliação aconteceu principalmente com as mulheres que tiveram relações com os nazistas e, não obstante, atingiu os filhos que saíram dessas relações, o que mostra que as consequências da guerra foram além das mortes e destruições. Eu mesma fui uma das consequências desse período sombrio. Nessa busca pelo passado, conheci a perspectiva daqueles que não conseguiram deixar suas casas e, assim, viram as cidades serem sitiadas e controladas por forças inimigas. Muitos tiveram que conviver diariamente com inimigos dentro de casa. Fiquei imaginando como essas pessoas foram forçadas a viver com uma tensão e ameaça comstante e crescente, enfrentando a falta de segurança em todo e qualquer lugar. A ocupação nazista foi especialmente cruel para as mulheres francesas, que sofriam todo tipo de assédio diariamente. Mas a força dessas mulheres que lutaram e não se entregaram foi algo essencial dentro da resistência francesa. As pessoas se revelam na guerra. Descobri que minha mãe era uma mulher forte, que lutou pelas suas concepções, que ajudou sempre os seus familiares e que sofreu por situações impostas pela vida e por seu coração. Sobretudo, aprendi que os julgamentos nem sempre são justos e que devemos sempre enxergar os vários lados de uma mesma questão.

Eliane373 27/10/2023

Uma obra prima ?
Comecei a leitura sem muita expectativa e para minha grata surpresa, foi um livro maravilhoso. Uma escrita fluída, mas ao mesmo tempo densa devido ao assunto envolvido. Simplesmente, amei.

babisenberg 25/10/2023

Delícia de leitura
Que livro gostoso de ler. Apesar da temática de guerra é um livro fácil de ler e com uma estória interessante. Impossível não se envolver com a Valerie em busca de respostas sobre sua vida.

Eloiza.Teodoro 24/10/2023

"O que muitos homens não perceberam depois de travarem todas essas guerras é que, no fim, não existem verdadeiros vencedores; existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra". Me surpreendeu, não foi nada do que eu esperava uma boa história que soube passar sentimentos em consideravelmente 200 páginas... Obrigada prof Renata por compartilhar comigo este livro ??

Lory fada 21/10/2023

Muito bom, valeu a pena conhecer esse livro.
Ouvi o audiobook pelo app do Skeelo e foi uma experiência maravilhosa, recomendo de olhos fechados. Amei a narração, fiquei super presa na história do início ao fim e eu vou com certeza ler mais livros da autora. Mal posso esperar para sofrer por mais personagens fictícios.

dim_e_oslivros 21/10/2023

O Segredo da livraria de Paris
Narrada no período da Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1940 a 1960. O segredo da livraria de Paris conta a história de Valerie que foi levada de Paris aos 3 anos de idade por um prima de sua mãe que morava em Londres

Aos 21 anos Valerie decide voltar a Paris e descobrir o que aconteceu com sua família e qual o motivo de seus pais tê-la enviado para morar em Londres, descobre então que seu ultimo parente vivo é seu avô Vicente, que é dono de uma livraria que está com uma vaga de atendente/ajudante aberta, Valerie então se candidata com um nome falso para ficar mais perto do avô, que é a única pessoa que sabe o que realmente aconteceu com seus pais biológicos

Trabalhando na livraria Valerie conhece Madame Joubert que trabalha na floricultura ao lado e que foi grande amiga de sua mãe e que conta para ela vários detalhes da vida dos pais

Uma história de coragem e amor em tempos de guerra

site: https://www.instagram.com/p/Ca5haRPrWS7/

Eu_Romanceando 17/10/2023

Kah indica:

? O Segredo da livraria de Paris
?? Lily Graham
? Gutenberg * 208 páginas

Valerie foi levada para Inglaterra aos 3 anos durante o fim da Segunda Guerra Mundial.

Agora, aos 20 anos, descobriu que seu avô ainda é vivo na França e tem uma livraria. Em busca do seu passado e de suas raízes, Valerie se candidata à uma vaga na livraria usando um nome falso.

Conforme convive com o ranzinza e implicante avó, ela começa a montar o quebra cabeças que é seu passado e é assim que descobre um segredo que pode mudar toda sua vida.

Histórias que se passam durante a segunda guerra mundial tem me fascinado cada vez mais e com essa não foi diferente. A narrativa é emocionante, com diálogos reveladores e dolorosos, mas também temos um pouco de diversão, esperança e perdão.

E temos romance também, não é o foco da narrativa, mas com certeza deixa nosso coração transbordando de amor.

Leiam!

Tercya 16/10/2023

Um romance historico maravilhoso, cativante, muito bom. É rápido de ler, leitura muito envolvente, história bem desenvolvida.

Laura Maia 12/10/2023

Foi uma experiência muito gostosa ouvir o audiobook, a história prende e a narração adiciona a dose perfeita de emoção para que o leitor fique imerso no livro.