Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

João 28/08/2021

Morte e Vida Severina
Esta edição especificamente apresenta alguns poemas de João Cabral, sendo o principal homônimo ao título.

Seus poemas focam em apresentar a realidade vivida pelo autor no nordeste, e algumas na Espanha, passando por várias situações e lugares nas andanças do trovador.

O poema principal tem como tema a dura realidade de alguém que é apenas mais um igual a outros tantos, em um lugar onde não há distinção, todos são iguais em sua miséria.

É um livro interessante, para quem gostar desse tipo de literatura e dessa temática, vale a leitura.

Thiago 14/10/2020

Uma contundente narrativa dos agouros do sertão
Um grande marco da Literatura Brasileira e mais uma das tantas provas cabais do quanto o Nordeste é uma das regiões mais ricas do país.
João Cabral de Melo Neto nos leva ao sertão bruto ao lado de Severino e em seus constantes agouros da fome, da morte que chega antes dos 30, daqueles que se foram e que queriam ver a terra dividida e assim garantir o sustento, da vida que renasce nas moradias a beira do rio na cidade grande e no apelo a dar nome de santo para que seja abençoado. São poemas belos e contundentes que retratam as condições fatídicas de uma gente que esperamos que seja apenas coisa do passado.

Thayná S. 15/11/2020

Estou encantada por essa preciosidade da nossa literatura!
A poesia de João Cabral de Melo Neto é de uma excelência inexplicável.
Sou pernambucana, mas mesmo assim, senti que a mim estava sendo apresentada uma realidade que eu desconhecia ou não conhecia tão bem.
Perfeito, perfeito, perfeito ??

Gabi.CorrAa 17/08/2021

Morte e vida severina
A escrita é muito fluída eu terminei de ler em uma sentada, a história é tipo estilo os miseráveis e a escrita é muito boa eu gostei bastante para um escritor brasileiro e é um livro muito bom! E falaram que caí no Enem então eu só li por causa do Enem mas eu não esperava que ia ser um livro tão bom assim.

Fernanda 29/05/2022

Morte e Vida Severina João Cabral de Melo Neto
Esse livro li no ensino médio logo depois de Vidas Secas de Graciliano Ramos, um livro me lembra o outro de certa forma. Escrito como poesia sobre o Sertão Nordestino, o livro reúne 4 histórias. A história que leva o título do livro é a terceira. Escrita em forma de poemas "Morte e vida Severina" trata da vida dos retirantes nordestinos. Poesias que contam a história da vida baseada na fome e na miséria.
"Só morte tem encontrado quem pensava encontrar vida, e o pouco que não foi morte foi de vida severina"

thaw 16/01/2021

auto de natal Pernambuco
uma reunião de diversos poemas belíssimos de João Cabral de Melo Neto, entre eles seu carro chefe: morte e vida severina, maravilhoso e doloroso. não há palavras capazes de descrever o quão emocionada essa obra me deixa. todo mundo deveria ler e sentir a dor de tantos severinos.
carol 18/01/2021minha estante
SIM? o auto de natal pernambucano é a coisa mais linda já escrita. a mais sensível. a mais dolorosa. o mundo inteiro deveria conhecer a obra de João Cabral. ele foi um gênio.

carol 18/01/2021minha estante
e o final? a esperança em dias melhores, em vidas melhores...

thaw 18/01/2021minha estante
SIMMMM, belíssimo, não tem como não se emocionar com a sensibilidade dessa obra

carol 18/01/2021minha estante
claro!! é arte, eu recomendo pra todo mundo sem medo!

Vitoria 05/06/2022

O livro reúne quatro dos mais importantes poemas de João Cabral de Melo Neto, constituindo uma espécie de tetralogia de sua transfiguração poética do universo Pernambuco. Além do auto de Natal que dá título ao livro, incluem-se na coletânea ? Dois parlamentos?, ? O rio? e o poema dramático ? Auto do frade?, todos grandes momentos na obra de um dos maiores poetas brasileiros.

Daniel Andrade 27/11/2021

História interessante.
Um bom livro, com destaque para o poema Morte e Vida Severina (que é o melhor dos quatro). As histórias são muito interessantes, porém tenho um certo problema com poesia rimada, o que me fez não gostar tanto da escrita do João Cabral. Leitura rápida e que com certeza vale a pena.

thali 27/06/2021

o Brasil em forma de poema
Somos todos Severinos? e morremos todos de morte severina? um livro maravilhoso!

Fer Paimel 20/04/2021

Muito talento
Admiro muito a capacidade de se expressar por meio de versos e esse autor é referência.
Morte e vida Severina é um clássico não sem razão, acho que é uma leitura sempre boa de revisitar...
Poemas não são meu estilo favorito, mas consegui aproveitar esse livro :)

Pandora 09/09/2023

De Morte e Vida Severina eu tinha visto a adaptação para a TV, dirigida pelo Walter Avancini no início dos anos 80. Lembro que me impactou bastante, até hoje reverbera em meus ouvidos Funeral de um Lavrador, musicada por Chico Buarque a partir do poema: “é a parte que te cabe deste latifúndio, é a parte que querias ver dividida”.

No prefácio de Braulio Tavares aprendi que Morte e Vida Severina é a terceira parte de uma trilogia poética sobre o Rio Capibaribe [1], que nasce na Serra do Jacarará e percorre um longo caminho até encontrar-se com o Rio Beberibe e desaguar no mar. A primeira parte, que não está neste livro, é O cão sem plumas e a segunda, O Rio. Na primeira a voz é do poeta, na segunda do Rio e na terceira uma pluralidade de personagens que o retirante Severino vai encontrando em sua jornada às margens do Capibaribe.

O trabalho de João Cabral em O Rio é maravilhoso; não só ele percorre geograficamente o curso do Capibaribe, como vai nos contando a história dos povoados pelos quais vai passando. Por favor, assistam ao vídeo ‘Capibaribe em 360° - da nascente à foz”, de Eric Laurence, realizado por meio de captação de recursos da lei Aldir Blanc Pernambuco (link ao fim deste texto), de preferência, junto ao poema. É uma viagem incrível, dá vontade de ir a Pernambuco agora! Fiquei muito emocionada.

“Outra vez ouço o trem/ao me aproximar de Carpina./Vai passar na cidade, vai pela chã, lá por cima./Detém-se raramente,/pois que sempre está fugindo,/esquivando apressado/as coisas de seu caminho./Diversa da dos trens/é a viagem que fazem os rios:/convivem com as coisas/entre as quais vão fluindo;/demoram nos remansos/para descansar e dormir;/convivem com a gente/sem se apressar em fugir.” - pág. 28.

Já Morte e Vida Severina é pura constatação da vida e morte do povo nordestino do agreste, sofrido, cansado, mas esperançoso. Afinal, a vida se renova a cada nascimento.

“é difícil defender,/só com palavras, a vida,/ainda mais quando ela é/esta que vê, severina;/mas se responder não pude/à pergunta que fazia,/ela, a vida, a respondeu/com sua presença viva./E não há melhor resposta/que o espetáculo da vida:/vê-la desfiar seu fio,/que também se chama vida,/ver a fábrica que ela mesma,/teimosamente, se fabrica,/vê-la brotar como há pouco/em nova vida explodida;/mesmo quando é assim pequena/a explosão, como a ocorrida;/mesmo quando é uma explosão/como a de há pouco, franzina;/mesmo quando é a explosão/de uma vida severina.” - pág. 132/133.

Ah, gente, isso é lindo demais!

Também compõem esta edição o livro Paisagens com Figuras, com poesias sobre Pernambuco e Espanha, incluindo um poema para seu amigo, também poeta e artista plástico, Joan Brossa. E por fim o largo poema Uma Faca Só Lâmina, dedicado a Vinicius de Moraes e repleto de metáforas, bem diferente dos outros escritos, que me abstenho de comentar, pois minha compreensão não o alcançou.

Livro para os apreciadores de versos e para os não apreciadores também.

SOBRE O AUTOR:
João Cabral de Melo Neto nasceu no Recife, em 1920 e passou parte da infância em cidades às margens do Capibaribe. Em 1942 foi com os pais para o Rio de Janeiro. Primo de Manuel Bandeira e Gilberto Freyre, foi, além de poeta, diplomata, tendo passado grande parte da vida na Espanha, o que influenciou bastante sua obra, bem como trabalhou em outros países da Europa, África e América Central. Chegou a ser acusado de subversão pelo Itamaraty e afastado junto a outros diplomatas, retornando após recorrer ao STF. Fez parte da ABL e da Academia Pernambucana de Letras e foi premiado diversas vezes, inclusive com o Camões. Parte da Terceira Geração Modernista do Brasil, a Geração de 45, ficou conhecido por fazer uma poesia dita cerebral, com bastante rigor estético, objetiva e comunicativa. Faleceu aos 79 anos, no Rio de Janeiro.

NOTAS:
[1] O Rio Capibaribe - rio das capivaras, em tupi - é um rio de grande extensão (270km), que percorre exclusivamente o estado de Pernambuco. Nasce na Serra do Jacarará, no agreste, na divisa dos municípios de Jataúba e Poção, e é em parte rio intermitente (desaparece em épocas de estiagem, ficando nove meses submerso), em parte perene (a partir do município de Limoeiro). Atravessa vários bairros e pontes de Recife até desaguar no Oceano Atlântico. Possui cerca de 74 afluentes e banha 42 municípios. Ao longo do Capibaribe, em razão do solo de massapé, surgiram os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, posteriormente substituídos pelas usinas. A Petribu, por exemplo, está ali desde o século XVIII. Hoje o rio sofre com a degradação ambiental e está repleto de entulho, lixo e lama; mal se veem capivaras em suas margens. Mas há algumas ações pró rio: em Glória do Goitá, o SERTA, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) forma pessoas, especialmente as que vivem da agricultura familiar, aptas a produzir preservando os recursos naturais; no Recife, um grupo de estudantes está tentando, atualmente, recuperar trechos da mata às margens do Capibaribe, plantando espécies vegetais nativas; e há os que limpam trechos do rio por conta própria. Fontes: Wikipédia, G1, Toda Matéria, Ferdinando de Sousa, Algomais, Petribu, Pesquisa Escolar e canal Gilberto Geraldo.

Algumas adaptações de Morte e Vida Severina:
Primeira montagem teatral feita pelo grupo Norte Teatro Escola do Pará - final dos anos 50;
Montagem teatral no teatro TUCA - PUC, dirigida por Roberto Freire e musicada por Chico Buarque - 1965;
Filme, unindo as duas últimas partes da trilogia, dirigido por Zelito Viana - 1974;
Especial para a TV Globo, dirigido por Walter Avancini - 1981;
História em quadrinhos, feita pelo cartunista Miguel Falcão, posteriormente adaptada para animação 3D - 2010.

site: https://youtu.be/eHHKeTtD3wo?si=POv2Ir9zJaSgY0jc

iza.ft 05/09/2022

Confesso que só li por causa do vestibular mas me surpreendi por ser uma história muito boa e triste. Achei bem rápido de ler.

Nah @vamoslerumahistoria 19/06/2020

Maravilhoso!
Que texto impactante!
Mesmo curto, a construção e o desenvolvimento em cada linha tornam 'Morte e Vida Soberana' escrita por João Cabral de Melo Neto que foi meu primeiro contato com a escrita do autor e mesmo sendo intelectualmente pobre para compreender tudo, ainda assim achei maravilhoso.
Beatriz 19/06/2020minha estante
????