Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Livia.Maria 09/12/2023

Acredito que não entendi nem metade do que o autor queria dizer, mas amei mesmo assim hihi.

O estilo de escrita é marcado por elipses de verbos, muitas metáforas e uma colocação de vírgulas que nem sempre atende à risca a norma culta. Isso faz você ter que ler com calma, ao mesmo tempo que demarca a originalidade do autor.

Meus poemas preferidos foram: "Auto de Natal", a famosa história dos Severinos que lidam com a desesperança das secas, e "Auto do Frade", que percorre o caminho do separatista Frei Caneca em direção à morte, num claro protesto contra sua condenação.

O mais difícil foi "Dois Parlamentos". Pra mim ficaram alguns mistérios: por que a numeração aleatória das estrofes? Por que usar o cassaco pra personificar o retirante? Como identifico a ironia que Cabral afirmou, em entrevista, ter passado despercebida pela crítica?

"O Rio" é uma tentativa acertada de nos levar a percorrer Pernambuco, como um retirante-rio que desagua no mar. Mas a alusão às cidades de Pernambuco quenao conheço me desconectou um pouco do poema.

Eduardo 20/06/2022

Frei Caneca:
Eu era um ponto qualquer /
na planície sem medida, /
em que as coisas recortadas /
pareciam mais precisas, /
mais lavadas, mais dispostas /
segundo clara justiça. /
[...]
Sei que traçar no papel /
é mais fácil que na vida. /
Sei que o mundo jamais é /
a página pura e passiva. /
O mundo não é folha /
de papel, receptiva: /
o mundo tem alma autônoma, /
é de alma inquieta e explosiva. /
Mas o sol me deu a ideia /
de um mundo claro algum dia.

Jóia 02/07/2023

Livro Severino
O livro foi muito bom de ler e rápido, a história é escrita de uma forma muito interessante e me fez apreciar mais a literatura brasileira

caio.lobo. 28/01/2021

O poeta é bom, a poesia é que não me encantou.
João Cabral mostra na sua poesia temas que lembram um pouco o cordel, porém sua linguagem está distante dos temas e de sua terra natal. Morte e Vida Severina é realmente o ápice dessa coletânea de poesias, há doçura, mas essa doçura não é encontrada em O Rio, poesia que representa o fluxo do rio em diferentes cidades que acaba se tornando uma aula de geografia. Paisagens com Figuras tem um fôlego a mais, e passa por diferentes paisagens entre o Pernambuco e o Reino de Castela. Já Uma Faca só Lâmina é uma poética interessante com tema profundoque infelizmente ficou raso. Cabral é bom poeta, conhece dos métodos e técnicas da poesia, mas falta sal e até mesmo açucar. Ele acaba sendo um poeta com temas trabalhados como os parnasianos e escrita poética dos naturalistas, e está certo em ser assim, mas devia ser exatamente assim ao contrário.

Lucas 30/01/2023

Impressionante
O lirismo do autor é realmente impressionante. Sua forma de retratar a ambientação e associações de palavras que faz em seus versos são emocionantes.

Sheyla.Batista 16/12/2020

"O meu nome é Severino"
"Bem me diziam que a terra
se faz mais branda e macia
quanto mais do litoral
a viagem se aproxima."

Denise Ximenes 03/07/2021

Perfeito!
Severino é um retirante que foge das imposições da seca no interior de Pernambuco rumo a Recife, seguindo o curso do Rio Capibaribe. No caminho, presencia muito daquilo que ele conhece bem: fome, miséria, desolação e enterros.

João Cabral, conhecido como poeta-engenheiro, faz jus à denominação. É com categoria que ele seleciona cada palavra que compõe o poema. A associação de poesia e prosa lhe rendeu premiação internacional e o meu orgulho de ser brasileira! Rsrs

Severino (de J. Cabral) e Maria (de Conceição Evaristo) representam tantos severinos e tantas marias espalhados, Brasil afora. Esses autores que destacam os esquecidos merecem todo o meu respeito!

Recomendo.
Para João Cabral, o meu aplauso é de pé!

João 28/08/2021

Morte e Vida Severina
Esta edição especificamente apresenta alguns poemas de João Cabral, sendo o principal homônimo ao título.

Seus poemas focam em apresentar a realidade vivida pelo autor no nordeste, e algumas na Espanha, passando por várias situações e lugares nas andanças do trovador.

O poema principal tem como tema a dura realidade de alguém que é apenas mais um igual a outros tantos, em um lugar onde não há distinção, todos são iguais em sua miséria.

É um livro interessante, para quem gostar desse tipo de literatura e dessa temática, vale a leitura.

Shay 28/05/2022

Poesias
Na escola onde eu estudo, teve um evento referente a semana da arte moderna, a gente foi obrigado a escolher uma sala que falasse de um dos livros escritos durante o modernismo no Brasil, quando fui escolher a sala lembrei q alguém daqui do Skoob tinha me indicado esse livro e escolhi justamente a sala onde tinha o seminário sobre. O livro em si te mostra sobre a realidade de um retirante que tenta uma vida melhor, saindo do interior de Pernambuco e indo até o Recife, lá ele consegue somente um trabalho muito semelhante ao que fazia na terra natal e por isso acaba sendo levado por uma grande tristeza. Porém, um personagem acaba tendo uma conversa com ele e nos leva a acreditar que Severino mudou de ideia sobre seu suicídio

Fabi 21/01/2021

Morte e vida severina é um clássico contado em formato de poesia (algo que eu não sabia até ler o livro), a história em si de Severino é apenas um poema bem curto se comparado a outras obras clássicas, o que não tira o crédito de uma obra complexa e cheia de nuances. Nessa edição, o livro é dividido em 4 partes pois além de Morte e vida severina há também outros poemas que inclusive me surpreenderam muito mais do que o conhecido clássico da literatura, vide o poema O Rio.
Certamente é uma obra excelente, no entanto na minha percepção não me engajei tanto na leitura, muito porque a história é contada em estrofes (algo que não estou acostumada) e possui uma escrita muito poética o que acaba por me deixar perdida na leitura, apesar disso João Cabral de Melo Neto produz uma obra incrível e de grande esplendor para a literatura brasileira.

Thayná S. 15/11/2020

Estou encantada por essa preciosidade da nossa literatura!
A poesia de João Cabral de Melo Neto é de uma excelência inexplicável.
Sou pernambucana, mas mesmo assim, senti que a mim estava sendo apresentada uma realidade que eu desconhecia ou não conhecia tão bem.
Perfeito, perfeito, perfeito ??

Jéssica Silvestre 09/08/2020

Não e meu gênero favorito
Dos trabalhos apresentados nesta obra as que me chamam atenção e O Rio e Morte Vida Severina, por sua narrativa. Ambas trazem a saída do serão a caminho do mar, na primeira, sobre a ótica do rio, na segunda sobre a ótica do retirante.

Carlos Nunes 07/05/2022

Indispensável.
Apesar de ser leitor desde sempre, por incrível que pareça, ainda não conhecia essa obra deslumbrante da nossa literatura! Esse volume é uma coletânea de quatro obras de João Cabral, com destaque para as duas inquestionáveis obras-primas que são O RIO e MORTE E VIDA SEVERINA, ao lado de outros poemas curtos, muitos deles escritos na Espanha. Contrastando com a clareza desses poemas, que escancaram a realidade dos retirantes e do interior de Pernambuco, a complexidade e simbolismo de A FACA SÓ LÂMINA, uma de suas obras mais herméticas.
Um livro soberbo, que reúne em um único volume, o melhor da obra desse grande poeta.

Thiago 14/10/2020

Uma contundente narrativa dos agouros do sertão
Um grande marco da Literatura Brasileira e mais uma das tantas provas cabais do quanto o Nordeste é uma das regiões mais ricas do país.
João Cabral de Melo Neto nos leva ao sertão bruto ao lado de Severino e em seus constantes agouros da fome, da morte que chega antes dos 30, daqueles que se foram e que queriam ver a terra dividida e assim garantir o sustento, da vida que renasce nas moradias a beira do rio na cidade grande e no apelo a dar nome de santo para que seja abençoado. São poemas belos e contundentes que retratam as condições fatídicas de uma gente que esperamos que seja apenas coisa do passado.

Fernanda 29/05/2022

Morte e Vida Severina João Cabral de Melo Neto
Esse livro li no ensino médio logo depois de Vidas Secas de Graciliano Ramos, um livro me lembra o outro de certa forma. Escrito como poesia sobre o Sertão Nordestino, o livro reúne 4 histórias. A história que leva o título do livro é a terceira. Escrita em forma de poemas "Morte e vida Severina" trata da vida dos retirantes nordestinos. Poesias que contam a história da vida baseada na fome e na miséria.
"Só morte tem encontrado quem pensava encontrar vida, e o pouco que não foi morte foi de vida severina"