O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Aline Oliveira 20/08/2023

Apesar de ter odiado boa parte dos personagens, gostei de ter relido este livro. não me lembrava de praticamente nada. Quando li com uns 16 anos, acho que não notei toda a violência contida no livro, a falta de voz da mulher naquela época era sufocante. Todos os personagens passaram por um tipo de maltrato na infância, uns mais que outros, porém não acho que seja justificável as atitudes da vida adulta.
Um ponto que achei interessante foi que deu pra sentir a ira, e violência de Heathcliff, quando o mesmo tem atitudes terríveis e parece que essa raiva fica na gente, raiva dele. Talvez seja proposital da autora, causar em nós o sentimento de injustiça e desprezo, que Heathcliff sentiu.

Leticia.Carica 20/10/2021

Esse livro é um dos favoritos da Bella e eu li pois eu amo crepúsculo, e nesse caso tenho q concordar com o Edward infelizmente é mais uma história de morte do q de Romance, no entanto eu recomendo muito para todos
Bárbara 20/10/2021minha estante
Li por conta da Bella, ha mais de des anos. Mas odiei com toda minha força

Thiago.Leite 20/10/2021minha estante
Li tem uns dez anos tb? E é aqueles livros que vc não quer ler novamente nunca mais? Leitura densa, carregada demais.. É mais um livro de morte do que um romance!!?

lorena 17/08/2021

eu entendo o apelo. mas é todo mundo muito chato, enquanto eles brigam eu só consigo torcer pra que todos morram igualmente. a unica carismática é a nelly dean, o resto por mim pode ir tudo pro saco. ah, que nao sei quem ama nao sei quem. olha pra minha cara de quem liga. por favor.
nanda 17/08/2021minha estante
Me representou kkkkkk esse livro é muito ruim

Nat 17/08/2021minha estante
Eu sei que é errado, mas tô rindo muuuito!!

AnaaVeiga 17/08/2021minha estante
Nunca me senti tão representada kkkkkk morri com o "olha minha cara de quem liga"

leticiadelrey 17/08/2021minha estante
so true queen

Oldcat 17/08/2021minha estante
Simpatizo demais! Li arrastando achando que alguma hora o romance ia aparecer ,mas acabou ficando como uma novela ruim .

stephany :) 02/05/2021

"O mundo inteiro é uma terrível coleção de memórias de que, de fato, ela existiu, e de que eu a perdi!" (pág 293)

Esse livro conta uma história de amor obsessivo, ódio, vingança e devastação, a maioria dos personagens tiveram atitudes desprezíveis no decorrer da história e eu passei muita raiva lendo que muitas vezes tive que parar, e ler contos pra aliviar minha raiva.

É uma história que mostra como ódio e ressentimento pode atingir gerações, mostra como o sofrimento e o abuso podem deteriorar o caráter, essa história na minha opinião passou longe de ser romântica, o romance em si se tornou problemático e doentio.

Catherine e Heathcliff eram obcecados um pelo outro e isso acabou com a vida e o caráter de ambos.

"Seja qual for a matéria de que nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais;" (pág 74)

Raquel448 05/01/2022

Simplesmente um dos livros mais tediosos e insuportáveis que eu já li na vida. Incapaz de me conectar a qualquer personagem, são todos retardados da cabeça. Enfim, fico feliz por ter terminado.
Dhany.Reis 05/01/2022minha estante
Kkkkkk

Ksksksksksksks sem condições

AragAo 05/01/2022minha estante
Eu tô criando coragem pra voltar a ler ??

Raquel448 05/01/2022minha estante
Precisa criar coragem n, abandona de uma vez ksksksksks

Isabela1024 05/01/2022minha estante
Eu que tava doida pra ler ?????

Sharma. 05/01/2022minha estante
Eu comecei a lê e até hoje não consegui terminar kkk

Raquel448 05/01/2022minha estante
Amg n plmdds ksksksks a n ser q vc curta clássicos

nina 05/01/2022minha estante
aff tenho na estante e tava pensando em ler esse ano

Putzz, boa sorte ksksksk

malu 05/01/2022minha estante
Depois dessa crítica eu tô com medo de ler kkkkk

Raquel448 05/01/2022minha estante
Ai sla kskksksks o livro so nao desceu pra mim e me deu uma ressaca absurda

Fernanda1258 07/01/2022minha estante
nossa eu tô quase chegando na metade mas cada vez que pego esse livro é uma preguiça? é bem tedioso mesmo

Raquel448 07/01/2022minha estante
Simmm kakakakaka da vontade de nem ler quando encosta nele

Lais 11/01/2022

intrigante
a história desse livro é diferente de tudo que já li, um romance intrigante que vai do amor ao ódio,
no começo o livro foi bastante cansativo e de difícil compreensão, mas dps eu fiquei fascinada pela história e pela construção e personalidade dos personagens..
adorei a forma como a história foi narrada, imaginei claramente a cena de Nelly narrando a história para o senhor Lockwood, enfim gostei bastante do livro, porém é um livro que exige uma certa paciência para se envolver na história
Arodasi0 11/01/2022minha estante
Esse romance é muito original! Amei como Emily viu a obsessão nesse livro e moldou a história.

Ju Santos 11/01/2022minha estante
Exige a Paciencia q eu n tive

Ju Santos 11/01/2022minha estante
Vcs q leram, vcs foram procurando todas as palavras q n sabiam no dicionario ou deixavam passar??

Arodasi0 11/01/2022minha estante
Resposta para Ju Santos: Bom, as palavras que nak consegui compreender o significado, o que eu faço sempre é pegar um pedaço de papel e deixar do meu lado para eu anotar e depois pesquisar o significado no dicionário. ;)

não* perdão pelo erro.

Ju Santos 11/01/2022minha estante
Entendi Citrouille, é pra caso eu tente ler de novo, obrigada ?

alexiamc 18/01/2021

Perpetuação da violência
Eu tinha lido em algum lugar que esse livro era um romance. O incômodo que ele me causou me fez pará-lo no meio e dar um tempo.
Passei quase um ano sem pegar nesse clássico, até que li uma resenha dizendo que ele se tratava de um livro sobre a perpetuação da violência. A partir daí, tudo fez sentido.
Assim, a leitura é bem monótona, principalmente no meio do livro. Em nenhum momento me deu vontade de saber o que tinha acontecido, ou ia acontecer. É um livro que causa um incômodo horrível, principalmente se você o vê por uma lente de "romance". Não há muito amor verdadeiro nesse livro, e sim, abuso, por isso eu só consegui termina-lo quando mudei a minha perspectiva.
sophie 18/01/2021minha estante
concordo! fiz uma resenha também sobre esse livro mas, dei 5 estrelas por razões de, a Emily Brontë escrevera desta forma justamente para nos conscientizarmos. esse é meu ponto de vista

alexiamc 18/01/2021minha estante
Sophie, eu dei poucas estrelas porque eu tive que parar no meio e pesquisar mais, e achei várias partes maçantes, mas a temática é muito interessante, e dá para entender a razão de ele ser um clássico, afinal, não existiam muitas mulheres falando sobre abuso no século XIX

sophie 18/01/2021minha estante
compreendo

Helô 18/01/2021minha estante
Está na minha lista de leitura. Sempre deixo para depois.

Guilherme Tonon 18/01/2021minha estante
Acho que é Romance como formato literário, não como sinônimo de "história de amor".

alexiamc 18/01/2021minha estante
Guilherme, eu li inicialmente algumas resenhas que disseram que era um romance como "história de amor". Por isso o livro me incomodou tanto!

Guilherme Tonon 18/01/2021minha estante
Puxa. Entendi, Alexia!

alexiamc 18/01/2021minha estante
Guilherme, achei preocupante que até hoje existem pessoas que veem esse livro como um romance!

Ana 12/09/2021

"Seja qual for a matéria de que nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais."

Essa frase me marcou muito, fiquei relembrando ela ao longo da leitura.
Eu amei o livro, a forma de escrita da autora me prendeu, mesmo eu não gostando (pra valer) de nenhum persongem. Achei isso incrível, a capacidade que a Emily tem de fazer personagens imperfeitos, que não foram pensados pra cativar o leitor. A preocupação da autora é contar uma história, fica claro que a prioridade não é agradar quem lê.
A história é extremamente bem narrada, com os detalhes necessários. E o fato da história passar por duas gerações é incrível pra mim.
Enfim, eu amei muito
Lip | @phillip.pinheiro 12/09/2021minha estante
Perfeita resenha Ana, parabéns! ??????????

Ana 12/09/2021minha estante
Obrigada!!

Daniel.Tschiedel 13/09/2021minha estante
Essa é a resenha que eu gostaria de ter escrito, mas não soube me expressar.

Muito boa!

Ana 14/09/2021minha estante
Obrigada :)

gabi 25/01/2021

um verdadeiro clássico
as minhas expectativas estavam meio baixas em relação a esse livro, pois sempre olho opiniões muito divididas sobre ele, mas amei muito! a escrita da emily brontë é incrível, e apesar dos personagens serem extremamente detestáveis e os acontecimentos serem bem assustadores, a leitura vale muito a pena, é um livro incrível! me deixou muito instigada durante a leitura (no meio foi um pouco mais lenta) e ficará marcado para sempre :)

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/05/2021

?O Amor Nunca Morre?
Publicado em 1847, sob o pseudônimo masculino de Ellis Bell, O Morro dos Ventos Uivantes é o único romance da escritora britânica Emily Brontë. Considerado um clássico da cânone ocidental, por ocasião de seu lançamento, recebeu severas críticas, sendo acusado de sombrio, mórbido e violento. Curiosamente, são esses características que mais despertam o interesse pela obra hoje em dia.

Com forte apelo sobrenatural, sua linha mestra é o amor proibido entre Heathcliff e Catherine, tendo como cenário uma fazenda isolada e fustigada pelo vento que dá título à obra. Irmãos de criação ou até meios-irmãos, essa sugestão paira no ar, o envolvimento entre eles deixará rastros de dor e sofrimento ao longo de toda narrativa.

Seu protagonista é o retrato cabal do anti-herói, uma novidade para a época. Um homem fascinante capaz de amar e odiar com uma intensidade, aliás, uma intensidade que só é menor do que a sede de vingança. Em nome desse sentimento, ele é capaz de destruir o mundo ao seu redor mesmo que lhe custe a solidão.

Apresentando inúmeras adaptações para o cinema e a televisão, esse romance é uma excelente oportunidade para se aventurar pela literatura vitoriana. A bem da verdade, sua trama envolvente consegue arrebatar corações de todas as idades, ao abordar um amor que ultrapassa a morte e faz temer pelos atos que decidem nossa existência.

O poeta italiano Gabriel Rossetti (1828 - 1882) afirma que essa história acontece no Inferno, só que os lugares e as pessoas têm nomes ingleses... A definição é curiosa e faz justiça ao talento de Brontë, uma luterana praticante, solteira e solitária cujo profundo conhecimento da alma humana parece ter nascido de uma intuição quase selvagem aliada proximidade com os livros desde muito pequena.

Quanto a edição, as grotescas ilustrações em branco e preto de Janaína Tokitana exibem uma aura fantasmagórica em perfeita harmonia com a narrativa. Coincidentemente, a tradução de Stephanie Fernandes também está irretocável, assim como o texto que ela assina, ?Deixe-Me Entrar?, no qual comenta a dedicação e as dificuldades ultrapassadas para levar adiante seu trabalho. Como ela mesma afirma: ?Na minha perambulação tradutória pela obra, experimentei encarar o breu até acostumar a vista e, qual morcego, captar ecos para divisar contornos. Assim espero ter traçado algum sentido, mas não muito. Cada leitor que invoque seus próprios fantasmas.?

Por sinal, a Fortuna Crítica da edição mais uma vez redimensiona o olhar do leitor para o romance. Em ?O Piso Limpo E O Olhar Do Gato?, Sofia Nestrovski esmiúça a vida de Emily Brontë, tratada como ?um burro de carga do lar, sempre de prontidão para realizar qualquer tarefa?, portanto ?ninguém descansa nessa história. Ninguém dorme e, ao mesmo tempo, o romance todo é uma espécie de pesadelo. A insônia teimosa das noites produz um desajuste nos dias. Parece mesmo que estamos sonhando de olhos abertos: as leis que governam a vigília ficaram suspensas.?

Já Daise Fonseca Dias em ?O Morro dos Ventos Uivantes: Um Romance de Formação Feminino?, discute a questão étnica ? ?a pele escura? ? de Heatchcliff, o modelo de inglesidade como parâmetro do comportamento adequado e de como o o livro ao se aproximar, também se ?afasta dos paradigmas de um romance de formação, especialmente porque não se debruça sobre jovens em busca de aperfeiçoamento intelectual e pessoal, mas volta-se para indivíduos em conflito diante de escolhas pessoais que são, de igual sorte, políticas. O eco da obra de Brontë ressoaria pouco mais de um século depois, em teorias feministas dos anos 1970: o pessoal é político.?

Para finalizar, fico com Juliana Cirqueira, responsável pela Apresentação do romance: ?Ao leitor que decidir, por sua conta e risco, adentrar essa história, deixo aqui o meu aviso: o que você tem em mãos é uma preciosidade sem igual. Deixe que ela te perturbe, te desafie e te leve por caminhos inesperados. Boa leitura!?
Débora 24/05/2021minha estante
Leila, adoro suas resenhas!!!

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/05/2021minha estante
Grata, Débora. Fico muito feliz. Abraços!

Débora 24/05/2021minha estante
Já li vários livros, ou os coloquei em minha lista de leitura, após "visitar" suas resenhas. Muito obrigada!!! Abraços!

Danilo Parente 23/04/2022

"Seja qual for a substância da alma, a minha e a dele são a mesma."

Quando comecei a ler esse livro, fiquei um pouco assustado com o ódio que estava impregnado na maioria dos personagens. Eram falas e atitudes extremamente pesadas num ambiente nada hospitaleiro. Assim era a casa do Morro dos Ventos Uivantes e a vida dos que ali habitavam.

Toda a história de ódio e vingança começa com a chegada de Heathcliff ao Morro, uma criança de pele negra que provocou uma certa repulsa aos brancos que ali viviam. O fato da família Earshaw não aceitar a presença de Heathcliff, principalmente por parte de Hindley, filho do dono da casa do Morro, fez com que esse ódio atingisse outra geração, provocando sofrimentos e desgraças.

A Casa do Morro dos Ventos Uivantes é a prova de que um ambiente inóspito pode contaminar qualquer pessoa, exemplo do que vem a acontecer com a Catherine da segunda geração.

Há muitas discussões sobre esse livro ser ou não um romance, tendo em vista a abusividade dos relacionamentos que ali ocorrem. No momento em que eu estava lendo, só conseguia enxergar o lado tóxico e não vi nada de amor ali. Porém, relendo algumas frases grifadas, cheguei a conclusão que era sim um romance, mas que foi maculado pelo preconceito e pelo ódio dos homens.

Uma parte muito interessante de observar nesse livro é a transformação de Hareton. Ele era aquele personagem grotesco e que com o aprendizado da leitura foi evoluindo como ser humano. Essa foi uma das mensagens deixadas por Emily Bronte, que a leitura transforma.

Tenho certeza que quando eu fizer uma releitura dessa obra, terei outras interpretações, pois esse livro é daqueles em que se dá pra enxergar uma infinidade de possibilidades e de sentimentos.

@cacaleitura 15/10/2020

Hipnotizante
Antes de le? esse livro eu tinha um pe? atra?s com ele, ficava na du?vida se a histo?ria me prenderia ou se me adaptaria a sua escrita. Mas, minha curiosidade foi maior e resolvi tentar..
Hoje digo sem medo que O morro dos ventos uivantes e? um dos meus livros de e?poca favorito!!!!

? insta: @cacaleitura

Rafaela 16/01/2021

O morro dos ventos uivantes
Sabe aquele livro que você começa a ler e gostar, depois percebe que todos os personagens são odiosos e no final você acha que entendeu o motivo de tudo??? É com essa mistura de sensações que estou ao final esse livro.
Jessica.Mendes 16/01/2021minha estante
exatamente o que eu senti!!! odiar os personagens e ainda sim amar o livro foi uma das experiências mais loucas que já tive como leitora ahsuahsu

Rafaela.Andrade 25/11/2021minha estante
Comecei algumas páginas e fiquei cansada de tanto detalhamento, decidi parar se não iria ficar presa meses, depois de ler algo mais fluido vou voltar pra ele

Vih 25/11/2021minha estante
Eu amei! Acho que os detalhes pode ser um pouco cansativo mesmo, mas a natureza da história prende o leitor.

kiwtty_z 25/11/2021minha estante
nossa, eu amo tanto esse livro, foi um dos clássicos mais rápidos que eu já li, acho que eu li tudo uma semana, e adorei a história

Paula 25/11/2021minha estante
Amo esse livro! Virei a madrugada lendo! Gostei do livro porque ele não é um romance óbvio, nunca tinha sentido tanta raiva das personagens principais, e isso me surpreendeu!

Vih 25/11/2021minha estante
Kkkkk sim!!! Eu senti a mesma coisa, é uma reviravolta demais. Tem atitudes dos personagens principais que você abomina, aí cap depois você já considera bom. Também é um dos meus clássicos favoritos e uns dos primeiro a ler rápido.

Loren Fernandes 04/12/2021minha estante
Sério que vocês acharam que o livro tem muitos detalhamento? Experimentem Machado de Assis então kkkkkk