O Morro dos Ventos Uivantes

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Lilith 23/05/2021minha estante
Esse livro...

Turolinha 23/05/2021minha estante
Ai, esse casal.... Nada a dizer sabe? Só sentir...

Ana Júlia 26/07/2020

Totalmente diferente do que imaginei
Não procurei spoiler, nem opiniões antes de começar a leitura. Fiz por minha conta e risco. Bem, fui totalmente supreendida. Esperava um romance que deixasse o coração aquecido. Dei de cara com um romance trágico, profundo, reflexivo. Não posso ousar dizer que odiei a leitura, estaria sendo bastante injusta. É um livro forte! E não, não é sobre amor!
Duda 26/07/2020minha estante
Começo a ler hoje. Estou apreensiva.

Lala 26/07/2020minha estante
Comecei a ler ontem e já tô intrigadíssima!

Duda 26/07/2020minha estante
Uau! ?

Ana Júlia 26/07/2020minha estante
Estejam preparadas, meninas kkkkk haja coração

R. K. 26/07/2020minha estante
Não, não é. É sobre existir.

Ana Júlia 26/07/2020minha estante
as vias tortuosas do existir

Ju.grace 20/10/2020

O Morro dos Ventos Uivantes
Achei um livro difícil no início, mas o decorrer da história ganhou meu coração. Surpreendente!

Beca 07/05/2021minha estante
Passei tanto ódio lendo esse livro

Amanda3913 28/03/2020

Uma história cativante... de pessoas terríveis.
Um retrato dolorido do que o ódio e a vingança podem gerar quando levados às últimas consequências. Não consegui largar o livro e não sentir a indignação que emana da trama. Impossível ficar insensível perante a obra e os personagens criados por Emily Brontë.

Marii 03/05/2023

Catherine e Heathcliff desenvolvem laços desde a infância, que vão perdurar até o fim de suas vidas (e até mesmo depois). No entanto, essa história de amor não envolve paixão desenfreada, felicidade ou bondade: a relação de ambos é muito mais ?vampiresca? do que romântica.
Eu e a Vida dos Livros 03/05/2023minha estante
Aí não tenho coragem de ler esse

Benício 01/12/2020

Livro digno de aplausos, tem uma história envolvente, cativante e apenas flui. Todos os personagens são de sua maneira vingativos e egoístas.
Jane 01/12/2020minha estante
Prefeito! Embora angustiante

Benício 01/12/2020minha estante
Concordo.

Mariana 28/07/2021

Melhor do que o esperado
O enredo me envolveu totalmente na leitura, me surpreendendo a cada instante com os personagens complexos e com tamanha crueldade de alguns. A leitura fluiu muito bem, me deixando sempre ansiosa para o próximo capítulo.
Mel 28/07/2021minha estante
Adoro

Stelinha5 28/07/2021minha estante
Amo

kiwtty_z 28/07/2021minha estante
meu favorito ?

Marcelle 04/01/2022

Clássico perfeito
Eu amo essa história e já a reli algumas vezes durante a vida. A louca história de Catherine e Heathcliff. Amor, obsessão, loucura, inveja, raiva, soberba. Um livro repleto de sentimentos que mostra a realidade dos sentimentos humanos. O quanto eles podem ser bons, mas tb horríveis?
sami 04/01/2022minha estante
esse livro é simplesmente perfeito

Moon 04/01/2022minha estante
O maior sabe

Sheila 30/01/2022

Um livro angustiante...
Estava louca para ler, mas quando comecei não via a hora de acabar...

Achei que é um história angustiante e é a primeira vez que não gosto de nenhum personagem, mas acredito que seja proposital. Não pense que será um livro fácil de engolir ou de leitura fluída, porque você irá se arrepender.

Todos os personagens são cruéis e você não sabe se eles realmente são tão ruins daquele jeito, já que a história é contada por meio da convernanta que não é imparcial.

Apesar de ser um livro pesado, em minha concepção, vale a pena por ser um clássico e fundamental. So não comecei achando que será uma história romântica porque não será.
karol320 30/01/2022minha estante
eu também não gostei e a leitura não fluiu nada pra mim

Sheila 30/01/2022minha estante
É um livro difícil de engolir

Bruna 23/06/2021

Foi um dos primeiros livros de romance de época que tive o prazer de conhecer e me fez ter o prazer de ler mais e mais. Trás um amor nada convencional com várias reviravoltas e situações que deixam o coração apertado. Eu me apaixonei e me apaixono toda vez que tenho o prazer de ler!
ale 23/06/2021minha estante

Bruna 23/06/2021minha estante
Ele é perfeitooooo

Luiza.Cabral 22/10/2022

releitura
Amei ler mais uma vez essa história! Emily nunca falha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fabio Shiva 22/04/2020

“Os Brutos Também Amam”
Em 2012 eu li “A Estrutura do Romance”, de Edwin Muir (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2012/10/a-estrutura-do-romance-edwin-muir.html), excelente obra de teoria literária que muito me ajudou em meus caminhos de escritor. Pois bem, nesse texto o autor divide os romances em duas categorias principais: tempo e espaço. E cita incansavelmente “O Morro dos Ventos Uivantes” como um sublime exemplo de “romance dramático”, onde o tempo é um fator crucial para promover modificações nos personagens. Já no “romance de personagem”, o fator espaço é o mais importante, uma vez que os personagens não sofrem grandes alterações e limitam-se a mudar de cenário ao longo da história.

Por essas e outras fiquei desde então com um desejo intenso de ler “O Morro dos Ventos Uivantes”, cujo título original é incrivelmente sonoro: “Wuthering Heights”. Ao final do ano passado, minha querida irmã Jussara, que mora no Rio de Janeiro, encontrou um exemplar desse romance em uma casinha de livros por lá (como é maravilhoso ver esses pontos de doação de livros se multiplicando pelo planeta!), e ao saber disso, pedi o livro de presente, na cara dura... e fui atendido!

Esses oito anos de espera, contudo, não poderiam me preparar para a experiência única que é ler “O Morro dos Ventos Uivantes”. Uma história de amor inesquecível, porque esquisitíssima: são duas gerações de triângulos amorosos, onde todos os vértices são igualmente detestáveis, personagens antipáticos, egoístas, mesquinhos e que passam o tempo todo aporrinhando uns aos outros! Nunca li nada parecido com essa história, a não ser no campo da sátira, que me fez evocar o atribulado romance entre os pais do herói de “Memórias de Um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, que diz ser “filho de uma pisadela e de um beliscão”...

Contudo, por alguma espécie de misterioso fascínio, fiquei preso à história do início ao fim, horrorizando-me com algumas das cenas “românticas”, sentindo gastura com aquela gente intratável, mas querendo o tempo todo saber como iria terminar aquilo. É inegável o talento da autora Emily Brontë, que inclusive se vale do intricado recurso da narrativa dentro da narrativa, com idas e voltas no tempo, sem jamais perder o fio da meada.

Ao saber que a autora desencarnou precocemente, aos 30 anos de idade, apenas um ano após publicar seu livro, comecei a formular uma curiosa teoria, que a meu ver explica as singulares características de “O Morro dos Ventos Uivantes”. Talvez Emily Brontë tenha sido uma criança azul nascida antes do tempo, vinda de algum planeta bem mais evoluído que o nosso. Assim, inevitavelmente ficou chocada com a grosseria e brutalidade que encontrou por aqui, o que a motivou a escrever uma história de amor passada entre tais feras. Sua psique refinada, contudo, não suportou por muito tempo o rude ambiente no qual estava confinada, e Emily voltou para as estrelas logo após nos deixar sua obra-prima, que também poderia ter se chamado “Os Brutos Também Amam”.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Kath 22/04/2020minha estante
Um clássico atemporal, escrevi meu trabalho de conclusão de curso com esse livro, já o revisitei seis vezes e sempre encontro novas camadas quando o releio. Maravilhoso. Ótima resenha, Fábio!

Fabio Shiva 22/04/2020minha estante
Oi Kath, valeu pelo comentário e por essa energia boa! Como você acha que a Emily Brontë criou personagens tão vívidos e perturbadores? Realmente fiquei intrigado com esse livro!

Kath 22/04/2020minha estante
Ela era filha de um pastor em uma época não muito favorável às mulheres, acredito que esse livro é mais como uma mescla da repressão que ela sentia aliada à realidade que lhe cercava. Pelo menos foi o que eu senti quando pesquisei para o trabalho e para o mashup que escrevi dele. Eu digo repressão porque a irmã mais velha de Emily, Charlotte, apesar de ter uma narrativa intensa é mais comedida se comparada com a brutalidade tórrida de Emily em seu único romance. O livro foi um choque para a época e mesmo nos dias atuais, o anti-heroi Heathcliff ainda nos causa aquela espécie de "antipatia empática". Recomendo muito também o livro da irmã dela, Jane Eyre, se ainda não o leu, especialmente por você conseguir ler além das linhas, acho que vai gostar da história. Novamente, parabéns pela excelente resenha! ^^

Camila1856 22/04/2020minha estante
Adorei seu ponto de vista e sua resenha! Eu que amo classicos, odiei esse livro. Depois pesquisei que minha traduçao nao foi bem elogiada, pretendo comprar uma outra futuramente e dar uma nova chance.

Veronica133 24/04/2020minha estante
Boa noite, desculpe estar vindo aqui é que eu realmente estou precisando de ajuda. Meu celular quebrou e está na capa do osso, a qualquer momento ele pode parar. Então fiz uma vaquinha para tentar arrecadar uma grana para que eu possa comprar um novo, porque faço faculdade é aí é complicado. Se puder me ajudar eu agradeceria muito. Tem o link para reblogar direito do meu Tumblr e tem aqui

Fabio Shiva 26/04/2020minha estante
Oi Kath, gratidão pelas informações e pela dica, vou procurar ler sim!
Oi Mila, valeu demais pelo comentário, que bom que você gostou da resenha! Eu também fiquei grilado com essa tradução que li.
Oi Beckett, desejo muito sucesso em sua meta!

BETA 01/05/2020minha estante
Nossa. Bom ler os comentários de vcs. To c ele do lado mas ainda não emplacou. Vou ver se agora ânimo.

Kath 01/05/2020minha estante
Beta, é um livro fascinante e cheio de camadas, vale muito a pena ler, flor! Espero que sua experiência seja incrível.

BETA 01/05/2020minha estante
Vou ler sim. Obrigada pelo incentivo

Lelouch_ph 25/09/2021minha estante
Único personagem que vira uma pessoa melhor é o Edgar salvo engano. O resto só nos irrita, mas nos sentimos obrigados a continuar a leitura.

. J e n n i . 23/03/2021

'Deixaria para trás as minhas tempestuosas colinas'
Tô encontrando uma certa devoção da minha parte por este livro, virou um dos meus preferidos. Nunca fui muita fã dos clássicos, quanto mais os melancólicos, e se estes ainda estiveram romances, são irritantes em minha visão, mas este conquista o coração de qualquer um, se não pela história pelas sensações que vem junto com o livro quando o lê.
É um romance, mas não diria que a trama toda se concentre no desenrolar de um romance, é mais na luta para o amor ainda reinar entre eles, não que eles tenham a ausência do sentimento. Fala muito sobre os obstáculos que precisam ser superadas, mas é como se tudo e todas as pessoas ao redor deles fossem uma pedra no caminho, o que trás uma visualização um pouco amarga e diabólica entre as relações pessoais dentro da história. A mensagem final, acredito eu, é a nota de como o amor (e a falta dele) pode nos transformar quando estamos vivendo o seu extremismo.

Leitorina 29/01/2021

Uma verdadeira viagem ao inferno
Eu tinha altas expectativas de ficar presa na história, mas não é isso que aconteceu. O que me moveu a continuar a leitura foi que era em conjunto no meu grupinho.
Morro dos ventos uivantes começa com um narrador LOUCO da cabeça e inconveniente PARA UM CARALHO, super se convidando pra Wuthering Heights, a casa onde tudo acontece. A história de fato é narrada pela Nelly, que trabalhou lá e era super fofoqueira (amei).
O livro mostra personagens amargos, ninguém é perfeito e os defeitos deles superam as qualidades de longe, mas é MUITO bom, fiquei pistola em várias partes e o final não quebrou em nada minha expectativa, eu fiquei feliz.
É engraçado sentir a angústia de cada um dos personagens, sentir empatia e raiva ao mesmo tempo e eu não pude deixar de me identificar com diversos defeitos de vários deles.
Digo tranquilamente que o Heathcliff é o personagem mais complexo que já conheci, e eu sinto que conheci ele até demais. Por mais que odeie admitir, talvez eu seja um Heathcliff (?). Mas eu sou a Nelly, Catherine e Linton também. Sou o Hareton e sou o Sr. Lockwood.
A coisa desse livro é que ele dura uma vida, parece que até agora eu estava imersa nesse mundo sombrio e amargo, ácido. Me sinto ácida e vivida, e essa vida me ensinou muito sobre vingança e perdão. Me ensinou a viver, a superar e a gostar da vida.
Se você se aventurar e se permitir mergulhar nessa angústia, prometo que vai sair melhor do que entrou.
Eu amei, se tornou um dos meus livros preferidos.