A Viagem do Peregrino da Alvorada C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

Pieri 14/11/2022

5/7
A viagem do peregrino da alvorada foi uma leitura fluída e muito envolvente. Tive um misto de sentimentos ao longo da leitura, um cenário lindo, muito bem detalhado e personagem que me fizeram passar raiva e chorar de alegria.
O livro conta sobre a viagem até o fim do mundo, de Lucia, Edmundo, seu primo Eustáquio e outros habitantes de Nárnia que partem em busca dos 7 amigos desaparecido do rei Caspian. A história é cheia de acontecimentos reflexivos.

Ray 12/11/2022

Estou chorando igual uma criancinha
Literalmente a quarta vez que eu leio esse livro e ele continua me emocionando demais, eu amo as aventuras e descobertas dessa viagem, os detalhes esse livro tem um lugar reservado no meu coração.

Esse livro me faz chorar toda vez! Os Pevensie são tão importantes para mim!! Caspian e Eustáquio também são meus protegidos, isso dói demais!

Essas crônicas são a minha coisa favorita nesse mundo, é isso!

Esse livro já diz no título do capítulo 14; é O Princípio do Fim do Mundo.

Isa 11/11/2022

Tô triste só de pensar que no próximo livro já não terei nada dos personagens clássicos. Que despedida

Daniela 10/11/2022

Lucia e Aslam, oque me chamou mais atenção, e a forma que ela se relacionar com Aslam, é pra essa personagem que ele mais aparece, e ela sempre saber reconhecer e encontrar com ele. Esse livro tem muitas aventuras.

Maria 05/11/2022

Simplesmente perfeito!
"...Mas tenho outro nome. Têm de aprender a conhecer-me por esse nome. Foi por isso que os levei a Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor."

Maria 26/10/2022

Provavelmente, o meu favorito.
Edmundo e Lúcia não vão voltar mais!???
Eu não sinto tanta falta de Pedro e Suzana pq eu não gostava muito deles mesmo, mas Edmundo e Lúcia?!
Essa foi a melhor aventura que li até agora, e para mim até superou O leão a feiticeira e o guarda-roupa.
Tô triste, mas bem.

Bia 25/10/2022

a dor e alegria de renascer em Cristo
A viagem do peregrino da alvorada foi meu livro favorito das crônicas de Narnia até agora. Uma mistura de sentimentos ao longo da leitura, com paisagens lindas, detalhadas e personagem que me fizeram passar raiva e chorar de alegria quase ao mesmo tempo.

O livro conta sobre a viagem até o fim do mundo, de Lucia e Edmundo com seu primo Eustaquio e outros habitantes de narnia em busca dos 7 amigos desaparecido do rei Caspian. A história é repleta de analogias e acontecimentos profundos mas com certeza o que mais me marcou foi a transformação de Eustaquio ao deixar de ser um dragão! Que momento lindo e a descrição impecável da dor e alegria que é matar o velho homem para renascer em Cristo, Lewis me deixou sem palavras mais uma vez.

O final do livro me deixou um pouco triste e vou sentir falta dos irmãos Penvensie, mas o livro é perfeito por completo!

?E quando começou a tirar-me a pele, senti a pior dor da minha vida. A única coisa que me fazia aguentar era o prazer de sentir que me tirava a pele. É como quem tira um espinho de um lugar dolorido. Dói pra valer, mas é bom ver o espinho sair.?

Cami 21/10/2022

Como sempre o livro bem diferente do filme! Adorei os detalhes de cada ilha que eles paravam e amei principalmente o desenvolvimento lindo do Eustáquio ???
"Para mim, todo o tempo é breve."

Yasmin 20/10/2022

A Viagem do Peregrino da Alvorada
"Era uma vez um garoto chamado Eustáquio Clarêncio Mísero, e na verdade bem merecia esse nome. Os pais diziam Eustáquio Clarêncio, e os professores, apenas Mísero. Não posso dizer como era chamado pelos amigos, pois não tinha amigos."

A Viagem do Peregrino da Alvorada, obra publicada em 1952, narra agora o retorno de Lúcia e Edmundo à Nárnia, acompanhados por um novo personagem, o chamado primo Eustáquio.

"Eustáquio não gostava nada mesmo era dos primos, os quatro Pevensie: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia. Mas ficou contentíssimo quando soube que Edmundo e Lúcia vinham passar um tempo com ele, pois lá no fundo adorava bancar o mandão e chatear os outros."

Toda a aventura começa durante as férias na casa do primo, por meio de um quadro pendurado no quarto em que Lúcia estava hospedada. Através dele, o grupo é transportado para Nárnia e se une à Caspian (agora rei) em sua navegação pelo oceano oriental.

"Naquela tarde, estavam sentados na beira da cama no quarto de Lúcia, olhando para um quadro pendurado na parede. [...] O que viram naquele momento é difícil de acreditar, mesmo nos livros; mas é muito mais difícil de acreditar quando acontece na vida real. Tudo no quadro estava em movimento."

A narrativa se dá num período de estabilidade e harmonia em Nárnia, "sem conflitos entre telmarinos, anões, bichos falantes, faunos e todos os outros".  Assim, Caspian decide partir por um ano em busca dos amigos de seu pai enquanto Ripchip, "o mais valente de todos os animais falantes de Nárnia, o rato-chefe, que ganhara glória imorredoura na segunda batalha de Beruna", espera chegar ao extremo oriental do mundo.

? Antes de tudo, acerca do tempo. Para nós passou um ano desde que o deixamos, antes de sua coração. Quanto tempo passou em Nárnia?
? Três anos precisamente ? respondeu Caspian.
? Vai tudo bem por lá? ? quis saber Edmundo.
? Iria eu deixar o meu reino e viajar se alguma coisa não estivesse bem? ? respondeu o rei. ? As coisas não podem ir melhor.

Visitando inúmeras ilhas como as Ilhas Solitárias, a Ilha das Vozes e a Ilha Negra, se encontrando com nativos não tão amistosos e enfrentando grandes tempestades, à bordo do Peregrino da Alvorada, o grupo depois de muitos desafios e lições aprendidas (Eustáquio que o diga, pois aquela viagem mudou sua vida completamente) segue para o sul, onde encontram um cordeiro ao lado de uma fogueira na beira da praia fritando alguns peixes.

"Sentaram-se e comeram, sentindo fome pela primeira vez desde muitos dias. E aquela comida era a melhor de todas as que haviam provado."

Tal passagem é uma clara alusão ao texto bíblico de João 21, o qual está escrito: "Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele. Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão. Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor."

Seguindo os escritos de João, C.S. Lewis aborda a aparição de Aslam aos chamados filhos de Adão e filhas de Eva. Incrivelmente também, tal história acontece após a ressureição do Grande Leão, assim como a aparição de Jesus aos discípulos "E já era esta a terceira vez que Jesus se manifestava aos discípulos, depois de ressuscitado dentre os mortos. v 14".

O que mais falar desse incrível escritor?! Simplesmente, sou fã desse cara!

Davi.Rissi 16/10/2022

Boa leitura.
Diagramação dessa coleção é perfeita
Poderia ter mais ilustrações, elas são muito boas.
Nesse aqui não teve um inimigo específico.

Larissa.Ohana 15/10/2022

A última viagem dos irmãos a Nárnia
Lucia e Edmundo vão passar as férias na casa da tia Alberta com seu insuportável primo Eustáquio.
Acharam que as férias seria chata e entediante, mas Aslam os chamam para uma nova aventura em Nárnia, então Lucia, Edmundo e Eustáquio vão parar no peregrino da alvorada, o barco do Rei Caspian para ajuda-lo a encontrar os fidalgos, amigos antigos do pai de Caspian que Miraz seu tio os expulsaram e se espalharam nos cantos de Nárnia.
Nárnia é um país tão lindo que em algumas passagens dá vontade de morar para sempre, muito encantador e inocente.

Mavis 10/10/2022

Novo favoritado
Que livro incrível e apaixonante, me prendeu do início ao fim e roubou de forma inesperada o lugar de " O Cavalo e seu Menino " no lugar de meu favorito da saga. A palavra que descreve é: Uau.

.geo. 09/10/2022

Crônicas do Peregrino da Alvorada
Este livro é um pouco diferentes dos outros, porque tem mais aventuras que os anteriores.
Eu amei conhecer cada ilha e do desenvolvimento do Eustáquio, senti um pouco de falta de Pedro e Susana, mas entendo.