Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Rauny 17/11/2023

Esperava mais
Sem dúvidas um livro de um português impecável no entanto do meu ponto de vista, verborragico. Muito li dizendo que esse livro era chocante e nojento por se tratar de um assunto bem delicado, e delicado de fato é o assunto mas não achei extremamente chocante como foi colocado em algumas resenhas que li.

Sabrina.layla 17/11/2023

Lolita,luz da minha vida,fogo da minha carne?
Estou traumatizada ,ainda mais por esse livro ser no ponto de vista dele, está longe de ser um romance , mas não posso negar que a escrita é linda e muito bem pensada.
Senti nojo de verdade.

Kah 17/11/2023

Ehhh, valeu a pena.
Eu tenho um problema em ler clássicos. A leitura normalmente me cansa, e como gosto de ler para descansar, acabo não gostando desse tipo de leitura. Apesar disso, me esforcei para ler o livro e acho que posso dizer que gostei. É estranho ver o mundo pela perspectiva de um pedófilo, e sinceramente algumas coisas ainda não me saem da cabeça (como a comparação com tirar meleca do nariz), mas essa era a proposta do autor. Não encaro o livro como um romance no sentido de amor, para mim mais parece um romance policial, visto que vemos a realidade pela perspectiva do criminoso. É estranho, mas estranhamente interessante. Não gosto de clássicos, não leria novamente, mas também não me arrependo de ler e realmente valeu a pena.

bonfimpiva 13/11/2023

Impossível ler esse livro e não ter um ?itch?, mas a capacidade do escritor de falar sobre uma criança nesses meios tem que ser vista como hábil
depois de descobrir que o escritor foi investigado por pedofilia pelo livro e inocentado, fica mais tranquilo de ler

eduardo20 12/11/2023

Problemático
Eu lembro de achar bem tenso as cenas enquanto lia. Realmente, é um clássico mas é um livro bem problemático.

Thalini.Vieira 08/11/2023

Repulsivo
Tentei ler este livro anos atrás mas simplesmente não consegui terminar. Agora retomei e concluí a leitura. A escrita é meio arrastada, o autor enche de detalhes desnecessários, mas o contexto é repulsivo, sempre quis entender a mente de um pedófilo e homens que sentem atração por adolescentes, e aqui é narrado de forma explícita. A forma como o personagem descreve a sua preferência, o abuso mascarado em forma de cuidado, é nojento demais, impossível não sentir pena da Dolores e do fim que ela teve, descreve a realidade de muitas meninas que são condicionadas a isso tão cedo.
Larissa 08/11/2023minha estante
admiro a coragem de fazer essa leitura, vi acho que papo de 30 min do filme e não aguentei

julianateixeira 07/11/2023

Complexo e polêmico
O Humbert é o personagem mais l#ixo, ele explorou de todas as formas a Lolita, usando a pouca inteligência dela, a favor dele. O mal comportamento dela me incomodou bastante, mas vamos e convenhamos a mãe dela não era um grande exemplo para ser seguido e pai ninguém sabe... O geral é um livro bem escrito tem várias referencias de outros livros. Dei 5 estrelas pq o livro é realmente interessante. E te deixa com vários questionamentos.

johan 04/11/2023

Mesmo tendo demorado um tanto para poder terminar este livro, sinto que valeu a pena conhecer a mente insana do personagem Humbert Humbert e a maravilhosa escrita do Vladimir Nabokov. Apesar de ser muito desagradável a forma que H.H comenta sobre Lolita, é interessante como ao mesmo tempo ele tenta manipular o leitor acerca do crime que foi cometido por ele.
julianateixeira 07/11/2023minha estante
Eu tive a mesma sensação!

Lullis Martel 04/11/2023

Fiquei muda
Um dos livros mais bem escritos que já li, para ser sincera. Uma leitura pesada, que definitivamente, não é pra todo mundo, o protagonista é um podre de pessoa, e o autor deixa isso bem claro, então, se vc vê isso como um romance, se trate querida
julianateixeira 07/11/2023minha estante
Concordo!

Caio.Silas 04/11/2023

O rei está nu!
Estranho é também que os leitores se façam de cínicos em relação à leitura. Não digo assim querendo invocar o menor moralismo, muito pelo contrário. Todo mundo sabe que situações assim existem e que são recorrentes, e não vou fazer aqui juízos de valor moral em se tratando de uma obra ficcional. O meu ponto é que não me surpreendo com qualquer grandeza ou território inexplorado nessa leitura. Atração sexual é fisiológica e, embora em quantidade menor, sempre houve quem se sentisse atraído por meninos e meninas pré-púberes. A psicologia deve definir como um distúrbio, criminoso aliás, mas estou certo de que não haja 10% dos floreios aplicados por Nabokov nessa pulsão, floreios esses tão forçados que soam incômodos - não por tentar adornar uma prática obscena e proibida, mas porque soam exagerados em sua irrealidade.

Também não me impacta a "malícia" sexual de uma criança. Acho que as pessoas lutaram para se esquecer de que um pouco antes da puberdade a noção de atração e de prazer já se vai construindo. Quantas vezes durante a minha infância eu ouvi meus amigos entre 8 e 12 anos falarem as maiores obscenidades sexuais. Quantas vezes eu não ouvi minhas coleguinhas dizerem gostar de algum menininho e querer namorar com ele.

São resquícios de nossa fisiologia que se vão formando, mas que as crianças ainda mal compreendem e que lhes devem, acima de tudo pela família, ser esclarecidos e instruídos, de modo a que não se realizem de maneira precoce e indevida.

Entretanto, o que se vê aqui é uma narrativa que se pretende realista e que se perde na apologia ridícula de uma condição deplorável. Não se encontra aqui o drama de um homem que carrega uma veleidade, mas o esforço de um sujeito por romantizá-la com uma retórica pomposa e muito chata; não se encontra aqui personagens marcantes, a ex-mulher de Humbert é uma caricatura deplorável, seu amante também, a mãe de Lolita idem. Se comparo as personagens de um romancista como Tolstói (a quem Nabokov mais admirava) às de Lolita sinto vergonha. Finalmente, a narrativa soa confusa e prolixa para qualquer que leia o texto sem o filtro das ideias pré-concebidas.

É preciso recorrer novamente àquela velha metáfora da nudez do rei, porque aqui ela se aplica muito bem. Em todo caso, quem sou eu para apequenar Nabokov? Ele continuará sendo ícone, e a sua "obra-prima", exaltada, até mesmo por aqueles que jamais a leram.

Caio.Silas 04/11/2023

O rei está nu!

Maah 03/11/2023minha estante
nossa eu to exatamente assim, todo mundo da escola perguntando sobre e eu n sei oq falar

Staler 03/11/2023minha estante
Cuidado com as palavras

Staler 05/11/2023minha estante
P. S.: Descanse em paz, Lolita Rodrigues

Dudinha 02/11/2023

Odiei, nota máxima
Simplesmente fantástico!

Fiquei instigada do início ao fim com essa leitura. Senti muita repulsa e também fiquei muito desconfiada o tempo todo.
Como a narração é feita só pelo Humbert, não temos como saber se tudo realmente aconteceu como ele conta. Será que Lolita realmente era do jeito que ele descreveu? Será que ele mentiu sobre tudo, sobre algumas coisas ou sobre nada?
Fiquei pensando nisso, principalmente em alguns momentos em que a Lolita fazia certos comentários.
Enfim, eu não imaginava que o livro era tão bom e que eu ficaria tão fascinada pela escrita. Realmente não é um livro pra qualquer um, é de embrulhar o estômago, mas vale a pena.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 30/10/2023minha estante
Esse livro é ânsia atrás de ânsia. Mas o toque de ironia que o Vladimir trouxe no plot do livro. Ainda com o que aconteceu com a Lolita, o Humbert não foi capaz de enxergar que fez algo tão monstruoso quanto. Li uma vez para nunca mais

Caroline Vital 29/10/2023

Lido em 2018
Livro sensacional, um dos melhores que já li na vida. Apesar de bizarro, é lindamente escrito. Incrível. Se for ler, deve se preparar. Afinal, é um diário de um pedófilo.