Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

joolivis 01/02/2024

Não gostei. não gostei muito da escrita nem do fluxo narrativo. eles me deixavam cansado.

sobre o tema: não acho que o autor romantiza nada. é tudo muito estranho e inquietante. Me chama muita atenção uma estratégia bastante popular nesses casos: ele responsabilizando a vítima (dizendo que ela que instigava, ela que queria). CARA, VOCÊ É UM GRANDE DE UM MERDA!

Lolita era uma criança e uma vítima, e não tem culpa. Nada narrado por ele pode ser considerado confiável.

Stuart 31/01/2024

Praticamente único
É um livro que faz jus à sua fama.

A história, já resumida pela própria edição apontada aqui, consiste em um homem, Humbert, que teve uma trajetória conturbada, envolvendo um romance em tenra idade que lhe causou traumas devido à morte inesperada de sua amada e outras coisas, como a fixação que ele desenvolveu por meninas pré-púberes e a sua relação com Lolita, uma menina que ele conheceu ao ir morar em uma cidade indicada por parentes. Com um desenrolar que deixou a menina em sua guarda por conta da morte da mãe dela, que havia se tornado sua esposa, sua vida ganha novos ares através das viagens que ele faz com ela pelos Estados Unidos. Abusos, chantagem e degeneração são alguns dos temas tratados nesse enredo, que termina com ela, após conhecer um dramaturgo em um teatro de uma nova escola que ela foi matriculada, fugindo de Humbert com ele, sendo encontrada somente anos depois devido a uma carta que ela mesma enviou para ele pedindo dinheiro; ela estava grávida e com um novo marido. O protagonista, sentindo-se culpado pela destruição da infância da menina, a ajudou e descobriu a história por trás de sua fuga, o que o levou a ir atrás do tal dramaturgo para matá-lo. Descobriu que pouco ele fez com ela além de simplesmente ajudá-la a escapar do "padastro monstro", apesar de ter fetiches estranhos e ter largado ela na rua após ela não querer se envolver com eles. Após matá-lo, Humbert acaba por se sentir um pouco mais livre das amarras sociais e reflete sobre sua relação com Lolita, que havia se recusado veementemente a um dia voltar a ter uma relação com ele. Ele descobriu logo após a fuga de Lolita, quase que em forma de autocrítica, que o que mais o incomodava não era a ausência dela ao seu lado, e sim a falta da sua voz no coral de sons que ele escutava de cima da uma montanha que estava enquanto olhava para a cidade lá embaixo. No fim de sua vida, ele parece ter reconhecido o pecado que foi roubar a vida de Lolita, que morreu em um parto pouco tempo depois de partir com o novo marido para o Alasca por conta do trabalho dele. Ele termina dizendo que escreveu o livro para tornar ele e Lolita imortais, quase como um tributo à pessoa que ele tanto amava.

Vemos aqui uma história muito complexa e boa. Creio que o desenvolvimento dos personagens poderia ser mais profundo, entretanto isso tornaria o livro ainda mais longo. A trama foi de altíssimo nível, trabalhando por exemplo o quão influente foi essa vida conturbada que Humbert deu à Lolita na personalidade dela; ela era uma criança extremamente diferente das outras, com ela mesma admitindo isso em alguns momentos. E também a trama foi excelente no final, desenvolvendo o conceito de arrependimento em um personagem mau como Humbert, o que trouxe mais complexidade para a obra. No fim, a história conseguiu criar personagens com nuances e camadas.

No geral, gostei do livro; é um clássico. Acho que poderia ser melhor e mais envolvente em alguns fatores, mas ainda assim é uma grande história que, por mais polêmica que seja, é muitíssimo interessante de se ler. Recomendo!

mari.rsp 30/01/2024

Que livro difícil de ler, cruel e indigesto.
uma sucessão de tragédias. quem pensa que esse livro é uma romantização ou apologia à ped0f1l14 está completamente enganado. vale a pena a leitura.

protejam suas crianças ?
Rafael1384 31/01/2024minha estante
Sim concordo li ele e tive a mesma sensação até de pena muitas vezes do personagem

Alina.Oliveira 28/01/2024

Lolita
Pra mim, foi uma grande surpresa. Muito mais do que um livro sobre pedofilia, foi mais um livro sobre tragédia.
Muito bem escrito.

clara santos 27/01/2024

Alô? É a polícia federal
Primeira obra de Nabokov que leio e me surpreendeu sua escrita, não foi tão rebuscada como eu achei que seria, ao contrário, consegui fluir a leitura, não sei se pelo tema polêmico kk mas foi isso. Lolita te leva a ver esse lado horrível do ser humano, a descrença na moralidade, e em como a vítima é a pessoa que provoca (minha percepção) foi intenso e difícil terminar este livro, acho que gatilhou real, mas valeu a experiência.

Pedro 25/01/2024

Singular, cruel e agoniante
Uma obra sem igual, com escrita singular e envolvente, por vezes se esquece do que se trata e do quão repulsivo é o que o protagonista faz. Com exceção de algumas partes repetitivas e arrastadas - há uma prosa poética porém ainda assim é cansativo, essa história é muito bem escrita. Mesmo sem descrever uma única cena de sexo sequer (de forma explícita), ele consegue nos enojar, chocar e revoltar.

Ali 23/01/2024

Louco nojento perturbador impecável
Não sei se concordo ou discordo da minha nota, pq ao mesmo tempo que eu queira diminuir pra fazer jus à minha experiência pessoal, eu entendo que em termos de literatura essa obra é impecavelmente e primorosamente bem escrita. o fato é que as descrições minuciosas sempre são um grande problema pra mim, fica arrastado e muito difícil de levar, mas no caso de Lolita eu enxergo esse recurso como uma maneira de retratar o funcionamento da mente doentia de Humbert Humbert. H. H. quer que acreditemos em uma história de amor, retratada através de uma pegada quase poética da linguagem, mas que serve apenas para mascarar o fato de que essa não é uma história de amor, mas sim, uma história doentia de obsessão. o narrador não é confiável, quer que o leitor (que assume papel de júri) opte por defendê-lo, criando um cenário que de fato é digno de empatia, mas que não me fisgou. H. H. quer que acreditemos que Dolores era maliciosa, promíscua, quando na verdade era uma inocente vítima de 12 anos. como eu disse, a obra é magnífica literariamente falando, mas a história me fez sentir suja, conivente, enojada, impotente, e a escrita me fez até pensar em abandonar. finalizar esse livro é um alívio, 1 estrela. a existência dessa obra é de uma coragem inigualável, e de um talento indescritível, 5 estrelas.

mari 19/01/2024

Um dos livros mais tristes que já li
Lolita é definitivamente uma história muito difícil de se ler sem fazer pausas contínuas para respirar um pouco. Durante toda a história, que por um acaso é narrada apenas pelo lado do monstro do Humbert, solidarizamos com a pobre criança que Dolores é e vemos o quanto é triste o quanto o livro retrata a realidade de muitas crianças.
essa é uma história que não deve ser romantizada, hora nenhuma aquilo foi amor, mas sim o mais cruel dos abusos contra uma criança que não tinha para onde ir.

whossaturne 19/01/2024

Sinceramente?
Uma escrita ótima, porém, como isso pode ser considerado romance? namoral, um velho asqueroso atrás de uma criança
Volkswagen0 29/01/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKK

Vitoria.Bueno 18/01/2024

Muitos gatilhos, muitos, muitos gatilhos. Perigoso. Muito mal interpretado tbm, pq leem e acham que vai ser um romance tipo orgulho e preconceito MAS NÃO É. É o livro mais bem escrito da história da terra

Cecelha 17/01/2024

Protejam suas crianças!
Esse foi um livro difícil não pela escrita (que é, sem sombras de dúvidas, a mais fluída e orgânica que eu já li) e sim pelo cinismo do narrador.
é precisamente o que ele fala e COMO ele fala que torna tudo tão indigesto.
o nabokov, como criador dessa obra e dessas personalidades, foi muito perspicaz. ele põe em xeque (quiça mate) e questiona até que ponto a moralidade das pessoas pode chegar. as ferramentas de linguagem de um romance, um conto de fadas, uma história infantil usadas por um pedófilo em juri pode confundir e testar a linha moral de muita gente.

o humbert é um predador porque é manipulador e, como um pseudointelectual europeu e ?culto?, seduz e distorce o que bem entende. ele arruina a vida de Dollores em níveis psíquicos/comportamentais de uma maneira colossal, e eu sinto muitíssimo por ela o livro inteiro.
acho que essa obra é uma bela demonstração de como devemos ser atentos com quem narra as histórias que escutamos, ser vigilantes com os perigosos discursos masculinos quanto a juventude que tanto lhes atrai nas mulheres e sempre, em qualquer circunstância, proteger nossas crianças de toda e qualquer forma de violação e abuso.

Thaise 16/01/2024

O livro é bom, mas a forma de escrita do autor é bem detalhada de muitas coisas que achei dispensável, na minha humilde opinião, o que torna a leitura chata e prolixa.

thai :D 16/01/2024

Esse livro deveria vir com um disclaimer: se não tiver estômago, não leia.

Humbert é um ser humano da pior espécie, e é isso que torna a obra tão interessante. Ao tomar o ponto de vista de um pedófilo, Nabokov lembra o leitor de que abusadores como o narrador existem, e, muitas vezes, estão mais próximos do que parecem - infelizmente.

Rodrigo 14/01/2024

Lolita
Doentio. Leitura densa e estranha. De qualquer forma a obra é melhor do que qualquer adaptação que já tenha sido feita.