Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

leticia cordis 29/08/2023

Eis o motivo de uma ressaca literária
Se prepare, esse livro é indigesto. Perfeito na escrita, mas indigesto. O narrador é um pedófilo que tem ciencia de sua doença. Mas ele não consegue se controlar. Em certo momento é cansativo, principalmente nos ultimos 30%. Nesse momento entrei em ressaca, deveria ter abandonado, pulei varias partes, mas conclui a leitura. Sai sequelada, com dificuldade de iniciar novas leituras. Fui ler um romance agua com açucar e foi pior, saí desvalorizando a literatura, sem gosto por ler coisa alguma. Depois disso abandonei uns 10 livros, pois deveria ter abandonado antes rs. Dito isso, o livro é uma obra prima, bem feito ao extremo.
RaíssaSwiatovy 29/08/2023minha estante
Esse livro é pesado, não consegui terminar a leitura

Carolina.Viegas 19/01/2021

Não sei se amei ou se odiei
Esse livro é espetacular e nojento ao mesmo tempo. Nabokov é brilhante.
Leitura obrigatória para quem admira uma escrita impecável. Cada parágrafo é um deleite para quem ama as palavras.

Eliete 06/08/2022

Difícil de ler em vários sentidos
O tema do livro por si só é polêmico e forte. A história sendo narrada pelo ponto de vista do pedófilo é no mínimo indigesta. Em vários momentos tive que pausar a leitura por conta do apreço e a valorização que o narrador dava aos seus atos horrorosos.
Acontece que a prolixidade do autor tornou a leitura ainda mais difícil. Não só a parte das viagens sendo minimamente descritas em várias ambientações como também os próprios devaneios loucos do narrador tornam a leitura extremamente cansativa e por vezes confusa.
Enfim é uma leitura densa, lenta e com conteúdo extremamente pesado. Definitivamente não funcionou comigo.
carlosdeangelis 06/08/2022minha estante
Achei a narrativa muito chata. A parte das viagens é um tédio. O tema abordado é pesado demais.

Gigi 21/04/2020

NÃO ROMANTIZE
Eu pensei muito sobre dar ou não 5 estrelas e favorito pra essa história, mas decidi dar, porque Lolita é um livro impecável, a narrativa e viciante e ao mesmo tempo incomoda, da nojo e raiva em diversos momentos e ao mesmo tempo que você quer parar pra respirar, você ainda quer continuar...não é atoa que o livro causa tantas discussões, mas sejamos francos, em nenhum momento nada ali e romantizado, desde o início somos apresentados a narrativa de que o Humbert e sim um pedofilo e que nada do que ele diga deve ser levado como verdade absoluta, então se você romantiza Lolita, você deveria rever os seus conceitos.

Felipe Augusto 10/09/2022

Uma história bem pesada com um assunto bem delicado, uma leitura dificil de absorver pelos seu contexto durante toda a história. Mas é um livro bem escrito pelo Vladimir Nabokov apesar do peso da história.

Priscilla 17/07/2020

É uma leitura um pouco mais complexa, rebuscada, com trechos em francês, escrita por um prisioneiro, pedófilo, porém extremamente culto (lembrando que o livro é a história do protagonista com sua Lolita, contada por ele mesmo). Nesse quesito, é uma obra-prima.

Já o conteúdo do livro, a história em si também não facilita a leitura, não deixa ela leve e rápida, já que narra um caso de pedofilia sim, e não um romance sendo contado por um cara incompreendido!!
Não tem como defender que Humbert foi seduzido por Lolita, que era realmente apaixonado por ela, e que isso justificava suas atitudes. Ela era uma criança de 12 anos, que tinha acabado de ficar órfã, e que queria viver a vida, ter amigos, sair com eles, fazer teatro e outras atividades normais com crianças da sua idade, e a todo momento o padrasto usa isso tudo para manipulá-la e conseguir o que ele quer dela, o que é nojento!

Após minha leitura, li muitos comentários, resenhas sobre o livro, e vi que muita gente sentiu pena de Humbert em algum momento da história (pois o autor escreve para que isso aconteça mesmo, mas sem mascarar que aquilo era pedofilia e ponto). Mas eu não! Esse sentimento não veio a mim, eu só queria que alguém percebesse aquilo tudo e tomasse providências.
Em contrapartida, em algumas partes critiquei algumas atitudes de Lolita sim, mas algumas páginas depois, percebi que aquilo que critiquei talvez tenha sido escrito para me manipular, e não condizia com a realidade (pelo menos não daquela maneira). Afinal, temos que lembrar que toda a história é contada através do ponto de vista exclusivamente do pedófilo, e é na verdade, a leitura de uma carta que ele escreveu com a intenção de apresentar ao Grande Júri em seu julgamento. Quem não iria querer ser liberto, não é?

Aconselho a leitura, mas alerto que ela pode ter gatilho para algumas pessoas. E desaconselho a leitura para quem vá achar que é uma linda história de amor, e que na verdade o Humbert é o coitado manipulado. Ele é um pedófilo, abusador, nojento!!!
Samuel 24/07/2020minha estante
Ótimas palavras. Muito obrigado por publicar sua visão - compartilho de semelhantes ideias.

yas 15/04/2021

Prosa incrivelmente bela, um narrador psicótico autoconsciente que não se desculpa e, ao mesmo tempo, fica enojado com seu crime... tantos temas neste livro, tanta simetria.

Humbert Humbert sabe que é brilhante e insanamente obcecado por garotas pré-púberes. O assunto é, claro, extremamente tabu, mas o dom de Nabakov de entrar na cabeça de HH e nos mostrar o quão sombrio e distorcido é seu racional, assim como o dano evidente que causa a Lolita serve para condenar o aspecto de usar o intelectual e poder físico, bem como uma forma de subjugar uma jovem vítima à predação. O fato de essa vítima, em particular, ter revelado sua força interior tanto na luta quanto na capitulação é o que a torna uma grande literatura.

Lolita é um romance de extraordinário poder e beleza no qual Nabokov nos desafia a ler além de nossa repulsa e medo e viver desconfortavelmente na mente de HH por 300 páginas lindamente escritas. Difícil de esquecer e impossível de ignorar, é a maior contribuição de Nabokov para a literatura mundial.

Angelucia.Souza 21/07/2021

Lolita
Estômago, é isso que você tem que ter para ler esse livro.
Admito que mesmo tendo um um número reduzido de páginas demorei para poder finalizar o livro, teve momentos da leitura que eu tive que parar, respirar e beber uma água.
O livro retrata o que tem de pior no ser humano é um livro ótimo tema muito delicado mas que precisa ser lido, infelizmente não é um livro que eu indicaria para qualquer pessoa.

Mada 18/10/2020

Repulsivo, elegante, crítico e extremamente importante
Como muitas pessoas, eu tive medo de iniciar essa leitura. Medo por toda a atmosfera criada em torno desse livro desde que me conheço por gente. Mas, quando iniciei, percebi que esse é o tipo de livro que fala mais sobre quem lê do que sobre qualquer outra coisa. É um livro que vai te questionar o tempo todo, vai te colocar argumentos e tentar te persuadir a um lado da história. Vai tentar, e isso eu acho que é a essência do livro, te seduzir. Seduzir a uma fala, uma ideia, uma persona. Sedução como arma de manipulação. Resta saber de você, leitor, de que lado está.

Esse é exatamente o tipo de livro que eu gostaria de ter escrito. É repulsivo e elegante, o que aumenta ainda mais o tom repulsivo. É extremamente crítico, não-confiável, te tira o tempo inteiro da zona de conforto e é de um cuidado quase cirúrgico nas descrições (aqui digo, principalmente, nas partes que narram abusos psicológicos).

Gostaria de destacar a importância de ler o livro inteiro - o início e o final são essenciais para a compreensão da crítica colocada. Importante ressaltar que Humbert Humbert em momento algum durante o livro se exime da culpa pelos atos cometidos e, não dando spoiler, mas há no final uma frase que, para mim, foi fundamental para a questão aqui levantada. Humbert Humbert se sabe culpado, se sabe pedófilo, não nega em momento algum os abusos que cometeu. Se você ler de outra forma é porque, como eu disse, esse é o tipo de livro que fala mais sobre quem o lê que sobre qualquer outro assunto.
Cíntia T. 18/10/2020minha estante
Acho que preciso ler de novo.

Mada 19/10/2020minha estante
Não sei qual foi tua impressão de leitura, não é um livro que eu recomendaria a todo mundo pela temática. É um grande livro, vai te revirar em busca de que tu mesma crie a tua opinião e reflexão, de que tu faça dele a leitura que puder (em nível de estrutura psicológica e ética). Pra mim, o Nabokov criou aqui um experimento artístico social de uma profundidade filosófica e beleza estética elevadíssimas. Mas, como eu disse, não recomendaria a todo mundo por conta da temática. Acredito que seja necessário algum distanciamento afetivo para prosseguir a leitura até o fim.

Yara86 05/06/2023

Olha...
É preciso muito atenção e interpretação pra entender esse livro. Sem isso, é fácil se deixar manipular pelo narrador ou achar que o autor é maluco por escrever um livro desse. Mas no fim, infelizmente, é um livro real, palpável, não é difícil achar casos como esse na vida real.

Yasmin1476 17/07/2023

Não merecia nem uma estrela mas fiquei com dó
Talvez eu não seja a melhor pessoa para falar sobre esse livro porque tudo o que senti foi desconforto. A linguagem rebuscada, os floreios, devaneios e detalhadas descrições nem foram o problema apesar de ter vários momentos onde precisei voltar por não ter entendido nada. Já sabia que era um tema complicado porém o jeito ao qual o personagem se referia as crianças e as descrevia me dava desespero. Não consegui sentir apego por nenhum personagem e nos 70% em diante eu só queria acabar logo e fiz uma leitura dinâmica a ponto de pular capítulos inteiros. Fiquei feliz por ter terminado mas muito decepcionada pois era um livro que queria muito ler por ter ouvido falar tão bem.

Gabriel Rodrigues 29/11/2020

Desafiador
Até o momento em que estou escrevendo essa resenha não sei dizer se gostei ou não desse livro (e para falar a verdade acho que não vou saber nem depois dela pronta ?), eu já tinha tido contato com a história de Lolita através do filme de 1962 do Kubrick a alguns anos atrás, mas mesmo a obra cinematográfica fez uns ?ajustes? digamos assim para ser digerida de forma mais fácil visualmente, já no livro que conta a história de um homem mais velho que se vê atraído por meninas, tudo é detalhadamente escrito e poetizado em detalhes sórdidos pelos olhos do predador, acredito que o que torna Lolita um livro único é realmente a sua escrita que mesmo tratando de temas polêmicos faz uso de uma linguagem poética e rebuscada, um ponto interessante é que o fato de nós vivermos em uma sociedade construída por alicerces machistas e falsas regras morais unilaterais faz com que a obra seja cada vez mais atemporal e necessária, é de longe um dos livros mais incômodos que eu já li, mas me fez refletir bastante sobre as formas que pais escolhem de como lidar com os filhos.
mat 29/11/2020minha estante
Adorei

Gabriel Rodrigues 29/11/2020minha estante
Obrigado Mat ?

Vitoria 26/04/2022

Difícil de descrever
Acho muito difícil escrever o que achei desse livro, porque ao mesmo tempo que achei a escrita genial e envolvente, trata de um tópico nojento e perturbador.

Foi bizarro acompanhar a mente Humpert Humpert, com todas as analogias, metáforas e pensamentos completamente absurdos. A escrita de Vladimir Nabokov consegue ser intrigante e confusa ao mesmo tempo q te fornecer todos os elementos necessários pra entrar na história.

No entanto, não podemos deixar de ressaltar o absurdo que é a história. ?Lolita? não é um livro de amor !!!!!!!! E por mais que em alguns momentos eu entenda porque alguns leitores se solidarizam (eu não) com Humpert Humpert não se pode deixar de refletir sobre o crime que ocorre nessa obra.

Recomendo muito a leitura pra quem tem estômago e antes de ler cheguem os gatilhos !!!! Não acho que seja um livro pra ler de uma vez so, recomendaria ir lendo aos poucos e refletindo sobre as partes com calma.