Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

yas 15/04/2021

Prosa incrivelmente bela, um narrador psicótico autoconsciente que não se desculpa e, ao mesmo tempo, fica enojado com seu crime... tantos temas neste livro, tanta simetria.

Humbert Humbert sabe que é brilhante e insanamente obcecado por garotas pré-púberes. O assunto é, claro, extremamente tabu, mas o dom de Nabakov de entrar na cabeça de HH e nos mostrar o quão sombrio e distorcido é seu racional, assim como o dano evidente que causa a Lolita serve para condenar o aspecto de usar o intelectual e poder físico, bem como uma forma de subjugar uma jovem vítima à predação. O fato de essa vítima, em particular, ter revelado sua força interior tanto na luta quanto na capitulação é o que a torna uma grande literatura.

Lolita é um romance de extraordinário poder e beleza no qual Nabokov nos desafia a ler além de nossa repulsa e medo e viver desconfortavelmente na mente de HH por 300 páginas lindamente escritas. Difícil de esquecer e impossível de ignorar, é a maior contribuição de Nabokov para a literatura mundial.

Duda Bañolas 14/10/2020

Sobre um livro intitulado Lolita
A primeira referência que me veio à cabeça quando comecei a ler este livro foi Dom Casmurro. Caro leitor desavisado, não se deixe manipular.

Humbert Humbert, doentio, porém extremamente sagaz, nos conta sua história em primeira pessoa, e aproveita em cada palavra a oportunidade para manipular o leitor. Logo de cara, confessa sua perversão e tenta se mostrar enojado por suas preferências e atitudes. Todavia, isso não passa de uma fachada para desarmar o leitor e tentar fazê-lo, em seguida, se compadecer do (autoproclamado) belo e elegante H.H.

É preciso ter muito cuidado com este narrador imparcial. Em sua versão da história, omite, mente e suaviza situações. Ele próprio nos conta como gostava de enganar médicos em suas prévias internações psiquiátricas. Por que, então, confiar neste matreiro pervertido?

A história está nas entrelinhas. Para alguns, o livro pode parecer maçante em sua escrita. Ao meu ver, isso acontece quando não se presta atenção nas palavras escolhidas por H.H. O texto é desenvolvido tão rebuscadamente, com tantas informações implícitas, que se torna (ao menos para mim) uma leitura difícil, que demanda atenção e cuidado.

Ao decorrer da história, ele se prende a descrever suas obsessões e pouco nos conta acerca do que se passa na cabeça de Lolita. Afinal, não foi ela quem tentou o seduzir? Isso é o que nos conta ele. Contudo, de forma sutil nos revela outra verdade ao relatar uma briga entre os dois: “Disse que eu tentara violá-la várias vezes quando ainda era pensionista na casa da sua mãe. Disse que tinha certeza de que eu assassinara a mãe dela”.

Em uma sociedade que duvida das vítimas de abuso, principalmente quando o acusado é tão bem-apessoada quanto nosso narrador, não seria prudente desconfiarmos de tudo o que nos conta ele?

Que livro brilhante! Diz Nabokov que “Para mim, uma obra de ficção só existe na medida em que me proporciona o que chamarei sem rodeios de prazer estético [...]. Não existem muitos livros assim”. De fato... tece um texto cujo principal objetivo - não como um destino, senão como um percurso - é a liberdade da arte. “Os professores de literatura tendem a formular questões como ‘Qual é o objetivo do leitor?’ ou, pior ainda, ‘O que esse sujeito está tentando dizer?’ Sou por acaso o tipo de autor que, quando começa a escrever um livro, tem como única finalidade livrar-se desse livro [...]?”.
Pedro 14/10/2020minha estante
Estou lendo atualmente e tive as mesmas impressões!! ótima resenha

Milena 24/01/2023

Lolita
Lolita é um livro cruel sobre a crueldade. Não há pessoas boas e Dolores Haze foi uma vítima de um pervertido maníaco.
Humbert era pirado, sádico, manipulador e terrível. Tudo isso faz a obra ser incrível a sua maneira, é feio e te faz pensar, caso você não pense pode ser convencido pela narrativa de um pedófilo.

Fer 03/10/2021

Uma escrita maravilhosa para um tema enfadonho
Que livro! É impressionante como Nabokov consegue narrar com perfeição uma história tão horrível, tão nojenta e tão revoltante. A escrita flui, os capítulos são curtos e a gente se envolve no roteiro (com muita raiva, sim!).
As últimas páginas são do próprio Nabokov falando sobre o livro, o que é ótimo para tirar aquela ideia absurda de que ele apoiava, em qualquer nível, o que o livro nos apresenta. É como ele diz: Lolita nao é uma obra libidinosa e muito menos uma obra com fins didáticos. É uma arte, que nos choca e ao mesmo tempo nos dá vontade de aplaudir seu talento.
Um dos melhores livros lidos do ano!

ariadne90210 29/10/2021

Sempre tive curiosidade em relação a esse livro, por isso decidi ler, já tinha alguns spoilers sobre a história e achei que seria uma leitura razoável, mas se tornou algo angustiante de ser lido e em determinados momentos intragável. Concluí a leitura, mas sigo ansiosamente aguardando o esquecimento de toda a angústia sentida diante dessa leitura.

Bruna 26/01/2021

Não consegui terminar, apesar de ser um tema importantíssimo como pedófilia, o autor escreve tão bem que faz você entrar na mente dos personagens, e esse sem dúvidas não é um local confortável para estar, e por se tratar de um tema real e cotidiano fica ainda mais difícil.
Bruna 26/01/2021minha estante
A escrita do autor é excelente! Não é vulgar, ele consegue descrever os fatos com muita sutileza, entendo o motivo de tantas pessoas darem 5 estrelas para esse livro, sem dúvidas é uma obra muito bem escrita e de sentimentos conflituosos

Camila1856 20/09/2020

Tema pesado com uma brilhante escrita
Humbert Humbert é um professor de literatura de 37 anos que é absolutamente obcecado por fazer sexo com crianças. Um pedófilo.
Dito isto, não restam dúvidas que Dolores Haze, Lolita, uma criança que tem apenas 12 anos e acabou de ficar orfã, é a vítima da narrativa. Principalmente porque a história é contada em primeira pessoa, portanto, o narrador não é nada confiável, uma vez que temos apenas o seu de ponto de vista e nunca o de Lolita.
O autor é tão genial que consegue em alguns momentos retratar essa história asqueroza de uma forma muito poética.

Kamilly.Melo 23/12/2021

Nunca conhecemos de verdade que tá ao nosso lado
Lolita nos trás a história de Hubert Humbert, um professor de universidade que é obcecado por Dolores Haze de apenas 12 anos, que se envolve sexualmente após tornar-se padrasto da garota.

É uma leitura pra quem é acostumando a ler temas pesados. Em si é um livro muito bom tanto na escrita como a história, mas não é romance, é um livro que relata os abusos de um homem adulto á uma menina dentro de sua própria casa, e vale lembrar que o livro está em um único ponto de vista, o do abusador, ou seja, um ponto de vista não confiável!!!!

Se quiser ler esse livro lembre-se que aborda um tema pesado que é abuso.
Francisco240 26/12/2021minha estante
Muito bom ???

djoni moraes 09/01/2021

Genialidade polêmica!
A minha segunda leitura de Lolita me deixou ainda mais embasbacado (positivamente) pela genialidade narrativa de Nabokov. Este livro é, sem dúvida alguma, uma obra magnânima, que deve ser citada toda vez que o assunto da roda seja "narrador em primeira pessoa", pois Humbert Humbert, um criminoso e atroz pedófilo, tenta convencer-nos de forma bastante poética sobre sua inocência.
Vão ler Lolita!

Vitoria 26/04/2022

Difícil de descrever
Acho muito difícil escrever o que achei desse livro, porque ao mesmo tempo que achei a escrita genial e envolvente, trata de um tópico nojento e perturbador.

Foi bizarro acompanhar a mente Humpert Humpert, com todas as analogias, metáforas e pensamentos completamente absurdos. A escrita de Vladimir Nabokov consegue ser intrigante e confusa ao mesmo tempo q te fornecer todos os elementos necessários pra entrar na história.

No entanto, não podemos deixar de ressaltar o absurdo que é a história. ?Lolita? não é um livro de amor !!!!!!!! E por mais que em alguns momentos eu entenda porque alguns leitores se solidarizam (eu não) com Humpert Humpert não se pode deixar de refletir sobre o crime que ocorre nessa obra.

Recomendo muito a leitura pra quem tem estômago e antes de ler cheguem os gatilhos !!!! Não acho que seja um livro pra ler de uma vez so, recomendaria ir lendo aos poucos e refletindo sobre as partes com calma.

Angelucia.Souza 21/07/2021

Lolita
Estômago, é isso que você tem que ter para ler esse livro.
Admito que mesmo tendo um um número reduzido de páginas demorei para poder finalizar o livro, teve momentos da leitura que eu tive que parar, respirar e beber uma água.
O livro retrata o que tem de pior no ser humano é um livro ótimo tema muito delicado mas que precisa ser lido, infelizmente não é um livro que eu indicaria para qualquer pessoa.

Yasmin1476 17/07/2023

Não merecia nem uma estrela mas fiquei com dó
Talvez eu não seja a melhor pessoa para falar sobre esse livro porque tudo o que senti foi desconforto. A linguagem rebuscada, os floreios, devaneios e detalhadas descrições nem foram o problema apesar de ter vários momentos onde precisei voltar por não ter entendido nada. Já sabia que era um tema complicado porém o jeito ao qual o personagem se referia as crianças e as descrevia me dava desespero. Não consegui sentir apego por nenhum personagem e nos 70% em diante eu só queria acabar logo e fiz uma leitura dinâmica a ponto de pular capítulos inteiros. Fiquei feliz por ter terminado mas muito decepcionada pois era um livro que queria muito ler por ter ouvido falar tão bem.

Reginaldo Pereira 14/09/2023

Uma bela história; um baita livro!
Lolita. Este é o título do livro. A primeira palavra da história. A última palavra, que encerra o drama. E praticamente TUDO na vida do protagonista. Mas, nem de longe, é o que mais importa nesta grandiosa obra!

Não preciso escrever nesta resenha do que se trata este livro, pois de maneira geral, a polêmica ao seu redor já fez esse papel. Por isso acho que a obra merece mais do que um curto comentário ou resumo, merece algo do tipo: esqueça os preconceitos, esqueça os dogmas que a sociedade nos impõe, deixe de lado supostos valores intocáveis, esforce-se para abrir seus pensamentos! Faça isso, e a obra de Nabokov vai se revelar como algo incrível, tocante, inesquecível, tudo, TUDO o que esperamos de um grande livro.

Nabokov consegue, como poucos, adentrar a fundo na alma de seus personagens, e faz isso com seu protagonista Humbert Humbert de maneira a desvendar todos os seus sentimentos (amor, desejo, obsessão, revolta, loucura), ao mesmo tempo em que desperta outros vários sentimentos em nós mesmos em cada capítulo encerrado. E aliado a isso, a escrita que ?dialoga? com o leitor, torna o saborear das páginas ainda mais irresistível!

Este foi meu segundo Nabokov (antes já me encantei com ?Ada ou ardor?, na minha opinião maior até que ?Lolita?) e quanto mais tenho contato com ele, mais o admiro. Sua escrita é inteligente, delicada, e ao mesmo tempo dura e tocante. E justamente por essa razão, quero terminar esse breve comentário da mesma forma que o fiz com ?Ada?: obrigado, Nabokov! De novo, muito obrigado!!!!
Ju 15/09/2023minha estante
Adoro suas resenhas, sempre me dá uma vontade absurda de ler o livro! Engraçado que ontem eu estava conversando com uma amiga sobre ele mesmo, e agora, quero ainda mais começar essa leitura. Muito bom ??

Reginaldo Pereira 15/09/2023minha estante
Jú, obrigado!!!
Você vai se encantar por Nabokov!!!!