Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Carla 28/07/2022

A fragilidade da vida humana
Apesar do preconceito inicial devido ao tema repulsivo e perturbador, que definitivamente não me cativou, no entanto o estilo floreado e a prosa poética enriquece o texto e torna a leitura única, fazendo-me ficar hipnotizada.
Consegui concluir a leitura pelo facto de não utilizar uma linguagem obscena, diria até que é elegante,refinada a redação.
A leitura suscitou-me sentimentos controversos, tornando-se, em alguns momentos, insuportável, mas, simultaneamente, irresistível pelo talento narrativo de Nabokov.
Sem dúvida, um clássico que merece ser lido, por muito desafiante que seja, pois apesar de polémico , obriga-nos a sair da zona de conforto, logo enriquece-nos.

Jessica891 02/10/2020

Uau...
Essa leitura foi um desafio, uma quebra de preconceito com o autor e o livro. Foi minha primeira leitura pesada do ano, não foi fácil entrar nos pensamentos desse maníaco, jamais verei nessa historia algo romântico, e tenho um enorme desprezo tanto pelo Humberto quanto pela mãe de Dolores, porque para mim, ela também era uma abusadora. Me sinto triste em saber que há muitas Dolores Haze's por aí, buscando um escape dessa vida de abuso.

RaquelTerezani 07/10/2020

Chocante e intrigante
Sim, comecei a ler ciente que se tratava de uma história do ponto de vista de um pedófilo.

Pra quem só sabe da "fama" desta história: trata-se do relato de um homem de 37 anos obcecado por uma garota de 12. Por ser primeira pessoa é um daqueles livros de "narrador não confiável". E, ao contrário do que algum sem noção possa achar, não, ela não tem culpa de nada e nem mesmo o narrador tenta convencer o leitor disso.

Isso posto, o que posso dizer sobre o livro é que, tirando certas partes repetitivas e arrastadas (há uma prosa poética porém ainda assim é cansativo), essa história é muito bem escrita.
Mesmo sem descrever uma única cena de sexo sequer, ele consegue nos enojar, chocar, revoltar e tudo mais de ruim que possamos pensar sobre um cara desses. Ele está lá, contanto qualquer coisa e, de repente, em uma frase sobre Dolores é como se tivermos levado um tapa na cara.
Interessantissimo aos amantes da leitura, ótimo para quem estuda escrita e recomendável apenas para quem tem estômago.

miguel 04/08/2022

eita
ate q enfim acabei.... livrinho dificil viu (de assunto) e o fato de nao ter nota de rodapé pras 83849494949 frases em frances q o H. H. solta me atrapalhou um pouco....
enfim é muito interessante de qqlqr forma e o nabokov escreve mt bem definitivamente vou reler

Max 10/08/2022

Cínico, mas... sedutor!
Não vou fazer juízo de valor sobre o tema, um homem de meia idade seduzindo uma menina de 12 anos, mas claro, que dependendo do leitor alguns gatilhos emocionais podem ser acionados, principalmente uma adolescente ou uma mulher tão sujeita aos assédios costumeiros, mas o fato é que o livro é original e bem escrito, com todo o cinismo a personagem vai nos seduzindo e pormenorizando seus pecados e suas fraquezas, deixando marcas em quem lê. Recomendo!

Ana Helena 26/10/2020

Achei uma leitura difícil, arrastada, muitas vezes extremamente monótona, porém com uma escrita bastante poética. Um livro que tenta a todo momento te persuadir a gostar do vilão, mas é difícil, o crime está escancarado, Humbert Humbert sabe que é culpado e em momento algum diz o contrário.

Luh 18/10/2021

Mistura de sentimentos
Muitas palavras antônimas podem ser utIlizadas para descrever este livro: poético, desagradável, surpreendente, fútil, maravilhoso, angustiante.... Eu sinceramente, quase desisti no início da leitura, e após a leitura do posfácio de autoria do próprio Nabokov, confirmei que esse é uma sensação geral dos leitores de Lolita. Apesar da temática extremamente desagradável e da mente doentia do narrador, a leitura é altamente recomendável pois cumpre com a própria percepção do autor, qual seja:

"Para mim, uma obra de ficção só existe na medida em que me proporciona o que chamam sem rodeios de prazer estético, isto é, a sensação de que de algum modo, em algum lugar, está conectada a outros estados da existência em que a arte (a curiosidade, a gentileza, a êxtase) é a norma.

Portanto, concluo aqui que se há interesse por livros que proporcionem essa imersão de sentimentos, Lolita é definitivamente a escolha certa.

ViviGreg. 24/06/2020

Tem um conteúdo bem pesado, chega a assustar de vez em quando. Porém a escrita é maravilhosa, mesmo sendo um pouquinho difícil de ler.

nalannes 28/06/2020

- Acontece que sou um desses autores que, ao iniciar um livro, não tem outro propósito senão o de livrar-se dele o mais rápido possível - Vladimir Nabokov

A descrição de Vladimir Nabokov sobre sua relação com a escrita relata exatamente como me senti como leitora de Lolita.

Devorei o livro em poucos dias porque não via a hora desse incomodo meu - e principalmente de Lolita - acabar.

O desconforto que o tema gera é inevitável, principalmente na primeira parte do livro. Nela, Humbert Humbert tem pouquíssimo filtro para detalhar seus sentimentos pedófilos, seus planos cruéis e sua completa falta de empatia a qualquer outra coisa ou pessoa que não sua obsessão fantasiada de amor.

Em contraste a esse incômodo por seus pensamentos e ações, o narrador amacia a história com sua comunicação direta ao leitor, seu júri. Ele debocha do american way of life, analisa sua própria condição com teorias psicológicas, é irônico, extremamente detalhista e impede que você pense em desistir de toda história.

Isa 25/05/2021

angustiante e atemporal
A escrita do autor é extremamente fascinante, e a história em si do livro é asquerosa. Cumpre com o seu papel da forma mais plena possível, fazendo com que o leitor entenda (ou pelo menos pense que está entendendo) a mente de um pedófilo. Enfim, uma obra muito rica. Não consigo nem expressar o que significou para mim, só lendo para entender.

Lucas 07/03/2015

Cansativo demais
a historia não é ruim, mas o modo como o autor conta é muito cansativa, descrever cada sentimento, cada coisa q o cara observa. metade do livro pra mim foi irrelevante. Dave pra ter escrito com metade das paginas e a historia fluiria muito bem.

Richard O. Silva 10/12/2020

Polêmico
Dificil dizer que sentimentos o livro extrai sobre um tema tão polêmico e repugnante, vou ter que le-lo novamente em futuro próximo para ter uma opinião melhor definida.

Anne C. Souza 15/07/2020

Essa não é uma história de Amor!
Demorei bastante pra resenhar esse livro, pois ele não foi fácil de digerir...
Ao mesmo tempo que apresenta uma excelente escrita do autor, a história em si é incômoda e me deixou desconfortável. Senti uma angústia ao finalizar a leitura, imaginando como seria essa história contada pela Dolores, com os sentimentos dela...

A história de um pedófilo, contada por ele mesmo. Nada confiável, não é mesmo?

Andréia 14/12/2020

Leitura difícil...
Difícil de digerir, exaustiva e monótona
O monólogo de Humbert é tão sincera e crua que causa no leitor desconforto do início ao fim da leitura, por mais que ele tente persuadir o leitor a compreende-lo por tais atos você jamais consegue concordar com ele ou sentir empatia, talvez esta tenha sido a intenção do Nabokov de causar repulsa a cada linha.

Minha experiência com Lolita não foi das melhores, mas como um clássico consagrado precisamos de leituras que falem abertamente sobre a pedofilia e estupro de menores
Para que não transformemos assuntos tão urgentes em tabu.