A Última Batalha

A Última Batalha C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Última Batalha

M. Lima 18/02/2024

As Crônicas de Nárnia: A última batalha - C. S. Lewis
E finalmente chega-se à última crônica lançada desse universo, os acontecimentos dão-se cerca de 200 anos após os eventos de ?a cadeira de prata? e nesta época o rei de Nárnia chama-se Tiriam que é descendente do rei Caspian X.
Após muito tempo sem o aparecimento de Aslan em Nárnia, surge então um falso leão e um falso ?profeta?, que criam uma confusão sem precedentes na crença dos narnianos e divide opiniões, principalmente entre o rei e alguns súditos e toda população.
Vê-se então necessária a ajuda de todos que amam Nárnia (dentre as quais, as crianças que já se aventuraram nas crônicas anteriores) e o verdadeiro Aslan, portanto têm-se um cenário apocalíptico em que a fé de todos é posta à prova diante de inimigos já conhecidos e aliados que trocaram de lado após sua apostasia da fé.
Seguindo-se para o desfecho pode-se esperar muita emoção, mistério e como sempre, magia. Adianto que, entrementes, uma terrível tragédia ocorre na terra das sombras(nome pelo qual Lewis chama o mundo terreno) que impactará diretamente nos eventos de Nárnia e o clímax e, de todo, envolvente e emocionante. ?A Última Batalha? de C. S. Lewis é épico, é um final perfeito de uma saga literária, e além disso é ensinador, pois, orienta a cada leitor sobre lições simples que há tempos têm sido esquecidas e necessita de um alerta.

.geo. 14/02/2024

Choque
AMEI, AMEI, AMEI.
Terminou de uma maneira incrível e surpreendente, sério, LEIAM. .

Heittor_batista 14/02/2024

Narnia - A Ultima Batalha.
Sem sombras de duvidas ele fecha a saga com um final esplendido, mas não é indicado para quem não gosta de tramas fantasiosas.
No inicio não foi algo que prendeu, diferente do anterior (O Sobrinho do mago), mas em compensação do meio da trama para frente deixou um gostinho de "quero mais. O final, novamente, é simplesmente esplendido, encerra a saga com muita maestria e fechando vários parênteses abertos, muitas interrogações feitas, além de trazer varias lições principalmente religiosas, o que já é de ciência que as entrelinhas da saga deixa.
Por fim, a saga em si deixa um pensamento de "deveria ter lido antes" e "quero mais".

Svetlana Kalinka 12/02/2024

"Adeus Ás Terras de Sombras"
É um fim épico e triste ao mesmo tempo, saber que os irmãos Pevensie tiveram que morrer para conseguir ver a verdadeira Nárnia me deixa cabisbaixa, queria mais deles no livro. Em fim não tenho muito o que falar, amo a saga apesar de ter suas ressalvas sobre algumas falas e representações, tirando o fato religioso que não me agrada muito e a intolerância referente a algumas religiões.

biancavnery 10/02/2024

Todos encontram o que realmente procuram
A última batalha do último rei de Nárnia, foi triste ter me despedido das Crônicas de Nárnia mas o último livro foi um dos melhores da série.

carolvieira 02/02/2024

" Então a Lua apareceu, numa posição completamente errada, bem pertinho do Sol; e ela também estava vermelha. E, assim que ela surgiu, o Sol começou a lançar-lhe umas chamas enormes, como se fossem serpentinas de fogo carmesim; parecia um polvo tentando puxá-la para perto de si com seus tentáculos. E talvez tenha sido isso mesmo o que aconteceu, pois a Lua se aproximou dele, a princípio devagar, depois mais rápido e cada vez mais depressa, até que afinal as compridas chamas a envolveram totalmente e os dois se fundiram, transformando-se numa bola de fogo colossal. E daquela enorme brasa ardente começaram a pingar pedaços de fogo, que caíam no oceano levantando nuvens de vapor. Então Aslam disse:
- Que agora haja um fim! "

Xandy 26/01/2024

Uma longa jornada e um belo final
E com isso encerro minha jornada lendo As Crônicas de Nárnia. Ao longo destas 7 histórias uma grande e bela história foi contada.

Com o último livro nos deparamos com um falso deus e as repercussões que isso têm em Nárnia. Foi interessante ver a facilidade com que a maioria dos habitantes acreditou no falso Aslam e isso diz muito sobre a humanidade. Sentei falta desse mundo criado por C.S. Lewis.

Manassés Vieira 25/01/2024

O Grande final da saga
Com um impostor se passando por Aslam e escravizando os narnianos em prol dos interesses calormanos, Nárnia se aproxima do fim. Tudo parece ter uma esperança de mudança quando, desesperado pela verdade, o rei Tirian implora ao verdadeiro Aslam por ajuda, fazendo com que Jill e Eustáquio retornem para uma última batalha.

Acompanhar Nárnia ao longo dos anos foi uma experiência interessante. Conheci a saga através dos filmes, dos quais eu gostei muito durante a minha infância. Eram fantasias incríveis que me deixavam fascinado. Com o passar do tempo, conheci os livros e tive minha primeira decepção com a saga.
Com uma escrita um tanto quanto pobre, percebi que os filmes de Nárnia que eu havia assistido eram bem mais empolgantes que os livros. Porém, alguns livros que ainda não haviam sido adaptados eram bem interessantes, mas até certo ponto. A escrita ainda precisava de algo a mais para que a história se tornasse boa ou interessante, o que me fez ir largando os livros com o avançar da história.
Quando retornei ao universo do leão, um pouco mais velho, percebi algo que ainda não tinha percebido na primeira tentativa de leitura que realizei quando mais novo: a famigerada moral cristã por trás dos livros. Essa moral cristã me incomodou durante toda a leitura após ter percebido ela (e pude até mesmo sacar a moral dos livros que já havia lido quando mais novo), pois diversos diálogos parecem mais um sermão do que uma conversa entre as personagens.
Nesse último livro, o autor faz um paralelo com os falsos profetas citados na bíblia, ou até mesmo com o próprio anticristo. O que mais gostei, é que consegui fazer uma ponte, através dos acontecimentos do livro, com a forma como a religião serve para manipular massas de manobra, isso fica MUITO claro ao longo da narrativa, a forma como pessoas mal intencionadas utilizam do nome de um deus para enganar os mais religosos.
Achei preocupante alguns acontecimentos do livro, como eles se disfarçando de calormanos para não serem reconhecidos - o que pra mim soou bastante como blackface e que me preocupou bastante a forma como isso será adaptado nos filmes da netflix (o que me deixa mais tranquilo é saber que a Greta está na produção e provavelmente vai tirar essas coisas tortas).
Gostei bastante do deus Tash, achei muito interessante sua aparencia e sua construção como vilão e via muito potêncial, que infelizmente foi desperdiçado. Apareceu em poucas páginas, fez poucas coisas e, no fim, não houve sequer uma grande batalha contra a personificação do mal - o que deixa a brecha para entendermos que o enquanto houver o bem, o mal também existirá para manter o equilíbrio.
Adorei rever alguns personagens dos livros passados, mas não gostei do destino de uma personagem em específico. Entendi o paralelo que o autor fez com a cena final, mas acredito que essa ideia já ficou batida nos dias de hoje... Mas não foi de um todo ruim, não.
Enfim, creio que cada um deve tirar suas próprias conclusões e criar sua própria experiência com o livro. A parte fantasiosa é muito interessante, o que me fez não detestar todos os livros, pois adorei ver a mente brilhante do autor, mas acredito que a leitura dos livros de Nárnia passam longe de uma leitura de fantasia épica. Para quem não se importar com a moral cristã por trás das histórias, provavelmente vai gostar da saga.

Gian 22/01/2024

O Fim
Só tenho uma coisa a dizer sobre este livro e sobre o final dele: UAU!
Não esperava o desenrolar desse final (apesar de saber como era), mas me surpreendi....
Ansioso ainda mais para ver a verdadeira Nárnia!

Erisney 17/01/2024

Vou demorar a processar esse turbilhão de magnitude!
Ai, gente, nem sei o que escrever... ainda tô arrebatado pelo livro. O que foi isso que eu acabei de ler? O QUE FOI ISSOOOO? Esse livro, e os outros, vão me acompanhar na vida agora.