Guerra Mundial Z

Guerra Mundial Z Max Brooks

Resenhas - Guerra Mundial Z

Alessandro 06/12/2013

O livro definitivo sobre zumbis
Esse não é apenas mais um livro de zumbis. Na verdade esse é "o livro" desse tema que virou uma febre depois da série The Walking Dead e de filmes como Resident Evil. Acredito que esse livro está para os zumbis assim como Drácula de Bran Stocker está para os vampiros!
O livro ganhou projeção após o recente filme com o Brad Pitt no papel principal, que foi bem recebido no cinema.
Guerra Mundial Z é escrito como uma coletânea de relatos dos sobreviventes. Cada capítulo é uma história independente com sobreviventes de vários países, como EUA, China, Rússia, Japão, Africa do Sul, entre outros... Gostei especialmente da história do brasileiro traficante de órgãos, do sul africano morador de uma favela, dos japoneses nerd e do velho cego sobrevivente de Hiroshima, do médico chinês que teve um dos primeiros contatos com infectados bem no início da epidemia (o livro sugere que teve início no interior da china, como sempre), e de um tripulante de um submarino nuclear chinês desertor. Algumas histórias são tão interessantes que mereceriam muito mais que um capítulo, como a da piloto de transporte de recursos da resistência que caiu no meio de uma zona infectada e tem que sobreviver até a chegada de um resgate, contando apenas com a misteriosa ajuda de uma patrulheira através do rádio. Os primeiros capítulos mostram a luta desesperada pela sobrevivência, os capítulos intermediários mostram como foi feita a guerra para eliminar os infectados e os capítulos finais como os sobreviventes vão fazer para seguir suas vidas após o holocausto zumbi. Relatos de civis e militares, pessoas que tinham vidas normais mas que tiveram que se adaptar para sobreviver. Recomendo esse livro não apenas para fãs do gênero, mas até para quem não gosta muito de ficção, vocês vão se surpreender com a qualidade das histórias!

Borges 23/12/2013

Genial!
Max Brooks fez um trabalho genial ao escrever Guerra Mundial Z. É muito provável que aqueles que se interessam pelo livro tenham assistido o filme estrelado por Brad Pitt, bem como muitos daqueles que se afastam dele também o fazem pelo mesmo motivo. Contudo, é importante ressaltar algo muito importante quanto a este fato: o único ponto comum entre as duas obras (filme e livro) é a escala global dos acontecimentos. Quem assistiu ao filme, pode ler o livro tranquilamente: protagonista, desfecho e o próprio desenrolar da história acontecem de uma maneira completamente diferente do filme.

Dito isto, vamos ao livro.

Guerra Mundial Z é uma séria de relatos dos sobreviventes da Guerra contra os Zumbis, documentados em forma de entrevista. O mais impressionante é a forma como os relatos se ligam todos ao cenário global, são coesos e coerentes e, principalmente, detalhistas. Fiquei muito satisfeito em ver que o autor cuidou de relatar a história do ponto de vista de personagens diversas: sacerdotes, astronautas em órbita, militares, civis, idosos e mergulhadores.

Particularmente, não considero este um livro de terror, mas sim um de catástrofes. Então, não recomendo ler o livro esperando sentir aquele frio na base da espinha.

Ezequias 04/03/2014

É necessário ser dito o mais evidente antes de eu falar sobre este livro: esqueça o filme. A película do esposo da Lara Croft não tem absolutamente nada com este excelente livro.

Sim, é um livro sobre uma guerra mundial, um holocausto causado por zumbis, deveras um tema já bem batido em muitas mídias, e outros livros do próprio Max Brooks.

Este livro, contudo, é bem diferente. Não acompanhamos um grande cientista que acha uma cura, ou as aventuras de um grupo de sobreviventes que acabaram encurralados num shopping center (e morreram todos no final) ou algo do gênero, também não é um guia engraçadinho.

Aqui vamos acompanhar a história de como a humanidade conseguiu vencer a Guerra Z, e isso não é um spoiler: está na primeira página do livro!

Amanda 30/07/2015

Guerra Mundial Z: uma história oral da guerra dos zumbis, conta na forma de relatos como toda a guerra se desenrolou ao longo de dez anos, desde seu começo até o momento em que a humanidade consegue reconquistar o seu espaço no planeta. O livro é dividido em nove partes, sendo uma introdução e oito capítulos. Tudo é descrito de forma cronológica, assim o narrador sem nome (que não é bem um narrador, ele é apenas a pessoa que coletou as informações, fez entrevistas e compilou tudo em um único lugar) monta uma linha do tempo de como tudo começou, desde o paciente zero.

Os depoimentos contidos no livro passam por vários lugares do mundo; mostram como cada população reagiu ao surto do vírus zumbi, também conta as várias maneiras de infecção possíveis – contato direto e até por órgãos contaminados transplantados, além de mostrar como cada pessoa, a sua maneira, lidou com o caos: alguns lutaram e outros simplesmente desistiram. Mostrou planos de evacuação, estratégias de guerra e maneiras muitas vezes sórdidas de salvar pessoas (ou apenas aquelas que valiam a pena serem salvas).

No mais, o livro é bem interessante e dialoga com seus leitores de maneira fácil e sem rodeios. A forma de relatos traz veracidade a história (ainda que esteja se tratando de algo ficcional) e nos insere em um mundo pós-apocalíptico onde nada mais é como conhecemos. Tirando as partes que são mais cansativas, o livro é um ótimo divertimento e leitura obrigatória para todos aqueles que são amantes de histórias de zumbis!

site: https://enlatadosliterarios.wordpress.com/2015/07/27/guerra-mundial-z-max-brooks/

Sergio Henrique 05/09/2015

Para todo fã do gênero
Para quem gosta do gênero "zumbi", é leitura obrigatória. Uma coisa corajosa que não se vê muito nesse tipo de história apocalíptica é mostrar exatamente como a epidemia surge, se espalha, afeta o mundo, e como é o fim disso tudo.

Numa narração que é bem diferente, mas interessantíssima, pois temos pontos de vista, cenários e nacionalidades diferentes ali contando como aconteceu a epidemia em seus respectivos locais. Claro que há uma preferência pela descrição do que aconteceu nos EUA, mas é bem legal ver que até o Brasil esteve presente num capítulo!

Então, de forma bem escrita, o autor nos leva através dessa(s) história(s) contadas por meio de entrevistas de forma que prende bastante a leitura leva a querer conhecer o que irá acontecer "nos próximos episódios", seja pelo olhar do coitado que está passando perrengue, seja com o que está se aproveitando da situação. Vale a pena!

Pitti 14/01/2016

Livro Vs Filme
Guerra Mundial Z é um livro que me surpreendeu, devido ao fato de que eu assisti o filme antes de ler o livro. Me surpreendeu porque, todos devem concordar que é decepcionante quando o filme é totalmente diferente do livro.
Pois bem, o livro de Max Broonks é sim diferente do filme,mas é diferente de uma forma extraordinária. Eu não me decepcionei com o filme, eu me surpreendi com o modo como o autor escreveu o livro, pois ele nos deu informações que nos permitiu ter uma imaginação fértil , nos deu noção de como seria uma Guerra contra os Zs, de como cada pessoa reagiu a essa guerra, o que a ONU, a CIA e o Exército fizeram para controlar essa situação.
Mesmo o livro sento tão diferente do filme, eu não consegui me decepcionar com o filme, pois ao longo da leitura eu compreendi a forma como o diretor do filme captou as informações contidas no livro, de forma que as duas obras (tanto o filme quanto o livro) são magnificas.

Loco 13/02/2016

Narrativa interessante!
Peguei Guerra Mundial Z sem ter visto o filme, e confesso que não esperava a narrativa que o segue. O livro é escrito totalmente como uma série de relatos que contam os períodos da famigerada guerra contra o exército de mortos vivos. O ritmo do livro é bem interessante e o personagem principal (que coletou os relatos) quase não pontua nos diálogos, o que também é bem explicado e executado. No mais, gostei bastante do livro e indico a leitura. É bem tranquila e não fica com quebra de ritmos e "barriga".

Um grande abraço a todos!

Ana Carolina 26/08/2016

A melhor e mais real história sobre zumbis
Confesso que li este livro por causa do filme, achando que poderia encontrar mais detalhes sobre a "aventura" vivida por Brad Pitt no cinema.
Qual não foi minha surpresa ao ler uma das melhores histórias de zumbis que eu já vi! Acompanho o gênero a tempos, e tenho um acervo e conhecimento considerável sobre livros, filmes e séries sobre o assunto zumbis, mas Max Brooks leva o assunto a outro nível (ainda mais que é o maior conhecedor do assunto que já ouvi falar).
Com pouca, quase nenhuma, relação com a história do filme, Guerra Mundial Z é nada menos que a nossa sociedade, atual para a época em que foi escrito e até mesmo para os dias de hoje, sobrevivendo a um real ataque de um vírus letal e que tornava as pessoas comedoras ávidas de carne humana. O formato documentário do livro poderia tê-lo tornado algo maçante e fantasiado, mas a precisão e riqueza de detalhes na narração e nos depoimentos quase nos faz acreditar que tal evento ocorreu.
O que mais me impressionou neste livro foi o final, a resolução da guerra, o como nossa sociedade teve que se adaptar e lidar com algo nunca antes visto. É genial e, ao mesmo tempo, passível de ocorrer.
Guerra Mundial Z é um livro excelente, que deve ser obrigatório para todos os amantes do gênero zumbi de terror, mesmo que o livro não nos passe a sensação de terror de nenhuma maneira. Mas é uma história rica e maravilhosa em representar como lidaremos com este tipo de crise.
Essencial para sobrevivência!

Iris Figueiredo 24/10/2016

Uma história de zumbis narrada de forma diferente
“Guerra Mundial Z” é um livro sobre apocalipse zumbi um pouco diferente de outros sobre o assunto. Narrado através de depoimentos, como se fosse um compilado de entrevistas feitas por um historiador sobre o período da guerra contra os zumbis, ele proporciona uma visão geral da infestação.

Uma das coisas mais legais do livro é mostrar o que aconteceu com o mundo no início, durante e depois da pandemia. A história é narrada por personagens nos Estados Unidos, Canadá, Rússia, Brasil, Israel, China, Japão, África do Sul, Austrália, Coreia… ou seja, temos um vislumbre de como foi que diferentes países lidaram com a praga.

A cada relato somos jogados para uma história diferente, em uma situação diferente, aos poucos formando uma colcha de retalhos para termos uma ideia do panorama global. Gostei da abordagem por que ele reúne os relatos no pós-guerra, então nós temos uma visão da sociedade se reconstruindo, ainda que através de comentários breves. Isso é uma coisa que costumo sentir falta nos livros de zumbis – geralmente ficamos nos perguntando o que aconteceu em outros países, com as autoridades, como sobreviveram as pessoas nas áreas litorâneas ou em neve etc. Aqui nessa história ele mostra como alguns países usaram a soberania nacional enquanto outras nações se desintegraram.

Essa visão global foi o que mais me atraiu na história. Não é um romance tradicional, por isso não há um personagem específico para você acompanhar, embora algumas histórias se cruzem ou os narradores reapareçam em outra parte do livro. Eu gostei bastante de ler Guerra Mundial Z, mas sou meio “a louca dos zumbis”. Se você já viu o filme, esqueça – os dois são bem diferentes, o roteiro só aproveitou alguns conceitos trabalhados aqui.

Para quem curte zumbis, uma boa leitura.

site: http://irisfigueiredo.com.br

Bruno Venâncio 30/03/2018

Zumbis de verdade...
Obra incrível que vai a fundo para explicar como um vírus zumbi se espalharia pelo globo e quais seriam as consequência. O modo como o livro é estruturado, por relatos, e todas as consequências geopolíticas e econômicas de um apocalipse o tornam um reflexo de uma possível realidade futura...

Raphael 03/09/2018

O livro é bem diferente do filme, e tem vários relatos ao redor do mundo, inclusive no Brasil. E gostei da forma que colocaram, que os militares tiveram que mudar a forma de guerra pra derrotar os zumbis.

Joao.Paulo 15/07/2019

Erros de diagramação.
O livro é bom, a narrativa jornalística é ótima. O problema é que comecei a ficar cansado com a leitura devido a má diagramação, pelo menos na edição que peguei, e abandonei quase na metade.
Roni 19/08/2019minha estante
O que seria diagramacao?

Daya.Souza 30/01/2020

+ -
O livro até que é bom, mas é mais sobre relatos de pessoas que sobreviveram a tal guerra. De livro e filme, prefiro o filme.

Gilberto.Filho 10/05/2020

Mais ou meeeenos, mais ou menos.
Quem quer começar a ler o livro esperando se identificar com o filme, sugiro nem começar.

Apesar de alguns pontos de encontro entre o livro e a versão cinematográfica, ambos seguem linhas bem diferentes. A começar pela narrativa, que no livro, Max Brooks a redigiu de forma não linear.

A história se desenha na forma de diversos relatos de sobreviventes à Guerra Mundial Z, que foram entrevistados por um agente da ONU, o narrador da história. Essa falta de linearidade faz com que você não sinta afeto por nenhum personagem, distanciando o leitor do livro. Quando há a sensação de aproximação entre leitor e personagem, o capítulo termina e dá início a uma nova história totalmente deslocada da lida anteriormente.

Mas isso não o faz um livro ruim. Alguns contos narrados são muito bons e, talvez isso que dê a vontade de insistir na leitura. Além disso, se você está lendo esta resenha em 2020, verá muitas semelhanças com o que estamos passando atualmente, tanto em questões políticas, como ideológicas. Enfim, vale a leitura, mas não diria que é um livro memorável.