O Mistério da Casa Verde

O Mistério da Casa Verde Moacyr Scliar

Resenhas - O Mistério da Casa Verde

malu 29/07/2021

bom, mas o final...
o final do livro acaba com toda a emoção que tem durante o livro.
o final é sem graça.
poderia ser melhor na minha opinião.

Bela 10/07/2021

Bom vamos lá, para começar essa resenha eu vou usar para escola então espero que fique boa kkkkkk
Este livro fala da aventura de Artuzinho, que estava a procura de um lugar para ser um clube com seus amigos mas acha muito mais coisas do que isso. Nestas 79 páginas são repletas de aventuras e te prende do início ao fim. Sem contar que vc quer saber exatamente oq ocorre na casa verde!
Você provavelmente tbm vai se identificar muito com os personagens e as suas ações!
Este livro tem uma interligação com O alienista, um livro do Machado de Assis que fala basicamente sobre um alienista (médico especialista em doenças mentais). Não vou falar mais para não dá spoiler mas eu se fosse vc não perderia nem mais um minuto para ler essa obra.

Sebo Gato Bibliotecário 29/06/2021

Xereta
A primeira vez que li esse livro, eu estava na oitava série, com uns 14/15 anos. Guardei o livro comigo porque ele foi autografado pelo autor, que visitou a escola onde eu estudava. O autor Moacyr Scliar faleceu em 2011. Foi bom reler um livro da minha infância, não lembrava o final da história e não conhecia o livro "O alienista". O autor faz um paralelo com o livro de Machado de Assis, que eu li alguns anos depois com 20/21 anos. Me identifiquei com o personagem Arturzinho, o xereta, pois também gosto de explorar as coisas. Em frente de onde eu moro, tem uma casa antiga e abandonada, sempre tenho curiosidade de entrar na casa, assim como a história.

Helaina 29/06/2021

Tendo o conto O Alienista, de Machado de Assis, como pano de fundo, esse livro narra a aventura de 4 amigos em um manicômio abandonado, a Casa Verde.
Esse é um livro infanto-juvenil e o que me fez querer ler é o fato de eu gostar do conto O Alienista. Achei interessante a ideia de colocar o grupo de amigos para conhecer a história do conto e viver uma verdadeira aventura.

A história é muito boa, flui rapidamente e não falta mistério. A única coisa que me incomodou foi o fato dos amigos terem 16 anos e se comportarem como garotos de 10 (sei que o senso comum diz que os meninos demoram pra amadurecer, mas nem tanto, né?). Eu não senti que eram adolescentes quase adultos por causa do excesso de clichês de comportamento e bullying entre eles. Uma brincadeira ou outra é normal entre os mais velhos, mas o comportamento que eu vi era infantil demais. Os estereótipos também me cansam um pouco e a turma tem todos eles bem definidos: um popular, um gordo, um valentão e um nerd.

“Arturzinho, cara popular, tinha uma turma, razoavelmente grande, de rapazes e moças que gostavam de ouvir rock a todo o volume, gostavam de dançar, gostavam de tocar instrumentos musicais.”

“Pedro, conhecido como Pedro Bola, um gordinho risonho quase tão agitado quanto Artur; André Catavento, alto, boa-pinta, igualmente safado; e Leo, o intelectual da turma, rapaz de óculos, ar melancólico, que andava sempre com um livro sob o braço.”

Tirando esse detalhe, adorei a aventura e o final que a trama teve foi totalmente inesperado e me agradou bastante. O texto é escrito em 3ª pessoa e flui bem rápido. Terminando de ler esse livro fiquei com vontade de reler o conto: O Alienista. Espero que quem ler, desperte também essa vontade, pois vale muito à pena ler!

"A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia e só insânia.”

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2015/05/resenha-o-misterio-da-casa-verde.html

Luh - Wishing a Book 31/05/2021

??O mistério da Casa Verde

Autor: Moacyr Scliar
Editora: Ática

Foi publicado no ano de 2000, pela editora Ática, e diz sobre um grupo de amigos que resolvem transformar a Famosa Casa Verde , que é uma mansão abandonada, em um clube para se divertirem.
A Casa Verde era um famoso hospício situado na cidade de Itaguaí, mas é aí que o mistério começa, eles terão que descobrir através da leitura do ?Alienista?, o que acontece de tão bizarro naquele local.
Então Arthurzinho e seus amigos, correm em busca de desvendar este mistério, na pacata cidade em que vivem... . .

Livro infantojuvenil, nos leva a procurar saber sobre ?O Alienista? que foi um clássico da literatura, narrativa misteriosa, e embora rápida, nos deixa curiosos para desvendar os mais profundos segredos por ali.

#omisteriodacasaverde #editoraatica #moacyrscliar #misterio #casaverde #suspense #lersempre #lermais #leituradiaria #habitodeleitura #resenhando #wishingabook #universodoleitor #leitoresanonimos #leitorescompulsivos #literaturainfantojuvenil #leiasempre #instabooks #instalivros #booklovers #lovebooks #euamoler

Manuh 30/05/2021

Li o livro por causa da escola, li em um dia até por que o livro ter menos de 100 páginas, no geral o livro é bom, tem aquela coisa da referência a Machado de Assis (oq me trouxe curiosidade pra ler alguma obra do autor). A trama em si chaga a ser bem superficial mas também com tão poucas páginas que a gente não pode reclamar.

Julia Barrow 03/05/2021

O mistério da Casa Verde
O livro, baseado no clássico "O Alienista", de Machado de Assis, me surpreendeu de um jeito muito bom. Adorei o livro, é bem curtinho e envolvente. Recomendo!

Zykvict 01/05/2021

Foi um dos primeiros livros sua li ao entrar no ensino fundamental e sério!Leiam é muito bom e tem interligação com Machado de Assis (Ao descobrir isso ano retrasado em uma peça teatral que fiz)

Babi 24/04/2021

Esperava mais ...
Eu acho que a minha definição para esse livro é um esperava mais... A culpa talvez seja mais minha do que da historia. Talvez se eu tivesse a idade indicada para essa leitura iria gostar mais...

Laura 22/04/2021

Eu realmente acho q o livro podia ser bem melhor podia ser mais bem desenvolvido além de ter muitas partes extremamente desnecessárias e maçantes de mais a parte q a professora conta sobre o livro do Machado de Assis me fez ficar com sono, mas tirando isso o livro é razoável

Sabrina320 05/04/2021

Clássicos - releituras
Como eu não me lembrava da história do Alienista, quis ler para relembrar, e foi bem válido, apesar da história que "retrata" o clássico do Machado ser bem fraquinha, mas valeu.

Luiza.Mechi 01/04/2021

Como era para a escola não tive vontade de ler, mas não é tão ruim assim, pensei que ia ser pior

Jenny_Ant 31/03/2021

Envolvente
A história é baseada no livro ?O Alienista? e tem uma pegada jovial cheia de mistério e muito cativante. Como é curtinho e beeem envolvente li em um dia.

anna2150 30/03/2021

o livro é bem rapidinho e gostoso de ler e a história é realmente boa.
toda a história da casa juntamente com o clássico é maravilhosa e intrigante.
laaaah29 17/06/2024minha estante
QUE? Moça, me perdoa, mas li O Alienista e não consigo ver coisa boa nele

Helo.Arthuzo 22/03/2021

Resenha Casa Verde
Um grupo de meninos decidem fazer um clube na Casa Verde, um lugar misterioso. A Casa Verde irá trazer várias aventuras para os meninos e envolverá algo, ou melhor alguém muito curioso. Haverá inveja, paixão e curiosidade no enredo do livro.
Confesso que coloquei muita expectativa para o desfecho do livro e o resultado não me surpreendeu muito, porém o livro é bem dinâmico e curioso.
O livro é um referencial ao "Alienista", escrito por Machado de Assis.