O Mistério da Casa Verde Moacyr Scliar

Resenhas - O Mistério da Casa Verde

Selma 10/11/2021

O mistério da Casa Verde é uma obra bem interessante para se iniciar um trabalho com literatura com os alunos do Ensino fundamental II e apresentar Machado de Assis, pois nela narra a história de 4 amigos à procura de um lugar para fazer os ensaios de sua banda e resolvem explorar a Casa Verde, uma casa abandonada de sua cidade: Itaguaí, que foi o hospício de Simão Bacamarte, o alienista da obra de Machado de Assis.
Para desvendar o mistério da casa, os amigos acabam se interessando pelo livro e pedindo orientação da professora para entendê-lo melhor.
Uma ótima história, mas que, ao meu ver, em relação ao mistério deixou a desejar.

Lindybooks 08/11/2021

Casa verrrrde!!!
Legal, passou muito rápido, poderia ter sido desenvolvido melhor mais eu gostei, trabalhou questões legais e foi bem tranquilo.

Lillian 22/10/2021

Adorei!
Sou professora e é muito difícil fazer com os alunos se interessem pelos livros clássicos, com essa obra o autor desperta a curiosidade e aproxima muito os alunos de Machado de Assis fazendo com os mesmo queiram conhecer mais sobre Machado e suas obras.

zize 16/10/2021

Estava com medo de achar chato, mas eu gostei
Para ser sincera eu gostei bastante. O livro não tem enrolação, a linguagem é simples e jovem. A história não tem tanto mistério como pensei que teria, é bem simples na verdade, mas é bem boa!

Claramente o livro é para um público mais jovem, coisa que se lê no colégio mesmo. O livro é uma releitura do "o alienista" de Machado de Assis, e isso é muito legal. Pois explicou a história do livro original de uma forma simplificada e resumida é óbvio, e também me gerou curiosidade para ler a obra original. Então sem dúvidas, mesmo sabendo o que vai acontecer eu lerei. Nunca li nada do Machado e acho que vai ser uma excelente oportunidade para começar!

Se você é aluno e não quer ler "o alienista" pode ler esse aqui, porque você já vai ter uma base de como é a história original só que lendo ela de um jeito mais descomplicado e jovem.

Um excelente passatempo, dá para ler em um único dia! Recomendo.

Luisa.Caminoto 15/10/2021

Eu achei bem chato e entediante o livro não tenho muito coisa pra falar dele eu só li porque era pra escola

isa ! 06/10/2021

Na verdade só li ele porque a escola pediu, achei a história até que legal, mas nada que me prendeu muito.
Ele tem bastante referência do livro ?O alienista? do Machado de Assis, então pra quem gostou eu recomendo.

Meris 01/10/2021

Só uma coisa.....PERFEITO SOCORRO skdnwmdmqmsmq,amei é realmente mt legal e ele explica bem o alienista

Thaina130 17/09/2021

O alienista
A história é totalmente voltada para o público mais jovem, isso claramente você consegue ver nos textos e no decorrer dos diálogos entre o Artuzinho e sua turma. Mas de qualquer forma, eu gostei de como a história foi finalizada e sobre ela no decorrer. Gostei bastante de dar voto de confiança para esse autor que retratou muito bem uma das histórias do Machado de Assis e sobre a Casa Verde. Gostei demais de saber mais esse autor, já que eu não fazia tanta questão para clássicos brasileiros, mas que com esse livro me deu vontade mais de conhecer o Machado e outras obras.
Franklin Moreno 17/09/2021minha estante
Se não me engano, li este livro esse ano. Vei, achei muito bom, é curto, tem o estilo do Machado de Assis mas é um livro um tanto diferente, se puder dar um chance um dia...

Thaina130 21/09/2021minha estante
E ele não é um livro que cansa né? Já vi muita gente falando que clássicos são cansativos. Vale a pena dar uma chance.

samara 12/09/2021

MISTÉRIO DA CASA VERDE
O mistério da casa verde é um livro interessante, mas para falar a verdade, nunca vi alguém falando sobre esse livro, talvez não seja muito conhecido, porém gostei de trabalhar com ele para conhecer melhor a história.
A obra faz diversas críticas sociais, também, é uma releitura do livro " O alienista", eu acho uma coisa estranha de se pensar, uma época com tão pouco conhecimento, poucos livros, pouca curiosidade para entender sobre as coisas da vida, e já existia um livro com tantas críticas, não é por pouco que Machado de Assis é muito conhecido na literatura brasileira.
A história se passa em Itaguaí, Rio de Janeiro, onde quatro amigos precisam arranjar um lugar para se encontrarem, e tocarem sua música, então encontram uma casa verde abandonada, e tiveram a idéia de usar aquele local, mas quando entraram deram de cara com uma "maluco" alienista, que abitava a casa, então, Arturzinho e seus amigos decidiram investigar um pouco mais da vida do "Alienista".
Pontos positivos do livro: eu achei ele interessante, pois nos deixa pensativos e curiosos sobre alguns pontos de vista que temos, e assim até "quebrarmos alguns preconceitos" que nós temos e nem percebemos.
Pontos negativos: eu achei que o final aconteceu muito rápido.

samuela 30/08/2021

O mistério da Casa Verde/3,0?
Para um livro de escola eu gostei bastante só sla não é mds mas é muito bom a história conta sobre o Arturzinho e seus amigos que querem fazer um clube num antigo hospício e lá eles encontram um homem aí começa a história onde eles procuram família quem lhe trás comida e mais algumas coisa mas recomendo

Isaa S2 29/08/2021

Releitura de ?O Alienista?
Penso que pelo motivo da história passar-se em uma cidade tradicional e pelos protagonistas serem jovens, é fácil de identificar-se no livro. Apesar de ser um livro infanto-juvenil, ele trata de assuntos políticos e interessantes para os dias atuais. Em determinados momentos, como por exemplo quando eles tentam descobrir quem era o homem, eu fiquei ansiosa e empolgada para desvendar os mistérios junto com os personagens. Gostei muito de descobrir o motivo do nome do livro, que é: encorajar os amigos e animá-los para ajudar Arturzinho. É um livro bacana que trata de assuntos importantes de forma implícita (a alienação e o caso Simão Bacamarte).

HeloOkubaro 26/08/2021

O Mistério da Casa Verde
A principio eu não achava que ia gostar do livro, mas li mesmo assim (a escola né, fazer o que), mas o livro começou a ficar interessante, eu realmente estava gostando dele. Me surpreendi com a história, e o final foi maravilhoso.

Cl_ 21/08/2021

O mistério da casa verde- resenha
Esse livro foi indicado pela minha escola, no começo não estava nem um pouco afim de ler, não diria ser um favorito, mas gostei bastante, me tirou da ressaca literária, gostei dos personagens e a maneira q o autor desenvolveu a história.

Ehrhardt0 17/08/2021

O Mistério da Casa Verde
Primeiro ponto importante para ressaltar: Li o livro porque a escola mandou, então acho que influenciou um pouco a leitura.

Em considerações à escrita:
O livro e escrito em terceira pessoa, o que pra mim não me agradou tanto.

Senti que eu lia 10 páginas enquanto na verdade só se passaram 5.

O livro foi só se desenrolar lá pra página 30, o que é meio ruim na minha opinião já que o livro tem praticamente 80 páginas.

Em consideração a história em si eu achei muito boa, como se fosse um spin-off da obra O Alienista de Machado de Assis, o tema central mesmo um pouco implícito para algumas pessoas (problemas psicológicos, loucura) na minha visão foi bem abordado.

A classificação indicativa acredito eu ser livro para todos os públicos.

?? Lembrando que é apenas a minha opinião em relação a leitura ??