O Mistério da Casa Verde

O Mistério da Casa Verde Moacyr Scliar

Resenhas - O Mistério da Casa Verde

Malylyi 31/01/2022

Um livro razoável tendo uma inspiração no clássico de Machado de Assis "O Alienista", a história é boa, mas lendo outro livro da mesma coleção vemos um final semelhante, o casal fica junto, mesmo sem um pingo de desenvolvimento, não sabemos os sentimentos da Lúcia pelo Arthurzinho, o Pedro Bola não teve algo que me mostrasse o porquê ele fizesse parte do grupinho e o André não me mostrou uma amadurecimento mesmo após sua briga com o Arthur.
Porém é uma leitura super rápida e não é entediante, acho uma boa ideia para fazer as pessoas darem mais atenção aos clássicos da literatura brasileira.
Eu não esperava que o homem fosse quem ele era (não vou comentar para não dar spoiler), mas fiquei feliz pois é algo muito mais coerente para a história que não retrata "fantasia" ou quebra no tempo.
Acho que daria um quatro se não fosse aqueles detalhes ditos anteriormente, porém me deixou entretida e foi uma ótima leitura para começar a finalizar as leituras de janeiro.

Anna 17/01/2022

Apenas não
Esse é o típico livro que você precisa ler por conta da escola. O que foi muito decepcionante porém motivador, porque se não fosse obrigatório, não tenho certeza que chegaria até o final do livro. O livro deixa muito a se esperar, ele não chama atenção do leitor, um livro tranquilo em que não acontece um momento de tensão que o gênero pede. Mas o que mais me decepcionou é que no meio do livro fiquei bem interessada, estava sentindo o clima de mistério que gosto de sentir quando leio esse tipo de livro, mas todo o desenvolvimento que ele criou nessa parte ele resolveu um um único capítulo de cinco páginas, o último, e fim. Não recomendo por esses motivos.

Tati 08/01/2022

Uma introdução a obra de Machado de Assis
O livro é excelente para introduzir a obra ?O Alienista? de Machado de Assis aos jovens leitores.

Quatro amigos, moradores de Itaguaí resolvem abrir um clube e decidem entrar no casarão misterioso que é o palco principal do Machado. Com muito mistério e molecagem, descobrem um morador inusitado na casa.

O livro faz parte da coleção ?Descobrindo clássicos? da editora Ática.

Mari 29/12/2021

Seria melhor se eu já tivesse lido O Alienista para pegar as referências mas mesmo assim foi ok, leitura bem rápida

bia 29/12/2021

uma historinha legal pra ler em um dia
é um livro até que divertido. a leitura é bem fácil, mas chega a parecer uma fanfic em alguns pontos.
a história não é muuuito original, mas por ser curta não se torna cansativa.
foi boa a referência ao livro do Machado de Assis, foi legal saber mais sobre a história.
mas, enfim, não foi nenhuma experiência extraordinária, por isso a nota mediana.

Kamy 27/12/2021

Livro indicado pela escola
Tive que ler ele,pois a escola exigia ,mas acabei me surpreendendo não é tão chato quanto eu acreditava que seria, imaginei que ele fosse ter uma linguagem super culta e difícil,mas acabou sendo uma leitura muito rápida e gostosa

giixdsp 22/12/2021

O mistério da casa Verde
Um clássico que normalmente eu não leria mas graças a um trabalho do livro de português eu tive a oportunidade de conhecer essa história que traz partes de
"O alienista"
Arthurzinho,Pedro Bola, André Catavento e Leo são amigos e decidem tentar descobrir o mistério da tal Casa Verde que rondava a cidade.
Para conhecer mais da história leiam o livro de uma história intrigante cheia de suspense.

Lizzy 01/12/2021

o de sempre
livro pra escola, sabe como é que é difícil eu gostar, ainda mais quando se repete a fórmula de um grupo de garotos investigando algm mistério da vizinhança, nesse aqui não teve nenuhma personagem feminina que não fosse mãe ou interesse amoroso de alguém( não que não possa ter um interessa amoroso mas que a personagem seja mais do que isso)

Selma 10/11/2021

O mistério da Casa Verde é uma obra bem interessante para se iniciar um trabalho com literatura com os alunos do Ensino fundamental II e apresentar Machado de Assis, pois nela narra a história de 4 amigos à procura de um lugar para fazer os ensaios de sua banda e resolvem explorar a Casa Verde, uma casa abandonada de sua cidade: Itaguaí, que foi o hospício de Simão Bacamarte, o alienista da obra de Machado de Assis.
Para desvendar o mistério da casa, os amigos acabam se interessando pelo livro e pedindo orientação da professora para entendê-lo melhor.
Uma ótima história, mas que, ao meu ver, em relação ao mistério deixou a desejar.

Lindybooks 08/11/2021

Casa verrrrde!!!
Legal, passou muito rápido, poderia ter sido desenvolvido melhor mais eu gostei, trabalhou questões legais e foi bem tranquilo.

Lillian 22/10/2021

Adorei!
Sou professora e é muito difícil fazer com os alunos se interessem pelos livros clássicos, com essa obra o autor desperta a curiosidade e aproxima muito os alunos de Machado de Assis fazendo com os mesmo queiram conhecer mais sobre Machado e suas obras.

zize 16/10/2021

Estava com medo de achar chato, mas eu gostei
Para ser sincera eu gostei bastante. O livro não tem enrolação, a linguagem é simples e jovem. A história não tem tanto mistério como pensei que teria, é bem simples na verdade, mas é bem boa!

Claramente o livro é para um público mais jovem, coisa que se lê no colégio mesmo. O livro é uma releitura do "o alienista" de Machado de Assis, e isso é muito legal. Pois explicou a história do livro original de uma forma simplificada e resumida é óbvio, e também me gerou curiosidade para ler a obra original. Então sem dúvidas, mesmo sabendo o que vai acontecer eu lerei. Nunca li nada do Machado e acho que vai ser uma excelente oportunidade para começar!

Se você é aluno e não quer ler "o alienista" pode ler esse aqui, porque você já vai ter uma base de como é a história original só que lendo ela de um jeito mais descomplicado e jovem.

Um excelente passatempo, dá para ler em um único dia! Recomendo.

Luisa.Caminoto 15/10/2021

Eu achei bem chato e entediante o livro não tenho muito coisa pra falar dele eu só li porque era pra escola

isa ! 06/10/2021

Na verdade só li ele porque a escola pediu, achei a história até que legal, mas nada que me prendeu muito.
Ele tem bastante referência do livro ?O alienista? do Machado de Assis, então pra quem gostou eu recomendo.

Meris 01/10/2021

Só uma coisa.....PERFEITO SOCORRO skdnwmdmqmsmq,amei é realmente mt legal e ele explica bem o alienista