Frankenstein - Drácula - O Médico e o Monstro

Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein, Drácula, O Médico e o Monstro

Hallana 04/12/2020

Uma ótima edição !
Gostei muito de ler esses clássicos que já vi tantas adaptações. A minha história favorita foi ?O médico e o Monstro? !

- Viih O 30/11/2020

Três clássicos, três histórias fascinantes!
Frankenstein: ou o prometeu moderno - o clássico que se eternizou nas histórias de terror, o monstro de Victor Frankenstein que é um sucesso em diversos filmes, livros e até fantasia para o dia das bruxas. Mary escreveu as desventuras de um cientista que queria ser "Deus" criando um ser humano, dando -lhe a vida a um inanimado e sobre a sua criação, que é abandonada sozinho, sem rumo. O interessante é que o conto não é aquele terror de monstro, mas de um ser que viveu sozinho, sem que ensinassem as coisas sobre a vida e teve que sobreviver escondido da sociedade, que desprezaram sua imagem horrenda. O monstro busca por vingança a seu criador, onde se inicia uma caçada, matando seus parentes e amigos. Victor também entra nessa caçada em busca de vingança. A história é bem desenvolvida e muito interessante.

O médico e o monstro - A incrível história sobre o reconhecido e bem conceituado médico Dr. Jekyll e o terrível e assassino Edward Hyde, duas pessoas completamente diferentes, porém, um depende do outro. A história é um ótimo suspense, cheio de enigmas. Como já conhecia a história, não fui surpreendida no final, mas, para quem ainda não conhece, ficará de queixo caído.

Drácula: o vampiro da noite - A bem conhecida história de vampiros. Não há dúvidas porque esse romance se eternizou e hoje é um clássico do terror. Os personagens são muito bem construídos, a ideia de Stoker desenvolver toda a história através de cartas, diários e relatos gravados foi uma sacada e tanto. Você torce para todos eles saírem ganhando do Conde, cuja história é muito interessante. Mina, a noiva de Jonathan, é uma mulher incrível, forte, inteligente e corajosa. Jonathan, um apaixonado por sua noiva, temido pelo Conde, porém, arruma forças de dentro para lutar pela amada. A meiga Lucy, que também lutou até o fim da vida para sobreviver como podia, seus três pretendentes Dr. Seward, Quincey Morris e Arthur, homens de honras, corajosos e o Dr. Van Helsing, muito inteligente e destemido. Enfim, é difícil gostar de um. A história é envolvida no terror do começo ao fim, aventura, mistério e amor.

Lorena.Santos 21/11/2020

O livro tem uma escrita bem detalhada e é sim uma grande obra.
Acredito que ainda não me adaptei tanto a clássicos, então foi uma leitura bem arrastada e cansativa. Mas se eu disser que o livro não me prendeu em certos momentos, estarei mentindo!
Se você é fã de Drácula, e clássicos detalhados, eu indico sim.
?Enfim, um livro que nos mostra os valores das pessoas, por suas descrições detalhadas, suas preocupações e suas angústias. Me fez sentir medo, agonia e nervoso, ao falar sobre Drácula, ou as cenas em que ele aparecia e sua astúcia ao agir?.
Gostei sim do livro, porém quero lê-lo mais para frente, assim terei uma perspectiva diferente.

Marquim 14/11/2020

Três obras... Duas muito boas
As duas primeiras histórias que compõem o livro são muito boas.
?Frankenstein? é muito triste e profunda. Com certeza, foi minha história favorita do livro.
?O médico e o monstro? também é muito boa. Achei a ?sacada? com os nomes das personagens muito interessante na crítica que precede a obra em si. Segunda vez que a li. Vale a pena.
Agora, ?Drácula? deixou a desejar. Achei a história lenta demais. Não seriam necessárias tantas páginas para contar a história. Por essa razão, demorei mais de um mês para terminar a sua leitura. Mas tudo bem...

Camilla.Alves 25/10/2020

O Médico e o Monstro
Antes de falar da história lida, preciso comentar sobre essa edição maravilhosa. A capa dura com detalhes horripilantes dão um charme à junção desses três clássicos do terror. Por hora, só li O Médico e o Monstro e me perguntei porque demorei tanto para ler essa história fantástica. A nota de introdução é sensacional, esclarecedora e rica em análise da obra, com o toque psicanalítico que faz toda a diferença na hora da leitura.
Esse clássico curto, por sinal, merece toda a atenção que é devida porque nos faz questionar, o tempo todo, quem realmente somos e quem habita em nós, com uma sutileza poética e sagacidade que abrilhantam toda a obra.

Carlos.Francisco 14/10/2020

Legal, mas falha na edição
As histórias são legais, mas o espaçamento é pequeno e a fonte da letra tbm é muito pequena, isso faz com que a leitura fique muito cansativa. Consegui ler frankstein e o médico e o monstro pelo livro, mas tive que baixar Drácula no ebook para conseguir ler pq a história de Drácula é muito comprida para ler em uma edição tão desconfortável.

Luiz 06/10/2020

Clássicos
É muito bom poder ler as obras originais. Acaba confirmando a teoria de que nenhum filme retrata a grandeza da obra escrita.

Marcus Oliver 03/10/2020

Um clássico é bom, mas três?! É excelente!
Não sei o que dizer ainda, estou em choque com o fim desta leitura. Foi tão impactante esses três livros, reunidos nesta edição, na minha experiência como leitor e em minha vida, também, que me falta palavras para trazer aqui. Tentar dizer qual é o favorito é uma tarefa difícil demais e nem ousarei fazê-lo. Irei por partes.

Frankenstein, da Mary Shelley:
Esse ter sido o primeiro da edição é de vital importância, porque ele dita a linguagem, as paisagens e o tom que os livros possuem em comum: o romance de horror gótico. A prosa da autora é tão boa e gostosa que fui engolfado e influenciado em minha escrita e fala de maneira permanente. Percebo constantemente a disparidade da minha escrita entre agora e o início dessa leitura quando escrevo e coloco pensamentos mais profundos e soturnos. Victor Frankenstein incutiu em meu peito sentimentos que nunca imaginei ter e minha humanidade foi elevada e aumentada, porque a Criatura de Frankenstein com sua história trágica me mudou completamente. Uma história tão trágica e repleta de ensinamentos e temas que deixam a mente fervilhante e inquieta. Um clássico que realmente não pode faltar na vida de nenhum leitor, mas alerto previamente: uma vez iniciada a história não há mais volta, você será outra pessoa.

O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson:
A menor de todas as histórias, mas a que mais me envolveu no pensamento filosófico. Se com Mary Shelley me tornei mais humano e entrei em contato com sentimentos nunca antes experimentados, com Robert Louis Stevenson entrei em debates filosóficos profundos comigo mesmo, enquanto acompanhava as investigações de Gabriel John Utterson e entendia o estranho caso que envolvia o Sr. Hyde. Eu já sabia parte da história e um ponto crucial que é revelado no clímax da história, porém não diminuiu em nada minha leitura. A história desenvolve rapidamente, diferente das outras duas, e nos pegamos em meio as inquietações de Utterson acerca do Sr. Hyde e ocasionalmente nas do Dr. Jekyll. Tudo que envolve a história surge a partir de um experimento, é o máximo que posso dizer, e é a partir desse experimento que entra uma das melhores discussões morais e éticas e que me colocaram para refletir se eu não faria o mesmo. Pego-me pensando que faria o mesmo que Dr. Jekyll, mas não sei se suportaria a consequência dessa sua escolha e sofreria como ele sofreu por conta de sua escolha.

Drácula, de Bram Stoker:
Um romances epistolar feito com maestria, não era uma narrativa como as outras duas obras, acompanhamos tudo a partir de diários e recortes de algumas notícias e é impressionante como essa técnica narrativa te faz mergulhar com tudo na história. Demora um pouco para a trama se desenrolar, mas quando isso ocorre é tensão atrás de tensão, fiquei vidrado, alucinado e embasbacado com o caráter diabólico do Conde: Eu via os olhos vermelhos e brilhantes como brasa; suas presas protuberantes e afiadas naqueles lábios vermelhos e às vezes marcados de sangue; seu rosto fino e aquilino em várias ocasiões quando via locais escuros durante a noite. Vezes e mais vezes fui pego no horror da situações em que seguia na caçada do Conde. Os personagens são tão bem construídos que se tornaram meus amigos. Sofri junto de Mina e Jonatham Harker; investiguei doentiamente junto do Dr. Seward, lorde Godalming (Art) e Quincey Morris e juntos suportamos dificuldades; e fui aluno de Abraham Van Helsing, professor para a vida e agitador de grandes perguntas e que mudou minha percepção acerca de algumas coisas e postura acerca de outras. Participei ativamente da confraria e a cada novo problema e desafio me entristecia junto e me animava junto deles nas pequenas vitórias. O horror dessa história é perturbador e macabro, não sentimos medo de situações que fogem do controle com sustos de ?jump scare?, mas do vislumbre sutil e sugestivo da prosa narrativa. Minha estadia no castelo do Conde perto dos Cárpatos da Transilvânia são algo que não esquecerei tão cedo. Há tanto para se falar dessa obra que não sei o que salientar, contudo creio ser o suficiente para uma pequena resenha.

Leia essas obras, na realidade, devore-as com toda sua força, porque não há arrependimentos de ter lido esses clássicos.

Rafa Centeno 27/09/2020

Drácula foi o merecedor dessas 5 estrelas
Frankenstein (4,5 estrelas):
Gostei muito da escrita da autora e achei que ela fez de um excelente tipo de narrativa pra contar a história. Mas a leitura poucas vezes me prendeu a atenção, não sei explicar muito bem pq. Tb não gostei do fato dela utilizar muito o adjetivo "negro" para depressiar e caracterizar como ruins determinada situação ou coisa. Mas é compreensível pela época em que a autora viveu. Tb esperava um pouco mais do final, parece que faltou algo, não sei se é pq esperei no livro inteiro a cena dos aldeões na porta de um castelo com tochas, o que não aconteceu, aparentemente essa cena clássica não é do livro e sim do cinema. Ainda assim foi uma história pesada em reflexões, em que nem Frankenstein e nem seu monstro estão livres de nos fazerem ter sentimentos de horror e compaixão por ambos. O horror se iniciou com Victor errando em sua ambição sem reflexão do que pretendia criar e pelo abandono de sua criatura e o monstro foi quem terminou em erros de vingança e assassinatos como se fossem concertar seus infortúnios. Ambos tb tiveram minha compaixão, pelo sofrimento que viveram um pelas mãos do outro.

Médico e o Monstro (3,5 estrelas):
Gostei, mas demorou pra me prender a história. Não tenho muito o que dizer, foi bem escrito e criado, mas só isso. Com certeza há uma boa reflexão em cima dessa obra, mas não estou no clima pra pensar sobre ela. Um bom livro, bem curto, fácil e rápido de ler. O menor dos três.

Drácula (5 estrelas):
Que história magnífica!! Nem tenho palavras pra descrever o quanto eu gostei, sem dúvida uma obra que faz jus a lenda que se tornou. A escrita do autor é ótima, fluída e que não deixa cansativa, ainda que seja por muito detalhada e com linguagem mais rebuscada, característica da época. Por falar em ser de época antiga, vale ressaltar que a obra tem alguns momentos muito machistas e racistas, mas é o preconceito sinônimo do século (e não tão distante do que ainda é perpetuado hj) em que foi escrito, paciência (nada é perfeito). Mas a história é tão bem feita, construída por meio de várias histórias que se entrelaçam, com descrições realistas e sentimentos tão profundos que nos fazem ter apego aos personagens. Falando em profundo, acredito que essa seja uma ótima descrição pra obra, PROFUNDA! Pra mim foi profunda em sua escrita detalhada; em sua narrativa; em sua pesquisa de lendas que foram impregnadas nas páginas; nos personagens que de forma simples e delicada tiveram sua profundidade e motivação de seus atos; na descrição dos locais; e finalmente como tudo se encaixou perfeitamente. Se ainda assim, na minha ganância por conhecimento, possa dizer que faltou algo. A única coisa que me poderia ter acrescentado era uma origem do próprio Drácula, como ele "nasceu" ou se tornou quem era? Talvez essa falta de conhecimento seja proposital pra um maior mistério e terror nas linhas. Mas foi uma leitura maravilhosa e magnífica que, com a ajuda de um vento danadinho, me fez recordar o medo que tive em minha infância da imagem de Drácula. Obrigada, Bram Stoker!

Maria4556 28/08/2020

É muito bom saber a história de cada um, saber os detalhes e tudo mais.
MariChalamet 10/12/2020minha estante
Estou pensando em comprar essa edição, valeu a pena pra vc?

Maria4556 10/12/2020minha estante
Eu gosto bastante da edição e das traduções. Não sei como ta o preço hoje em dia mas na época que eu comprei valeu a pena sim!!

Lemos Lauzada 07/07/2020

Resenha postada no Instagram.
Essa obra não precisa de apresentação é claro, Drácula do escritor irlandês Bram Stoker foi publicada pela primeira vez o ano de 1897, escrito em forma de diário a obra conta a história do Conde Dracula através dos olhos de Jonathan Harker, Mina Murray e também outros personagens, apesar de ser bem interessante a forma de narrativa ela deixa de fora as verdadeiras origens do conde Drácula, algo que eu realmente ansiava.
Jonathan, vai visitar o conde para trabalhar com ele em alguns assuntos legais já que ele é um advogado recém formado, e acaba descobrindo que muitos mistérios cercam esse rico e sombrio homem. As coisas que Harker vê e vive marcam sua alma e ao reencontrar o Conde, algum tempo depois, aliado a situações bem estranhas, Jonathan volta a reviver seus piores tormentos.
Após vários acontecimentos, ficamos a par que Lucy Westenra amiga de Mina Murray, futura senhora Harker, adoece e coisas estranhas acontecem nesse período. Nesse momento o Dr. Seward solicita a presença do doutor Abraham Van Helsing, um professor de antropologia e um cientista de métodos pouco ortodoxos, este percebe o que está acontecendo ali e toma todas as providencias necessárias para cortar o mal pela raiz, ??mas o tempo é implacável e nem sempre se pode mudar o destino??.
Aqui os personagens se aliam, combinam suas histórias, redefinem duas crenças e partem em busca de uma caçada contra esse ser das trevas.
Bem, a minha conclusão é de que o livro não é tão sombrio, uma leitura mais leve. Porem uma história que te prende e te surpreende, uma coisa que não sabia é de que o personagem Van Helsing estava na obra de Bram Stoker, eu não tinha ideia de que ele erra um personagem da obra clássica. A história trás com ela vários personagens incríveis e de uma valentia imensurável, como nosso querido Quincey Morris que tem um papel muito importante na história, e que vou deixar pra vocês descobrirem qual é.
Deixem aqui nos comentários se já leram esse clássico, e qual foi a sua impressão.

Caroline.Queiroz 27/06/2020

Recomendo
Li Frankenstein, como por curiosidade após ver o filme da história da autora.
Gostei da história, não sabia quase nada da história que triste é.

Amanda 14/06/2020

O médico e o monstro (R. L. Stevenson)
A mistura de escuridão, rostos assustadores, lugares gélidos e século 19 pode passar a falsa impressão que esta obra se resume a isso: dar medo. Mas, porque então é considerada clássica?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ser clássico tem a ver com a passagem do tempo, com a imortalidade do livro. Das tantas gerações que aprenderam em tantas diversas fases da vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mesmo no momento em que vivemos, o médico e o monstro é capaz de nos fazer pensar sobre certo e errado, moral e imoral, bem e mal e, principalmente, qual dessas palavras é mais presente na nossa vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O nome original do livro (The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde) demonstra que há algo de estranho no caso entre Dr. Jekyll, um atencioso médico conhecido na região em que vive, e Mr. Hyde, um sujeito com características estranhas, que assusta por onde passa, na forma de conversar, andar, na forma de ser.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E a trama vai se desenrolando entre a relação desses personagens que, de tão distintos, gera desconforto e especulação aos demais. Será que um está acobertando o outro nos crimes, será que alguém naquela relação está sendo chantageada?
Resenha completa (com spoiler) no meu insta @nacasadaamanda

Lobo 11/06/2020

Incrível
Os livros são muito bons e incríveis, mas carregado de preceitos e preconceitos da época, o que deixa a leitura um tanto desagradável